Competências socioemocionais: Aprenda a sua importância no mercado de trabalho, como desenvolver essas habilidades e quais são as mais buscadas!

Conheça tudo sobre as competências socioemocionais, capazes de impulsionar a carreira de profissionais. Vem com a gente! Veja mais neste artigo!
Sumário
As competências socioemocionais

A cada dia o mercado e trabalho tem se tornado um ambiente competitivo e exigente, onde apenas os mais dedicados e habilidosos conseguem se destacar. Dentre as diversas formas, as competências socioemocionais são uma das questões mais importantes no ambiente de trabalho para o sucesso!

Se você já foi elogiado pelas suas competências socioemocionais e não faz ideia do que seja, confira abaixo tudo sobre esse termo! O seu significado, maneira de desenvolver, importância, tipos e como o RH deve utilizar a seu favor!

O que são as competências socioemocionais?

As competências socioemocionais podem ser definidas como o grupo de habilidades que possibilita com que uma pessoa consiga lidar tranquilamente com situações adversas, sabendo se comunicar, se relacionar e se manter estável emocionalmente.

Todas essas competências partem do conceito de inteligência emocional, que é a aptidão em reconhecer e analisar os seus próprios sentimentos e também o de outras pessoas, possuindo também a capacidade de gerir esses sentimentos, sem se descontrolar.

Com isso, as competências socioemocionais estão refletidas na forma com que nos relacionamentos com as outras pessoas, nossa foram de pensar e agir. Também, ter competência emocional é ter facilidade em definir metas e tomar decisões difíceis com maestria.

No ambiente de trabalho, as competências socioemocionais são habilidades extremamente valorizadas e buscadas, sendo um importante diferencial na busca por emprego e crescimento profissional.

Essas competências muitas vezes são consideradas dons, mas podem ser trabalhadas e aperfeiçoadas para garantir o sucesso!

Como as competências socioemocionais agem no trabalho

Como falamos inicialmente, a busca pelas competências socioemocionais no trabalho tem crescido a cada dia. As empresas que estão investindo em profissionais com esses tipos de competências, ou têm gerado cursos e formações em torno delas, está conquistando resultados satisfatórios no mercado.

Um dos principais benefícios das competências socioemocionais é ser um complemento das competências profissionais (organizacionais, comportamentais e técnicas).

Empresas que se preocupam apenas com a competência técnica dos profissionais, contratam trabalhadores “robotizados”, sendo eles sem criatividade, sem controle de emoções e pouco responsáveis.

Portanto, ter um gerenciamento individual de emoções é uma vantagem imensa para muitas empresas, principalmente devido ao ambiente de trabalho estar a cada dia mais estressante.

Além do mais, para se ter líderes de sucesso, é preciso incentivar o desenvolvimento de competências socioemocionais, sendo elas um fator determinante no momento de liderar e gerenciar equipes.

De forma geral, as competências socioemocionais tem levado a 4 mudanças importantes nas empresas, sendo elas:

  1. Aumento da satisfação e bem-estar no trabalho;
  2. Melhora do clima organizacional;
  3. Redução da taxa de turnover;
  4. Incentivo a liderança.

Por que essas competências são um diferencial entre os trabalhadores?

Existem diversos grupos de competências socioemocionais, como competências de liderança e tomada de decisões, empatia, comunicação, relacionamento e muitas outras.

No entanto, o profissional não necessita se destacar em todas elas. Somente o fato de possui uma competência socioemocional já garante que ele receberá destaque durante a seleção ou dentro de uma empresa.

Isso acontece por que boa parte dos candidatos a vagas e colegas de trabalho não possuem nenhum tipo de competência socioemocional. Esse sério problema dentro das empresas tem levado a trabalhadores ansiosos, estressados e nervosos.

Dessa forma, para ser um atrativo aos recrutadores, basta possuir algum tipo de competência socioemocional que isso com certeza irá impactar positivamente a sua presença na empresa.

Junto a isso, um profissional que possui controle de suas emoções e inteligência emocional consegue conquistar seus objetivos de maneira mais fácil e rápida, provocando uma ascensão no mercado de trabalho.

Vale lembrar que as competências socioemocionais são avaliadas desde o momento da contratação. Empresas que realizam o talent acquisition definem antes mesmo da entrevista pessoal quais serão as competências socioemocionais e habilidades buscadas.

Portanto, os profissionais que não estão aprimorando as suas habilidades socioemocionais, serão gradualmente deixados para trás e terão maior dificuldades para conseguir um bom emprego.

post banner testar Genyo

Quais são as principais competências socioemocionais?

Não há uma definição exata de quantas competências socioemocionais existem. Cada pesquisador define uma quantidade e tipos diferentes de competências. Porém, algumas se destacam por sua importância e por ser fundamental para um profissional de sucesso, são elas:

  • Empatia;
  • Comunicação;
  • Ética;
  • Liderança;
  • Atenção plena;
  • Coragem;
  • Pensamento crítico;
  • Atenção plena;
  • Colaboração;
  • Resiliência;
  • Organização.

Confira abaixo um pouco mais sobre a descrição de algumas competências socioemocionais importantes e muito valorizadas pelo setor de RH e gestores.

Empatia

Uma das competências mais importantes é a empatia. Por ser um ambiente extremamente competitivo, a empatia pode ser rara as empresas.

No entanto, ter empatia é apreender a dar valor ao trabalho em equipe, se colocando no lugar de outras pessoas para compreender a sua visão e suas dificuldades. Ser empático fortalece as relações de trabalho e eleva a cooperação.

Colaboração

A colaboração é uma competência socioemocional que se relaciona com a empatia e que apresenta benefícios permanentes para os valores da empresa.

Trata-se de um conjunto de ações adotadas para trabalhar em equipe, necessitando também da habilidade de comunicação para poder pôr em prática a colaboração. A colaboração leva a troca de experiências e a resolução de problemas com maior facilidade.

Adaptação

Poder se adaptar com facilidade, encarando mudanças, novas equipes e com horários flexíveis é uma competência de quem possui a adaptação.

Profissionais que conseguem se adaptar dentro da empresa são bastante valorizados, principalmente por que as empresas que conhecem as habilidades profissionais de seus colaboradores, vão adequar as equipes e setores para otimizar os resultados.

Uma ferramenta que auxilia o exercício da adaptação é o uso de um controle de ponto digital, como o Genyo, que permite com que os trabalhadores possam adaptar a sua jornada de trabalho e registrar o ponto de onde quiser. Conheça mais sobre esse sistema em nosso site!

Responsabilidade

Ser responsável é outra competência básica, mas que tem estado em falta. A responsabilidade diz respeito a consciência de suas obrigações, sendo responsável principalmente no cumprimento de prazos.

Lidar com a pressão

Como falamos anteriormente, cada vez mais as empresas estão vivendo um cenário de estresse e pressão, prejudicando consideravelmente o seu trabalho, bem-estar físico/mental, provocando em muitos casos o Burnout, que é a Síndrome do Esgotamento Profissional.

Para poder suportar tanta pressão, é necessário que além de reduzir a carga de estresse no trabalho, o profissional também consiga lidar bem com a cobrança e as críticas, se adaptando ao cenário competitivo.

Ter pensamento crítico

Você sabe o que é ter pensamento crítico? Pensamento crítico não significa criticar tudo e a todos, e sim saber identificar o que precisa ser melhorado, expor sua opinião de maneira respeitosa e propor mudanças que vão melhorar a eficiência da empresa.

Por esse motivo, dentre as competências socioemocionais, o pensamento crítico é um dos mais difíceis de ser trabalhado, pois muitas veze pode ser visto como arrogância ou prepotência.

Organização

A organização diz respeito não só a organização física do espaço de trabalho, mas também a organização de demandas e prazos. Quando o profissional é organizado, o ambiente de trabalho se torna bem mais seguro e eficiente.

Coragem

A coragem está naquelas pessoas que não tem medo de pensar diferente, de se arriscar, de propor mudanças e tomar a frente de projetos.

Para o profissional exercer a coragem dentro da empresa é preciso que uma das atitudes de líderes e gestores seja a de não penalizar o funcionário por seus erros, incentivando a criatividade e a autonomia.

Autonomia

Se tratando da autonomia, essa também é uma competência socioemocional crucial para o profissional tomar controle de suas decisões e ações. Um profissional que não depende ser constantemente direcionado é mais produtivo e independente.

Principais benefícios em ter profissionais com competências socioemocionais na empresa

As competências socioemocionais

Ao contratar profissionais com diversas competências socioemocionais toda a empresa irá se beneficiar com essa decisão. Confira abaixo os principais benefícios para a empresa em ter equipes com essas habilidades!

Novos líderes

Profissionais que possuem competências socioemocionais geralmente se interessam em investir em sua carreira e projeção de cargos na empresa. Dessa forma, eles constantemente almejam o cargo de liderança.

Assim, novos líderes são formados e uma competência saudável é incentivada. Além do mais, um líder com inteligência emocional é um líder com uma postura respeitada e que consegue atrair os outros profissionais a terem o mesmo tipo de postura.

Resolução de problemas

Se a sua empresa está enrolada em problemas e com dificuldades de crescimento, os profissionais que possuem as competências socioemocionais são excelentes para propor soluções e resolver boa parte dos problemas.

Com as habilidades de empatia, organização, colaboração e o pensamento crítico, será muito mais fácil entender as dificuldades dos demais trabalhadores e reduzir os conflitos.

Maior produtividade e lucratividade

Por contar com equipes motivadas e engajadas com o trabalho, a empresa que contrata os profissionais com competências socioemocionais terão maior produtividade e como consequência maior lucratividade.

Reputação da empresa

Por fim, ao valorizar as competências socioemocionais de seus colaboradores, a empresa terá uma melhora em sua reputação no mercado, sendo positivo para atrair novos investidores, profissionais talentosos e clientes fiéis.

O papel do RH nas competências socioemocionais

O RH pode atuar de diversas maneiras a respeito das competências socioemocionais. A primeira delas é a de identificar quais competências estão presentes na empresa.

Para isso, aplicar uma avaliação de desempenho ou testes situacionais são ótimos para fazer um compilado de competências socioemocionais presentes, quais são as equipes e setores mais defasados e ainda propor um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).

O PDI é outro ponto importante que o RH pode realizar para desenvolver as competências socioemocionais presentes na empresa e ainda incentivar o surgimento de novas.

É de extrema importância que o RH use da informação sobre as equipes e setores que estão mais defasados de competências socioemocionais para propor mudanças de posições, disseminando os profissionais com competências em todos os grupos.

O papel dos líderes e gestores nas competências socioemocionais

Assim como o RH, os líderes e gestores também são essenciais para a gestão de competências. Dentre suas atribuições está a de valorização de profissionais que possuem competências socioemocionais, seja na valorização monetária, no reconhecimento ou propondo benefícios.

É papel dos líderes também propor palestras, aulas, workshops e outras estratégias para desenvolver os pontos fracos dos profissionais e promover o surgimento de novas competências.

Por fim, gestores e líderes também podem realizar o PDI, além de implementar uma cultura de feedback constantes, auxiliando no desenvolvimento de todos.

Como medir e incentivar as competências socioemocionais

A maneira mais eficiente em se medir a competência socioemocional é realizando uma avaliação de perfil. A avaliação de perfil deve ser bem detalhada e completa, utilizando de quantas ferramentas forem necessárias.

O fato de um profissional não apresentar uma competência socioemocional ao se realizar a avaliação de perfil não significa que ele não pode desenvolver essa competência futuramente.

Por exemplo, em uma empresa de publicidade e propaganda, no qual os profissionais estão constantemente em contato com grandes empresas realizando projetos de marketing, algumas competências necessárias são a de criatividade, autonomia, organização e responsabilidade.

No entanto, caso essas competências socioemocionais não apareçam no perfil de alguns profissionais, a empresa pode propor melhoria para que o profissional desenvolva o que seja necessário.

Investir em programas para o desenvolvimento de habilidades e talentos pode ser a solução. Dessa forma, palestras, seminários, workshops e cursos voltados para as competências socioemocionais, relacionamento interpessoal e inteligência emocional devem fazer parte do programa.

Uma ferramenta bastante útil para avaliar o desempenho complementar a avaliação de perfil dos profissionais é o uso do controle de ponto.

Um sistema de ponto eletrônico digital, como o Genyo, é ideal para avaliar o perfil profissional. O Genyo é capaz de produzir mais de 30 relatórios que vão maximizar a gestão de pessoas.

Outro ponto importante e que muitas vezes é ignorado é o incentivo ao acompanhamento psicológico de seus trabalhadores. Lembre-se que as competências socioemocionais estão diretamente ligadas a inteligência emocional.

Assim, muitas pessoas necessitam da ajuda de um psicólogo para sarar parte de seus bloqueios, traumas e inseguranças na terapia.

Por isso, tenha certeza de que o plano de saúde cobre consultas com psicólogos, e sempre que possível promova a inserção desses profissionais em palestras, workshops etc.

Se você gostou desse conteúdo e quer aprender mais sobre a gestão de pessoas além de dicas de otimização e eficiência no trabalho, confira mais em nosso blog!

Outros artigos relacionados

Consentimento de Cookies

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando, você declara ciência dos: Termos de Uso, Políticas de Privacidade e Cookies.

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog