Retrospectiva 2023: confira os principais avanços tecnológicos para 2023 na empresa no último ano

Você saberia dizer quais são os principais avanços tecnológicos para 2023? Então, acompanhe esse texto e descubra quais são eles! Veja mais neste artigo!
Sumário
principais avanços tecnológicos para 2023

Está pensando em atualizar o sistema da sua empresa em 2023 para ter um negócio mais forte no mercado? Saiba que você não está sozinho nessa jornada! Apesar de existirem diversos artifícios e ferramentas tecnológicas no mercado, nem todas elas são indicadas. Ao final deste artigo, você vai saber quais os principais avanços tecnológicos para 2023, confira!

Por que investir em avanços tecnológicos?

A verdade é que as empresas que não se atualizam acabam ficando obsoletas e perdem espaço no mercado. Essa é a principal razão que as empresas possuem para realizar mudanças e atualizar os sistemas utilizados na rede. Outras empresas utilizam esses avanços tecnológicos como forma de mudarem suas imagens perante o público. Por exemplo, se uma empresa percebe que está funcionando bem em um certo ramo, com algumas pequenas ferramentas tecnológicas, ela pode transferir suas ações para outra área.

Como saber que a empresa precisa de avanços tecnológicos em 2023?

Realmente, muitas empresas não sabem quais avanços precisam fazer e uma parcela ainda maior não sabe nem mesmo quando fazer isso. De modo geral, as mudanças são necessárias quando a equipe percebe que algumas metas não foram conquistadas por conta de algum erro ou falta na própria empresa. Assim, é possível perceber que algumas mudanças são necessárias e que os avanços tecnológicos podem ser uma saída. Além disso, existem profissionais treinados no melhoramento de empresas que podem avaliar e apontar quando essa transformação deve ser feita.

Quais áreas costumam precisar mais dos avanços tecnológicos?

Independente do setor do mercado, todas as empresas possuem certos serviços que precisam de manutenção constante. Geralmente, eles envolvem ou o Setor Financeiro, ou a parte de contato com o público. Veja abaixo algumas das principais áreas trabalhadas quando as empresas decidem investir em avanços tecnológicos.

Contabilidade

O setor de contabilidade não é tão diferente hoje do que já foi no passado. Porém, já existem ferramentas que ajudam a realizar as tarefas rapidamente. Com a automação, é possível até diminuir a carga de obrigações desses profissionais. Além disso, muitas empresas procuram esse tipo de serviço com a perspectiva de que conseguirão reduzir certos problemas e falhas. Afinal, as máquinas costumam ter mais precisão do que os seres humanos.

Atendimento ao cliente

Você já reparou como a maioria das marcas possui alguma plataforma online, como perfis em redes sociais ou sites? Essa é uma resposta às demandas do mundo tecnológico atual. Com esse tipo de recurso, é muito mais fácil ter contato com os clientes, conversar com eles, tirar dúvidas e até auxiliar na compra. Além disso, essas plataformas atuam como uma grande vitrine para o mundo sobre os produtos, os serviços e sobre a cultura da empresa.

Distribuição

Entender modelos de distribuição é muito importante para as empresas, para reduzir custos e otimizar a entrega. Existem programas criados especialmente para estabelecer como a empresa pode melhorar a gestão de recursos materiais. Eles avaliam questões como trânsito, localidade do  estoque, utilização de espaço e capacidade dos meios de transporte. Com esse sistema, muitas empresas até se fundem para tornar a distribuição mais funcional. Ou seja, elas utilizam o mesmo meio de transporte para levar mercadorias de marcas diferentes. Desse modo, o custo é menor e o impacto no meio ambiente também.

Avaliação de mercado

Para entregar exatamente o que o público precisa, algumas empresas preferem estudar o mercado. Para isso, são utilizados certos recursos que fazem leitura de dados e indicam qual a posição do público quanto a alguns fatores. Isso é conhecido como Big Data e, atualmente, é uma das áreas mais importantes de todo o mundo empresarial.

Segurança cibernética

Se a sua empresa trabalha com sistemas, é impossível pensar em utilizar certos artifícios sem segurança. É por isso que a cada dia, novos avanços tecnológicos surgem a fim de assegurar dados e informações pessoais dentro da empresa. Alguns exemplos disso são:

  • Antivírus;
  • Antimalware.

Segurança pessoal

Garantir a segurança da empresa e dos funcionários é um dos maiores objetivos de grandes corporações. Muitas empresas sentem dificuldade em garantir que os funcionários estarão seguros dentro do local de trabalho. Por isso, uma boa ideia é investir em tecnologias que permitam controlar quem entra e sai do recinto. Atualmente, o serviço que oferece mais eficiência nesse quesito é o controle de ponto eletrônico. Isso porque essa tecnologia faz com que a empresa consiga observar o horário em que cada pessoa entrou no local e quem ela é. O Genyo é um dos maiores no ramo de controle de ponto eletrônico do país, com serviços que contemplam desde pequenas à grandes empresas. Para saber mais sobre o Genyo, basta conferir o site e descobrir mais.

Quais as maiores tendências para 2023?

Quanto aos avanços tecnológicos utilizados, alguns já estão sendo cotados como os mais interessantes para 2023. Quer saber quais são eles e como elas afetam o team building? Então, confira abaixo alguns dos melhores exemplos.

Metaverso

A fim de criar mais contato com o público, diversas empresas estão migrando para o Metaverso. Essa plataforma já está presente em grande parte das redes sociais e se mostra como uma tendência no mundo empresarial. Ao que tudo  indica, daqui a algum tempo, o metaverso será a principal forma de contato entre os internautas e as empresas precisam estar ajustadas a isso. Por isso, essa introdução é considerada como extremamente importante no ano de 2023.

Automação

Você já percebeu como a maioria das plataformas de contato das empresas com os clientes é realizada de forma robotizada? Isso é bem visível em redes como o WhatsApp, em que as empresas oferecem opções com o uso de RPA (Robot Process Automation). Isso faz com que a empresa tenha uma resposta mais rápida às necessidades dos clientes e ofereçam um serviço uniformizado sem ter que treinar colaboradores. Ou seja, ele possui boas respostas e ainda ajuda a cortar certos custos.

ESG

Mesmo que você não saiba o que significa ESG, já deve ter tido contato com algo que envolve essa proposta. Na verdade, o ESG é uma sigla para Environmental, Social and Governance, ou seja, ambiental, social e governança. Ela se refere à consciência da empresa em relação às suas atitudes que podem afetar essas 3 áreas.

Hoje em dia, o público não se preocupa apenas com a qualidade do produto vendido ou serviço ofertado. Devido a grande demanda, as pessoas também buscam por identificação com a marca. Quando a empresa demonstra preocupação com essas questões, ela acaba atraindo consumidores que também se importam com esses detalhes. Assim, é criada uma relação de confiança e é mais provável que esse cliente se torne fixo.

Sistema em nuvem

Como quase tudo é informatizado, não é difícil entender que o acúmulo dessas informações em rede pode prejudicar a performance dos programas e ferramentas. Então, é importante ter um sistema em nuvem que possa assegurar essas informações de modo que não prejudique as outras partes da rede. Você já deve ter visto como esse sistema funciona no seu próprio aparelho celular. As fotos e vídeos são itens que consomem muito da memória do aparelho, e com o uso da nuvem, elas ficam salvas em uma memória externa. Assim, mas espaço fica disponível para utilizar outros aspectos do aparelho.

SuperApps

Os SuperApps são aplicativos que possuem mais de uma função na mesma plataforma. O WhatsApp, por exemplo, está a caminho de se tornar um SuperApp, pois conta com outros recursos além de chat, como a função de pagamento. Esse caminho é interessante para as empresas que podem unir em um só lugar, diversas necessidades da rede. Isso porque, além de facilitar o uso de serviços pelo cliente, os SuperApps permitem que a empresa tenha uma apresentação mais eficiente e elegante para o mercado. Assim, a imagem da empresa melhora e acaba atraindo ainda mais clientes e investidores.

Uso de tokens

A depender da área da sua empresa, pode ser uma boa ideia investir no uso de tokens já no início de 2023. Nos últimos anos, os tokens se tornaram cada vez mais conhecidos, principalmente entre as pessoas que lidam com a Web 3. Atualmente, muitos tokens são usados em grandes transações financeiras, devido a sua segurança e facilidade de uso.

Mesmo assim, algumas pessoas ainda não confiam muito no uso de tokens. Por isso, recomenda-se que as empresas pelo menos saibam o que são os tokens e como eles podem ser utilizados, mesmo que a rede ainda não tenha interesse neles. Isso porque, ao que tudo indica, eles serão fortes em alguns anos e quem já souber utilizá-los terá vantagem.

Inteligência artificial

A área de inteligência artificial é bem ampla e serve para diversos objetivos. A maioria das empresas utiliza o recurso para avaliar a eficiência do trabalho e também realizar algumas leituras de dados do mercado. Outra função interessante da IA é a possibilidade de utilizar esse recurso como forma de assistência pessoal. Se a sua empresa tem dificuldade para organizar reuniões, fazer contagem de estoque ou outros problemas de logística, a IA é um bom recurso. Com ela, fica mais fácil montar um quadro com horários e responsabilidades de cada um para melhor uso de tempo.

Como saber se os avanços tecnológicos são o suficiente?

principais avanços tecnológicos para 2023

De fato, os avanços tecnológicos de ponta costumam ser bem caros, e nem todas empresas podem se dar ao luxo de utilizarem esses recursos. É por isso que eles acabam sendo umas das últimas opções. Antes de tomar a decisão de investir em uma dessas ferramentas citadas acima, as empresas costumam passar por alguns processos. Veja alguns deles abaixo:

Investir em bons talentos durante o recrutamento

Uma das partes mais importantes de montar uma boa equipe é poder contar com a ajuda de bons talentos com o sistema de talent acquisition. Profissionais com talentos interessantes costumam unir todo o grupo em prol de um objetivo. Isso faz com que o time cresça e se torne mais competitivo frente ao mercado. Por isso, muitas empresas começam sempre montando um time forte e consistente para que não passe por problemas e tenha que fazer investimentos de altos valores.

Investir em infraestrutura

Outro bom investimento é em infraestrutura, a fim de manter um bom espaço de trabalho para os colaboradores. Dentro dessa questão, é possível adicionar os investimentos em EPIs de qualidade, que além de serem obrigatórios pela CLT, ajudam a produtividade a aumentar.

Investir em propaganda

Para garantir uma boa relação com o público, muitas empresas preferem utilizar recursos como a propaganda. Antigamente, a televisão era considerada como o principal meio de comunicação e principal investimento em publicidade. Hoje, as redes sociais são o principal veículo de informação e, por isso, recebem a maior quantidade de investimentos em propaganda em relação a outros meios. A explicação para isso é que o alcance da internet é significativamente maior e alcança até mesmo pessoas de outros países.

Investir em preparo dos colaboradores

Existe um cálculo que avalia o quanto cada colaborador é importante para a empresa e como ele deve receber incentivos. Na verdade, não é um cálculo, é apenas uma forma de quantificar o valor de cada profissional. Para isso, basta atribuir uma nota de 1 a 10 sobre a colaboração deste funcionário na rede. Se a nota estiver entre 7 e 8, isso significa que ele é

um bom profissional, mas que ainda pode melhorar. A partir disso, ele deve receber instruções ou cursos para que se torne ainda melhor no que faz.

Em suma, quando essas ferramentas são testadas e não apresentam resultado, esse é o momento de investir em avanços tecnológicos.

Conclusão

Os avanços tecnológicos são muito importantes para qualquer empresa que queira se manter atualizada no mercado. Porém, é preciso de planejamento e muito cuidado para que ela seja realizada da maneira correta.

Se você achou este conteúdo interessante, não deixe de conferir outras pautas no blog do Genyo. Clique aqui para acessar o site e saber mais sobre as tecnologias presentes no mundo corporativo e sobre os serviços de controle de ponto eletrônico para empresas de todos os tamanhos.

Outros artigos relacionados

aposentadoria mei (crédito: agência brasil)
Autogestão do trabalho

Aposentadoria MEI: Como conseguir em 2024

Descubra como Microempreendedores Individuais podem planejar sua aposentadoria MEI e garantir benefícios previdenciários de forma eficaz. Veja mais neste artigo!

Inscreva-se na
Genyo News

Toda semana na sua caixa de e-mail. É grátis!

Compartilhe este artigo

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog

Consentimento de Cookies

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando, você declara ciência dos: Termos de Uso, Políticas de Privacidade e Cookies.