O que é ser ético? Nós te explicamos agora!

Entenda o que é ser ético e porque é tão importante dentro do ambiente de trabalho. Vem com a gente para saber mais!
Sumário
O que é ser ético

A ética é um sistema de princípios morais. Eles afetam como as pessoas tomam decisões e conduzem suas vidas. A ética está preocupada com o que é bom para os indivíduos e para a sociedade e também é descrita como filosofia moral. Mas o que é ser ético?

O termo é derivado da palavra grega ethos, que pode significar costume, hábito, caráter ou disposição.

Nossos conceitos de ética foram derivados de religiões, filosofias e culturas. Eles infundem debates sobre temas como aborto, direitos humanos e conduta profissional.

O uso da ética no dia a dia

As teorias éticas são muito úteis na prática e afetam a maneira como os seres humanos se comportam. Nesse sentido, a ética fornece boas ferramentas para pensar sobre questões morais.

Nesse artigo que o Genyo preparou para vocês, trazemos alguns usos da ética no dia a dia:

●     A ética pode fornecer um mapa moral

A maioria das questões morais nos deixa bastante agitados. Como essas são questões emocionais, muitas vezes deixamos nossos corações discutirem enquanto nossos cérebros apenas seguem o fluxo.

Mas há outra maneira de abordar essas questões, e é aí que as regras e princípios éticos são úteis. Elas nos permitem ter uma visão mais fria dos problemas morais.

Assim, a ética nos fornece um mapa moral, uma estrutura que podemos usar para encontrar nosso caminho em questões difíceis.

●     A ética pode identificar um desacordo

Usando a estrutura da ética, duas pessoas que estão discutindo uma questão moral muitas vezes podem descobrir que aquilo em que discordam é apenas uma parte específica da questão e que concordam amplamente em todo o resto.

Isso pode tirar muito calor da discussão e, às vezes, até sugerir uma maneira de resolver o problema.

●     A ética pode dar várias respostas

Muitas pessoas querem que haja uma única resposta certa para questões éticas. Eles acham difícil conviver com a ambiguidade moral porque querem genuinamente fazer a coisa “certa” e, mesmo que não consigam descobrir o que é essa coisa certa, gostam da ideia de que “em algum lugar” haja uma resposta certa.

Mas muitas vezes não há uma resposta certa – pode haver várias respostas certas, ou apenas algumas respostas menos ruins – e o indivíduo deve escolher entre elas.

Dicas para melhorar a ética no trabalho

Agora que já aprendemos sobre a ética no geral, vamos tratar do que diz respeito à ética dentro do ambiente de trabalho. Em qualquer gênero de negócio, muitas vezes há muita concorrência de nossos pares.

Portanto, o que diferencia uma empresa das outras está se tornando incrivelmente importante, principalmente quando se trata de quão ético e honesto o gestor da organização é.

Ter uma forte ética de trabalho faz sentido para os negócios porque os funcionários querem trabalhar para uma empresa da qual se orgulham e com colegas que sabem agir com integridade.

Clientes ou clientes em potencial também têm maior probabilidade de escolher uma empresa que possa mostrar como eles se comportam de forma ética, pois fornece o fator adicional de “sentir-se bem” em qualquer transação comercial.

Aqui estão as principais dicas do Genyo para elevar o nível e criar um local de trabalho mais ético em sua empresa:

●     Crie um código

Muitas profissões exigem que trabalhemos de acordo com um Código de Prática ou Código de Ética consistente e é comum que as organizações identifiquem um conjunto de valores para orientar como os funcionários trabalham juntos e se envolvem com os clientes ou a sociedade.

Os valores fortes da empresa podem ser realmente inspiradores. Em vez de se concentrar no que é proibido, pense no tipo de comportamento que deseja promover. Mas lembre-se, seu código precisa ser exclusivo para você.

●     Interaja com seus funcionários e clientes

É mais provável que seus colegas se envolvam em qualquer Código de Prática ou Código de Ética se estiverem envolvidos em seu desenvolvimento. Por que não realizar algumas sessões de engajamento com seus colegas ao criar ou atualizar suas políticas para que todos possam se sentir parte da visão e dos valores da empresa?

Isso vale para seus clientes ou clientes também. Por que não perguntar a eles como eles gostariam de ver você trabalhando de forma mais ética? Você pode descobrir que já está fazendo isso – você simplesmente não está promovendo isso o suficiente.

●     Reforce os benefícios do código

Ter um forte Código de Prática ou Código de Ética é realmente importante. Mas precisa ser consistente para funcionar bem. Eles precisam ser algo alcançável, desejável e que complemente o tipo de negócio que você faz.

Mas não adianta encorajar sua força de trabalho a atingir metas difíceis se isso envolver comprometer sua integridade de alguma forma.

●     Seja um bom modelo

O comportamento ético sólido começa no topo, com os líderes da sua empresa – sejam eles diretores, governadores, associados ou o CEO. Você precisa liderar pelo exemplo. Não pode ser uma regra para quem ocupa cargos de chefia e outra para o restante de sua força de trabalho.

●     Treine seus funcionários

Não adianta ter um código de conduta ética para sua força de trabalho se eles não souberem o que é ou por que é importante. Você precisa enfatizar o que está em risco e quais podem ser as possíveis consequências de violá-lo.

Também precisa ficar muito claro como seus colegas podem aderir ao código. É aconselhável incluir treinamento sobre os valores e a ética de sua empresa em qualquer workshop de integração ou realizando sessões de treinamento regulares.

●     Promova seu comportamento ético

Ter uma reputação de empregador ou fornecedor ético pode ser uma ótima ferramenta de marketing quando se trata de ser um empregador preferencial ou ao tentar atrair clientes que desejam negociar com empresas que têm valores que admiram.

Você não deve ter vergonha de promover como sua empresa se comporta de maneira ética. Você pode, por exemplo, ajudar a garantir que qualquer resíduo de sua empresa seja reciclado adequadamente. Você pode obter seus recursos ou ingredientes de fontes sustentáveis. Ou você pode ter políticas de RH robustas que protegem seus funcionários.

Use seu site, materiais de marketing, mídia social e relações públicas para dizer às pessoas como você está fazendo a diferença.

●     Recompense o comportamento ético

É mais provável que seus funcionários ajam com integridade e valorizem a honestidade dos outros se suas ações forem tidas em alta estima.

Uma boa forma de promover o valor de seguir o Código de Conduta ou o Código de Ética da sua empresa é recompensar aqueles que o fazem bem.

Você pode ter um prêmio de governança mensal, pode enviar ‘cartões de estrelas’ para indivíduos ou simplesmente dar o melhor exemplo de como alguém se comportou com integridade nas reuniões de sua equipe.

●     Aprenda com seus erros

Infelizmente, o valor da ética muitas vezes não é percebido ou compreendido até que algo dê errado, muitas vezes resultando em danos à reputação que podem levar anos para serem reparados e superados.

Se algo der errado, a única graça salvadora é que é uma oportunidade de mudar a maneira como você trabalha para evitar que aconteça novamente.

Este é um bom momento para alterar seu Código de Prática ou Política de Ética e garantir que todos estejam de acordo com as novas formas de trabalhar.

●     Denunciar comportamento antiético

Uma cultura honesta em qualquer organização será difícil de administrar se seus funcionários não tiverem uma maneira fácil e privada de denunciar qualquer comportamento antiético.

Embora possa parecer desconfortável pensar que seus funcionários podem se tornar delatores de seus colegas, as consequências do comportamento antiético podem ser mais prejudiciais.

Deve haver uma maneira fácil para as pessoas relatarem suas preocupações, com confiança, sem medo de retaliação. Você também deve garantir que haja pessoas em sua força de trabalho treinadas para investigar quaisquer reclamações.

●     Adapte-se com o tempo

Nossos clientes, clientes e a sociedade como um todo geralmente guiam a forma como administramos nossos negócios. Eles nos dizem o que querem; sejam produtos de origem mais ética, salários mais justos para fornecedores em todo o mundo ou políticas mais ecológicas.

Também haverá mudanças nos temas nos quais as organizações se concentram quando se trata de melhorar seus padrões éticos – desde ambientalismo, trabalho com recursos sustentáveis, responsabilidade social corporativa até combater crimes cibernéticos e proteger a privacidade no mundo digital em que vivemos agora.

Suas políticas de ética ou Código de Conduta precisam refletir o mundo em constante mudança em que vivemos. Deve ser inspirador, e não um obstáculo, porque, em última análise, trata-se de melhorar seu local de trabalho e sua marca.

Como ser um líder ético?

O que é ser ético

A liderança ética é a prática de demonstrar conduta adequada dentro e fora do escritório. Preocupa-se principalmente com o desenvolvimento moral e o comportamento virtuoso. Líderes éticos exibem bons valores por meio de suas palavras e ações.

Líderes éticos não ignoram irregularidades, mesmo nos casos em que isso pode beneficiar seus negócios. Mostrar integridade e fazer o que é certo é a essência de ser um líder ético. Os líderes éticos são um exemplo para o resto da empresa.

Aqui vão algumas dicas para os gestores de como ser um líder ético:

●     Defina e alinhe seus valores

Considere a moral com a qual você foi criado: trate os outros como você gostaria de ser tratado, sempre agradeça, ajude aqueles que estão lutando, etc.

●     Contrate pessoas com valores semelhantes

Embora seus valores não precisem ser idênticos aos de seus funcionários, você deve ser capaz de estabelecer um terreno comum com eles. Isso geralmente começa com o processo de contratação e é mantido por meio de uma declaração de visão.

●     Promova uma comunicação aberta

A cada decisão que você tomar, seja transparente e incentive o feedback de sua equipe. Isso ajuda você a se tornar um líder melhor e permite que seus funcionários se sintam mais confiantes para compartilhar suas ideias ou preocupações.

●     Cuidado com o preconceito

Como humanos, muitos de nós temos crenças, subconscientes ou não, que estão desatualizadas ou errôneas. Nenhum líder quer admitir suas falhas, mas deixar de praticar a autoconsciência pode ter consequências prejudiciais.

●     Lidere pelo exemplo

Para construir uma empresa ética, você deve começar de cima para baixo. Seus funcionários verão seu comportamento, escolhas e valores e os adotarão em suas próprias práticas.

●     Não tenha medo de admitir erros

Como diz o ditado, errar é humano. Quando erros são cometidos, líderes éticos e ponderados colocam seus egos de lado e se responsabilizam. Se algo der errado, não dê desculpas ou tente minimizar o dano.

Em vez disso, seja honesto, admita o que aconteceu, peça desculpas se necessário e compartilhe um plano de recuperação proposto com todas as partes interessadas.

●     Encontre seus modelos.

Existem muitos líderes éticos ao longo da história. Faça uma pequena pesquisa sobre líderes bons e poderosos e tente identificar o que eles fazem bem. Em seguida, implemente-o em seu próprio estilo de liderança.

●     Incorpore a responsabilidade social corporativa à sua estratégia de negócios

Há muitas maneiras pelas quais sua empresa pode adotar a responsabilidade social corporativa. Por exemplo, você pode garantir que está sendo ecologicamente consciente; promover a equidade, diversidade e inclusão no local de trabalho; Devolva à comunidade; e trate seus funcionários com respeito.

●     Leia.

Você pode expandir sua compreensão geral da ética por meio das obras clássicas que falam sobre ética. Semelhante a aprender com modelos, esses líderes no campo podem ensinar a você as filosofias por trás da ética aplicada para que você compreenda melhor os princípios que você deve manter no local de trabalho e por quê.

●     Cuide de si para poder cuidar dos outros

Existe um ditado que diz: você não pode derramar de um copo vazio. Líderes que cuidam de si mesmos e abastecem regularmente seu copo metafórico têm maior probabilidade de administrar melhor e cuidar dos outros.

Ter um comportamento calmo e capaz é a base para uma liderança forte, Isso pode ser feito certificando-se de que você, como líder, esteja focado em atender às suas próprias necessidades, como sono, nutrição e saúde mental

Conheça mais o Genyo e melhore o seu ambiente de trabalho não somente no campo da ética!

Confira as nossas funcionalidades!

 

Outros artigos relacionados

Inscreva-se na
Genyo News

Toda semana na sua caixa de e-mail. É grátis!

Compartilhe este artigo

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog