Pensando em investir em controle de ponto para empresas em Salvador? Veja como contratar esse serviço

Ter um negócio na capital baiana pode ser muito bom, mas requer atenção na gestão. Saiba mais sobre o controle de ponto em Salvador. Veja mais neste artigo!
Sumário
controle-de-ponto-salvador

A pandemia gerou fortes impactos em todo o mundo, principalmente na parte econômica dos países, com o Brasil, não foi diferente. Felizmente, já é possível ver algumas melhoras neste setor, o que impulsiona as empresas a manterem-se relevantes no mercado. Uma das maneiras mais eficientes de alcançar esse objetivo é investir em tecnologias avançadas e que tornem o ambiente de trabalho mais dinâmico. Neste artigo, discutiremos como cidades como Salvador estão se recuperando da crise utilizando ferramentas tecnológicas com foco em controle de ponto.

O impacto da pandemia

Durante todo o período de pandemia, uma das expressões mais utilizadas foi “se reinventar”. Milhares de pessoas precisaram alterar suas rotinas para acompanhar as obrigações do trabalho, mesmo permanecendo dentro de casa. Quanto às empresas, essas precisaram investir pesadamente em melhorias e tecnologias para que a produção não fosse perdida.

Algumas redes até modificaram o trabalho que faziam, como restaurantes que passaram a trabalhar com o delivery, pois não era permitido o consumo no local. Isso demonstra que a criatividade, unida a um bom planejamento é capaz de garantir o sucesso de qualquer negócio.

Os efeitos em Salvador

Ao pensar em Salvador, as primeiras imagens que vem à mente são: lindas praias, construções históricas, comidas típicas e natureza exuberante. Ou seja, um grande polo do turismo nacional. Por isso, não é tão difícil entender como Salvador sofreu tantos impactos desde o primeiro semestre de 2020;

Não foram só as proibições de viagens que impactaram Salvador. Com a proibição de aglomerações, muitos espaços da cidade foram restringidos, até mesmo aos próprios moradores. Assim, o comércio local não conseguiu se sustentar, o que, por consequência, prejudicou a indústria.

Segundo o SEI (Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia), a indústria e o comércio foram os setores mais impactados pela pandemia. O primeiro com prejuízos de 6,7%, e o segundo com 11,5%.

Histórico industrial e empresarial de Salvador

Desde o período colonial, a Bahia sempre teve bastante impacto na economia, tanto do Brasil, quanto de Portugal. Devido a aproximação da cidade com as terras produtoras de bens alimentícios, muitas fábricas foram instaladas na região, como a de fumo e açúcar. Até o início dos anos 2000, a maior parte das indústrias baianas trabalhava junto ao setor agropecuário, porém isso mudou com a chegada das indústrias automobilísticas.

Em busca de incentivos fiscais e custos de produção mais baratos, indústrias automobilísticas passaram a atrair vários tipos de empresas para Salvador. Mais tarde, elas se direcionaram para uma cidade próxima, Camaçari, que hoje é o polo industrial da Bahia.

Atualmente, várias empresas atuam por todo o Nordeste, mas mantém suas sedes na capital baiana.

Como os especialistas veem o futuro da capital baiana?

Unindo o conhecimento histórico sobre a indústria em Salvador com a expectativa do mercado atual, esperam-se grandes resultados da cidade. De acordo com a Seplan (Secretaria de Planejamento da Bahia), o PIB da Bahia teve um crescimento de 2,8%, o que é uma ótima notícia. Esse resultado é uma consequência direta das melhorias no setor industrial e também de investimentos pesados em tecnologia.

Que tipo de tecnologia é investida nos setores empresariais e industriais?

De fato, muitas tecnologias são criadas com o intuito de melhorar o rendimento de máquinas e linhas de produção. Mas, e quanto aos funcionários e operários? Eles também são influenciados pelo uso de tecnologias?

A resposta para essa pergunta é: Sim! Atualmente, existem  diversas tecnologias que auxiliam o trabalho dos funcionários. Um exemplo disso é o uso de controle de ponto, que agiliza a entrada e saída de funcionários. O Genyo possui serviços qualificados e interessantes para todos os tipos de empresa. Para saber mais, basta clicar aqui.

Afinal, o que é controle de ponto?

controle de ponto em salvadorO controle de ponto é uma ferramenta utilizada para marcar o horário trabalhado pelos funcionários de uma certa empresa. Existem diversos modos de como fazer a anotação desses dados, como por escrito ou com o uso de eletrônicos.

Qual a diferença entre esses dois?

O controle de ponto foi utilizado primeiramente em forma escrita, ou seja, alguém anotava os horários trabalhados. Porém, haviam muitas falhas neste sistema, pois nem sempre havia um consenso sobre o que foi anotado ou então esses arquivos eram perdidos.

A principal diferença entre o controle de ponto escrito e o controle eletrônico é a precisão e o armazenamento das informações. Com um software de integração, o ponto eletrônico consegue anotar entradas e saídas de funcionários de acordo com seus próprios rostos e documentos. Ou seja, os problemas de desacordo diminuem drasticamente com o uso dessa ferramenta.

Mais detalhes sobre o controle de ponto eletrônico

O ponto eletrônico é um dos investimentos mais eficientes de todo o mercado corporativo, uma vez que auxilia tanto o trabalhador, quanto o empregador. É muito importante que o funcionário tenha consciência sobre as suas horas trabalhadas, para exigir os seus direitos. Por outro lado, a empresa também precisa ter acesso a esses dados para se proteger contra possíveis processos.

Com o controle de ponto eletrônico, ambos possuem acesso a informações super detalhadas sobre o trabalho dos funcionários. Além disso, é possível administrar pagamentos extraordinários como férias e horas-extras, com o auxílio dos dados dessa tecnologia.

O que é preciso para contratar um serviço de controle de ponto em Salvador?

Se você está interessado na tecnologia de controle de ponto digital em Salvador e não sabe como encontrar um, confira as dicas abaixo:

1. Procure por empresas com boa reputação

Para garantir que você contratará um serviço de qualidade, o ideal é procurar por uma empresa que seja bem vista no mercado. Faça uma observação clara sobre o tratamento da companhia para com os clientes e analise se isso está de acordo com os seus critérios.

2. Não se limite

Nenhum grande empresário olha para o seu negócio sem acreditar que ele irá crescer. De fato, é importante ter uma noção sobre as próprias necessidades e limites, mas é preciso ter um pouco de fé no sucesso do seu negócio. Por isso, ao procurar por empresas de controle de ponto eletrônico, dê preferência para aquelas que dão suporte a todos os tamanhos de empresas. Dessa forma, você terá certeza de que o suporte técnico é eficiente e você conseguirá adaptá-lo às mudanças da sua empresa.

3. Invista em sistemas com serviços variados

Por que não aproveitar os dados do controle de ponto ao máximo? Explore as opções do mercado e escolha aquelas que oferecem mais de uma funcionalidade. Com o grande impacto da tecnologia, você conseguirá agilizar esse serviço de forma segura e interessante.

4. Você pode contratar serviços de empresas através da internet

Ao falar tanto sobre tecnologia, seria quase estranho não mencionar a comunicação através deste mesmo recurso. Para encontrar os melhores serviços do mercado, você não precisa procurar apenas por companhias locais que oferecem plataformas de ponto eletrônico. Através da internet, você consegue contatar as melhores empresas do ramo e traz para a sua empresa o serviço da melhor qualidade.

Quem pode fazer uso do controle de ponto em uma empresa?

Bom, ao instalar um programa de ponto eletrônico, todos os funcionários devem fazer uso desse serviço, independentemente da posição que ocupam. Quanto à utilização de dados de um controle de ponto, essa função é da equipe de Recursos Humanos. Esse time deve analisar esses dados com cuidado e visão ampliada. Isso porque alguns problemas de rendimento podem ser bem óbvios ao levantar dados de controle de ponto.

Como funciona o RH em Salvador?

O RH em Salvador, assim como em qualquer parte do país precisa lidar com as diferenças existentes entre os funcionários da rede. Como a Bahia recebe um grande número de profissionais que vêm de outras regiões, algumas vezes é preciso fazer um trabalho com eles para ajustar certas situações.

Como melhorar o conhecimento sobre a cultura da empresa?

Um dos maiores desafios do RH de grandes empresas é fazer é compartilhar a cultura da empresa com os funcionários. Essa dificuldade acontece por causa da grande diferença que pode existir dentro da mesma companhia em relação ao modo de operação de cada um. Por isso, é importante focar em atividades que estimulem a cultura colaborativa dentro da rede. Desta maneira, cada colaborador consegue impactar a empresa de modo positivo, o que melhora o convívio e torna o rendimento mais eficiente.

Como o RH iguala a produção de tantos funcionários diferentes?

Ao falar sobre negócios, infelizmente, é comum deixar de lado um pouco do olhar humanizado. É importante dizer que apesar de ser o mais interessante, do ponto de vista financeiro, tentar igualar os funcionários não é a medida ideal. Isso porque perderia-se uma grande diversidade cultural, o que poderia prejudicar a tomada de ações de uma empresa de sucesso.

Porém, é possível investir em medidas que melhorem a produção dos funcionários, como workshops, palestras e até mesmo cursos técnicos. Dessa forma, o RH consegue oferecer o mesmo tipo de treinamento para todos os funcionários, sem retirar a as características de cada um. Ademais, em casos como atendimento ao público e uso de máquinas, é possível fazer um treinamento especial para nivelar o trabalho dos funcionários. Ou seja, eles trabalham de forma semelhante, mas não totalmente iguais.

Como o RH escolhe os funcionários para empresas em Salvador?

Como discutido anteriormente, muitos profissionais que trabalham em Salvador, na verdade, vieram de outras regiões. A maioria deles vêm da região Sudeste, mais especificamente do estado de São Paulo. Isso porque o estado possui a maior concentração de empresas e indústrias de todo país. Então, é compreensível que ao expandir as companhias para o nordeste, alguns funcionários já treinados acabam auxiliando a rede na Bahia.

Para escolher esses candidatos, o RH foca, principalmente, em técnicas de recrutamento como o pipeline de liderança. Ou seja, como esses funcionários já trabalhavam na empresa e possuem conhecimento vasto sobre ela, eles são o s mais indicados a cargos de chefia. Então, a ideia é escolher aquele profissional que possui características de um grande líder, como:

  • Boa comunicação;
  • Técnica de negócios;
  • Saber gerenciar conflitos;
  • Conseguir inspirar os outros funcionários.

O controle de ponto pode auxiliar nesses objetivos do RH?

Sim! Ao avaliar os hábitos de um funcionário a partir das horas trabalhadas, é possível estabelecer algumas questões. Muitas pessoas ignoram a importância da pontualidade de um funcionário, mas esse detalhe pode ser essencial para receber uma promoção, por exemplo. Ao indicar um funcionário para algum cargo de importância, como liderar uma nova sede no Nordeste, o RH procura por profissionais competentes e responsáveis. Ou seja, aqueles que estão sempre presentes e preocupados com o horário de trabalho.

Além disso, com o controle de ponto eletrônico, é possível observar aqueles que fizeram horas-extra quando necessário. Assim como a entrada e saída dos funcionários, as horas-extra funcionam como uma maneira de observar quais funcionários têm mais interesse em trabalhar com a empresa. É claro que apenas isso não é o suficiente, mas pode ajudar na escolha de algum profissional para receber um incentivo.

O que o controle de ponto pode trazer para a sua empresa?

Ao iniciar um novo trabalho em um local diferente, uma das maiores preocupações dos empresários é oferecer um serviço de qualidade que impacte o local. Além de lidar com os desafios comuns a qualquer empresa, como gestão de pessoas e estratégias para uso de recursos financeiros, essas redes também possuem desafios únicos. Isso envolve a ideia de que é preciso convencer os clientes locais a confiarem em uma empresa totalmente nova.

Com o controle de ponto, a empresa cria um ambiente de trabalho mais agradável, com boa convivência entre as mais diversas áreas. Isso ajuda a passar uma boa imagem da empresa para os clientes, que se sentem mais dispostos a confiar no trabalho desta nova empresa. Assim, é muito mais fácil garantir que empresas que chegam a Salvador, ou que já estejam na cidade e desejam melhorar a sua performance tenham sucesso.

Conclusão

Salvador é uma cidade em expansão e que promete trazer grandes resultados para quem souber aproveitar a oportunidade de crescimento que o local oferece. O segredo para ter uma boa performance corporativa é apostar em tecnologias que melhorem o cotidiano dos funcionários. Apostar em controle de ponto pode ser a chave para o sucesso do seu negócio.

Conte com o Genyo para trazer mais avanços para o seu negócio. Se gostou deste artigo e quer saber mais sobre assuntos relacionados a tecnologia e negócios, clique aqui!

Outros artigos relacionados

Inscreva-se na
Genyo News

Toda semana na sua caixa de e-mail. É grátis!

Compartilhe este artigo

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog

Consentimento de Cookies

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando, você declara ciência dos: Termos de Uso, Políticas de Privacidade e Cookies.