Talent Acquisition: como esta técnica de recrutamento pode ajudar o seu negócio

O talent acquisition é um dos métodos de recrutamento mais efetivos do mercado corporativo. Aprenda a aplicar esses métodos de forma prática. Veja mais neste artigo!
Sumário
talent-acquisition-1

Talent acquisition é o termo que se refere ao recrutamento inteligente de profissionais para determinado cargo em uma empresa. Pensando no mercado de trabalho atual, é perceptível que as vagas de trabalho são cada vez mais concorridas. Isso acontece porque as empresas implementam boas técnicas de recrutamento para garantir que o melhor candidato ocupe a vaga. O talent acquisition está entre as técnicas de recrutamento mais utilizadas de todo o mundo e quando bem explorado, pode transformar o funcionamento de qualquer empresa.

Neste artigo, abordaremos os principais tópicos sobre o talent acquisition e como ele pode ser utilizado. Se você tem interesse neste tipo de assunto ou ficou curioso(a) sobre o tema, acompanhe este artigo na íntegra!

O que é talent acquisition?

O talent acquisition é uma estratégia de longo prazo utilizada por equipes de RH para auxiliar o reconhecimento de talentos raros no mundo corporativo. Esse método, criado pelo professor Dipak Kumar Bhattacharyya, envolve todas as fases da seleção de candidatos, desde a oferta da vaga até a contratação.

Com as técnicas deste recurso, as empresas garantem que as suas necessidades estão alinhadas com a entrega dos funcionários. Ou seja, ao escolher o candidato ideal, é realizada uma pesquisa sobre as fraquezas da área, e só então o profissional é selecionado. Assim, é possível ter certeza de que o melhor profissional foi contratado.

Para que serve o talent acquisition?

Como dito anteriormente, o principal objetivo do talent acquisition é descobrir e explorar os talentos de candidatos a vagas de emprego. Essa técnica é bastante utilizada por equipes de RH para montar e monitorar o quadro de funcionários. Apesar de não ser o foco principal, o talent acquisition também possui grande valor para a gestão de pessoas.

Para utilizar as técnicas de talent acquisitions com a finalidade de gestão de pessoas, é preciso trabalhar a equipe desde o início. Isso significa que é preciso ter um bom planejamento sobre planos de carreira para manter o pessoal treinado dentro da empresa.

Portanto, entende-se que a funcionalidade do talent acquisition é descobrir e treinar talentos.

O que é talento?

O talento é, de forma simplificada, uma aptidão pessoal que é interessante para determinada empresa. Ou seja, quando um funcionário possui características alinhadas à cultura da empresa, considera-se que ele possui talento. Diferentemente do dom, o talento é uma qualidade que pode ser desenvolvida ao longo dos anos.

O talento é uma característica pessoal, que pode ou não estar relacionada com o mundo corporativo. No que concerne a visão das empresas, os melhores talentos são aqueles relacionados com inteligência interpessoal e trabalho em grupo. Isso porque um dos princípios do talent acquisition é estimular o constante aprimoramento de toda a equipe com a influência dos talentos.

Como descobrir o talento?

Engana-se quem acredita que o talento é uma característica super escondida dentro da personalidade do funcionário. Na verdade, os talentos costumam ser bem explícitos e fáceis de observar no dia a dia. O problema é que é preciso um olhar treinado para dizer que uma característica é mais do que apenas um traço de personalidade.

É para isso que servem as técnicas de talent acquisition. Os profissionais treinados para utilizar esse método conseguem identificar os talentos dos profissionais durante os primeiros contatos. Depois de descobrir qual o talento de cada profissional, chega o momento de lapidá-lo e utilizar essa característica em prol da empresa.

Como explorar o talento?

A parte mais importante da descoberta de talentos é a prática deles no cotidiano da empresa. Contudo, muitos empresários sentem dificuldade em descobrir qual o melhor momento para desenvolver essas características. Bom, a melhor forma de explorar os talentos de forma eficiente é durante a solução de problemas.

É muito importante dar oportunidade para mais de um funcionário encontrar saídas para os obstáculos que a empresa enfrenta. Com isso, os colaboradores conseguem abordar seus talentos em grupo e encontrar soluções criativas.

Como colocar o talent acquisition em prática?

Agora que você já sabe o que é e para que serve o talento, é hora de entender como atrair e manter funcionários talentosos. Para isso, você precisará das técnicas do talent acquisition. Confira abaixo como utilizar essa técnica durante todo o processo de contratação:

Antes de promover a vaga

Atualmente, os melhores profissionais do mercado não buscam mais por vagas de empresa. Essa afirmação parece até estranha, não é? Mas, a verdade é que as companhias que vão atrás desses profissionais tão qualificados. Por isso, é importante criar uma boa forma de chamar a atenção desses possíveis candidatos.

Pensando nisso, a técnica de talent acquisition deve ser utilizada antes mesmo da oferta de novas vagas na empresa. Para criar a vontade do candidato de trabalhar na empresa, é necessário passar uma imagem de confiança e oportunidade para esses profissionais. O nome desta técnica é employer branding.

Com ela, a equipe de RH consegue promover qualidades sobre a empresa, como:

  • O bem estar dos funcionários no local de trabalho;
  • As vantagens de criar uma carreira no local;
  • Tecnologias oferecidas na empresa.

Um bom exemplo disso é a propaganda sobre os investimentos da empresa na boa comunicação com o RH. Um exemplo disso é o investimento em aplicativos de controle de ponto eletrônico digital. Esse recurso é uma ótima forma de melhorar a relação entre diversos setores de uma empresa, o que é super vantajoso para promover a imagem da companhia.

O Genyo possui diversos pacotes deste serviço para todos os tamanhos de empresas. Clique aqui para saber mais.

Campanhas para atrair candidatos

Independentemente da forma como o recrutamento é realizado, recrutamento interno ou externo, a atração de candidatos é uma das partes mais importantes do processo. A criatividade é um ponto importante desta parte do recrutamento, pois é preciso técnicas estratégicas para atingir profissionais qualificados.

Como a procura por esses candidatos é grande, não é qualquer tipo de oportunidade que atrai suas atenções. Então, a melhor forma de garantir que uma vaga na sua empresa seja desejada é abordar os candidatos de forma criativa.

Unindo essa ideia com as técnicas de talent acquisition, é possível criar um plano prático para atrair funcionários talentosos. A ideia é estar presente onde o público alvo da empresa está. Então, se o interesse atual são talentos acadêmicos, é importante que a empresa promova os ofertas em faculdades e universidades. Já se a necessidade é experiência de mercado, o melhor a fazer é contatar diretamente os profissionais.

É importante ressaltar que não existe certo ou errado no talent acquisition, e sim o melhor para a empresa em cada momento. Logo, a equipe de RH tem a liberdade de adaptar o recrutamento para melhor selecionar o candidato necessário.

Seleção de candidatos

Esse é o momento em que as ideias do talent acquisitions são mais utilizadas. Antes de fazer as entrevistas, a equipe de RH estuda o rendimento da empresa e analisa pontos fracos que necessitam de correção. Desse modo, é mais fácil perceber quais tipos de profissionais são necessários no quadro de funcionários.

Em seguida, as atividades e perguntas direcionadas aos candidatos são feitas estrategicamente para encontrar os profissionais mais talentosos. Essa técnica funciona como um funil de recrutamento, pois diminui a quantidade de candidatos para uma vaga em busca daquele que melhor se adapta a ela.

Além de encontrar o candidato ideal para a vaga, a técnica de talent acquisition é bem interessante para a lucratividade da empresa. Não é segredo para ninguém que os processos de recrutamento podem ser bem dispendiosos para a empresa. Então, é imprescindível escolher o candidato certo para evitar futuras novas contratações para a mesma vaga.

talent acquisition

Talent acquisition durante a efetivação do candidato

O talent acquisition é composto por medidas de longo prazo que não terminam quando o candidato é contratado. Depois de encontrar o candidato perfeito para a vaga, é preciso que a equipe de Recursos Humanos trabalhe os talentos desse profissional. A maneira mais efetiva de fazer isso é apostar em bons planos de carreira.

A explicação para isso é que o colaborador tende a explorar mais as suas qualidades quando consegue observar um uso para elas. Bons planos de carreira são feitos a partir de ideias sobre o crescimento profissional. Se o profissional conseguir enxergar um bom uso para os seus talentos, ele se sente mais animado para aperfeiçoar essas características.

Assim, a equipe de RH precisa manter um trabalho constante de talent acquisition com esse profissional, para que ele continue crescendo.

Como a equipe de RH é preparada para abordar o talent acquisition?

O talent acquisition é uma das técnicas mais abordadas em treinamentos de funcionários de RH. Contudo, esse método não é uma forma de aprendizado obrigatória, então, nem sempre é possível garantir que esse funcionário estará preparado para esse trabalho. Dessa maneira, o melhor a fazer é explorar o método com o RH antes de iniciar o processo de seleção e recrutamento.

O primeiro passo para isso é garantir que o RH possui profundo conhecimento sobre a empresa. É muito importante que esses funcionários conheçam a cultura da empresa, a forma como ela foi criada e qual a sua visão sobre o mercado. Ademais, o RH também deve ter conhecimento sobre os objetivos da empresa e qual o planejamento para atingi-los. Por fim, é imprescindível que esses funcionários conheçam as fraquezas da rede, para entender melhor qual a melhor maneira de superar esses problemas.

O segundo passo é aprender a reconhecer os talentos. Geralmente, a procura por talentos tem foco em qualidades relacionadas com comunicação e inteligência interpessoal. Além disso, muitas empresas também buscam por profissionais que possuam qualidades de liderança e gerenciamento. Para isso, são utilizadas outras técnicas em conjunto com o talent acquisition como o pipeline de liderança.

Juntando esses dois conhecimentos, o RH só precisa praticar os métodos de recrutamento utilizados pela empresa e o funcionário ideal será encontrado facilmente.

O talent acquisition influencia o turnover?

Você já ouviu falar em turnover?

Esse termo refere-se a uma prática bem comum no mundo corporativo: a rotatividade do quadro de funcionários. De fato, é irreal imaginar que uma empresa nunca precisará renovar os seus colaboradores. Na verdade, esse movimento é esperado, até porque a rede precisa manter-se atualizada, e funcionários novos costumam trazer conhecimentos e talentos bem valiosos.

Contudo, não é interessante perder os profissionais talentosos de uma empresa, principalmente aqueles treinados com mais intensidade. Os funcionários de longa data são extremamente importantes para grandes empresas, já que eles conhecem a companhia de forma única. Esses funcionários também passaram por diversos treinamentos, que custaram recursos da empresa.

Para o contratante, é interessante que esses funcionários continuem na empresa e cresçam até ocupar cargos de liderança. Quando o talent acquisition é utilizado, aumenta-se a chance de o colaborador permanecer na rede, o que diminui drasticamente o turnover. Assim, é possível focar recursos e energia em outros setores além do treinamento.

Como saber que o talent acquisition é a melhor forma de recrutamento a ser utilizada?

Bom, antes de responder essa pergunta, é preciso entender a diferença entre o talent acquisition e o recrutamento comum. De forma simples, o recrutamento padrão é apenas uma forma de ocupar uma vaga em aberto em uma empresa. Apesar de serem utilizadas técnicas para avaliar conhecimentos específicos e técnicos, esse tipo de seleção não leva o planejamento a longo prazo da empresa.

Já o talent acquisition é utilizado por corporações com planejamento mais detalhado. Ou seja, aquelas que entendem os seus pontos fracos com clareza e desejam modificar essa situação. Se a empresa caminha para esse cenário, é sinal de que ela está pronta para utilizar o método de talent acquisition.

Conclusão

O talent acquisition é um método que, apesar de eficiente, deve ser feito com bastante cautela para atingir os objetivos da empresa. Para garantir que o método será bem implantado, é preciso focar nos seguintes tópicos:

  • Descoberta de talentos;
  • Atração de profissionais qualificados;
  • Métodos de manutenção dos colaboradores no quadro de funcionários.

Essa prática tem o potencial de transformar a imagem e a performance de qualquer empresa, basta aplicar as técnicas de modo eficiente.

Se você gostou deste conteúdo, não deixe de conferir outras publicações em nosso site. Clique aqui e acesse o site do Genyo para ficar por dentro de outras novidades do mundo corporativo.

Outros artigos relacionados

aposentadoria mei (crédito: agência brasil)
Autogestão do trabalho

Aposentadoria MEI: Como conseguir em 2024

Descubra como Microempreendedores Individuais podem planejar sua aposentadoria MEI e garantir benefícios previdenciários de forma eficaz. Veja mais neste artigo!

Inscreva-se na
Genyo News

Toda semana na sua caixa de e-mail. É grátis!

Compartilhe este artigo

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog

Consentimento de Cookies

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando, você declara ciência dos: Termos de Uso, Políticas de Privacidade e Cookies.