Black Friday: vale a pena aproveitar para comprar os presentes de natal?

A Black Friday pode te ajudar a antecipar as compras do natal, com um valor ainda mais em conta. Saiba como aproveitar esse período! Veja mais neste artigo!
Sumário
Black Friday

O Natal já está muito próximo, e se você é uma daquelas pessoas que gosta de presentear amigos e familiares, talvez se aproveitar da proximidade da data de Black Friday seja uma boa oportunidade. Mas, será que vale a pena antecipar as compras de natal na Black Friday?

Com a aproximação do final de novembro, inúmeras são as promoções que surgem. Algumas de fato valem a pena, outras são apenas falsas promoções e distrações para aquele público que está tão empolgado para as compras, que compra tudo e qualquer coisa que apareça sinalizado “promoção”.

Pensando em te ajudar a economizar durante a Black Friday, e ainda adiantar os presentes do natal, o Genyo preparou este artigo!

O que é a Black Friday?

Um dos dias mais aguardados do ano principalmente por lojistas e consumidores é a Black Friday. Sua origem vem dos Estados Unidos, mas com o aumento da sua fama, atualmente é um fenômeno que acontece em quase todos os lugares do globo. Todos os consumidores possuem um único objetivo: encontrar os produtos com os melhores descontos.

Originalmente, seu termo se referia a um conjunto de eventos. Nos Estados Unidos, a primeira vez que o termo foi usado foi no dia 24 de setembro de 1969, quando dois especuladores da bolsa, Jay Gould e James Fisk, tentaram tomar o mercado de ouro da Bolsa de Nova York.

Por conta da proximidade dos dias, para muitos americanos, o desfile de Ação de Graças, promovido por lojas de departamentos, tornou-se parte do ritual do feriado. Quando o Papai Noel aparecia ao final do desfile, era um sinal para que a temporada de compras fosse iniciada.

Com o passar do tempo, a Black Friday passou a acontecer no último final de semana de novembro, e em alguns países, como o Brasil, por conta do sucesso em número de compras, algumas lojas investem na em manter a promoção por cerca de uma ou duas semanas. Levando em consideração a proximidade a datas como o Natal, muitos aproveitam para comprar logo os presentes que seriam comprados nesse período.

Mas será que vale mesmo a pena utilizar da Black Friday para antecipar os presentes? A resposta é sim, contanto que você siga algumas dicas e saiba quais promoções aproveitar!

Qual o perfil do consumidor da Black Friday?

Durante a Black Friday, a maioria das pessoas apostam em comprar coisas para a suas casas, principalmente televisões, notebooks, consoles e eletrodomésticos, ou presentes para si mesmos.

Por conta da proximidade para com o Natal, uma série de trabalhadores aproveitam o recebimento do décimo terceiro, para também comprar lembranças para aqueles que amam. Ou seja, diante das ofertas e condições especiais, elas não perdem a oportunidade de comprar os presentes de Natal.

Como o consumidor se comporta no Natal?

Existem dois perfis de consumidores no Natal: um que tende a aproveitar as melhores promoções, iniciando ainda mesmo na Black Friday; outro que seu foco principal gira em torno da celebração em si.

Dessa forma, é possível observar que os consumidores tendem a ter focos diferentes. O primeiro tipo busca preços melhores e por isso pesquise mais os produtos que possuem interesse em comprar. Já o perfil mais voltado à comemoração, apenas comprará  o “que der na telha”.

Dicas para comprar presentes de Natal na Black Friday

Black Friday

Confira algumas dicas para quem quer ter certeza de comprar os presentes de Natal na Black Friday é mesmo uma boa ideia para economizar.

Faça uma lista prévia, das pessoas que deseja presentear

O momento de compras é algo que envolve muita emoção e empolgação, porém se essa não for organizada, sua saúde financeira pode sair com sérios prejuízos. Por isso, antes de mais nada, é necessário ter clareza sobre quais são as pessoas que você deseja presentear.

Essa é uma maneira de evitar comprar apenas por impulso e compulsão, reduzindo assim a quantidade de gastos desnecessários que podem acontecer na Black Friday.

Faça as contas, e estabeleça um valor médio para seus gastos em presentes

Após listas as pessoas que deseja presentear, é preciso calcular o valor que você pode gastar com cada presente. Faça as contas do quanto você ganha, para o quanto você gasta todo o mês, para saber se há alguma disponibilidade extra financeira.

É preciso evitar entusiasmos nesta data, na maioria dos casos, lembranças são o suficiente para mostrar àquela pessoa o quanto ela é querida para você.  Caso tenha filhos, é importante se assegurar de que o presente era um objetivo, ou desejo, do seu filho, ou filha. Por isso, pergunte-o antes mesmo da Black Friday. Dessa forma, você conseguirá monitorar o preço do presente, e identificar se a promoção durante a Black Friday está de fato valendo a pena.

Cuidado com as falas promoções

A Black Friday é ótima para aproveitar promoções, porém é preciso ter cautela. Existem promoções que, de tão singelas, nem valem a pena. Por isso, foque e dê preferência para aquelas que valem a pena de verdade.

Por isso, para saber se a promoção da BF realmente embute algum desconto, o consumidor precisará acompanhar o preço do produto durante um pouco mais de um mês. Caso o preço tenha realmente baixado, aí sim vale a pena antecipar a compra de Natal.

Em alguns casos, existem promoções que sairão ainda mais proveitosas se compradas à vista. Isso poderá aumentar o poder de barganha na negociação dos descontos, além de te proporcionar um maior controle sobre o seu dinheiro.

Tenha alguns cuidados com as medidas de segurança na Black Friday

Caso a compra seja realizada pela internet, é preciso tomar algumas precauções, como por exemplo ter certeza de que o site é seguro. Por isso, certifique-se de que há o cadeado na parte superior do site, ao lado da barra de endereço, assim como o https simbolizando a originalidade do site.

Outrossim, também é importante verificar a existência de reclamações sobre o site, ou sobre os serviços por ele ofertados. Além disso, especialistas recomendam que o consumidor não permita que o site, ou aplicativo, salve os dados do cartão de crédito.

Produtos sem possibilidade de troca, devolução ou cancelamento devem ser evitados, pois caso ocorra do produto vir danificado, ou com problemas, esses fatores causaram uma dor de cabeça ainda maior.

Evite produtos muito caros e/ou muito demandados

Caso você esteja à procura de produtos mais caros e que possuam uma alta procura no mercado, como por exemplo artigos eletrônicos, móveis e afins, é necessário ainda mais cautela. Selecione previamente as lojas que possuem um melhor preço + uma melhor segurança em seu serviços de cuidado com a encomenda e entregas seguras.

É preciso ter em mente também que os descontos a esses artefatos costumam ser ainda mais interessantes após o Natal, quando ocorrem as liquidações de estoque, normalmente no mês de janeiro. Por isso, se possível, é uma boa oportunidade para aguardar até esse período.

Qual produto compensa mais comprar na Black Friday?

Vale mais a pena direcionar sua organização e planejamento financeiro principalmente para compras maiores e mais caras, que já queria fazer há muito tempo, que tem um maior impacto no orçamento.

Por exemplo, caso você queira comprar um eletrodoméstico, com 10% de desconto em um produto que custa 2 mil reais, esse desconto representa um valor de 200 reais. Mas esses mesmos 10% em um produto que apenas custa 100 reais, representa apenas 10 reais.

Por isso, na maioria dos casos, vale mais a pena investir tempo organizando uma compra que obterá um impacto no seu orçamento muito maior, do que aquela compra que possuirá um desconto mínimo.

Pensando nisso, produtos como eletrodomésticos, eletrônicos, móveis e materiais de construção são candidatos à lista daqueles que valem a pena comprar durante o período de Black Friday.

O que a Black Friday e o Natal têm a ver com o décimo terceiro?

O décimo terceiro salário tem a intenção de funcionar como um pagamento em acréscimo, uma gratificação, pelo trabalho exercido pelo colaborador ao longo do ano.  Ele não deve ser visto como um salário extra, pois é pago pelo simples fato de que, alguns meses existem com 5 semanas.

Visto que o trabalhador recebe o salário base em um mês contabilizado com 4 semanas, ao trabalhar 5 semanas, o funcionário não acaba recebendo o reajuste do mês. Assim, o 13° funciona como uma forma de compensar os dias trabalhados e que não foram recebidos.

O 13° deve ser pago em duas parcelas, a primeira pode ser recebida por ocasião das férias. Neste caso, o empregado deve solicitar o adiantamento por escrito ao empregado, até janeiro do respectivo ano.

Também pode ser pago por ocasião do contrato de trabalho, seja este pelo término contratual, ou quando firmado o prazo determinado, por pedido de demissão ou por dispensa, mesmo ocorrendo antes do mês de dezembro.

Usualmente, seguindo o vínculo natural empregatício, para aqueles que permanecem em seus empregos a longo prazo, a primeira gratificação ocorre entre 1° de fevereiro e 30 de novembro, sendo a segunda depositada na conta do trabalhador, entre novembro e dezembro, sendo o prazo máximo até o dia 20 de dezembro.

Por conta da proximidade de datas desta bonificação para com o natal e a Black Friday, muitos trabalhadores utilizam desse valor para integrar ao salário e fazer as compras de fim de ano. Porém é preciso ter muita cautela para não usar todo o dinheiro de uma única vez, comprando presentes, e esquecer das contas de início de ano.

Como não estourar seu décimo terceiro em promoções na Black Friday?

Com o 13° em mãos, é preciso ter planejamento e organização para com o dinheiro. Por isso, é de suma importância que contas e outros custos iniciais devem ser priorizados. Portanto, confira as dicas a seguir!

Pague as contas atrasadas, primeiro

Para evitar sair da Black Friday mais endividado(a) do que quando entrou, planejamento financeiro é essencial. Por isso, priorize pagar as dívidas que detém os maiores valores. Isso será essencial para reduzir a “bola de neve” que são as contas.

Deixe uma reserva de dinheiro para as contas do início do ano

Apesar de parecer muito difícil, poupar direito para quitar suas contas é  algo necessário na vida adulta, principalmente se você pretende ficar com o nome limpo. Por isso, é sempre importante ter em mente as responsabilidades financeiras que possui.

Pensando em um cenário onde o trabalhador possui todas as suas dívidas quitadas, existe a oportunidade dele destinar 13°  do salário em um fundo reserva e se tornar um investidor. Essa é uma alternativa para quem tem interesse em guardar dinheiro investindo. É uma ótima oportunidade, porém depende do seu cenário financeiro atual.

Delimite o quanto quer gastar

Algo muito importante para manter sua saúde financeira organizada, é estabelecer metas e margens sobre o quanto do seu orçamento é permitido gastar. Essa é uma maneira de aproveitar as promoções sem fazer com que entre no vermelho.

No seu planejamento financeiro, definir metas é um passo crucial. Depois de organizar as contas, a fase de definir metas é essencial, principalmente durante um período de promoções.

Utilizar o 13°  para as compras natalinas é algo normal e que muitos brasileiros fazem, mas para não obter consequências financeiras ruins, que influenciam no seu próximo ano, é preciso se planejar e delimitar o valor ideal do quanto quer e pode gastar.

Compre presentes de natal à vista

Sempre que possível, dê preferência às compras de Natal com pagamentos à vista. Desse modo, você irá ganhar descontos nos preços dos produtos. Além disso, também não precisará se preocupar com inúmeras parcelas no cartão de crédito, por mais que se trate de um cartão sem anuidade.

Não compre nada que você não compraria se não houvesse o desconto

Corrompidos pela emoção que o mundo das promoções proporciona, se você não possui uma lista organizada com tudo que precisa comprar, jamais se manterá respeitando seu orçamento. E isso é muito perigoso pois há muita tentação envolvida.

Por isso, mesmo que a promoção anuncie a redução de 60% do valor, se você não precisa, não leve! Tenha sempre em mente que não se deve comprar algo apenas porque está na promoção.

Outros artigos relacionados

Inscreva-se na
Genyo News

Toda semana na sua caixa de e-mail. É grátis!

Compartilhe este artigo

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog

Consentimento de Cookies

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando, você declara ciência dos: Termos de Uso, Políticas de Privacidade e Cookies.