Rotinas de Recursos humanos: o que é e sua importância em uma empresa

Você sabe o que é o departamento de recursos humanos e qual a importância par uma empresa? Veja quais as rotinas de recursos humanos! Veja mais neste artigo!
Sumário
rotinas de recursos humanos

Para uma empresa funcionar, seja ela de grande ou pequeno porte, é certo que para as engrenagens girarem é preciso que pessoas estejam atuando por trás.

Existem vários setores importantes que atuam para que esse funcionamento ocorra eficientemente. Assim, saber as rotinas de recursos humanos, um desses setores mais importantes, é essencial.

Em algum momento de sua vida, principalmente ao ingressar no universo do trabalho, você já deve ter ouvido falar que é necessário passar pela aprovação dos recursos humanos antes de ingressar em uma vaga de emprego, por exemplo.

Assim, esse departamento lida justamente com inúmeras situações que tem como foco os funcionários e os seus resultados na empresa.

Desse modo, esse setor se refere basicamente a um conjunto de membros de uma equipe que operam juntos para assegurar que as ações administrativas internas da corporação e o relacionamento e comunicação entre os funcionários ocorram fluidamente, com responsabilidade e organização.

Ademais, é preciso ressaltar que há até pouco tempo, o setor de recursos humanos não era visto com tanto valor como é hoje em dia. Era visto apenas como uma parte da empresa responsável por resolver problemas e questões burocráticas.

Logo, a maioria dos trabalhadores só conhecia esse setor quando passavam por algum processo seletivo, portanto, precisava passar pela aprovação ou quando passava pelo processo de demissão.

Assim, a imagem desse departamento ficou durante um bom tempo centrada apenas nessas duas funções.

Atualmente, o setor de RH tem ganhado mais visibilidade nas corporações e está sendo mais valorizado, principalmente em empresas de grande porte. Afinal, é a partir dele que é possível montar equipes de alta qualidade e com maior capacitação, ou seja, é o maior filtro da empresa.

Visto isso, nós da equipe Genyo preparamos esse artigo com todas as informações mais importantes que você precisa saber sobre as rotinas de recursos humanos.

Ao longo da leitura você irá entender o que é esse setor, quais são as suas funções, como é o funcionamento de sua rotina e muito mais! Confira a seguir.

O que é o departamento de Recursos Humanos?

Para começar, antes de falarmos sobre como funciona a rotina dos recursos humanos, primeiro é preciso esclarecer o que é esse departamento.

Assim, esse setor consiste em um conjunto de funcionários de uma determinada corporação que trabalham juntos para assegurar que as ações de recrutamento e treinamento de novos colaboradores, ações de seleção e desligamento da empresa, remuneração e o fornecimento dos benefícios ocorram corretamente e cheguem a todos os trabalhadores.

Esse setor foi fruto da Revolução Industrial no século XX e em um primeiro momento, foi denominado de Relações Industriais.  A sua origem teve como base a troca de relações que ocorria nas indústrias e assim, era uma tentativa de intermediar a relação entre empregador e empregado.

Ademais, outro ponto histórico importante é que no início do século XX o setor de recursos humanos tinha o foco quase inteiramente voltado para a remuneração.

Nessa época, trabalha-se muito em troca de uma recompensa salarial e o trabalho consistia basicamente em seguir as ordens de algum superior sobre como deveria operar e manusear as máquinas, logo, não exigia nenhum esforço criativo, apenas mecânico.

Assim, nesse contexto era exigido uma grande padronização dos produtos, o que gerava uma enorme pressão em cima dos funcionários, além de grande exaustão pela ótima repetitiva. Tudo isso acabava afetando a saúde física e mental dos trabalhadores e consequentemente, a sua produtividade.

Porém, com o contato mais estreito entre a administração e a psicologia em 1930, esse departamento passou por grandes mudanças gradativas até chegar no estado em que conhecemos hoje.

Assim, durante os anos o RH foi crescendo, se inovando tecnologicamente e adotando diversos métodos de trabalhar com pessoas, focados no desenvolvimento pessoal e aprimoramento da parte criativa e subjetiva.

Desse modo, após passar por todas essas mudanças, esse departamento passou a ser o principal responsável por direcionar as decisões empresariais e principalmente tomar a frente para que um dos maiores pilares em uma corporação sempre se mantenha equilibrado, isto é, a conexão entre os setores e os seus funcionários.

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Quais são as funções dos recursos humanos?

Como foi dito anteriormente, o setor de  gestão de recursos humanos é responsável por uma série de funções que envolve basicamente tudo relacionado aos funcionários, desde o processo de sua contratação até o desligamento da empresa. Ou seja, é responsável por toda a jornada profissional daquele membro na corporação.

Entre algumas dessas tarefas estão: administrar o processo de seleção, contratar, desenvolver, fazer treinamentos e recrutamentos com os novos funcionários, motivar, engajar, trazer novas estratégias, reter e atrair talentos, entre outras funções.

Somado a tudo isso, esse setor também é o responsável pelo plano de carreira dos trabalhadores, isto é, por auxiliar no direcionamento visando o crescimento pessoal do mesmo, seja dentro ou fora da empresa.

A comunicação corporativa, ou seja, a troca de informações que ocorre entre a empresa e os funcionários também é assegurada pelo RH, além da segurança no trabalho, manutenção da qualidade do clima organizacional, entre outros.

Visto isso, diante de tantas atribuições, fizemos a seguinte divisão das responsabilidades que esse setor tem em seu dia a dia para ficar mais claro. Confira a seguir:

  • Departamento pessoal: é a parte desse setor que lida com as questões mais burocráticas e complexas, como o cumprimento dos direitos do trabalhador e a fiscalização para que todas as ações estejam na lei.
  • Seleção e recrutamento: para atrair pessoas para uma vaga, não basta apenas elaborar um anúncio. É preciso ter estratégias para fazer com que as pessoas de fato sintam interesse em lutar por ela. Desse modo, o RH fica responsável justamente para assegurar que as práticas que envolvem a gestão de pessoas e a cultura organizacional, sejam de qualidade. Afinal, que funcionário não quer trabalhar em uma empresa na qual tem benefícios além do salário?
  • Cargos e remuneração: essa atribuição consiste em definir quem irá ficar em cada cargo e quais os salários adequados para determinada função.
  • Segurança do trabalho: uma função super importante, visto que garante que a empresa ofereça um ambiente de estrutura e com condições para se trabalhar, com o fito de evitar acidentes de trabalho e qualquer possível risco a saúde dos funcionários.
  • Benefícios corporativos: por último, cuidar dos benefícios que o funcionário tem direito é uma das funções mais importantes. Entre eles estão o vale-transporte, vale-alimentação, plano de saúde entre outros que garantes mais conforto no dia a dia do funcionário.

Diferença entre Recursos Humanos e Departamento Pessoal

Outro tópico muito importante que precisamos esclarecer antes de partimos para a rotina do RH, é entender a diferença entre o setor de recursos humanos e o departamento pessoal, dois conceitos que se confundem.

Muitas pessoas ainda empregam esses termos como se fossem sinônimos, mas, na verdade, não são o mesmo.

Isso ocorro porque, na realidade, o departamento pessoal é uma subárea do setor de recursos humanos, ou seja, é um setor menor incluído dentro de outro setor, como foi demonstrado no tópico anterior.

Isso significa, que ao contrário do RH que possui diversas funções, o departamento possui uma função mais específica.

Dito isso, confia a seguir, a diferença entre os dois setores:

Recursos Humanos

O RH é o setor maior, ele é o que irá ter várias divisões, cada uma com suas funções diferentes e mais específicas. Assim, no geral, ele tem o foco em administrar a boa gestão de pessoas e a área comportamental, mais ligada a psicologia.

Desse modo, é importante que os profissionais que trabalham nesse setor tenham o conhecimento sobre como gerenciar as relações que ocorrem no ambiente de trabalho, principalmente entre as dos líderes e liderados.

Além de assegurar que a comunicação e compartilhamento de informações corporativas estejam alinhadas e cheguem em todos os membros, para evitar mal entendidos.

Por fim, outro objetivo fundamental do RH é a preocupação constante em oferecer o bem-estar, conforto e qualidade de vida no trabalho, isso serve tanto para a empresa quanto para os funcionários.

Além de sempre está investindo em estratégias para que ambos os lados cresçam juntos e assim, crie laços mais fortes e, consequentemente, construam uma relação trabalhista saudável.

Isso tem uma grande importância para a empresa no geral, a qual acaba tendo melhores resultados mais rapidamente e com constância.

Departamento Pessoal

Já o departamento pessoal é um fragmento dos Recursos Humanos, ou seja, é uma das funções do setor geral. Assim, ele é o responsável por toda a parte burocrática que ocorre na empresa envolvendo os funcionários.

Isto é, fiscalização do direito do trabalho, administração dos funcionários, processo de admissão e demissão, entre outros.

Logo, esse departamento garante que nenhum direito trabalhista seja violado por parte da emprese a, ao mesmo tempo, que os funcionários cumpram com as tarefas pelas quais ficaram responsáveis

Assim, os membros que trabalham nesse setor precisam sempre estar atentos as rotinas trabalhistas de cada funcionário e ter conhecimento na área administrativa.

Quais são as principais rotinas dos recursos humanos?

rotinas de recursos humanos

Após o esclarecimento de todas essas informações, chegou a parte principal do artigo. Agora falaremos sobre como é o funcionamento da rotina do setor de recursos humanos, o qual, como já mencionando antes, por possuir várias subáreas, certamente também possui vários tipos de rotinas.

Pensando nisso, a nossa equipe separou as principais atribuições que ocorrem no dia a dia do setor do RH. Confira o funcionamento de cada uma delas de forma mais detalhada a seguir:

Recrutamento e seleção de novos membros

O recrutamento e seleção de novas pessoas, sem dúvida, é uma das rotinas principais no RH e também uma das mais conhecidas. Esse processo consiste na contratação de novos funcionários.

Logo, ele ocorre quando a empresa abre vaga para um novo cargo e então, esse setor fica responsável por toda a parte de receber, avaliar e decidir e se irá contratar ou não tais candidatos.

Durante todo esse processo, os profissionais sempre seguem um objetivo principal: focar em contratar pessoas que se encaixem nas demandadas que aquela vaga oferece, ou seja, indivíduos com habilidades já preestabelecidas ou que se enxergue que possam ser desenvolvidas rapidamente com alguns treinamentos.

Isso é necessário para os gestores conseguirem construir uma equipe eficiente, produtiva e com profissionais que irão acrescentar positivamente no crescimento da corporação.

Admissão

O processo de admissão de um funcionário ocorre logo em seguida do de recrutamento e seleção. Essa é a parte mais burocrática da rotina do RH, por envolver questões jurídicas como assinar contratos, direitos trabalhistas, etc.

Portanto, é de suma importância que os profissionais responsáveis por essa etapa estejam sempre atentos para não deixar de passar nenhuma informação importante para o novo membro e assim, evitar demais problemas futuros por falta de esclarecimento contratual.

Integração dos novos membros

Ao contratar novas pessoas, outra etapa também presente na rotina desse setor, é a responsabilidade em entregar esses novos membros a equipe.

Afinal, a base para um bom funcionamento empresarial é que seus funcionários se relacionem bem para que, assim, seja construído um clima organizacional saudável.

Assim, é necessário que o setor proponha estratégias para promover essa interação, como as dinâmicas de integração.

Avaliação de desempenho

Essa parte da rotina planeja analisar e identificar alguns fatores relacionados ao nível de desempenho e produtividade de cada colaborador.

Elas são muito uteis por ser possível identificar pontos fracos e fortes dos membros e assim, conseguir contribuir para o desenvolvimento daquilo que não está bom.

Entre os fatores que essa avaliação considera, podemos citar: performance, metas, atitudes no ambiente corporativo, potencial de desenvolvimento, resultados, como as tarefas estão sendo executadas, entre outros.

Oferecimento de benefícios

Os benefícios são um direito do trabalhador que deve ser oferecido pela empresa. Eles podem variar a depender do cargo que o funcionário ocupa.

Assim, faz parte de uma das rotinas do RH assegurar que cada funcionário esteja recebendo os seus benefícios corretamente.

Entre alguns deles podemos citar: vale-transporte, vale-alimentação, plano odontológico, plano de saúde e bolsa de estudos.

Desligamento

Assim como a admissão, o processo de desligamento também é uma das rotinas mais burocráticas dos recursos humanos. Isso se dá pelo fato de que a empresa precisa voltar muita atenção no momento de acertar todos os cálculos do que é devido ao ex funcionário, além de outros fatores que devem ser analisados cautelosamente para evitar processos trabalhistas.

Após todas essas informações ficou claro para você o que é o RH e como funciona a sua rotina? Para mais artigos da esfera empresarial não deixe de conferir nossos outros artigos.

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