Indicadores de qualidade: veja quais são os principais e como utilizá-los na sua empresa

Confira algumas das informações principais acerca dos indicadores de qualidade e qual a sua importância dentro de uma empresa. Veja mais neste artigo!
Sumário
indicadores de qualidade

Os indicadores de qualidade são fundamentais para empresas que buscam avaliar o desempenho das suas atividades.

Eles também podem ser chamados de KPIs e são conhecidos por serem métricas importantes que conseguem auxiliar a empresa em diversos fatores que podem levá-la ao sucesso, fazendo com que ela consiga entender todo o cenário atual e compreender tudo aquilo que está impedindo de atingir os resultados e objetivos desejados, como por exemplo alguma falha ou decisão que não está dando certo.

Porém, existem vários indicadores disponíveis no mercado e, para que a empresa escolha aquela que seja melhor para ela, é preciso que ela conheça bem todos os seus processos de produção.

Essa escolha do indicador dependerá de alguns fatores internos, entre eles a sua forma de fabricação, quantidade de funcionários e também o tipo de produto/serviço que a empresa fornece.

Afinal, para que haja uma gestão dentro de uma organização é preciso que ela se baseie em dados, pois sem eles não há como definir qual será o melhor caminho para atingir as metas que foram definidas. Através deles se torna ainda mais fácil chegar onde as empresas tanto querem.

Mas o que são os indicadores de qualidade?

Caso você queira saber um pouco mais sobre eles e outras informações como quais são os seus tipos principais, como utilizá-los e sua importância dentro de uma empresa, continue lendo este artigo.

O que são indicadores de qualidade?

Os indicadores de qualidade ou KPIs, são uma das ferramentas que fazem parte do SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) e são aqueles que ficam responsáveis por acompanhar, monitorar e controlar a eficiência de cada processo de produção dentro de uma empresa.

Afinal, através dele é possível coletar resultados acerca desses processos, que servem como uma base para a implementação de medidas corretivas, caso haja alguma necessidade.

O seu principal objetivo é garantir que a empresa tenha uma melhoria contínua.

Através dos indicadores de qualidade é possível que a empresa tenha uma visão muito mais prática e rápida acerca do nível de qualidade de todos os produtos e serviços que são disponibilizados aos seus clientes.

Além disso, eles também permitem que seja criado um histórico, para que possa ser feita uma análise sobre como anda o desempenho, tanto dentro como fora da empresa.

Quais indicadores de qualidade utilizar na sua empresa?

Atualmente, existem diversas classificações de indicadores de qualidade, pois, cada uma delas possui um atributo que pode variar de acordo com diversos fatores, como o tamanho da empresa, o modelo do negócio e o setor que ela atua no mercado.

Abaixo, vamos falar um pouco sobre cada uma dessas classificações.

De eficiência

  • Os indicadores de qualidade estão diretamente ligados à produtividade de uma empresa.
  • Eles são responsáveis por apontar como anda o desempenho da empresa em relação à utilização dos seus recursos, como o seu tempo, suas ferramentas, recursos financeiros, entre outros.
  • Ou seja, por meio desses indicadores de eficiência que essa ferramenta consegue verificar se a empresa está conseguindo atingir os seus resultados, gastando menos tempo e dinheiro.

De eficácia

  • O indicador de eficácia busca avaliar o quão perto a empresa está de conseguir alcançar todas aquelas metas que foram pré- definidas anteriormente.
  • E então, é por meio desses indicadores que torna-se possível analisar como andam os resultados e se eles estão realmente dando certo, aumentando a lucratividade e reduzindo os custos.

De efetividade

  • Esses indicadores buscam comprovar se todas as ações que foram propostas estão sendo executadas pelos colaboradores.
  • Isso resultará em uma empresa mais competitiva, melhor inserida no mercado de trabalho atual.
  • Alguns fatores que podem indicar que essa estratégia está realmente dando certo e atingindo os resultados esperados é se a empresa apresentar um grande número de feedbacks positivos dos seus clientes e um aumento do seu faturamento.

De atendimento

  • Já os indicadores de atendimento analisam os resultados obtidos de acordo com o impacto da satisfação dos clientes da empresa.
  • A partir desses resultados, esses indicadores buscam informações como: se o cliente está sendo bem tratado, se ele está sendo tratado com agilidade e assertividade e se esse atendimento está sendo rápido.

De Segurança

  • Os indicadores de segurança tem como objetivo principal criar e monitorar ações para que o ambiente de trabalho seja seguro.
  • Além disso, elas também são responsáveis por analisar se as ações para a prevenção de acidentes estão sendo cumpridas dentro da organização.
  • Através dele, é possível descobrir quantos funcionários estão utilizando os EPIs e conferir se a manutenção preventiva em máquinas e equipamentos também estão sendo mensurados.

Como utilizar esses indicadores em uma empresa?

Agora que você já viu um pouco mais sobre cada indicador de qualidade, agora vamos falar sobre cada uma das etapas para que você possa implementar um indicador de qualidade no seu negócio.

Volume de testes realizados

Sim, os indicadores de qualidade também podem aumentar o volume de testes dos seus produtos e serviços, sendo assim, você pode optar por utilizá-los para encontrar os indicadores que são fundamentais para a sua empresa antes de chegar a etapa final.

Visto isso, você pode contar com alguns diferentes tipos e etapas, são eles:

  • Testes automatizados e manuais: esses indicadores são utilizados para medir o número de casos de testes automatizados e daqueles que não são automatizados em relação a todos os requisitos de qualidade, através disso será mostrado todos os dados importantes em relação a manutenção dos custos da organização.
  • Testes aprovados e realizados: já nessa etapa, são medidos o número de testes aprovados em relação ao número total que foi realizado. Com isso, será medida a avaliação de qualidade nos testes feitos e, caso ela seja alta, mostrará que a empresa está indo muito bem.

Capacidade de comunicação

  • Já nessa etapa, os indicadores irão rastrear e medir a capacidade de toda a equipe para que todos possam se comunicar entre si com bastante clareza e transparência.
  • Com isso, será possível que a organização possa trabalhar ainda mais a capacidade dos seus colaboradores e ampliar o desempenho de todos com a gestão em diversos níveis.

Adequação dos detalhes

  • Os profissionais que ficarão encarregados do acompanhamento desses indicadores de qualidade precisarão, necessariamente, focar em cada detalhe.
  • Isso acontecerá pois todos devem ser capazes de estudar todos os dados que forem mostrados para selecionar as informações mais importantes dentro deles.
  • Com isso será possível melhorar a capacidade da sua equipe e toda a operação em um todo.

Recursos de treinamento

  • Essa é uma das etapas principais, pois quando o assunto são os níveis de qualidade, é possível destacar que aquelas organizações que priorizam os treinamentos contínuos são aquelas que evoluem de forma muito mais rápida.
  • Por isso, é tão importante que os líderes responsáveis pelo controle de qualidade dediquem bastante do seu tempo para isso.
  • Porém, para isso, será necessário que eles se comuniquem muito bem e tenham bastante empatia para que todas as dificuldades sejam resolvidas e eles consigam tirar informações dos dados em algo mais prático.

Etapas para a implementação desses indicadores de qualidade

Para que esses indicadores sejam implementados de forma conduta, é preciso de bastante disciplina na execução, por isso, é de grande importância que você busque seguir as seguintes etapas:

Defina uma ordem de implementação dos indicadores da qualidade

Para que você consiga escolher qual será a melhor ordem para realizar a implementação desses indicadores, é preciso que você leve em consideração alguns fatores como importância do indicador para o processo, a facilidade na coleta de dados e a disponibilidade de todos os envolvidos.

Existem inúmeras possibilidades de indicadores, onde muitas empresas costumam elaborar painéis com diversas métricas, porém, pouquíssimas acabam realmente refletindo com o seu perfil.

Treine funcionários na coleta dos indicadores

Para que o citado acima não ocorra, é fundamental que a empresa comece a apresentar quais são os impactos causados pelos indicadores para todos os colaboradores da empresa que estiverem envolvidos no processo.

Após isso, é feito um relato do procedimento de coleta com descrições minuciosas de todos os instrumentos de coleta, responsabilidades, forma de leitura dos dados e da frequência.

Sendo assim, o treinamento se torna uma parte do processo fundamental para que você obtenha o resultado desejado.

Algumas práticas que podem te ajudar nesse processo, são:

  • dar voz ao seu time, permitindo que todos tenham voz para auxiliar nas decisões estratégicas,
  • aposte em ferramentas, fornecendo aos membros da sua equipe todas as ferramentas necessárias para que eles realizem as suas tarefas da melhor forma e integre a equipe sobre os objetivos da empresa.

Faça o input no banco de dados

Nessa etapa, deverão ser inseridas todas as informações em planilhas ou em algum sistema da empresa, para que posteriormente seja feita uma análise.

Analise os indicadores da qualidade

Após coletar os dados, será preciso gerenciar todos eles.

Para isso, nessa etapa a empresa terá que gerar gráficos e tabelas, definir as metas, identificar todas as tendências, alertar em casos de desvios de padrão, definir quais serão os planos de ação e analisar as causas-raiz de tudo aquilo que está dando errado, para achar uma resolução o mais rápido possível e evitar que os erros continuem se repetindo.

Não se esqueça da melhoria contínua

A monitoração de todo esse processo deve ser contínua. E para que isso se torne ainda mais fácil, a empresa pode optar por um software para auxiliar no acompanhamento de todas as melhorias que forem proporcionadas por esses indicadores ao longo do tempo.

Com isso, será possível elaborar gráficos comparativos, visualizar todos os resultados para ter uma visão mais assertiva do cenário, coletar informações através de outros indicadores de software e, proporcionar um maior envolvimento entre toda a equipe.

Como usar os indicadores de qualidade na sua empresa?

Se os gestores de uma empresa decidem usar os indicadores de qualidade dentro do seu negócio, é preciso que, primeiramente, eles comecem traçando um objetivo e um planejamento estratégico que busquem alcançar melhorias.

Logo depois, será preciso aplicar os cinco indicadores que foram mencionados acima.

Porém, um fator de grande importância que não deve ser deixado de lado de forma alguma neste processo, para que a empresa encante de fato os consumidores é um bom atendimento e a qualidade dos produtos que estão sendo entregues.

indicadores de qualidade

Por isso, após realizar a implementação desses indicadores, é essencial que a empresa faça sempre o acompanhamento deles, para garantir que tudo está indo como esperado e ela tenha um resultado ainda melhor.

Além disso, outro fator imprescindível é treinar todos os colaboradores que também farão parte desse processo, para que eles estejam aptos a avaliar cada um desses indicadores e sempre tenham conhecimento para entender tudo aquilo que eles querem mostrar, e dessa forma, promover a melhoria contínua dentro do ambiente empresarial.

Principais vantagens de um indicador de qualidade

A principal vantagem de um indicador de qualidade é a melhoria contínua dos processos e produtos de uma organização, o que consequentemente acaba trazendo uma satisfação maior dos clientes e uma maior lucratividade.

Fora isso, ainda podemos citar algumas outras vantagens que esses indicadores podem trazer, como:

  • Fazer um melhor uso dos recursos;
  • Produzir melhorias;
  • Reagir rapidamente à criticidade;
  • Realizar planejamentos apropriados;
  • Ter um controle de qualidade;
  • Melhorar a qualidade do serviço prestado;
  • Obter informações que auxiliem as tomadas de decisão.

Importância de um indicador de qualidade

A grande importância dos indicadores de qualidade vem principalmente da sua contribuição para que a empresa tenha um melhor relacionamento com os seus clientes e, consequentemente, para a valorização da sua marca, visto que organização começa a superar as expectativas dos consumidores em relação a qualidade dos seus produtos e serviços.

Além disso, esses indicadores ainda contribuem para que a empresa tenha um maior controle dos seus processos empresariais, o que também acaba auxiliando na tomada de decisões.

Fora isso, eles também conseguem fornecer informações de grande importância, que servirão para avaliar a performance de todos os colaboradores e para ajudarem na identificação de problemas, para que caso haja algum, ele seja resolvido rapidamente.

Outro ponto que também merece destaque é que eles ajudam a alimentar a melhoria contínua da organização para que os gestores possam direcionar e gerir de forma ainda melhor os seus investimentos.

Conclusão sobre os indicadores de qualidade

Por fim, podemos concluir que os indicadores de qualidade são uma peça fundamental para que a empresa consiga garantir que ela está oferecendo tudo aquilo que ela está propondo aos seus clientes, porém, para isso, será preciso pensar na empresa como um todo e observar todos os detalhes.

Sendo assim, será necessário que você observe fatores como: os objetivos do seu negócio. As perspectivas dos clientes, as perspectivas financeiras da empresa, os seus processos internos e a satisfação dos seus colaboradores.

Tudo isso terá que ser bem claro para você, para que essa implementação tenha sucesso e consiga trazer inúmeros resultados positivos para o seu negócio.

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