Profissional 4.0: o futuro do mercado de trabalho

Você já ouviu falar sobre o profissional 4.0? Veja nesse artigo como esse colaborador é extremamente importante para as empresas! Veja mais neste artigo!
Sumário
profissional 4.0

Como todo mundo sabe, o mercado de trabalho evolui a cada dia e cobra dos profissionais cada vez mais conhecimentos. Atualmente, muito se discute sobre o profissional 4.0 e como ele afeta toda a cadeia de produção. Para as empresas que ainda não conhecem o termo ou gostariam de se aprofundar no assunto, preparamos um artigo sobre esse tema, confira!

Quem é o profissional 4.0?

Você já ouviu falar na revolução da tecnologia? Bom, há um tempo, a indústria vem passando por transformações cada vez mais profundas e velozes. Atualmente, as transformações envolvem um grande conhecimento de tecnologia e informática. Por isso, é cobrado que os profissionais acompanhem essas mudanças e invistam em conhecimentos que os tornem mais conectados com essas expectativas.

Todas as empresas precisam de um profissional 4.0?

Na verdade, não. Apesar de a tecnologia estar presente em quase todas as áreas, nem todas as empresas necessitam que seus funcionários tenham conhecimento em tecnologia. Porém, pensando como um profissional no mercado de trabalho, é perigoso se acomodar e não buscar por conhecimentos tecnológicos. Isso porque nada garante que esse profissional não precisará trocar de emprego algum dia e que a próxima empresa cobre esse tipo de conhecimento.

Que tipo de qualidades um profissional 4.0 possui?

O profissional 4.0 não é caracterizado apenas pelo conhecimento em tecnologia. Para que ele acompanhe todas as mudanças do mundo e do mercado, ele ainda precisa desenvolver certos talentos. Veja alguns desses talentos abaixo.

Flexibilidade em áreas

O profissional 4.0 é tão conectado com o mercado, que acaba unindo vários conhecimentos e se torna preparado para atuar em mais de uma área. Essa é uma mudança bem interessante quanto ao passado do mercado de trabalho, pois prevê mais liberdade para o profissional. Isso ajuda a montar um plano de carreira mais amplo e com maior probabilidade de sucesso.

Estudo constante em inovações tecnológicas

Pensando no desenvolvimento de tecnologia, é notório que ela muda rapidamente e a todo momento. Para que o profissional não fique obsoleto, é importante que ele se mantenha  interessado em novos conhecimentos e continue os estudos. Nem sempre é necessário um curso extensivo, às vezes, apenas um workshop já é o suficiente para garantir aquele conhecimento.

Tomada rápida de decisões

Você já percebeu como a tecnologia fez com que tudo ficasse mais rápido? Inclusive, toda vez que alguma forma de tecnologia não funciona rapidamente, isso costuma frustrar os usuários. Por causa disso, o s profissionais 4.0 precisam tomar decisões rápidas, de forma que acompanhem a tecnologia de certa maneira. Então, é esperado que eles desenvolvam um olhar crítico e treinado para tomar as decisões corretas.

Inteligência emocional

Um dos talentos mais procurados por empresas e recrutadores é a inteligência emocional. Para lidar com o estresse do dia a dia em um espaço cheio de tecnologia, é preciso fazer um bom controle emocional. Além de lidar com os próprios sentimentos, a pessoa que possui inteligência emocional consegue ajudar seus colegas a encontrarem um pouco mais de equilíbrio com seus sentimentos. Assim, problemas como crises de raiva, desespero e tristeza são evitados, o que mantém a alta produtividade da rede.

Gerenciamento de crise de forma criativa

Você já viveu algum momento de crise na empresa? Muitas vezes as crises acontecem por algum erro da equipe que precisa ser consertado com grande velocidade. Espera-se que os profissionais 4.0 saibam gerenciar crises e que encontrem soluções criativas de baixo custo. A ideia é que com o suporte da tecnologia, é possível unir conhecimentos para criar uma solução ampla.

Contato mais intenso com a equipe

A era da tecnologia é, sem dúvida, a época em que mais se fala sobre conectividade. No mercado de trabalho, essa característica é importante para amplificar o meio de atividade. Durante o desenvolvimento de um projeto, por exemplo, um profissional pode precisar da ajuda de outros profissionais de áreas diferentes. Com a ajuda da tecnologia, ele consegue se conectar rapidamente com essa pessoa e criar algo completo e de ótima qualidade.

