Aniversariantes do mês: o que é e por que você deve comemorar na sua empresa

Se você ainda não tem um dia dedicado aos aniversariantes do mês na sua empresa, confira por que você deve incluir essa comemoração. Veja mais neste artigo!
Sumário
Aniversariantes do mês

O ambiente de trabalho deve ser um local onde os colaboradores se sintam relevantes e não apenas mão de obra para gerar lucros para os empregadores. Nesse contexto, o dia dos aniversariantes do mês é uma forma de engajar e fazer os trabalhadores se sentirem mais importantes para a organização.

Tendo em vista a importância dessa estratégia de endomarketing, nós do Genyo vamos te explicar detalhadamente do que se trata o dia dos aniversariantes do mês, por que é importante incluir essa data na instituição, bem como diversas sugestões para organizar essa comemoração. Então, sem mais delongas, tenha uma boa leitura!

Aniversariantes do mês – Afinal, do que se trata?

O dia dos aniversariantes do mês é aquele em que a empresa organiza algum tipo de comemoração para celebrar os aniversários que ocorreram no respectivo mês. Cada local pode estabelecer o melhor dia para isso, bem como o que será feito para homenagear os colaboradores que completaram mais um ano de vida.

É possível escolher um dia para as homenagens, no qual será feita apenas uma comemoração para todas as pessoas que fizeram aniversário no mês, ou ações menores no próprio dia ou semana do aniversário do colaborador. Nesse caso, acaba sendo algo mais individual e não uma celebração coletiva.

Por que aderir ao dia dos aniversariantes do mês na empresa?

Muitas empresas não prestam atenção nisso, mas lembrar dos aniversariantes do dia, da semana ou do mês é algo simples, porém importante para estimular alguns pontos nos colaboradores, como a satisfação com o local de trabalho, por exemplo.

Esse tipo de estratégia faz parte de uma boa gestão de pessoas, algo que é fundamental para a organização, afinal, equipes bem geridas são mais produtivas e em geral têm menos problemas de convivência.

Nesse sentido, saiba que somos referência em controle de ponto digital, possuímos diversas ferramentas para auxiliar na gestão de pessoas, como um chat para facilitar o contato entre os gestores e os colaboradores, entre outros recursos; então confira nossas funcionalidades.

Agora que você já sabe do que se trata a comemoração dos aniversariantes do mês, veja, a seguir, os benefícios de aderir a esse tipo de celebração.

Maior integração

Ter um dia dedicado aos aniversariantes do mês é uma excelente forma de promover a integração dos funcionários da empresa. Tenha em mente que esse momento deve ser descontraído e isso favorece muito a comunicação, a troca de ideias e é ótimo para um bom clima organizacional.

Engajamento e produtividade

Ações de reconhecimento fazem muito bem no ambiente corporativo. Com isso, o trabalhador sente que não é somente uma peça na engrenagem, mas sim uma figura de relevância na trajetória da instituição.

Consequentemente, há maior engajamento e produtividade, o que é ótimo tanto para a empresa, que terá maior eficiência quanto para o colaborador, que irá se desenvolver cada vez mais e, em muitos casos, se tornar apto para ocupar posições de maior importância dentro da hierarquia da organização.

Endomarketing

Ações de endomarketing são atividades feitas pela empresa com o objetivo de melhorar sua reputação entre os colaboradores e fazê-los sentirem mais vontade e satisfação de trabalhar no local, além de espalharem a boa reputação da instituição quando estiverem fora dela, o que é ótimo para atrair novos talentos.

Em geral, muito se preocupa com a imagem da instituição para os olhos dos clientes, que são os clientes externos, mas os trabalhadores são como se fossem clientes internos, são eles quem fazem tudo acontecer e precisam enxergar o local de trabalho com bons olhos.

Desse modo, organizar uma confraternização para os aniversariantes do mês é uma estratégia de endomarketing que pode e deve ser utilizada, haja vista o retorno positivo que tal ação pode trazer, fazendo a empresa passar uma imagem de um excelente local para trabalhar.

Motivação

Quando são criadas estratégias de valorização das pessoas, isso impacta diretamente na motivação delas. Como mencionamos anteriormente, um dia voltado para a celebração dos aniversariantes do mês pode contribuir para essa valorização.

Hoje em dia as pessoas sabem que não podem buscar um emprego somente pelo retorno financeiro, mas também estão em busca de um ambiente capaz de proporcionar qualidade de vida e bem estar.

Menor turnover

Quando falamos no turnover de uma empresa, estamos nos referindo à rotatividade dos funcionários, isso porque, para alguns ramos em especial, há uma rotatividade muito grande, o que não é bom para os negócios.

A redução de turnover é importante, uma vez que a contratação e a demissão de funcionários geram custos para a empresa. Nesse sentido, ações que reduzam o turnover são sempre bem vindas e devem ser colocadas em prática.

Como vimos, aderir algum tipo de comemoração voltada aos aniversariantes do mês é importante para aumentar a motivação, promover maior engajamento, etc., tudo isso reduz as chances de um colaborador pedir demissão, ou seja, são ações que diminuem o turnover e até mesmo o absenteísmo na equipe.

Custo benefício de aderir à celebração de aniversariantes do mês

A depender da forma como a celebração de aniversariantes do mês for feita, haverá maior ou menor gasto por parte da empresa. No entanto, é importante racionalizar o custo benefício disso, afinal, como acabamos de listar, existem muitos benefícios dessa comemoração.

Sendo assim, se você já considerou incluir o dia dos aniversariantes do mês na empresa, mas desistiu por achar que o custo é alto, repense e passe a enxergar essa estratégia como um investimento, que no longo prazo trará grandes benefícios.

Sugestões de como celebrar os aniversariantes do mês

Aniversariantes do mês

A comemoração dos aniversariantes do mês pode ser feita de diferentes maneiras. Tudo depende do local de trabalho, do estilo da equipe, dos recursos disponíveis, entre outros fatores que você deve levar em consideração para estabelecer a melhor forma de organizar a celebração.

Para otimizar o trabalho e assegurar que todos os funcionários serão lembrados, a equipe de Recursos Humanos (RH) pode elaborar um calendário de aniversariantes do mês. Além disso, lembre-se que também é possível estabelecer um período para comemorar o tempo de serviço do colaborador na empresa, a fim de fortalecer esse vínculo.

1.    Comemoração coletiva

Essa é, com certeza, uma das ideias para comemorar o aniversário dos colaboradores que as empresas mais adotam. Até porque, não há nada mais simples do que reunir todos os aniversariantes do mês e fazer um evento de um único dia.

Então reúna os aniversariantes do mês em uma comemoração coletiva e promova uma festa para todos. Essa ação é ótima para promover a integração entre colaboradores de diferentes departamentos, que não costumam interagir no dia a dia.

Uma forma de deixar a festa com a cara dos aniversariantes do mês é deixá-los responsáveis pela organização dos detalhes do evento, como as comidas e a decoração. Assim, além de comemorar o aniversário, os funcionários terão uma festa conforme suas preferências.

2.    Caixinha de parabenização

A depender do tamanho da empresa, uma alternativa com baixo custo, mas bastante significativa para os colaboradores é a criação de uma caixinha de parabenização contendo cartões assinados pelos colegas de trabalho.

Nesse caso, é possível entregar um cartão previamente produzido, apenas com as assinaturas, ou os próprios colegas podem escrever mensagens de felicitações, o que é particularmente mais interessante e certamente mais especial para quem recebe.

3.    Kit decoração de aniversário

Ele consiste em uma caixinha com diversos itens e mimos que fazem referência a uma festa de aniversário. Desse modo, podem ser usados para compor o kit decoração: chapéu de aniversário, guloseimas, balões e um cartão de parabéns assinado pelos colegas de trabalho.

4.    Brindes personalizados

Uma boa ideia para eternizar a cumplicidade entre o colaborador e a empresa é através de brindes personalizados que os funcionários poderão levar para casa ou deixar na mesa do escritório ou outro local de trabalho.

Existem diversas ideias, então você pode escolher as que melhor se adequem ao orçamento destinado a este fim, como por exemplo canecas, garrafas, porta-retratos, canetas, acessórios para relaxamento muscular, entre outras opções.

5.    Vales e vouchers

Os vales e vouchers também podem ser ótimas opções para presentear os aniversariantes do mês. Como exemplo, você pode oferecer aos integrantes da equipe ingressos para o cinema e shows, passeios, vale-compras, etc.

6. Mural colaborativo para os aniversariantes do mês

Essa ideia funciona de modo semelhante ao cartão com recados dos colegas de trabalho. Porém, em vez de ser entregue aos aniversariantes, a ideia é construir um mural que fique num local bem visível da empresa onde os colegas possam escrever mensagens para os membros da equipe que estão aniversariando no respectivo mês.

7. Folga

É relativamente comum encontrar empresas que optam por presentear o funcionário com uma folga no aniversário ou então com meio período sem trabalhar. Essa é uma maneira de permitir que o aniversariante escolha o que prefere fazer em seu dia.

Todavia, é importante lembrar de criar regras para evitar injustiças, como por exemplo no caso de o aniversário do colaborador cair em um dia no qual não há expediente. Para evitar isso, há empresas que deixam o profissional escolher qualquer dia do mês do aniversário para tirar a folga, enquanto outras consideram o dia útil mais próximo da data.

Como comemorar os aniversários dos colaboradores no home office?

A prática do home office (trabalho remoto) não era tão utilizada até o início da pandemia de Covid-19, que gerou uma grande crise sanitária e fez as empresas reinventarem seu estilo de trabalho, consequentemente, o home office cresceu bastante.

Embora atualmente a situação da pandemia esteja sob controle, muitas organizações optaram por manter pelo menos uma parte da equipe trabalhando em casa, haja vista que esse modelo de trabalho requer menos custos para os empregadores.

Diante disso, surge uma questão: como comemorar os aniversários dos colaboradores que atuam em home office? Bem, algumas alternativas já mencionadas podem ser adaptadas para esse modelo, enquanto outras podem ser criadas. Por exemplo, a organização da festa com todos os aniversariantes pode ser feita normalmente.

A menos que existam trabalhadores morando em outras cidades, a festa é uma ideia que não sofre influência da forma de trabalho, seja ele presencial ou remoto. Inclusive essa sugestão é boa até mesmo para reaproximar quem trabalha de casa dos demais integrantes da equipe.

No caso dos profissionais atuantes em outra localidade, é possível fazer uma pequena comemoração por meio de chamada de vídeo. Cada colega pode escrever uma mensagem com felicitações e ler na hora da videochamada. Com certeza será um momento especial para quem estiver completando mais um ano de vida!

Uma outra alternativa é enviar um presente para a casa do aniversariante. É claro que nesse caso haverá o custo adicional da entrega, mas a depender do orçamento da empresa pode ser uma excelente alternativa. Quanto aos presentes, opte sempre por coisas úteis, como acessórios, roupas, canecas, canetas, garrafas, entre outras opções.

A ideia da folga, mencionada anteriormente, também é perfeitamente aplicável para funcionários que trabalham em home office. Inclusive é uma ótima oportunidade para esses colaboradores saírem para aproveitar o dia, pois passar tempo demais em casa pode acabar prejudicando de alguma forma sua saúde mental.

O que NÃO fazer para os aniversariantes do mês

Existem algumas medidas que são relativamente comuns e muitos empregadores acreditam que elas demonstram valorização do trabalhador, no entanto, são práticas nada humanizadas, que não denotam preocupação com a qualidade de vida e valorização dos colaboradores.

Vamos a um exemplo clássico: você entra numa empresa, passa por um mural e vê uma lista de aniversariantes do mês. Apenas isso. Não há premiação, lembranças, comemorações nem qualquer outro tipo de celebração. Convenhamos que isso não é aderir à prática de comemorar a vida dos aniversariantes do mês. Portanto, não faça isso!

Conclusão

Finalmente, agora você já sabe o que é a comemoração de aniversariantes do mês, sua importância, bem como diferentes estratégias para aplicá-la na sua empresa ou equipe. Não deixe de colocar essas sugestões em prática, pois você verá os retornos positivos de aderir a esse tipo de reconhecimento em relação a importância dos funcionários.

Ademais, não deixe de conferir nossos planos e funcionalidades, pois estamos aqui para facilitar sua vida, te ajudando a otimizar o gerenciamento do seu time através do controle de ponto digital, da geração de relatórios, além de outras funções que nós do Genyo podemos te oferecer.

Outros artigos relacionados

Inscreva-se na
Genyo News

Toda semana na sua caixa de e-mail. É grátis!

Compartilhe este artigo

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog