Monitoramento de funcionários: como fazer da maneira correta

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Sumário
monitoramento de funcionários

Quando se trata do monitoramento de funcionários, é comum que muitas empresas se deparem com o seguinte questionamento: até onde a lei permite ir? Até que ponto esse tipo de acompanhamento não infringe os direitos do trabalhador?

Pensando nisso, o Genyo preparou este conteúdo para mostrar tudo que você precisa saber para aplicar o monitoramento de funcionários na sua empresa de forma legal e sem causar constrangimentos para os funcionários.

Então, se esse é um assunto que gera muitas dúvidas em seu negócio, é só continuar a sua leitura até o final para conferir. Vamos lá!

Monitoramento de funcionários: o que é?

Embora o termo pareça bastante óbvio, o ato de monitorar funcionários ainda causa muitas contrariedades no mundo corporativo.

A começar pelo fato de que muitos empregadores não sabem até onde devem ir com a supervisão, o que faz muitos colaboradores se sentirem desrespeitados e constrangidos.

Portanto, de forma resumida, o monitoramento de funcionários trata-se de uma série de recursos que possibilitam que a empresa tenha uma visão sistêmica sobre as atitudes dos seus empregados no ambiente de trabalho.

Isso permite que os empregadores tenham maior controle a respeito dos resultados da empresa, bem como maior segurança quanto às tarefas exercidas pelos colaboradores. Mas, é preciso respeitar alguns limites para não infringir os direitos do trabalhador!

Um grande exemplo de recurso de monitoramento é o controle de ponto, que permite que os empregados registrem os seus horários de entrada, saída, pausa e volta da pausa.

Tornando-se importante para certificar que eles estão cumprindo a sua jornada de trabalho conforme o estabelecido no contrato.

Além disso, o controle de ponto também permite que os empregadores façam o devido pagamento das horas extras realizadas pelos empregados, ou adotem um banco de horas com mais precisão.

Logo, esse recurso emite uma série de dados a respeito dos funcionários, como, por exemplo:

  • os seus horários de entrada, saída e pausas;
  • se houve atrasos ou faltas; ou
  • se ele ultrapassou a sua jornada de trabalho algum dia.

Sendo, então, um dos mecanismos de monitoramento de funcionários que pode ser utilizado de forma legal e respeitosa.

Tipos de monitoramento de funcionários

Antigamente, era muito difícil fazer o monitoramento de funcionários porque não existiam tantos meios tecnológicos como hoje em dia.

Com isso, os gestores da época tinham que monitorar os colaboradores de forma manual, um a um, o que resultava em maiores falhas e erros.

Por outro lado, agora, é muito mais fácil fazer o acompanhamento dos empregados devido às várias possibilidades que estão disponíveis no mercado. Veja abaixo algumas delas!

1 – Monitoramento por câmeras

Sem dúvidas, as câmeras são uns dos recursos de monitoramento mais utilizados dentro das empresas. Afinal, elas são fáceis de instalar, simples de manusear e práticas na hora de acompanhar.

No geral, elas oferecem uma maior segurança para a empresa acerca da criminalidade no ambiente de trabalho, bem como o controle das atividades exercidas pelos funcionários.

Mas, é importante destacar que os colaboradores devem ter a sua privacidade preservada. Por isso, a companhia não pode instalar câmeras em ambientes privados, como vestiários ou banheiros.

Sendo legal apenas em ambientes comuns, como, por exemplo, salas de convivência, pátio, áreas de trabalho e refeitórios. Além disso, a empresa não pode:

  • utilizar câmeras para monitorar apenas um setor ou um trabalhador, pois isso pode ser interpretado como perseguição ou discriminação. Exceto em casos de áreas mais sensíveis da empresa, como a tesouraria;
  • divulgar a imagem dos funcionários fora da organização ou para fins discrepantes;
  • pressionar os colaboradores a respeito da existência das câmeras.

É importante destacar que, embora o principal objetivo das câmeras seja oferecer segurança ao patrimônio e prevenir ações criminosas, monitorar os funcionários apenas por desconfiança é sinal de que está havendo uma falha na cultura organizacional da empresa.

Afinal de contas, a relação entre empregadores e empregados deve ser de confiança e saudável. Se não for assim, não só o trabalho será afetado, como todos os resultados da organização.

2 – Monitoramento por redes sociais

Não é segredo para ninguém que as redes sociais estão muito presentes na vida das pessoas hoje em dia. Então, por que não utilizá-las também como recursos de monitoramento?

Na verdade, elas já estão sendo bastante utilizadas em algumas companhias! Uma vez que é muito comum ver casos de funcionários que foram demitidos após fazerem postagens ou comentários negativos, nas redes sociais, sobre a empresa em que trabalham.

Acontece que essas atitudes podem ferir a imagem da organização perante o mercado, além de gerar um desalinhamento na cultura da instituição.

Mas, por outro lado, muitos se perguntam: será que as empresas podem utilizar as redes sociais para monitorar os seus funcionários? A lei permite?

Bom… ainda não existe uma lei que regulamente isso especificamente. Logo, não é proibido e as empresas podem adotar as redes sociais como um recurso de monitoramento. Porém, o bom senso será sempre necessário e deve estar em primeiro lugar!

3 – Monitoramento por GPS

O monitoramento por GPS é ideal para casos bastante específicos, como para empresas que trabalham com entregas de mercadorias e precisam monitorar os seus funcionários em tempo real.

Nesse caso, o acompanhamento pode ser feito tanto pelo GPS do celular da organização como pelo GPS veicular.

4 – Monitoramento por escuta telefônica

Assim como o GPS, o monitoramento por escuta telefônica também deve ser utilizado em casos bem pontuais, como em empresas de call center, por exemplo.

Inclusive, conforme dispõe o Decreto nº 11.034, a escuta telefônica é obrigatória nesse caso. Devendo ser uma obrigação da companhia gravar todas as chamadas e disponibilizá-las para o consumidor, sempre que solicitado.

5 – Monitoramento por softwares

Por último, mas não menos importante, o monitoramento por softwares também é uma das possibilidades de recursos que podem ser utilizados pelas empresas para acompanhar os seus funcionários.

Atualmente, existem inúmeras opções de softwares que permitem que os empregadores acompanhem os funcionários em tempo real de forma prática, eficaz e legal.

Um grande exemplo é o Genyo, que possibilita que as empresas façam o controle de ponto dos colaboradores de forma segura e fácil. Assim, é possível acompanhar as jornadas de todos os empregados de forma automatizada e sem erros!

O que diz a lei sobre o monitoramento de funcionários?

Até o momento, não há nada previsto na lei sobre o monitoramento de funcionários. Ou seja, não existe nada que proíba ou regulamente essa prática. Dessa forma, cabe a empresa ter o devido bom senso e saber dosar.

Uma vez que, embora não haja regulamentações acerca do monitoramento de funcionários, o Inciso X, Art. 5º, da Constituição Federal, dispõe a necessidade de preservar a intimidade de todos os indivíduos. Veja abaixo!

“Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

X – são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”.

Como fazer o monitoramento de funcionários da forma correta

monitoramento de funcionários

O monitoramento de funcionários pode ser bastante benéfico para as empresas, pois ele oferece proteção patrimonial, aumento da produtividade e maior segurança aos colaboradores.

Mas, tudo isso só pode ser alcançado se as organizações souberem implementá-lo da forma correta e sem excessos. Por isso, nós separamos este tópico para mostrar a melhor maneira de monitorar os trabalhadores. Confira a seguir!

Seja transparente

Antes de mais nada, a transparência é a chave de qualquer monitoramento de funcionários. Afinal, eles devem estar a par sobre a supervisão da empresa, e de que modo ela será feita.

Quanto mais natural for o acompanhamento, menos constrangidos e invadidos os colaboradores tendem a se sentir.

Por essa razão, é muito importante que qualquer prática seja alinhada e discutida internamente com toda a equipe antes de aplicá-la, através de uma comunicação clara e objetiva.

Tenha bom senso na hora de utilizar os recursos

Mais uma vez fica o alerta sobre a necessidade de bom senso na hora de escolher os recursos de monitoramento!

Não é porque não há objeções legais a respeito, que eles devem ser utilizados sem cautela. Uma vez que os trabalhadores devem ter a sua privacidade preservada!

Portanto, muito cuidado na hora de instalar câmeras nos compartimentos da empresa, bem como utilizar as redes sociais para monitorar os colaboradores, por exemplo.

Lembre-se que os empregados não são bonecos, e eles devem ter a sua intimidade respeitadas antes de qualquer coisa!

Determine os requisitos de supervisão em contrato

Todo funcionário tem o direito de saber de qual forma e quando o seu trabalho será monitorado pela empresa. Sendo assim, o ideal é que isso seja firmado em contrato para que ambas as partes estejam cientes do que e como será feito.

Dessa forma, caso o funcionário venha abrir uma ação judicial contra a companhia, por exemplo, a empresa estará respaldada juridicamente de que ele sempre esteve a par do monitoramento.

Oriente os gestores

Por fim, os gestores devem estar sempre bem instruídos sobre a importância do monitoramento e os seus limites, pois eles serão os principais responsáveis por fazer  o acompanhamento direto dos funcionários.

Em razão disso, é fundamental realizar treinamentos corporativos com a intenção de orientar os gestores sobre como eles devem agir durante o acompanhamento. Evitando, então, que eles adotem uma postura inapropriada e incongruente.

Monitoramento de funcionários e home office: como adaptar?

A pandemia do COVID-19 fez o home office tomar cada vez mais espaço no mundo corporativo. Mas, como fazer o monitoramento de funcionários nesse tipo de modalidade?

Nesse caso, além do acompanhamento, é muito importante que as empresas também saibam incentivar a produtividade, autonomia e responsabilidade dos empregados. Assim, é possível adotar medidas, como:

  • fazer reuniões semanais, quinzenais ou mensais online (podendo também ter um intervalo de tempo maior ou menor);
  • optar por ferramentas de acompanhamento online, como o Trello, Breeze e Asana;
  • criar um manual interno para o home office, onde pode constar orientações sobre prazos, entregas de demandas, cumprimento da jornada de trabalho, dicas para melhorar a produtividade, entre outros.

Até que ponto ir?

É muito difícil definir até que ponto os empregadores devem ir quando se trata de monitorar os funcionários! Afinal, cada colaborador tem responsabilidades diferentes na empresa.

Como, por exemplo, é natural que um gerente financeiro tenha um maior acompanhamento quando comparado a um auxiliar de serviços gerais.

Nesse sentido, todo monitoramento deve ser feito com bastante cautela e respeito. E, quanto mais transparente e objetivo ele for, melhor!

Como o Genyo pode ajudar no monitoramento de funcionários da sua empresa

Dentre os setores que requerem o monitoramento de funcionários, o controle de ponto é um deles! Afinal, é necessário que os gestores supervisionem se os colaboradores estão registrando os seus horários corretamente.

À vista disso, o Genyo pode ser o maior aliado da sua empresa! Pois ele é um sistema de controle de ponto digital, que permite automatizar e simplificar todo o trabalho dos gestores, permitindo zero esforço na hora de monitorar os registros e fechar a folha de pagamento dos funcionários.

E não para por aí! Em nosso sistema, você pode ter acesso a diversas outras funcionalidades incríveis, como:

  • Foto e localização do colaborador no momento do registro de ponto;
  • Envio de relatórios automatizados;
  • Opção da criação de banco de horas;
  • Calendário de feriados e recessos personalizável;
  • Assinatura eletrônica de documentos;
  • Chat para facilitar a comunicação entre os gestores e os empregados;
  • Escalas de trabalho customizáveis;
  • Lembrete de ponto para que os colaboradores não esqueçam de registrar o ponto na hora certa;
  • Dezenas de relatórios de folha de ponto, horas extras e banco de horas em PDF e Excel;
  • Os colaboradores podem consultar o seu próprio histórico de pontos e sugerir correções e, assim, agilizar o fechamento da folha de pagamento;
  • E muito mais!

Então, para monitorar a jornada de trabalho dos seus funcionários de forma segura, prática e eficaz, contrate o Genyo agora mesmo. Vale destacar que você também pode testar grátis por 15 dias!

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