Quem é responsável por desenvolver o profissional 4.0?

Ao pensar na necessidade de ter um profissional 4.0, muitas empresas se perguntam se é sua responsabilidade investir no desenvolvimento dessa pessoa. A verdade é que não é responsabilidade da empresa, mas é uma boa ideia, principalmente, para quem tem interesse no gerenciamento de equipes. É claro que o profissional deve estar interessado em seu próprio desenvolvimento e investir na carreira, mas a empresa pode ajudá-lo nisso.

Como a empresa pode investir no profissional 4.0?

Ao contrário do que muitos acreditam, não é preciso que a empresa banque cursos caríssimos para essas pessoas. Geralmente, o que é feito é uma análise nos pontos fracos da corporação. Ao identificar onde é possível fazer melhorias, a empresa começa a discutir quais conhecimentos podem ajudar a minimizar esses problemas e quais os colaboradores mais indicados para isso. Só assim, o setor financeiro é chamado para direcionar os recursos para atingir esse objetivo.

Quais os cursos mais procurados na indústria 4.0?

Se os seus profissionais já possuem alguma formação superior e estão em busca de tornarem-se profissionais 4.0, veja alguns cursos que o seu RH pode indicar para eles.

Pós-graduação

Os cursos de pós-graduação são cada vez mais requisitados no mercado 4.0, principalmente aqueles que envolvem certo tipo de engenharia. Atualmente, as áreas de mecatrônica e engenharia industrial são as mais procuradas e as mais bem pagas. Outra área de pós-graduação que também costuma chamar bastante atenção é a de gestão de automação, uma área que cresce a cada dia e promete ser o ponto alto do futuro.

MBI

Você já ouviu falar em MBI? Essa é uma modalidade de curso que prevê o foco na aplicabilidade e estuda bastante o mercado. Para quem procura uma formação mais prática e rápida, o MBI é a forma mais eficiente de se tornar um profissional 4.0 com ótima formação.

Desenvolvimento de T.I

Você já deve ter reparado como a área de T.I cresce a cada dia e quase todas as profissões estão relacionadas ao T.I de alguma forma. Então, é compreensível que quase todos os cursos que envolvem T.I sejam bem vistos pelas empresas. Esse curso pode ser feito tanto como formação principal ou complementar a um outro.

O que fazer para melhorar o desempenho dos profissionais 4.0?

Você percebe que seus colaboradores já são profissionais 4.0 e deseja melhorar a empresa para que eles performem melhor? Então, veja abaixo algumas medidas que podem ajudar!

1- Investir em tecnologias diárias

Como os profissionais 4.0 são ligados em tecnologia, uma boa ideia é explorar as inovações nas mais diversas áreas da empresa. Por exemplo, no controle de entrada e saída do local de trabalho. Atualmente, existem serviços como o controle de ponto eletrônico que facilita o controle da empresa e traz agilidade para o dia a dia dos colaboradores. Para incentivar os seus funcionários a se atualizarem, é importante manter a empresa com uma relativa quantidade de tecnologia. Por isso, conte com o Genyo para trazer o controle de ponto eletrônico para a sua rede e melhorar a sua relação com seus funcionários.

2- Trabalhar mais o Home Office

O que é mais tecnológico do que trabalhar em qualquer lugar do mundo? Depois da pandemia, a maioria das empresas passou a utilizar o home office como uma forma bem comum de trabalho. É possível utilizar várias plataformas que permitem que a realização de tarefas mesmo que o profissional não esteja no local de trabalho. Para que isso funcione de maneira eficiente, é preciso implantar certas regras e discutir os termos com colaboradores para não haver confusões futuras.

3- Flexibilizar horários de funcionamento

Por conta da possibilidade do teletrabalho, não faz tanto sentido manter uma rotina dura de horários. Uma inovação que combina bastante com o que o profissional 4.0 procura é a flexibilização de horários. Quando o funcionário tem escala livre, ele consegue colocar em prática vários conhecimentos de forma que não atrapalhe muito da sua vida fora do trabalho. Com isso, ele acaba por entregar muito mais e com uma ótima qualidade.

Como recrutar bons profissionais 4.0?

Se você está procurando por bons profissionais 4.0 e não sabe como encontrá-los, veja abaixo algumas dicas de recrutamento.

1- Utilize meios tecnológicos para propagar as vagas

A melhor forma de encontrar os profissionais que você procura é investir em formas de contatar essas pessoas sobre as vagas de trabalho. Para isso, uma boa ideia é utilizar plataformas como o facebook e o linkedin para falar sobre a vaga. Deixe claro que você busca por profissionais 4.0 e quais os benefícios da vaga. É importante também dar alguns detalhes sobre a vaga, como o que é esperado do profissional e como será seu trabalho no dia a dia.

2- Explore testes específicos

Para que a empresa garanta que o profissional é realmente 4.0, pode ser necessário fazer alguns testes específicos. Para isso, a empresa deve ter alguns profissionais treinados para avaliar esses candidatos. Esses profissionais podem ser contratados da casa ou terceirizados que saibam aplicar os testes e fazer a leitura dos resultados.

3- Abra oportunidade para pessoas com menos treinamento

Se você continua achando difícil encontrar um bom profissional 4.0, experimente baixar um pouco os requisitos da vaga. Se a empresa tiver a possibilidade de promover o treinamento dos candidatos após a contratação, isso pode ser uma maneira simples de poder contar com o trabalho de um bom profissional 4.0.

Quais os benefícios das empresas com profissionais 4.0?

profissional 4.0

Você sente que a sua empresa está atrasada em relação ao resto do mercado? Então, contar com bons profissionais 4.0 é a melhor forma de garantir que ela volte a ser competitiva. O grande benefício das empresas que trabalham com profissionais 4.0 é a possibilidade de realizar transformações rápidas e eficientes para atualizar a rede.

Outro ponto positivo das empresas com profissionais 4.0 é a capacidade de se conectar com parceiras, e até mesmo com concorrentes. A tecnologia faz com que seja simples unir dados das duas empresas de modo a trazer benefícios para ambas ao mesmo tempo.

Quando saber que é o momento de investir nos profissionais 4.0?

Na verdade, o momento é agora! É inegável que a tecnologia fará cada vez mais parte do dia a dia das empresas. Por isso, quanto antes a sua empresa estiver preparada para utilizar os conhecimentos dos profissionais 4.0, melhor será. Porém, se você ainda não vê necessidade e quer investir apenas quando precisar, uma boa ideia é ficar de olho nos seus concorrentes. Assim que você perceber que a maioria deles está indo por esse caminho, procure fazer pequenos investimentos até que a sua rede também esteja totalmente inserida na indústria 4.0.

Quando saber que a dinâmica com profissionais 4.0 não funciona?

Antes de fazer qualquer grande mudança na sua empresa, é interessante fazer um certo levantamento de dados. Em um primeiro momento, anote dados como lucro, entrada de investimentos, quantidade de pessoal e nível de satisfação pessoal com a empresa. Depois de fazer os investimentos, espere um tempo para fazer o mesmo levantamento de dados. Se você perceber que houve um retrocesso, esse é um sinal claro de que esse é o momento de parar e investigar.

Como o uso da tecnologia será dificilmente parado, é esperado que todas as empresas acabem utilizando certos recursos. Mas, isso não quer dizer que todas as redes precisarão possuir todos esses recursos. Ou seja, ao perceber prejuízos após a implantação da tecnologia, você poderá suspender algumas atividades, não o serviço por completo.

Conclusão

O profissional 4.0 é essencial para o crescimento da indústria e das empresas que estão interessadas em manterem-se relevantes no mercado. Para garantir que o profissional 4.0 atuará de forma maximizada, a empresa também precisa acompanhar esse crescimento com investimentos em tecnologia.

Se você achou este conteúdo interessante, não deixe de conferir outras pautas no blog do Genyo. Clique aqui para acessar o site e saber mais sobre as tecnologias presentes no mundo corporativo e sobre os serviços de controle de ponto eletrônico para empresas de todos os tamanhos.

Outros artigos relacionados

Inscreva-se na
Genyo News

Toda semana na sua caixa de e-mail. É grátis!

Compartilhe este artigo

Consentimento de Cookies

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando, você declara ciência dos: Termos de Uso, Políticas de Privacidade e Cookies.

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog