Saiba o que os empreendedores podem aprender com Pantera Negra

Confira neste artigo mais detalhes sobre como o filme Pantera Negra pode te ajudar a melhorar o seu negócio. Veja mais neste artigo!
Sumário
Pantera Negra

Você provavelmente já ouviu falar sobre o filme “Pantera Negra” da Marvel, afinal, ele foi um sucesso imbatível nas bilheterias. Ocupando uma das 12 maiores bilheterias de todos os tempos durante a estreia, além de ensinar como fazer um grande filme, o rei de Wakanda também mostra diversas lições que podem ser aplicadas no seu negócio. Dessa forma, o “Pantera Negra” e os negócios podem estar mais ligados do que você imagina.

Isso é o que o investidor Sean Wise, autor de “Startup Opportunities: Know When to Quit Your Day Job”, argumenta em um artigo para a revista Inc. Mais do que apenas o desempenho financeiro, a obra chama a atenção por cruzar a linha entre fato e ficção e apresentar lições importantes para muitos aspectos da vida, incluindo os negócios. Confira a seguir mais detalhes sobre quais são as lições do filme “Pantera Negra” na área do business.

Como é o filme do “Pantera Negra”?

O mundo ficou chocado com a morte do ator americano Chadwick Boseman no final de agosto de 2020. Ele era conhecido por seu brilhantismo e tinha 43 anos quando sucumbiu a um câncer no cólon. A notícia chocou seus seguidores porque alguns de seus papéis mais enigmáticos coincidiam com o tratamento quimioterapia da doença.

Mas depois de dar vida a Pantera Negra, um dos super-heróis do Universo Cinematográfico Marvel, alcançou fama e status de celebridade. Esse filme ficou super famoso com a história de cinco tribos africanas que estavam em guerra por um meteorito que caiu na Terra séculos atrás e continha o metal vibranium. Um dos homens acabou ingerindo uma flor afetada por esse metal durante esse conflito. Como resultado, a flor trouxe superpoderes, dando origem ao Pantera Negra.

Devido às suas habilidades, como extrema velocidade e agilidade, ele conseguiu acabar com a guerra e fundou a nação de Wakanda. T’Challa visita um velho amigo de seu pai para saber mais sobre a história de seus ancestrais. Dessa forma, fica claro para ele que seu pai queria que ele pegasse as tecnologias wakandanas e as disponibilizasse para todos os afrodescendentes. Na medida em que conseguiram se libertar da opressão provocada pelo racismo em todos os lugares.

Na conclusão do filme Pantera Negra, T’Challa decide estabelecer uma Embaixada de Wakanda nos Estados Unidos. Finalmente revelando que Wakanda é uma superpotência extremamente tecnológica que pode ajudar muitos outros países a se desenvolver. No entanto, fica claro que a narrativa leva seu público a considerar questões relacionadas ao multiculturalismo, à harmonia racial e ao desenvolvimento de uma nação.

Pantera Negra e o mundo

Muitas pessoas perderam o emprego devido à pandemia do coronavírus, tiveram que se reinventar e, como resultado, começaram a procurar as melhores ideias de negócios para lançar. Trabalhar em casa surgiu como uma alternativa fantástica para encontrar trabalho e ganhar dinheiro extra. De acordo com pesquisa do IBGE, o modelo de atendimento home office vem se expandindo rapidamente no Brasil desde 2018.

A incerteza provocada pela Covid-19 exigiu muita premeditação do empresário. Além disso, procurar um negócio sólido pode ser uma atitude sábia. E as franquias são uma opção viável porque são um tipo de estratégia de negócios com uma marca bem consolidada.

O empreendedor enfrenta diversos desafios ao longo de sua carreira, por isso é fundamental que esteja preparado para se destacar neste mercado acirrado. Qualquer pessoa que considere entrar no campo do empreendedorismo deve ser capaz de gerenciar o fluxo de caixa, engajar-se na gestão de recursos humanos, realizar planejamento financeiro, planejamento e estratégias de marketing, entre outras habilidades cruciais relacionadas ao trabalho.

Quais são as lições de Pantera Negra para o seu negócio?

O filme Pantera Negra, além dos resultados expressivos nas bilheterias, grande popularidade, críticas favoráveis ​​e a representação inigualável da população negra na tela, a produção também é um verdadeiro exemplo de empreendedorismo.

É o que afirma o investidor canadense Sean Wise em artigo publicado na revista Inc. Autor do livro Startup Opportunities: Know When to Quit Your Day Job, ele acredita que o blockbuster contém alguns aspectos da estratégia da Oceano Azul (Blue Ocean Strategy).

A Estratégia do Oceano Azul nas linhas de negócios envolve a busca de novos clientes (um oceano azul) em vez de competir pela atenção dos clientes atuais (um oceano vermelho). Segundo Wise, a capacidade de competição de uma startup diminui à medida que a maioria trabalha com menos recursos.

Nesse sentido, é interessante escolher ações e configurações onde outros (seus concorrentes) não estão. Ao implementar a estratégia Oceano Azul, os dois caminhos mais procurados pelos empresários são 1) novos clientes, produtos antigos e 2) clientes antigos, novos produtos.

Além desses aspectos, existem outras lições que podem ser vistas no roteiro do filme Pantera Negra. Veja mais alguns a seguir.

Saber tirar proveito de situações adversas

Nos quadrinhos, Deusa Bast deu a T’Challa habilidades e aprimoramentos que levaram suas habilidades a um nível acima do humano, permitindo que ele liderasse Wakanda contra seus inimigos. Com a atual pandemia do COVID-19, os varejistas esperam aprender a convocar novos poderes durante tempos difíceis. A incerteza trazida pela progressão da doença e as restrições de distanciamento social fazem com que os comerciantes encontrem novas formas de continuar atendendo seus clientes de forma exemplar.

Construa bons relacionamentos

Uma das primeiras lições que o antigo rei do Pantera Negra ensina é cercar-se de pessoas confiáveis, porque a boa governança exigirá isso. Há também dois tipos diferentes de relacionamentos que precisamos nutrir, como o filme nos mostra. A primeira é aquela que vai acima de obrigações e hierarquias, pois, mesmo em circunstâncias realmente difíceis, o Pantera Negra tem companheiros ao seu lado em todos os momentos.

Como podemos ver do outro lado, apesar da popularidade de T’challa, o general de Wakanda nem sempre o apoia e, em vez disso, cumpre as regras e procedimentos, exibindo profissionalismo e imparcialidade.

Habilidades devem ser sempre aprimoradas

Pantera Negra

O Pantera Negra tem superpoderes para defender seu povo, mas sabe que são insuficientes. Para acompanhar o desenvolvimento de seus inimigos e rivais, você deve treinar constantemente, se dedicar e aprimorar várias habilidades. Ele é um grande criador e estrategista, por exemplo, além de ser multilíngue e diplomático. Em caso de desvio, é possível melhorar seus processos com o auxílio da análise de dados, identificando áreas de melhoria e correção para garantir a máxima eficiência em todos os momentos do seu negócio.

Tradição e cultura devem ser priorizadas

Wakanda tem acesso a tecnologias que nenhum outro lugar na Terra tem e, no entanto, pratica tradições antigas como reverência a animais e divindades, rituais iniciáticos e conformidade legal. Nesse sentido, uma cultura forte e bem ajustada não sofre mudanças no ambiente local, na população, no sistema financeiro, na tecnologia e outros fatores.

O benefício disso é que a civilização não entrou em colapso diante de seu desenvolvimento, mas forneceu suporte para um crescimento forte e direcionado que atende à necessidade de mudança em conjunto com a preservação de costumes e tradições antigas. Por isso, priorize sempre por manter as tradições e cultura do seu estabelecimento tanto nas relações com os clientes quanto com os funcionários.

Desenvolva o conhecimento dos seus processos

Como mencionado anteriormente, o Rei T’Challa foi um grande estrategista e inventor como resultado de sua inteligência excepcional. O personagem é uma das oito pessoas mais inteligentes da Terra, visto que é PhD em Física pela Universidade de Oxford e é uma teórica da ciência fictícia conhecida como “Física da Sombra”.

Para se destacar em um cenário de acirrada competição econômica, toda gestão deve continuar sempre investindo em inteligência. Para combinar vários dados e, por sua vez, acelerar e melhorar a tomada de decisões durante a gestão do negócio, deve-se não apenas usar seu próprio conhecimento, mas também ferramentas de inteligência artificial.

A presença do metal vibranium, que pode absorver vibrações e acelerar o avanço tecnológico do país fictício, é o que torna Wakanda tão única e atrai exploradores estrangeiros. Uma das principais tarefas do Pantera Negra, cuja vestimenta também é de metal, é proteger esse recurso dentro de seus limites territoriais.

Não há mais espaço para trabalhos isolados e cismas no mercado brasileiro. Quem quer crescer deve encontrar seu “vibranium”, ou uma solução tecnológica capaz de transformar matérias-primas como informações de loja em decisões sábias que impulsionam as vendas e a lucratividade da empresa. Assim, você deve sempre estar atento às novas tecnologias do mercado que podem ajudar no desenvolvimento da sua loja.

Um exemplo de melhoria interessante para o seu negócio é a inclusão do sistema de controle de ponto eletrônico da Genyo. Com ele, você possui registro de ponto fácil, assistência eletrônica, facilidade no cálculo de folha automático e gestão de escalas.

Construção de pontes

O pantera negra parafraseou um provérbio muito interessante dizendo: “Em tempos de crise, os sábios constroem pontes e os idiotas, muros”. Essa frase é genial, isso porque ele já era ótimo antes de ser dito no filme, mas no contexto do filme, faz ainda mais sentido e sua mensagem fica ainda mais profunda.

A sociedade de wakanda passa por uma transformação significativa, não apenas internamente, mas também como resultado das mudanças na Terra. Como dito anteriormente, no filme a cidade está escondida e a maioria das pessoas acredita que este país é frequentemente povoado por agricultores.

E para todos que pensavam que fazer tais mudanças seria a melhor maneira de manter sua prosperidade, o Rei e muitos outros personagens nos ensinaram na prática que o isolamento neste momento é o pior curso de ação.

Utilize os seus recursos de forma sábia

Você sabe o que torna Wakanda uma civilização tão poderosa? O vibranium é um dos principais motivos. Tudo no país, desde suas roupas até seus remédios, é construído com esse material. Mas o filme nos mostra que o Vibranium nada mais é do que um metal e, graças ao trabalho realizado com ele, pode alcançar inúmeras propriedades.

Ou seja, o povo de Wakanda não recebeu automaticamente os benefícios. Em vez disso, eles tiveram que estudar, aprender, desenvolver, experimentar e, finalmente, alcançar o sucesso. Se outras pessoas tivessem acesso ao conteúdo, elas simplesmente o venderiam e ganhariam dinheiro.

Por isso, você deve sempre saber como usar os recursos preciosos que estão disponíveis. Não adianta nada ter o recurso se não saber como valorizá-lo no mercado. Isso pode ser tanto em relação ao produto vendido, como os aspectos que fazem ele ser especial, é preciso trabalhá-lo e fazer com que ele fique valioso por muito tempo.

Oceano Azul e Pantera Negra

Como vimos no início desse texto, Sean Wise afirma que o filme Pantera Negra seguiu o primeiro caminho e aplicou uma fórmula de sucesso já consagrada nos filmes de ação a um mercado pouco explorado na época. Seguir o exemplo do Pantera Negra pode dar a um novo negócio a oportunidade de se estabelecer como líder em um mercado totalmente novo, examinando seu modelo de negócios atual e evoluindo de acordo com ele, afirma o autor.

Em conclusão, a Wise aconselha os donos de negócios, principalmente as startups, a se concentrarem na implementação e no avanço de inovações que já provaram ser bem-sucedidas em outros mercados, se estiverem se concentrando em um grupo de clientes inexplorados. Para isso, é preciso pensar em todas as características abordadas durante o artigo.

Conclusão

O Pantera Negra se enquadra na categoria de filmes de ação, no entanto, ele aborda assuntos extremamente importantes que podem ser usados no dia a dia de diversos negócios. Lembre-se de começar a vender o que funcionou anteriormente com seus clientes atuais se quiser crescer para um novo grupo de clientes. Utilize histórias reais de clientes de seus usuários atuais para atrair uma nova clientela.

Além disso, não esqueça de continuar investindo em tecnologia, aprimorar os seus recursos e construir bons relacionamentos com clientes e funcionários. Em conclusão, você deve sempre pensar nas lições que podemos tirar do filme Pantera Negra e se tornar um grande expoente no mercado que a atua.

Se você gostou desse artigo, não deixe de continuar acompanhando o nosso site para ter acesso a muito mais conteúdos sobre atividades para a equipe de Recursos Humanos. Além disso, se a sua empresa está interessada em aumentar a eficácia do sistema de controle de ponto, não pode deixar de contratar os produtos da Genyo.

Outros artigos relacionados

Inscreva-se na
Genyo News

Toda semana na sua caixa de e-mail. É grátis!

Compartilhe este artigo

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog

Consentimento de Cookies

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando, você declara ciência dos: Termos de Uso, Políticas de Privacidade e Cookies.