Liderança e motivação: Entenda essa relação e saiba como isso pode ajudar sua empresa

Veja como é a relação entre liderança e motivação de colaboradores, quais as principais vantagens disso e dicas para inspirar a equipe de trabalho. Veja mais neste artigo!
Sumário
Liderança e motivação

Um dos grandes atributos está relacionado à liderança e motivação dos colaboradores, já que uma atuação eficiente promove benefícios como o maior engajamento da equipe. Essa relação é estabelecida pois a liderança possui algumas características e habilidades que favorecem a inspiração da equipe.

A atuação dos colaboradores está relacionada a diversos fatores, que podem ser atribuídos desde o ambiente de trabalho até uma gestão de pessoas eficiente. Nesse sentido, a liderança possui um papel fundamental nesse processo, pois a figura de um líder confere uma série de benefícios relacionados ao desempenho dos colaboradores.

Quer entender como a liderança promove a motivação dos colaboradores, e quais as principais vantagens disso para a sua empresa? Para isso, criamos um artigo para elucidar melhor essa relação, e te ajudar a entender como um líder pode levar motivação aos demais colaboradores.

Ficou curioso para saber melhor sobre o assunto? Então fica de olho na matéria a seguir!

O que é liderança?

Antes de qualquer coisa, é preciso entender e explorar o significado de liderança, não apenas no sentido literal da palavra, mas no contexto do mundo corporativo.

Assim, dentro do contexto empresarial, é crucial compreender a liderança para além de sua definição básica. Ela representa a capacidade de influenciar, estimular e guiar de forma positiva um grupo específico para alcançar múltiplos propósitos.

No mercado de trabalho, objetivos bem definidos estão diretamente ligados à eficácia de uma empresa, gerando demandas específicas. As organizações buscam, portanto, características que fortaleçam o desempenho de seus grupos, encorajando a conquista de metas estabelecidas.

Nesse cenário, a liderança desempenha um compromisso essencial, impulsionando a eficiência do grupo através das estratégias-chave de um líder eficaz. Na gestão de equipes, o líder coordena, motiva e distribui responsabilidades, orientando a equipe na busca pelos objetivos.

É imprescindível destacar a importância de ter um líder na equipe, não só para designar tarefas, mas como um agente motivador. Consequentemente, equipes tendem a se dedicar mais quando lideradas por alguém que desempenha um papel ativo e eficaz.

Quais as habilidades de um líder?

Assumir um cargo de liderança é algo que requer muita responsabilidade, pois o líder possui atribuições muito importantes na empresa. Para cumprir com esse compromisso, o líder precisa desenvolver habilidades que possibilitem seu trabalho.

Mas quais as habilidades essenciais que todo líder precisa ter para conseguir exercer suas funções de maneira plena? Selecionamos uma lista com as principais competências esperadas por um líder, que você poderá conferir a seguir.

1- Comunicação afetiva

Um líder eficaz não apenas coordena sua equipe, mas também se comunica de maneira clara e assertiva. Uma comunicação aberta e compreensível é crucial para transmitir ideias, diretrizes e expectativas.

Um exemplo dessa habilidade na prática seria aquele líder que realiza reuniões regulares com sua equipe, fornecendo informações de forma transparente, permitindo um ambiente de perguntas e respostas, e garantindo que todos compreendam suas orientações.

Dessa maneira, uma habilidade muito importante na liderança é o estabelecimento de uma comunicação assertiva. Nesse sentido, o líder deve ser capaz de transmitir informações de maneira clara e objetiva, passando segurança e realizando uma comunicação respeitosa.

2- Habilidades técnicas

É fundamental reconhecer que um líder, embora não esteja diretamente envolvido nas tarefas operacionais diárias, deve ter um conhecimento sólido das práticas técnicas.

Isso não apenas capacita o líder a orientar efetivamente sua equipe, mas também estabelece um vínculo de confiança e respeito, pois demonstra um entendimento profundo das demandas do trabalho.

Um exemplo prático seria um gestor em uma empresa de desenvolvimento de software. Embora não codifique diretamente, um líder técnico que compreende profundamente as linguagens de programação e as metodologias de desenvolvimento pode orientar a equipe de maneira mais eficaz.

3- Ter empatia

A habilidade de cultivar empatia é crucial na liderança e para além  do ambiente profissional, permeia todas as esferas da vida. Essa capacidade de compreender, ouvir ativamente e se conectar emocionalmente com os outros promove um ambiente mais colaborativo e inclusivo.

Assim, ao demonstrar empatia, um líder cria um espaço onde os membros da equipe se sentem ouvidos, compreendidos e valorizados. Além disso, um líder empático é capaz de identificar as necessidades individuais dos colaboradores, adaptando assim as estratégias de motivação.

Liderança e motivação
Foto: SeventyFour

4- Saber manejar conflitos

Outra habilidade de um líder é a capacidade de saber realizar uma boa gestão de conflitos, e assim garantir um melhor clima organizacional. Assim, um líder habilidoso não apenas identifica conflitos dentro da equipe, mas também sabe como gerenciá-los de maneira eficaz, propondo soluções adequadas.

Por exemplo, considere um cenário onde surgem divergências entre dois membros da equipe devido a diferentes opiniões sobre determinada tarefa. Um líder competente não ignora o conflito, mas o encara como uma oportunidade para criar uma solução colaborativa

Sendo assim, a habilidade de saber manejar conflitos é muito importante para exercer a liderança, já que isso será muito comum na prática.

5- Trabalhar bem em equipe

Uma habilidade fundamental de um líder é a de saber trabalhar em equipe, já que a sua principal atribuição está relacionada com a coordenação desses grupos. Portanto, o líder deve possuir as competências necessárias para conseguir coordenar equipes, exigindo organização, comunicação e habilidades sociais.

Essa habilidade requer uma conexão com os membros da equipe, de forma que ele conheça com quem está trabalhando. Isso garante que o líder saiba os pontos fortes de cada um, e consiga aprimorar os pontos fracos de maneira eficaz.

Entretanto, um líder além de reconhecer as habilidades dos membros, é responsável por designar atividades de maneira organizada. Ele estabelece prazos, elabora feedbacks e organiza a execução das tarefas, indo muito além da simples designação de funções

6- Habilidades sociais

Como você já deve ter percebido, uma competência essencial para um líder são as habilidades sociais. Ou seja, por ser um protagonista dentro de um grupo de pessoas, o líder deve saber lidar com os demais indivíduos. Assim, um bom líder possui um carisma cativante, para que consiga ter acesso aos colaboradores de maneira mais fácil.

Vale ressaltar que outras habilidades estão associadas a isso, como por exemplo a comunicação e a empatia, já que elas corroboram para uma boa relação interpessoal. Por isso, as habilidades sociais podem ser sociais, assim como qualquer outra, pode ser capacitada naquelas pessoas que não as possuem naturalmente.

Como se dá a relação entre liderança e motivação?

Uma boa liderança possui uma série de vantagens, mas talvez a mais importante delas é o fato de trazer motivação para a equipe de trabalho. Assim, a relação entre liderança e motivação dos colaboradores é muito almejada pelos gestores de uma organização. Mas por que uma liderança tem o poder de motivar os colaboradores?

A relação entre liderança e motivação não é difícil de ser compreendida, basta avaliar com atenção os atributos de um bom líder. Um bom líder é aquele que consegue inspirar sua equipe através da sua atuação, fazendo com que os demais estejam engajados no desenvolvimento das atividades.

Sendo assim, quando habilitado, um líder consegue desenvolver um relacionamento harmonioso com a equipe, a ponto de sua influência conseguir motivar a todos. A consequência dessa relação entre liderança e motivação são muito benéficas para a empresa, trazendo uma série de vantagens.

Por exemplo, colaboradores mais motivados conseguem entregar melhores resultados, e consequentemente, aumenta a produtividade da empresa. Além disso, há diminuição nos conflitos, melhoria na qualidade dos resultados, diminuição do turnover, dentre outras inúmeras vantagens conseguidas com a liderança e motivação.

Qual a função da gestão na liderança e motivação dos colaboradores?

Uma vez entendido como se dá a relação entre liderança e motivação dos colaboradores, bem como a importância disso na empresa, é preciso abordar de que maneira é possível inspirar a equipe.

Vale ressaltar que não existe uma fórmula mágica para isso, pois a atuação dos líderes pode variar muito a depender da empresa. Mas para auxiliar nisso, trouxemos algumas dicas que podem ajudar muito a estabelecer uma relação de liderança e motivação na sua empresa.

1- Engajamento da equipe

Vimos anteriormente que um funcionário motivado é um funcionário, mas o contrário também é verdadeiro, já que ao promover o engajamento da equipe há o reforço do sentimento de motivação.

Sendo assim, para potencializar a motivação dos colaboradores, os líderes precisam pensar em outras estratégias que garantam o engajamento da equipe. Uma boa estratégia para isso é a valorização da equipe, através de bonificações ou recompensas que sirva como um modelo de gratificação pelo trabalho realizado.

Essa e outras estratégias podem fazer com que o trabalhador aumente o engajamento e desempenho dentro da organização. Assim, como um reforço positivo a isso, o colaborador pode se sentir mais motivado para desempenhar suas atividades laborais.

2- Foco em melhores resultados

Através de uma boa gestão de pessoas, as lideranças conseguem trabalhar com um enfoque em resultados melhores. Isso é possível através de treinamentos eficazes, e a prestação de assistência aos colaboradores. Mas como isso pode ajudar no estabelecimento de uma relação de liderança e motivação dos colaboradores?

O enfoque em melhores resultados faz com que o colaborador consiga se sentir útil ao desempenhar suas funções. Essa ideia de cumprir metas e trazer bons resultados corrobora com o aumento da motivação dos funcionários.

3- Estabelecimento de uma comunicação efetiva

Como mencionado anteriormente, uma das habilidades requeridas em uma liderança é uma comunicação que se dá de maneira efetiva. Além das inúmeras vantagens que essa competência possibilita, ela também pode ser a responsável por motivar os colaboradores.

Estabelecer uma boa comunicação faz com que os funcionários entendam o que os líderes esperam deles, e alinhem isso ao seu plano de ação. Ao contrário disso, um líder que não se comunica bem não motiva sua equipe a alcançar os objetivos desejados.

4- Estabelecimento de uma boa relação com a equipe

Trabalhar em uma empresa em que as relações são harmoniosas é uma oportunidade desejada por muitas pessoas. Um ambiente de trabalho acolhedor motiva os funcionários a trabalharem melhor, e consequentemente aumenta a produtividade deles.

Sendo assim, é papel do líder garantir o estabelecimento de um clima organizacional adequado, realizando uma boa gestão de conflitos. Além disso, a postura que se admite é importante, pois é preciso manter uma boa relação com os demais funcionários, tratando-os de maneira respeitosa e cordial.

5- Fornecer feedbacks construtores

Outro aspecto importante para motivar a equipe de trabalho é a utilização de feedbacks, ou seja, dar um retorno sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas. É preciso ter muito cuidado ao dar um feedback, pois o colaborador precisa se sentir confortável e possuir abertura para isso.

Entretanto, quando realizado de maneira correta, o feedback é muito importante para o desenvolvimento do colaborador na empresa. Portanto, uma maneira de motivar o colaborador é fornecer a eles feedbacks construtivos, e em todos eles enfatizar os pontos fortes da atuação e relatar o que precisa ser melhorado.

6- Inspirar a equipe através das ações

Como dito anteriormente, um bom líder precisa ser inspirador, ou seja, ele precisa ser um modelo a ser seguido. Para isso, é preciso que o líder possua as competências e habilidades de liderança bem capacitadas, para que consiga exercer influência no ambiente de trabalho.

Um líder que possui grande consegue inspirar outros funcionários a seguirem no mesmo caminho, e por isso, é um elemento de motivação muito importante.

Como a tecnologia pode auxiliar nesse processo?

Utilizar essas dicas pode parecer um desafio, pois avaliar o resultado da equipe e saber o momento correto de dar um feedback requer muita atenção. Entretanto, a tecnologia pode facilitar muito esse processo através do sistema de gestão de pessoas.

Assim, a melhor maneira de garantir uma gestão de pessoas eficiente é utilizando um software de controle de ponto para auxiliar nesse processo. Com a plataforma do Genyo é possível avaliar a produtividade dos colaboradores através do tempo que eles gastam durante determinada função.

Assim, é possível aplicar uma gestão com enfoque em resultados de maneira mais simples e eficiente. Além disso, o chat com os funcionários disponibilizados na plataforma pode permitir que os líderes forneçam feedbacks de maneira constante e privada.

Por isso, com a tecnologia certa é possível fazer uma gestão de pessoas mais eficiente, e trazer motivação para a equipe de trabalho.

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