Comunicação, desenvoltura e trabalho: Saiba como desenvolver essas e outras habilidades sociais no ambiente corporativo

Entenda a importância das habilidades sociais nas empresas, além de seus principais tipos e dicas especiais de como desenvolvê-las. Veja mais neste artigo!
Sumário
Habilidades sociais

Existem inúmeros desafios presentes em um ambiente corporativo, seja para o colaborador, para um líder ou até mesmo para o dono de uma empresa. Dentre os inúmeros desafios, chama atenção um dos mais relatados: lidar com as relações interpessoais e suas habilidades sociais no ambiente de trabalho. Certamente em uma empresa será necessário interagir com um grupo para o desenvolvimento das atividades requeridas.

No entanto, muitas vezes essas relações surgem como adversidades, devido muitas vezes à carência dessas habilidades. Mas quais são essas habilidades, por que elas são importantes e como é possível aprimorá-las? Pensando em ajudar com esses questionamento criamos um artigo que vai abordar tudo sobre habilidades sociais, dando dicas incríveis de como adquiri-las.

Habilidades sociais: O que significa isso?

Atualmente, muito se fala a respeito das habilidades sociais, mas muita gente fica na dúvida do que elas significam. Dessa maneira, as habilidades sociais podem ser entendidas como o conjunto de atributos responsáveis pela garantia das relações interpessoais. Em outras palavras, as habilidades sociais estão relacionadas com a capacidade de interagir e se relacionar com as pessoas e os grupos presentes nos diversos ambientes.

Dessa forma, essas competências são elementos fundamentais para que um indivíduo consiga estabelecer relações, sejam elas de amizade ou laboral. Assim, algumas capacidades são extremamente importantes para que um sujeito consiga interagir em seu grupo de trabalho, já que as atividades são desenvolvidas em equipe. Portanto, as habilidades sociais fazem parte de um grupo de competências essenciais para todo sujeito inserido no ambiente corporativo, seja ele o empregado ou empregador.

Existem tipos de habilidades sociais?

As habilidades sociais fazem parte de um conjunto de competências, e são divididas em categorias que variam de acordo com cada atribuição. Assim, pode-se afirmar que existem 6 tipos principais de habilidade social, cada qual relaciona com um atributo importante para as relações interpessoais.

Portanto, fazem parte das habilidades sociais: Comunicação, civilidade, empatia, positividade e trabalho.  Cada uma dessas habilidades estão relacionadas com um aptidão específica, e elas são vistas na prática durante as relações entre pessoas. Assim, por ser uma habilidade, esses atributos podem ser aprimorados ou mesmo desenvolvidos através de algumas estratégias.

No entanto, antes de abordar acerca das estratégias específicas para o aprimoramento dessas habilidades sociais, é importante elucidar as particularidades de cada uma. Dessa maneira, separamos os tópicos a seguir para abordar melhor sobre cada uma dessas categorias.

Capacidade de se comunicar

A comunicação é um elemento essencial durante as relações interpessoais, e talvez seja o atributo mais marcante e importante durante esse momento. Assim, entende-se que a comunicação é a capacidade de estabelecer uma troca de informações entre um indivíduo e outro, ou entre um indivíduo e um grupo. Portanto, durante uma relação o desenvolvimento de uma comunicação interpessoal é o elemento chave, pois é ela que possibilita a troca de informações.

No entanto, muitas vezes uma falha nessa comunicação torna-se um problema muito relevante nas relações interpessoais. Assim, a capacidade de se comunicar diz respeito exatamente a efetivação de uma boa comunicação. Dessa forma, um indivíduo que possui uma boa capacidade de se comunicar garante que a transmissão da mensagem foi bem recebida pelo receptor da informação.

Por isso, a capacidade de comunicação está diretamente relacionada com a linguagem utilizada e a maneira na qual um sujeito dialoga com outro. Assim, no ambiente de trabalho isso relaciona-se à capacidade de manter um diálogo claro e interessante, cativando o outro sujeito e se fazendo entendido.

Capacidade de ser civilizado

Além da capacidade de se comunicar, a maneira na qual essa comunicação se dará é outro elemento muito importante durante uma relação interpessoal. Por isso, a capacidade de ser civilizado é um atributo primordial para estabelecer uma comunicação eficaz e agradável, sendo ainda mais importante em ambientes formais.

Assim, pode-se dizer que a capacidade de ser civilizado é um elemento que diz respeito à realização de ações de maneira cordial. Portanto, um sujeito com essa habilidade terá a facilidade em apresentar-se de maneira adequada, dialogar respeitosamente e despedir-se de maneira educada. Assim, saber se portar dessa maneira é uma habilidade fundamental nos ambientes de trabalho, já que são locais que exigem uma maior formalidade.

Aptidão de ser empático

Saber se colocar no lugar do outro é uma aptidão que já nasce com o ser humano, fruto de uma vantagem evolutiva de autodefesa. No entanto, muitas vezes isso é perdido durante a vida, cabendo ao sujeito reforçar essa habilidade inerente. Essa aptidão do ser humano é chamada de empatia, e é um outro tipo de habilidade social muito importante.

Assim, com a empatia é possível ver a situação de um ponto de vista diferente, colocando o outro indivíduo no centro das atenções. Por isso, é possível compreender melhor as emoções, os sentimentos e as atitudes do outro, já que o ponto de observação é mais acolhedor.

Dessa maneira, a empatia é outro elemento importante durante o processo de relação, já que garante uma comunicação mais eficiente e humanizada. Essa é uma das habilidades sociais que promovem a criação de vínculo, pois aproxima os sujeitos que estão envolvidos naquela relação social.

Capacidade de reforçar a positividade de pensamentos

Outra capacidade muito importante é a habilidade de causar impactos positivos na vida das outras pessoas, tornando-se um sujeito com diferencial nesse contexto. Assim, a capacidade de reforçar pensamentos positivos é uma habilidade social que garante os vínculos das relações interpessoais, presentes em uma amizade.

Capacidade de trabalhar

Uma característica também muito importante é a prática de desenvolver atividades em grupo e a habilidade de resolver adversidades. Essa característica é entendida como a capacidade de trabalhar, e é uma das habilidades sociais mais observadas na prática.

Assim, geralmente sujeitos que possuem a habilidade de coordenar situações, desenvolver tarefas em equipe e auxiliar na resolução de problemas possuem o domínio dessa capacidade. Por isso, essa habilidade é considerada importante para se tornar um bom líder, estando muito relacionada com aspectos da liderança.

Capacidade de ser assertivo

A assertividade é a capacidade de se comunicar de maneira objetiva e com clareza, e com isso evitando mal entendidos e conflitos. Assim, essa é uma das habilidades sociais mais difíceis de se adquirir, pois requer uma capacidade de equilíbrio e de posicionamento bem elaboradas. Dessa maneira, uma pessoa com capacidade de ser assertiva sempre é bem posicionada sobre as situações, pois comunica-se com uma clareza admirável.

Qual a relevância das habilidades sociais nas empresas?

Habilidades sociais

Até o momento ficou claro os diversos tipos de habilidades sociais, e como cada uma delas são importantes em determinadas situações. No entanto, especialmente em um ambiente corporativo, as habilidades sociais possuem relevâncias muito notórias, já que as relações interpessoais são importantíssimas.

Dessa maneira, existem diversos motivos que fazem com que o desenvolvimento das habilidades sociais sejam requeridos pelas empresas. O principal deles diz respeito ao clima organizacional, pois esse aspecto gera impactos importantes na produtividade e harmonia da empresa. Ou seja, em uma empresa em que os funcionários possuem habilidades sociais bem desenvolvidas há uma harmonia nas relações interpessoais, e isso efetivamente contribui para a produtividade.

De outra maneira, as habilidades sociais são elementos importantes para se conseguir fazer um excelente networking. Assim, do ponto de vista corporativo isso é muito vantajoso, já que estabelecer uma rede de contatos é fundamental para o sucesso do empregado e empregador.

Outro motivo bastante relevante das habilidades sociais no ambiente corporativo é sua relação com o público externo, principalmente em empresas de atendimento ao público. Por exemplo, um restaurante que possui os seus funcionários capacitados em habilidades sociais tendem a ter avaliações superiores, já que o atendimento é melhor. Portanto, nessas situações as habilidades sociais são aspectos diretamente relacionados com a qualidade e produtividade da empresa.

Como é possível desenvolver essas habilidades?

Já ficou claro a importância das habilidades sociais, mas a pergunta que fica é: Como conseguir desenvolver essas habilidades? O desenvolvimento desses atributos podem ser realizados contando com o treinamento individual, quanto com o auxílio das empresas nesse aprendizado.

Como a empresa pode auxiliar nesse desenvolvimento?

Diversas empresas estão se tornando cada vez mais personagens efetores no desenvolvimento das habilidades sociais de seus colaboradores. Isso vem se tornando uma realidade, pois as corporações perceberam que o desenvolvimento dessas habilidades repercutem muito positivamente nas empresas. Mas de que maneira o empregador pode promover o desenvolvimento desses tipos de habilidades na sua equipe de trabalho?

Uma maneira de incentivar o desenvolvimento dessas habilidades é promovendo eventos na empresa que abordem esses soft skills. Assim, o workshop pode servir como alternativa para a empresa, pois através dessas oficinas será possível capacitar os funcionários no desenvolvimento de habilidades sociais. Por isso, a empresa deve achar meios de incentivar a participação dos funcionários nesse tipo de evento, para que o aprendizado dessas habilidades seja colocado em prática.

Como estimular a participação em eventos de desenvolvimento?

Não é apenas importante para a empresa organizar eventos que estimulem o desenvolvimento das habilidades sociais, mas também incentivar a adesão dos colaboradores. Por isso, a empresa deverá investir na divulgação do evento, bem como na comunicação da relevância do aprendizado das capacidades sociais.

Dessa forma, a melhor maneira de divulgar essas oficinas e aumentar a adesão é através da utilização de um software de controle de ponto . Através dessa ferramenta é possível elaborar um comunicado para todos os colaboradores através do chat com os funcionários, divulgando a existência das oficinas. Assim, é possível informar quais os benefícios da adesão ao evento, bem como garantir que todos os colaboradores vão receber esse comunicado.

Dicas para treinar as habilidades sociais

Além das empresas, o desenvolvimento de habilidades sociais também pode ser iniciado pelo próprio indivíduo, através do treinamento dessas capacidades. Pensando nisso, separamos uma lista contendo 4 excelentes dicas de como conseguir desenvolver essas habilidades sociais.

Saiba o momento de ouvir e se expressar

É importante ter uma escuta ativa, ou seja, ouvir atentamente o que as pessoas falam, e se mostrar interessado no que elas dizem. De outra forma, tão importante quanto ouvir é saber se expressar, por isso deve-se tentar transmitir a mensagem de maneira clara para que a comunicação seja feita. Portanto, a primeira dica é manter constantes diálogos, treinando a escuta ativa e a maneira na qual irá expressar suas ideias.

Seja empático e evite julgamentos

É importante que o outro esteja confortável para estabelecer um diálogo, pois só dessa maneira a comunicação será efetiva. Assim, a segunda dica é evitar o julgamento e praticar a empatia, pois dessa maneira conseguirá abertura suficiente para uma boa comunicação. Portanto, é necessário se colocar no lugar do outro e não fazer juízos de valor sobre o que é dito durante o diálogo, assim será mais confortável para ambos.

Não deixe a emoção estragar tudo

Outra dica importante é tentar estabelecer um bom controle emocional, ou seja, aprender a entender os sentimentos e evitar reações desagradáveis. Assim, o treinamento de uma inteligência emocional é fundamental para que emoções exacerbadas não culminem em uma reação indesejada.

De outra maneira, é importante ser paciente, e isso também tem relação com o estabelecimento de um bom controle emocional. No entanto, esse é um ponto importante, pois pessoas que demonstram impaciência dificultam a ocorrência relação interpessoal. Assim, para conseguir controlar as emoções e ser mais paciente pode-se tentar técnicas de meditação ou até mesmo procurar ajuda profissional para isso.

Tenha uma comunicação agradável

É muito importante que se consiga estabelecer cordialidade durante a comunicação, para que ela se dê de maneira agradável e as relações sejam efetivamente bem sucedidas. Por isso, é importante tentar ser educado durante um diálogo, sendo gentil, utilizando uma linguagem apropriada e agindo respeitosamente com o outro.

Além disso, é necessário que o posicionamento ocorra de maneira assertiva, com clareza e objetividade para não gerar mal entendidos. Assim, treinar a dicção é uma dica valiosa, pois a melhora na clareza do diálogo só é conseguida com prática.

Por último, é necessário também saber negociar, uma vez que a comunicação nem sempre será em um contexto amistoso. Por isso, treine suas habilidades de argumentação e convencimento, para que durante as discussões seja possível chegar num meio termo.

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