Organização empresarial: como ocorre e quais os tipos em uma empresa?

Quando falamos em organização, raramente relacionamos essa palavra as empresas. Por isso, te explicaremos o que é organização empresarial. Veja mais neste artigo!
Sumário
Organização empresarial

Quando ouvimos a palavra organização automaticamente vem em nossa mente algo relacionado a ordem, clareza, distribuição e uniformidade. Todas essas associações estão corretas, porém esse conceito se aplica a diversas esferas, inclusive na organização empresarial.

Um jogo de futebol é composto por 11 jogadores, cada um com a sua função, posicionamento e experiência, apesar disso, todos eles jogam em prol de uma causa única: dar o seu melhor em campo para ganhar o jogo.

Desse modo, um jogo de futebol, entre outros esportes que envolvam mais de uma pessoa jogando em conjunto, pode ser facilmente relacionado com o conceito de organização empresarial dentro das empresas.

Afinal, um jogo de futebol não é apenas um grupo de pessoas passando a bola de um lado para o outro. Ele é uma composição em que cada ogador sabe das suas atribuições, e principalmente, o que deve fazer ali.

Assim, dentro do jogo ninguém executa a função do outro, pelo contrário, cada um busca fazer o seu papel com excelência para que o outro também possa exercer o seu e consequentemente, a equipe toda funciona em harmonia.

Ademais, o grupo também conta com líderes, como o técnico, que busca conduzir toda a equipe em direção ao sucesso a cada partida. Dessa forma, percebemos o quanto um jogo em equipe está relacionado com a organização feita dentro das corporações.

Isso porque, quando lidamos com uma empresa também nos deparamos com várias pessoas exercendo suas funções e papeis diferentes em prol de um mesmo objetivo. Mas, para que isso seja eficiente é preciso que uma organização empresarial de qualidade, seja aplicada.

Visto isso, nós da equipe Genyo preparamos esse artigo com tudo o que você precisa saber sobre organização empresarial. Durante a leitura você irá entender o que é, quais os tipos, qual a importância, as vantagens e muito mais!

Portanto, continue lendo atentamente o texto para não deixar nenhuma informação passar. Se preferir, pegue um papel e caneta para anotar os tópicos que julgar mais importantes. Ao final, terá conhecimento o suficiente sobre o assunto para levara para dentro do seu trabalho.

O que é organização empresarial?

Ao se falar em organização empresarial, pode parecer que tenha um conceito obvio devido ao nome, porém, esse não é um assunto tão simples e por isso, exige uma certa atenção para evitar dúvidas e confusões.

Isso se dá pelo motivo de que a organização empresarial não é exatamente um método descritivo ou taxado, pois ela envolve um conjunto de áreas e setores de um negócio, compreendendo desde pequenas decisões até acertos mais complexos.

Assim, pode-se definir a organização empresarial como um conjunto de tomadas de decisões, diretrizes e ações que uma empresa precisa realizar para dar continuidade a suas atividades.

Essa organização é aquilo que vai definir o que é a empresa. Ela é a junção da forma que os membros se organizam, como se dá a hierarquia, como é o ambiente de trabalho, quais as atribuições das equipes e como ocorre a interação dos setores entre si e os seus superiores.

Logo, a organização empresarial também está atrelada a integração de todos os setores de uma corporação. Essa troca de interações é muito importante, uma vez que, ao aproximar os setores, a análise fica mais fácil e pode ser realizada de forma mais criteriosa.

Além disso, é por meio dessa organização que uma empresa consegue adquirir um diferencial e se destacar no mercado no meio entre tantas outras concorrentes. Isso porque, quando a corporação é organizada, ela tem mais foco e sabe exatamente qual caminho está trilhando.

Uma corporação com organização interna, tem um rendimento muito maior, pois possui ótimas estrategias e uma equipe que trabalha em harmonia e com uniformidade.

Esse cenário consegue ser atingido por conta de uma formatação hierárquica, estabelecida após a análise feita cada setor. Assim, é criada uma estrutura de hierarquia na qual a distribuição de tarefas é feita e cada funcionário sabe exatamente o que deve executar.

Com isso, os processos empresariais se tornam mais rápidos e melhores, o atendimento ao cliente ocorre com mais profissionalismo e eficiente, além do aumento na qualidade dos produtos que aquela empresa oferece.

Desse modo, com todas essas engrenagens funcionando juntas e com uniformidade, os resultados positivos começam a aparecer, o sucesso começa a surgir e o objetivo comum de toda a empresa é finalmente alcançado.

Quais são os tipos?

Organização empresarial

Como dito anteriormente, a organização é um conceito amplo que pode ser aplicado em diversas esferas do nosso dia a dia. Uma dessas aplicações é no trabalho através da adoção da organização empresarial.

Assim, dentro da organização empresarial também é possível fazer divisões, pois existe mais de um tipo. Cada tipo foi criado para atender um determinado tipo de empresa, suas necessidades e demandas, assim é preciso que a gestão se empenhe para essa análise.

Desse modo, confira a seguir como se dá essa divisão e as características de cada tipo para conseguir identificar qual se encaixa melhor em sua empresa. Os tipos são:

Organização linear

Esse primeiro modelo é considerado um dos tipos mais tradicionais e antigos de organização empresarial. Nele, é estabelecida uma estrutura hierárquica bem clara e definida para que a quantidade de interseção entre os cargos seja mínima.

Assim, cada cargo é um cargo e cada um executa exatamente aquelas funções e nada além. As divisões entre as atividades ficam bem definidas para que ninguém fique sobrecarregado e saiba claramente o que fazer.

Na organização empresarial linear, cada funcionário busca fazer as suas tarefas na empresa da melhor forma possível, para que o produto final saia com uma qualidade máxima.

Além disso, com a adoção desse modelo de organização o nível de responsabilidades e atribuições é alterado conforme o cargo que o funcionário se encontra.

Se ele está em um nível hierárquico menor, as suas responsabilidades e o número de funções também em menor, porém, se o nível do caro for mais alto, a quantidade de atribuições também aumenta proporcionalmente.

Organização funcional

Esse segundo tipo de organização é totalmente o oposto do primeiro. Na organização funcional a divisão não  segue o modelo hierárquico para dividir as funções de cada colaborador.

Nesse tipo, essa divisão vai depender de cada área da empresa, ou seja, cada setor da corporação tem a sua divisão conforme a sua finalidade. Assim, o que vai diferenciar é qual o papel daquela área ao invés da posição hierárquica que ela assume.

Logo, nesse tipo organizacional cada setor é responsável por cuidar de uma engrenagem da empresa. Por exemplo, enquanto um cuida do marketing, outro se responsabiliza pelo financeiro, outro pelo atendimento ao cliente, entre outras áreas.

Percebeu que não tem como estabelecer uma posição de superioridade nessa situação? É impossível definir que o setor financeiro é mais importante que o do marketing se um preciso do outro para fazer a imagem da empresa e administrar os custos para isso.

Dessa forma, quem atua na área do marketing não trabalha no setor financeiro e vice-versa, pois, cada parte conta com profissionais especializados para executar e tomar as decisões dentro daquele âmbito.

Assim, quando a empresa adota esse modelo de organização, existe sim uma divisão de tarrafas, cada um faz a sua parte, como na organização linear, porém, com a diferença de que a hierarquia é inexistente.

Organização linha-staff

Por fim, tem-se o último tipo de modelo de organização empresarial: a organização linha-staff, no qual o termo “staff” significa um conjunto de pessoas que compõem um quadro de uma instituição.

Esse modelo pode ser definido como uma junção entre o modelo organizacional linear e funcional. Nele, é feita uma combinação entre a estrutura de organização semelhante ao da linear com a divisão entre os setores da funcional.

Desse modo, as áreas da corporação possuem função de tomada de decisão, ou seja, função de linha e de staff, a qual é a função de dar suporte e aconselhar as outras áreas. Assim, um setor tem a permissão de tomar as decisões, porem, pode auxiliar os outros no direcionamento também.

Nesse modelo, há apenas um superior e uma staff, logo, existe apenas uma equipe que conta com vários funcionários. Esses colaboradores devem ser profissionais especializados e levar o seu conhecimento técnico para dentro da empresa, em prol a alinhar com as metas.

Assim, há uma liderança que conta com o auxílio dos outros funcionários para atuarem em áreas específicas. Logo, o gestor contrata profissionais com a capacidade de lidar de forma eficiente com todos os temas que constituem a empresa para que nenhum setor fique descompassado.

Um exemplo desse modelo é: em um setor administrativo-financeiro de uma empresa, a responsabilidade principal é a tomada de decisões em relação a investimentos e planejamento de gastos da corporação.

Todavia, esse setor também pode ser útil auxiliando outros setores, ajudando na organização dos orçamentos, mas sem interferir diretamente naquela área, apenas dando concelhos sobre investimentos em produtos futuros.

Em suma, o modelo de organização linha-staff foi criado com o fito de acolher as necessidades das corporações, especializando diversas áreas já existentes dentro da empresa, fazendo com que cada profissional, dentro de seu setor, consiga ter mais foco em suas atividades laborais e se ajudarem entre si.

Importância e vantagens da organização empresarial

A partir de todas as informações dos tópicos anteriores, é possível concluir que o objetivo principal da organização empresarial é organizar e estruturar todos os serviços existentes naquela empresa, para que juntos, consigam obter o melhor resultado possível.

Assim, pensando em seu objetivo, pode-se afirmar que essa organização é importante para que todas as áreas da empresa se mantenham sempre no eixo e trazendo resultados positivos.

Ademais, através da análise, é possível estabelecer a função que cada funcionário irá exercer, garantindo, assim, que todas as necessidades da empresa sejam atendidas e funcionem com uniformidade, o que também é um diferencial no mercado.

Desse modo, devido a sua grande importância para uma corporação, a organização empresarial também traz diversas vantagens. Confira a seguir algumas delas:

Aumento da produtividade

Quando uma empresa começa a investir em uma organização empresarial de qualidade, é certo que a sua produtividade irá aumentar gradativamente.

Isso se dá pelo fato de que quando os funcionários percebem que a organização se preocupa em investir no desenvolvimento pessoal de cado um, eles se sentem mais valorizados, motivados, e enxergados. Sentem que não são vistos apenas como ferramentas.

A partir disso, os colaboradores se sentem mais motivados em se dedicar mais nas suas tarefas e buscar meios de aprimorar as suas funções. Consequentemente, esse engajamento influencia positivamente nos resultados de produtividade da empresa.

Boa gestão de talentos

Quando o índice de rotatividade, isto é, entrada e saída de novos funcionários, está muito alto, isso não é um ponto positivo para a empresa. Isso porque, a organização acaba arcando com o prejuízo de novas contratações e treinamentos de recrutamento.

Dessa forma, quando a empresa se preocupa em adotar um modelo organizacional, consequentemente, acaba diminuindo o índice de turnover. Isso porque, gradativamente, os profissionais da equipe vão ficando cada vez mais qualificados, sendo um diferencial competitivo.

Com uma equipe mais qualificada, a promoção de cargo acontece com mais facilidade, o que também estimula os colaboradores a permanecerem na empresa.

Melhora o clima na empresa

Outro benefício super perceptível em uma corporação que aplicou um dos tipos de organização citados acima, é um ambiente de convívio organizacional mais saudável.

Com a divisão mais clara entre as posições e as funções, os trabalhadores se sentem mais confiantes, e seguros dentro de seu cargo. Assim, isso contribui para amenizar o clima de tensão e competição na organização.

As palestras, cursos e workshops disponibilizados, também contribuem para dar oportunidade a conversação e compartilhamento de ideias entre os colaboradores. Além disso, as diversas reuniões estreitam os laços entre líderes e liderados.

Chegamos ao fim do nosso artigo. Esperamos que após todos esses esclarecimentos você tenha entendido o que é a organização empresarial, como ela funciona e o porquê de ser tão importantes em uma empresa, tanto para os empregados como para os empregadores.

Confira mais sobre outros artigos da esfera trabalhista em nosso site. Além disso, contratando a Genyo você terá acesso a muitos outros artigos que auxiliam a sua carreira profissional. Contrate agora e ainda ganhe 15 dias grátis!

 

Outros artigos relacionados

Inscreva-se na
Genyo News

Toda semana na sua caixa de e-mail. É grátis!

Compartilhe este conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Consentimento de Cookies

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando, você declara ciência dos: Termos de Uso, Políticas de Privacidade e Cookies.

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog