Técnica Smart: Conheça o método para se chegar no sucesso

Atingir objetivos é a sina de todo empreendimento, para isso aplica-se métodos conhecidos. Dessa forma, a Técnica Smart é uma alternativa! Veja mais neste artigo!
Sumário
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Existem diversas fórmulas para que uma empresa alcance suas metas, mas a equação nem sempre é positiva no fim dos cálculos. Para isso, saber aplicar uma boa técnica é importante nesses casos. Para resultados efetivos, quase sempre a Técnica Smart é citada como uma ótima forma para se alcançar objetivos.

Paralelo a isso, entender a técnica nem sempre é o forte dos empreendedores. Ademais, a maior parte acaba não se importando com esses pequenos detalhes que fazem grande diferença.

Dessa forma, procurar conhecimento, sobretudo com escritórios especializados, é essencial para que seu negócio não quebre em menos de 1 ano. Afinal, este está sendo o destino mais comum entre as startups do Brasil.

Portanto, o foco do Genyo nesse momento é introduzir o tema com as principais informações. Por meio deste artigo, muitos esclarecimentos serão possibilitados a partir da definição da Técnica Smart e suas vantagens.

Além disso, também será possível entender melhor como aplicar o Método Smart em sua empresa. Nesse cenário, um foco será dado para que esse conhecimento seja precursor de outros.

O que é a Técnica Smart

A técnica, meta ou metodologia Smart está voltada para o processo de criação de objetivos úteis em projetos ou negócios. Ou seja, bons resultados podem ser alcançados aplicando este método.

O nome “Smart” vem de um acrônimo formado por “Specific”, “Measurable”, “Attainable”, “Relevant” e “Time-based”. Com isso, a inicial de cada palavra forma o termo que se popularizou:  TÉCNICA SMART.

A Técnica SMART surgiu para orientar a definição de cada uma das metas necessárias para atingir o resultado esperado. Para isso, ela foi desenvolvida no início da década de 80 pelo consultor norte-americano George T. Doran.

Após certo período, ela começou a ser reconhecida e valorizada por altos executivos, mas também foi adorada por pessoas mais novas no ramo, como microempreendedores ou simplesmente quem deseja atingir um objetivo.

Nesse cenário, cada palavra não foi incluída sem um propósito. Dessa forma, cada um delas possui seu significado e valor que contribuem como critérios para o conceito do método:

  • Specific: Específico em português;
  • Measurable: Mensurável em português;
  • Attainable: Atingível em português;
  • Relevant: Relevante em português;
  • Time-based: Temporal em português.

S – Specific

Para o português, específico, este termo se refere a uma meta bem específica e definida. Com este critério, as delimitações do que você precisa traçar para seu negócio começam a ser mais palpáveis.

Traçar um objetivo como “ganhar mais dinheiro” está sendo o completo oposto do que o que a Técnica Smart propõe. Afinal, a sua primeira premissa envolve que sua meta deve ser específica, e convenhamos, “ganhar mais dinheiro” está bastante longe de algo específico.

Mas como tornar uma meta mais específica? Para responder essa pergunta geral é necessário refletir os pequenos questionamentos abaixo:

  • O quê? Determine a meta;
  • Por quê? Justifique o motivo de essa ser a melhor saída;
  • Quem? Quem será o responsável pela meta;
  • Onde? Em que lugar ela será desenvolvida;
  • Como? Identifique os requisitos e as necessidades para que você consiga cumprir o objetivo.

M – Measurable

Para o português, mensurável, este termo significa algo que pode ser medido. Trazendo para o entendimento da técnica smart, o seu objetivo ou meta deve ser mensurável, concreto e palpável.

Quando ouvimos a palavra “mensurável” nós lembramos de números, algo que pode ser contado, uma medida quantitativa. Nesse cenário, uma meta mensurável pode ser aquela em que dias são estipulados para que ela aconteça, como por exemplo “vender 30 itens a mais por semana”.

Então, para esse critério também é possível estipular perguntas para nortear o gestor. Utilizando o exemplo acima, é possível perguntar sobre:

  • Para vender 30 itens a mais, quantas horas de trabalho eu precisarei cumprir?
  • Quanto de investimento eu terei que aplicar?
  • Quais tecnologias eu precisarei adotar?

Essas perguntas norteadoras podem ser adaptadas para cada realidade, claro, mas o foco de tornar a meta mensurável precisa existir em qualquer modelo.

A – Attainable

Para o português, atingível, este termo significa “alcançável, acessível ou que se pode atingir”. Ou seja, situações ou desejos utópicos não podem estar na lista de objetivos da sua empresa.

Os acontecimentos e consequências são reais, por isso, sua trajetória precisa ser pensada da forma mais alcançável possível. Traçar planos que só podem se concretizar com mágica não é inteligente, não podemos estender o braço onde ele não alcança.

Para especificar se a sua meta é alcançável você pode responder as perguntas abaixo:

  • O projeto proposto é acessível?
  • Quais os pontos que me fazem acreditar que isso é possível de se atingir?
  • O que eu preciso fazer para atingir essa meta? Estes itens estão dentro do meu orçamento?

R – Relevant

A pronúncia desse se assemelha bastante ao português ficando mais fácil o entendimento. Neste caso, sua meta precisa ser simplesmente relevante.

Outras definições também trazem o “R” do Smart como “realista”, e realmente não deixa de ser, já que a meta precisa dessa característica.

Neste caso, é necessário entender que nem toda meta que pode ser alcançada é de fato necessária. Existem situações simples de realizar, mas que ocupam um tempo e dinheiro desnecessário que podem ter esse investimento em outros momentos.

Além disso, o tempo também é algo importante. Determinado projeto ou objetivo pode ser relevante, mas às vezes não é o momento para que ele seja posto em prática.

Para esse critério, existem algumas perguntas que podem ajudar o gestor a facilitar tal etapa:

  • Este objetivo vale realmente a pena?
  • É o momento certo para investir nesse recurso?
  • Corresponde aos meus esforços e necessidades?
  • Tenho condições para pôr em prática?

T – Time-based

Do português, temporal, este termo se refere aos prazos dos seus objetivos. Estipular datas para que tudo saia do mundo da imaginação e comece a ser vivido no mundo real é extremamente necessário.

Por exemplo, em uma situação em que a meta é contratar um sistema de controle de ponto eletrônico digital, as perguntas podem ser voltadas para:

  • Quando farei o orçamento?
  • Em quanto tempo consigo implementar o novo sistema?
  • Após quantas semanas da implementação eu consigo ver novos resultados?
  • Após quanto tempo consigo perceber os benefícios?

Ou seja, atribuir prazos é o carro chefe do “T” na Técnica Smart. Com eles, tudo começa a ser posto em prática.

Vale ressaltar que, é importante que sejam aplicados todos os critérios S – M – A – R – T para que os resultados sejam percebidos em um futuro próximo. Não adianta muita coisa aplicar o “R” e não aplicar o “T” e por aí vai.

Vantagens da Técnica Smart

A partir do que foi discutido no tópico acima, foi possível entender um pouco das vantagens dessa técnica. Mas ainda assim, é necessário que os seus benefícios sejam ressaltados em uma parte exclusiva para isso.

Versatilidade

É impossível não associar a Técnica Smart com a versatilidade, é possível aplicá-la em diversas situações e para diversas áreas.

Fugindo um pouco da visão empreendedora, a Técnica Smart é aplicável até mesmo na vida pessoal. Por exemplo, é possível utilizá-la quando a meta é comprar um carro, mudar de casa ou fazer uma faculdade.

Suas possibilidades são inúmeras, e por isso pode-se julgar este benefício como o principal, já que atende praticamente qualquer demanda. Além disso, ela consegue ser igualmente eficaz, já que as reflexões trazidas pelo método são aplicáveis para qualquer segmento.

Estrutura inteligente

Superar obstáculos e colocar as metas em prática não é nada fácil, existem muitos muros a serem quebrados e muitas perguntas para serem respondidas. Por isso, implementar seus objetivos seguindo o modelo Smart permite que uma estrutura inteligente do seu plano de ação seja vivenciada, sendo muito difícil que o seu trem saia dos trilhos.

Divisão das etapas

Não se pode negar que as etapas divididas em 5 critérios facilita a implementação das metas. Dessa forma, realizar tudo de pouco em pouco organiza o processo e tira o peso quando se trata de um projeto muito grande e significativo.

Tal organização dificulta confusões e mal entendimentos, as informações ficam mais claras e os funcionários podem ser direcionados e alocados em determinado critério para que o trabalho fique departamentalizado.

Reduz o tempo para execução de tarefas

Dando continuidade ao fato das etapas serem divididas, é  possível atribuir uma vantagem dentro da vantagem anterior, que é justamente a redução do tempo para realizar tarefas. Com isso, a partilha desses passos permite não só organização, mas também uma redução de tempo na execução das atividades.

Isso é possível pois, com separação, não há perda de tempo durante o processo criativo, ou seja, o colaborador não precisa inventar uma forma diferente para cada análise de metas.

Promove motivação

Outro benefício da Técnica Smart é a possibilidade dos funcionários saírem motivados e inteirados do processo. Afinal, a cada resolução de etapa o sentimento de “dever cumprido” será ativado, fazendo com que todos percebam o quanto seu papel é importante para o bom funcionamento das atividades da empresa.

Aplicando a Técnica Smart na sua empresa

Para aplicar a Técnica Smart em uma empresa é necessário que os gestores estejam alinhados durante o estabelecimento de diretrizes. Além disso, tanto eles como os objetivos propostos devem estar de acordo com o propósito da empresa.

Caso isso não seja uma realidade, não haverá adesão da parte dos colaboradores para que o método seja aplicado e os resultados sejam alcançados.

Feito isso, obtendo sincronia e respeitando a finalidade da corporação, basta colocar em prática os 5 critérios anteriormente citados.

No entanto, é importante adaptar cada pergunta para o segmento da empresa em questão. Nesse sentido, a orientação será personalizada para que a resposta de cada questionamento seja condizente com a realidade.

Em situações como “abrir uma filial em Belo Horizonte em 2023 ” ou “dobrar o faturamento em 10 meses” podem ser facilmente programadas em um sistema Smart. Com isso, uma boa aplicação dessa técnica, será possível chegar em uma conclusão a respeito dessas metas.

Apesar de ser algo com muito potencial de resultados positivos, é preciso entender que alguns planos realmente não foram feitos para saírem do papel. Às vezes, existem aquelas metas um pouco distantes e que o Método Smart responde o porquê dela não estar apta para virar realidade.

Por isso, é necessário respeitar os resultados encontrados a partir da aplicação da Técnica Smart, mesmo que a emoção deseje o contrário.

Erros comuns ao aplicar a Técnica Smart

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Como tudo é passível de erro dentro de uma realidade empresarial, a Técnica Smart também não fica de fora. Dessa forma, é necessário se atentar em relação a alguns pontos:

Não conhecer a empresa

Este é o principal erro relacionado a Técnica Smart, não conhecer a empresa faz com que o método não funcione e acabe prejudicando a corporação em diversos níveis. Dessa forma, a falta de conhecimento pode fazer com que o gestor responda as perguntas de forma incoerente, não refletindo a realidade do local.

Não investir em liderança

É praticamente impossível realizar uma atividade sem liderança dentro de um setor, para que seja realizado sem um líder para promover a motivação, os funcionários devem estar muito alinhados entre si e com a empresa. No entanto, isso nem sempre é uma realidade.

De maneira geral, investir em liderança não é benéfico apenas para a implementação da Técnica Smart, mas também é o ideal para qualquer operação. Nesses casos, onde há um líder fiel aos seus colaboradores, o trabalho funciona de maneira mais leve e eficaz.

Não aplicar outras metodologias

Sabemos que atirar para todos os lados nem sempre acerta o alvo, mas certamente utilizar outras metodologias pode ser um diferencial. Dessa forma, utilizar a Matriz Swot, Ciclo PDCA e outras ferramentas podem contribuir significativamente no crescimento da sua empresa.

Conclusão

Após os pontos discutidos neste artigo, fica clara a importância da técnica Smart para o gerenciamento de objetivos dentro de uma corporação. Além disso, entender suas vantagens e os principais erros envolvidos na implementação desse método se faz necessário para que ela realmente entregue o que promete.

Dessa forma, é impossível negar que tal método agrega vantagens caso seja aplicado da forma correta. No entanto, caso você busque mais benefícios para a sua empresa, o Genyo permite que você conheça a melhor experiência de gestão inteligente que uma corporação pode ter! E o melhor: de maneira simples e rápida!

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