Assiduidade o que é, e como a sua empresa pode tirar o máximo proveito

Você costuma buscar por ferramentas empresariais para melhorar o seu negócio? Então confira este artigo e para entender assiduidade o que é. Veja mais neste artigo!
Sumário
assiduidade o que é

Ter assiduidade  é muito mais do que aparecer no trabalho e realizar as tarefas direcionadas. Mas, para desenvolver essa qualidade, é importante tirar dúvidas sobre o significado do conceito, incluindo assiduidade o que é, como funciona, e quais são as melhores práticas?

Um bom profissional é aquele que participa ativamente de projetos e tomada de decisões dentro da empresa. Porém, esse traço de característica nem sempre é fácil de encontrar nos profissionais. Durante a leitura deste texto, você vai explorar certas questões sobre a assiduidade, o que é, qual a sua importância e como trabalhá-la em seus profissionais.

Acompanhe a leitura e saiba mais.

Assiduidade o que é? Conheça o conceito

Assiduidade é um termo utilizado para designar algo ou alguém que realiza alguma ação com frequência e é consistente. No âmbito profissional, a assiduidade está relacionada com a capacidade dos trabalhadores de manterem suas atividades em quantidade e qualidade eficiente. Existem algumas formas de contabilizar essa eficiência, seja de forma diária, semanal, mensal ou anual. Além disso, a assiduidade do profissional é considerada quando ele se mostra interessado no crescimento pessoal e  da empresa

Qual a importância da assiduidade?

Uma empresa de sucesso precisa ter confiança e ter certeza de que os funcionários entregarão suas demandas com qualidade. Quando os funcionários são assíduos, a empresa pode ficar mais tranquila. Assim, elas conseguem encontrar tempo e energia para focar em outras partes da rede. Ou seja, quando o time está alinhado e há assiduidade, não é preciso conferir tantas vezes o trabalho entregue, já que é sabido que ele terá a qualidade esperada.

Como saber se os funcionários são assíduos?

Saber estudar os seus funcionários é uma parte extremamente importante para o controle da assiduidade da empresa. Porém, é preciso adaptar esse estudo à empresa, já que nenhuma corporação é igual, nem mesmo as filiais. Então, é importante encontrar uma maneira de avaliar os profissionais de forma eficiente e profunda. Veja abaixo algumas dicas de como saber se os seus funcionários são assíduos ou não.

1- Pontualidade

Ao contrário do que muitos acreditam, pontualidade não significa a mesma coisa que assiduidade. Porém, a pontualidade faz parte desse espectro tão grande que é a assiduidade. Ser pontual é o primeiro sinal de que o profissional  possui traços de assiduidade. Para ter um melhor controle sobre a entrada e saída de profissionais, você pode fazer uso de ferramentas como controle de ponto eletrônico. Dessa forma, você tem acesso rápido e fácil a informações de todos os seus funcionários e quais deles estão comprometidos com o horário da empresa.

2- Preste atenção ao engajamento

Este passo pode ser um pouco complicado ao considerar que algumas pessoas são mais tímidas do que outras e podem se engajar menos por isso. Mas, como via de regra, procure observar quais aqueles funcionários que mais se mostram interessados em reuniões e discussões de projetos. Você pode procurar por sinais como:

  • Opiniões diferentes;
  • Ideias criativas;
  • Interesse em escutar os colegas;
  • Fazer escuta ativa.

Esse último sinal é bem interessante para tirar a dúvida sobre aqueles profissionais mais tímidos. Mesmo que eles não compartilhem muito sobre o que pensam, aqueles que são assíduos estão interessados em ouvir os outros com atenção.

3- Cuidado com as faltas

Certamente, algum funcionário precisará se ausentar em alguns dias devido a alguma emergência ou a problemas de saúde. O importante é, ao observar que um profissional tem se ausentado com frequência, se atentar a detalhes durante as justificativas. O RH pode, e deve, solicitar documentos que comprovem a necessidade de falta ou atraso no trabalho.

4- Verifique a consistência do trabalho

Como a assiduidade também está ligada à qualidade do trabalho entregue, a empresa precisa estar sempre atenta a qualquer tipo de decaimento. Quando esse problema é identificado cedo, é possível ajudar esse profissional a voltar para o seu ritmo anterior e prevenir certos problemas.

Como trabalhar a assiduidade?

Se você percebeu que falta assiduidade nos profissionais da sua empresa, o ideal é procurar maneiras de estimular essa característica. Isso pode ser feito de forma mais ativa ou passiva, a depender do que mais combina com o seu quadro de funcionários.

1- Trabalhe com metas

Provavelmente, você já ouviu falar sobre a técnica de atingimento de metas para conseguir mais lucratividade ou algo semelhante. Mas, você sabia que é possível utilizar essa técnica também para melhorar a assiduidade? Para isso, basta modificar qual a meta. Em um primeiro momento, é interessante focar na parte da pontualidade. Em seguida, explique aos funcionários que a empresa estará avaliando-os quanto ao horário que entram e saem do local de trabalho, em cargos presenciais, e da plataforma digital, em cargos de Home Office. Procure oferecer um prêmio para aquele(s) que atingir(em) 100% de assiduidade, como um prêmio em dinheiro ou uma folga maior.

2- Invista em que possui os melhores resultados

Outra forma de estimular os funcionários a serem mais assíduos é através do exemplo. Esse tipo de medida não precisa necessariamente de um aviso prévio, já que a ideia é manter o mais natural possível. Tudo o que você precisará fazer é avaliar quais funcionários possuem as maiores médias quanto a qualidade de entrega de demandas. Ao constatar quais são aqueles que dão mais resultados, invista neles de alguma forma. Você pode oferecer algum curso ou então uma posição de trabalho mais alta.

3- Converse com os seus funcionários

Por fim, outra maneira de melhorar a assiduidade na sua empresa é estar aberto e ser claro  quanto às suas expectativas. Por isso, é super indicado conversar com os seus funcionários sobre a possibilidade de melhorar a questão da assiduidade. Muitas vezes, os funcionários podem estar se sentindo desmotivados, o que é resolvido com algumas medidas simples. O importante é manter a comunicação, a fim de encontrar soluções para possíveis problemas.

Quais problemas da empresa afetam a assiduidade?

Como discutido acima, alguns profissionais sentem dificuldade em manter a assiduidade devido a problemas dentro da empresa. Alguns desses problemas podem ser simples de resolver, como falta de conforto no ambiente de trabalho. Ou então pode ter a ver com algo mais grave, como brigas dentro da equipe.

Como lidar com os problemas simples?

Depois de conversar com a equipe e entender qual problema está afetando a assiduidade, é imprescindível procurar alguma maneira de resolvê-los. Além disso, o período de adaptação às mudanças realizadas pode ser bem difícil. Em com a ajuda de algumas ferramentas, será possível passar por essa fase de forma bem mais leve. Veja abaixo algumas medidas que podem ajudar durante esse momento:

1- Oferecer benefícios

Hoje em dia, quase todo mundo procura por algum tipo de benefício interessante ao encontrar uma vaga de trabalho. Geralmente, esses benefícios estão relacionados a alguma forma de aproveitamento fora da empresa. Como exemplo, existem os vales alimentação e refeição. Ambos os benefícios são bem vistos e ajudam o pessoal a se manter animado e com boa assiduidade.

2- Fazer alterações no espaço de trabalho

Se a empresa pode, por que não fazer algumas alterações no local de trabalho para buscar um conforto maior para os funcionários? Algumas vezes, a assiduidade baixa é um reflexo do local de trabalho inapropriado e a dificuldade

de os trabalhadores atuarem lá. Então, estude as principais reclamações dos funcionários em relação a essa questão e tente incluir as medidas pouco a pouco no local de trabalho.

3- Estudar flexibilização de horários

Você sabia que permitir que os seus funcionários tenham mais liberdade para escolher seus próprios horários pode ter um grande impacto na rotina e assiduidade? Voltando ao tópico pontualidade, é bem comum que os funcionários não conseguem manter a assiduidade por conta do horário restrito de trabalho. Muitos moram longe e não conseguem chegar na hora combinada, principalmente durante os turnos matutinos. Então, permitir que o funcionário faça os próprios horários com escala livre, dentro de alguns limites, pode ser bem interessante.

4- Trabalhar com o home office

Outra medida simples que pode transformar o seu negócio drasticamente é implantar algumas ideias de home office. Se a sua empresa não pode ser passada totalmente para o meio digital, tente fazer isso aos poucos com alguns cargos por vez. Essa modalidade vem sendo escolhida por vários profissionais, que veem nessa possibilidade uma forma de serem mais assíduos e produtivos.

5- Conte com tecnologias

O uso de tecnologias é uma ótima forma de fazer com que os profissionais se sintam mais animados e mantenham a assiduidade. Você ainda pode unir isso com alguma maneira de contabilizar a assiduidade como o uso de controle de ponto eletrônico por exemplo. Essa plataforma permite que os funcionários gastem menos tempo ao entrar e sair da empresa e diminuem as brigas quanto a carga horária realizada.

Ademais, é possível verificar mudanças no comportamento dos profissionais quanto à assiduidade. O Genyo é um dos maiores fornecedores deste tipo de tecnologia no país. Com atendimento especializado tanto para grandes, quanto pequenas empresas, ele oferece uma alta qualidade de serviço. Para conferir mais sobre as vantagens do Genyo, basta conferir o site da plataforma e explorar.

Como lidar com os problemas mais sérios?

Quanto aos problemas mais sérios, é preciso de um pouco mais de cuidado para lidar com eles. Especialmente se ele envolver alguma questão judicial ou tiver o potencial de machucar alguém dentro da equipe. Esse tipo de situação, geralmente, é descoberto pelas equipes de Recursos Humanos por meio de conversas ou de denúncias anônimas.

Em casos como esse, é preciso entender que a assiduidade está sendo afetada por algum desconforto do profissional quanto a equipe. E, provavelmente, essa pessoa não é a única. Então, a empresa precisa procurar auxílio jurídico o quanto antes, para proteger o quadro de funcionários e evitar problemas ainda mais graves.

Excesso de assiduidade pode ser ruim?

assiduidade o que é

Como a assiduidade é uma boa característica, muitas pessoas ficam confusas ao saber que em excesso, ela também faz mal. A explicação para isso não está realmente na assiduidade, e sim no que ela causa. Quando o quadro de funcionários começa a se mostrar muito assíduo, é comum acabar havendo algum tipo de competição entre os profissionais. Isso acontece muito em empresas que desejam explorar a assiduidade, mas fazem isso de forma errada.

Como visto acima, algumas ferramentas como o atingimento de metas podem ser utilizadas para melhorar a assiduidade. Porém, quando ele não é feito de forma correta, pode causar o efeito rebote: ao tentar ser o mais assíduo, o profissional se esgota e volta a ser improdutivo e descompromissado.

Por isso, é extremamente importante conhecer a equipe com quem está trabalhando e quais os limites dela. Se você não conseguir fazer essa leitura, introduza o método de atingimento de forma leve. Assim, você será capaz de perceber quando algo der errado e poderá suspender a atividade ou adaptá-la.

Quais as vantagens de trabalhar a assiduidade na empresa?

Nem sempre a assiduidade é vista como algo positivo dentro das corporações. Alguns pensadores atuais acreditam que a assiduidade é uma forma de calcular a capacidade dos profissionais de serem mandados e seguirem ordens. Infelizmente, algumas empresas utilizam esse recurso com esse objetivo, mas não é a maioria. De qualquer forma, é inegável que assiduidade possui vantagens bem interessantes. Veja abaixo algumas delas:

1- Padronização do trabalho

Quem trabalha com atendimento ao público sabe que a assiduidade é uma grande parte da qualidade do serviço. Quando a empresa consegue fazer com que o time seja assíduo, é mais fácil ensinar a padronização do trabalho e conseguir resultados com isso.

2- Soluções mais criativas

De fato, os profissionais mais assíduos costumam ser aqueles que mais participam de forma ativa na empresa. Por conta disso, eles estão sempre compartilhando suas ideias, o que faz com que a equipe como um todo consiga criar soluções mais criativas para problemas dentro da empresa.

3- Entrega mais rápida

Contar com profissionais assíduos é muito importante para que a empresa consiga cumprir os prazos que estabeleceu, o que é ótimo para o Setor Financeiro. Isso porque eles têm uma percepção mais clara sobre a sua importância para o bom funcionamento da empresa.

Conclusão

Trabalhar a assiduidade é imprescindível para as empresas que querem crescer e desejam se fortalecer no mercado. Para maximizar o potencial da assiduidade, a empresa precisa trabalhar juntamente com a equipe de colaboradores para transformar os resultados.

Se você achou este conteúdo interessante, não deixe de conferir outras pautas no blog do Genyo. Clique aqui para acessar o site e saber mais sobre as tecnologias presentes no mundo corporativo e sobre os serviços de controle de ponto eletrônico para empresas de todos os tamanhos.

Outros artigos relacionados

Inscreva-se na
Genyo News

Toda semana na sua caixa de e-mail. É grátis!

Compartilhe este artigo

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog

Consentimento de Cookies

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando, você declara ciência dos: Termos de Uso, Políticas de Privacidade e Cookies.