A educação corporativa é fundamental para o sucesso de grandes e pequenas empresas, principalmente se levarmos em consideração o cenário econômico dinâmico e, muitas vezes, instável que temos vivido.
Atualmente, as empresas têm enfrentado um grande desafio, que é conseguir manter os seus funcionários engajados e motivados com o trabalho e com a empresa, o que automaticamente faz eles renderem mais e traz mais benefícios não só financeiros, como também para o clima organizacional e produtividade.
De nada adianta pagar bons salários e dar posições de destaque aos colaboradores, se não há valorização, respeito, entre outros fatores que os façam querer ficar e se sentirem pertencentes aquela empresa.
Então, se você quer saber como melhorar o clima da sua empresa e investir em educação corporativa, este texto é para você. Acompanhe a leitura até o final e fique por dentro de tudo!
O que é educação corporativa?
Educação corporativa é uma estratégia voltada para a gestão de pessoas de uma empresa, onde as habilidades devem ser desenvolvidas em favor do contexto organizacional.
Ou seja, é um processo de aprendizagem entre colaboradores e colaboradoras, que estimula a gestão do conhecimento, contribuindo tanto para o desenvolvimento profissional quanto para o crescimento da organização.
Na prática, podemos dizer que a educação corporativa serve para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a seguirem as estratégias da organização”
Geralmente, esses processos de aprendizagem envolvem:
- Workshops internos;
- Programas de e-learning;
- Universidade corporativa;
- Trilhas de aprendizado diferenciadas;
- Benefícios em escolas de tecnologia, cursos e treinamentos, entre outros.
É importante destacar que todas essas ações precisam ser pensadas e inseridas ao longo da jornada de trabalho.
Além disso, também é importante que as estratégias de implementação da educação corporativa estejam alinhadas aos objetivos empresariais.
Qual a diferença entre educação corporativa e treinamento?
Esse talvez seja um dos pontos mais importantes deste artigo. Muita gente confunde essas duas práticas, mas nós vamos te explicar as principais diferenças entre elas. Para começar podemos citar as principais que são: público-alvo, objetivos, duração e modelo de aprendizagem
Mas vamos aprofundar um pouco mais. Entre as principais diferenças, temos o público que cada uma se direciona. Enquanto o treinamento é voltado exclusivamente para os funcionários, a educação corporativa pode abarcar, além dos colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores.
Ela é uma estratégia de capacitação voltada para o crescimento da empresa alinhado ao desenvolvimento dos funcionários. Ou seja, esse tipo de treinamento é feito analisando, primeiramente, os pontos de atenção da empresa, para que a partir da identificação dessas dificuldades, possam ser elaboradas atividades para o desenvolvimento de habilidades e competências.
Já o treinamento é voltado para o desenvolvimento de Soft Skills e Hard Skills individuais de cada colaborador.
Além disso, a educação corporativa é pensada a longo prazo, para que tanto a organização quanto os funcionários estejam alinhados aos mesmos objetivos.
Em contrapartida, o treinamento é feito pensando no curto prazo, visando o desenvolvimento imediato de habilidades para áreas, funções e atividades específicas.
E por último, temos as diferenças de aprendizagem. Os treinamentos têm uma aprendizagem passiva, ele apenas assimila o que é passado e não participa do processo. Já na educação corporativa, os colaboradores têm uma participação ativa, construindo e pensando todo o processo de aprendizagem.
Princípios e objetivos da educação corporativa
De acordo com o livro “Educação corporativa no Brasil: mitos e verdades”, das autoras Marisa Eboli e Jeanne Meister, existem 7 Princípios que compõem a educação corporativa, são eles:
- Cidadania: a educação nas organizações estimula a cidadania, o pensamento crítico e a ética dentro e fora da empresa;
- Conectividade: a educação corporativa vem também das conexões entre as pessoas e da democratização das informações;
- Competitividade: a educação corporativa é um diferencial competitivo;
- Disponibilidade: os meios de aprendizado corporativo devem ser acessíveis;
- Parceria: a organização precisa de apoio de fornecedores e parceiros para promover a educação corporativa;
- Perpetuidade: a educação corporativa é parte de um processo da cultura organizacional;
- Sustentabilidade: a educação precisa trazer valor e resultados ao negócio.
E entre os objetivos da educação corporativa temos:
- Aperfeiçoar a gestão de tempo dos colaboradores;
- Apresentar novas ferramentas que ajudarão a melhorar a produção;
- Aprimorar as habilidades dos colaboradores;
- Aprimorar processos com parceiros e fornecedores;
- Criar canais de comunicação com toda a comunidade da empresa;
- Desenvolver atitudes e comportamentos que devem ser seguidos;
- Instruir os colaboradores a realizar funções de forma correta e eficiente;
- Integrar os profissionais à cultura organizacional;
- Melhorar a produtividade;
- Mostrar toda cadeia de negócios que existe dentro de uma organização;
- Motivar e desenvolver as competências dos gestores e outras lideranças;
- Realizar qualificação dos colaboradores de forma contínua, mostrando as mudanças recorrentes no mercado.
Vale lembrar que como estamos falando de educação corporativa e cada negócio tem as suas particularidades, esses objetivos podem variar de acordo com o planejamento da sua empresa.
Importância da educação corporativa
Agora que você já sabe os princípios e objetivos da educação corporativa, já dá para perceber que esse tipo de prática ajuda a manter o time de RH cada vez mais estratégico, além de ter uma gestão de pessoas mais atenta às necessidades e objetivos da organização.
Outro ponto, é na integração dos colaboradores à cultura da empresa e na criação de procedimentos e comportamentos padrões. Estratégias como essas fazem com que, naturalmente, os profissionais fiquem mais engajados e motivados nos processos da organização, independentemente do seu nível hierárquico.
Outros fatores que fazem com que a educação corporativa seja tão importante, são as vantagens competitivas em relação ao mercado ao qualificar processos, produtos, serviços e pessoas, o fortalecimento da cultura por meio da implementação de um ambiente focado em desenvolvimento contínuo e a transmissão de conhecimento com a construção de redes de contato entre colaboradores e partes interessadas.
Benefícios da educação financeira
Como você já deve ter percebido ao ler este artigo até aqui, quando uma empresa investe em educação corporativa, ela sai na frente dos seus concorrentes, por se preocupar com um fator tão importante como a capacitação de seus colaboradores, e como retorno ela ganha benefícios como:
Motivação
Quando uma empresa investe em educação corporativa, ela não está só em busca de benefícios para sua corporação, mas sim investindo no colaborador, em sua carreira e seu desenvolvimento profissional. Isso, por si só, já é um grande incentivo para que ele se sinta grato, recompensado e valorizado dentro da corporação e queira dar o seu melhor.
Atividades, treinamentos e capacitações são formas de mostrar que a empresa se preocupa com o crescimento dos seus colaboradores.
Além do mais, com mais recursos e conhecimento o funcionário se sentirá mais confiante ao realizar suas tarefas, tomar decisões importantes e até sugerir melhorias para processos e a corporação como um todo.
Acima de qualquer coisa, a educação corporativa forma pessoas mais participativas, empenhadas e os reflexos disso podem ser sentidos na empresa, que tem uma equipe mais unida, produtiva e forte culturalmente.
Produtividade
Hoje em dia, empresas que se preocupam com educação corporativa, não querem mais aquele perfil de colaborador que só sabe executar seu trabalho e não questiona o processo de desenvolvimento ou é capaz de propor mudanças para otimizar suas tarefas.
Desafios da educação corporativa
Quando se trata de educação corporativa, os principais desafios que as empresas enfrentam para implementá-la são:
- Dificuldade de entendimento da importância de uma atuação estratégica, com planejamento, organização e objetivos claros;
- Líderes e gestores com dificuldade de aderir a esse tipo de estratégia, sendo necessário mostrar dados e cases de sucesso que mostram os possíveis ganhos;
- As empresas não incluem a educação corporativa na estratégia de desenvolvimento cultural;
- Pouco tempo para cobrar os resultados, os cursos costuma levar um certo tempo para conclusão, os resultados não são imediatos;
- Não há uma avaliação e mensuração de resultados na busca de um melhoria constante;
- Fornecimento de um baixo orçamento para investir em estratégias de educação corporativa;
- Os colaboradores não engajarem nos treinamentos, por motivos de agendas ou desinteresse em determinados temas;
- Ausência de promoção do autoconhecimento dos colaboradores;
Se levarmos em consideração o histórico de comportamento empresarial, sabemos que enfrentar e superar essas dificuldades não é uma tarefa simples e muito menos fácil.
Mas, investir em educação corporativa pode ajudar seu negócio a estar sempre à frente do mercado, seus colaboradores satisfeitos e o retorno financeiro ser ainda maior.
Como colocar a educação corporativa em prática
Até aqui você viu o que é, para que serve, os benefícios e a importância da educação corporativa, agora nós vamos entender como ela é na prática.
Para começar você deve fazer um levantamento de necessidades e mapear o cenário atual da sua empresa, para identificar o que já está bem resolvido e consolidado, o que ainda precisa ser desenvolvido em cada área, levando em consideração os objetivos do negócio.
Feito isso, é hora de partir para o plano de ação, elaborando um cronograma que tenha todas as dores mapeadas para que, assim que possível, sejam atendidas. Isso porque, para que os seus colaboradores se sintam valorizados, você precisa pôr em prática as estratégias que vão ajudá-los a se desenvolver.
O segundo passo é a execução. Aqui você deve selecionar os temas e conteúdos que você deseja abordar, montar os cursos e disponibilizá-los em uma plataforma de aprendizagem, ou algo assim.
Vale destacar que é fundamental acompanhar os resultados, independente da metodologia, isso porque, o importante é conseguir fazer a leitura dos impactos das ações que foram aplicadas para poder medir e verificar o resultado.
Empresas que conseguem implementar de maneira efetiva e eficaz a educação corporativa, tem resultados tão positivos que as fazem investir neste tipo de estratégia sempre.
Afinal, ter um ambiente de trabalho saudável, com profissionais engajados e motivados, que entendem e disseminam a visão e os valores da empresa, trazendo assim, naturalmente, um retorno financeiro maior, é algo que nenhuma empresa quer perder.
Por isso, se manter atualizado com as tendências corporativas, entendendo o que tem de mais novo e funcional para alavancar os resultados deve fazer parte das atividades da empresa. Assim, ela vai sempre se manter entre as mais competitivas do mercado e com uma rotatividade de funcionários muito baixa.
Por que optar por um sistema de controle de ponto eletrônico digital na sua empresa?
Como vimos, a educação corporativa é uma estratégia fundamental para que as empresas consigam criar e manter um ambiente e cultura organizacional agradáveis.
Sabemos que lidar com esse tipo de demanda é uma tarefa para os líderes e gestores e que esses profissionais possuem muitas atribuições, desde se certificar se os colaboradores estão cumprindo a carga horária correta da jornada de trabalho, até férias e horas extras. Para todas essas, um sistema de gestão de pessoas pode ajudar bastante.
Além disso, vale lembrar também, que um bom gestor precisa saber que toda empresa com mais de 20 funcionários tem obrigação de fazer o controle da jornada de trabalho dos seus funcionários.
Por isso, poder contar com uma solução prática que permite o acesso diretamente do smartphone ou tablet do trabalhador otimiza o processo e dá segurança.
Fazer uso de um sistema de controle de ponto eletrônico digital é a melhor escolha para quem quer gerir o seu negócio com segurança e qualidade, além de diminuir as muitas demandas que fazem parte do dia a dia de uma empresa. O Genyo está entre os melhores sistemas de controle de ponto do mercado.
Com ele é possível fazer o registro de ponto pelo computador, celular ou tablet, seu funcionamento é online e offline, ou seja com ou sem internet. Além disso, através do aplicativo o funcionário consegue ser notificado na hora que deve fazer o registro do ponto, evitando esquecimento e gastos com horas extras que não eram necessárias.
São muitas as funcionalidades e vantagens que este sistema oferece. Inclusive, é possível fazer um teste grátis. Ou seja, você não paga nada para experimentar e ver se realmente funciona. Bom, o difícil é não se apaixonar pelo sistema que é inteligente até no nome.
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