Diferentes gerações no mercado de trabalho: veja mais informações sobre cada uma delas e quais são os seus desafios

Confira mais informações acerca das gerações no mercado de trabalho e quais são as principais características de cada uma delas. Veja mais neste artigo!
Sumário
gerações no mercado de trabalho

Um dos principais desafios enfrentados pela maioria das empresas é entender o ser humano. Por isso, uma das coisas mais importantes no meio profissional é conhecer todas as principais informações sobre cada uma das gerações no mercado de trabalho, para que as empresas possam aproveitar de inúmeros benefícios, entre eles, relações mais satisfatórias e positivas com todos os seus funcionários.

Visto isso, ao longo deste artigo você verá um pouco mais sobre as diferentes gerações dentro do mercado de trabalho como os chamados baby boomers e as gerações X, Y, W e Z. Além disso, também vamos falar sobre todos os eventuais conflitos que têm uma probabilidade maior de acontecer. Isso porque, conflitos entre pessoas de diferentes gerações dentro de uma organização sempre existiram e, muito provavelmente, é algo que sempre existirá se as pessoas não começarem a lidar de uma forma melhor com as diferenças.

Isso acontece porque as inúmeras diferenças existentes entre a forma de agir, se expressar e de pensar podem acabar variando bastante de acordo com o tempo, por conta disso, pessoas de diferentes gerações costumam ter seu próprio padrão comportamental muito diferente dos demais.

Atualmente, podemos citar quatro gerações totalmente diferentes que podemos encontrar facilmente no mercado, onde cada uma cresceu e vivenciou suas próprias experiências. Por isso, o grande desafio é realmente aprender a lidar com esse choque de realidades.

Sendo assim, ao longo deste artigo você verá como identificar as gerações presentes no mercado de trabalho, as principais características de cada uma, como elas se comportam e por que entender sobre cada uma é importante para a sua empresa. Acompanhe!

Baby Boomers

Os chamados de Baby Boomers são aqueles da geração composta por pessoas que nasceram no período entre o final da segunda guerra mundial, que ocorreu em 1945, até o início dos anos 60. Então, com o fim da guerra, a maior parte dos países vivenciaram um grande aumento na taxa de natalidade. O que fez com que essas pessoas se desenvolvessem em um cenário de polarização global que foi fundamentada na guerra fria, que influenciou bastante nas visões políticas dessas pessoas fez com que eles se tornassem aversos à conflitos armados e inventores da era “paz e amor”.

As principais características dos baby boomers são: a sua estabilidade, fidelidade e os seus cargos estratégicos de confiança em uma carreira já consolidada. A maior parte deles preferem ser reconhecidos pela experiência do que pela capacidade criativa.

Dicas de como lidar com Baby Boomers

Dentro do ambiente de trabalho os baby boomers são pessoas que você pode contar, pois entre as suas principais características uma que se destaca é a estabilidade. Visto isso, algumas dicas para lidar bem com eles são:

  • Propor dinâmicas em grupo;
  • Tratar temas sérios e até mesmo de alta confidencialidade;
  • Respeitar seu modo de se relacionar com a internet e tecnologias.

Muitas pessoas costumam acreditar que os baby boomers são pessoas que não conseguem se adaptar às novas modernidades, porém, na verdade, esse é um grande mito.

Geração X

A geração X é composta por aqueles que no período entre o início dos anos de 1960 até o final de 1970. Nessa época houve o auge da revolução cultural que sofreu grandes influências tanto do movimento hippie como da liberdade sexual. O que resultou em pessoas com um desejo muito maior de paz, empreendedorismo e independência.

As principais características da geração X é o seu comprometimento e a sua linearidade, pois o principal objetivo da maioria dessas pessoas dessa geração era conquistar uma carreira sólida e estável. Por isso, essa é uma geração que acabou se acostumando com o cargo ou função que lhe era subordinado. Atualmente, esses são os profissionais que estão perto de conquistarem as suas aposentadorias, por isso, são aqueles que estão tentando equilibrar a sua vida pessoal com a sua vida profissional, valorizando o aprimoramento de habilidades para conseguir resultados efetivos.Além disso, valorizam os feedbacks e a burocracia e estão habituados com trabalhos rotineiros, ou seja, fazer as mesmas atividades todos os dias.

Dicas de como lidar com a Geração X

Saber lidar com a geração X é algo muito importante dentro de uma organização para que ela consiga construir boas relações dentro do ambiente de trabalho. Acredita-se que atualmente 30% dos colaboradores das empresas são pessoas da geração X. Os principais pontos que essas pessoas mais valorizam são:

  • Equilíbrio;
  • Liberdade;
  • Respeito às diferenças.

Geração Y

Entre as gerações que podemos encontrar no mercado, também há a geração Y, que são aqueles nascidos em 1980 até o início dos anos 90. Eles também são muito conhecidos pelas pessoas como “millennials”. Os nascidos nessa época são aquelas que se depararam com uma realidade totalmente diferente da dos demais, onde ela era totalmente globalizada e marcada pelo consumismo.

Além disso, ela também foi fortemente marcada pela chegada e desenvolvimento das tecnologias de comunicação e da internet, o que fez com que esses indivíduos habituarem com tais recursos de forma absolutamente natural e mais prática, visto que eles estavam muito mais acostumados. Eles também sempre foram, desde cedo, superestimulados para a realização de múltiplas tarefas e usam a tecnologia como aliada em suas atividades.

As principais características da geração Y é sempre buscar posições altas no mercado, como por exemplo cargos de liderança. Essas pessoas também costumam ser muito criativas e ter uma enorme capacidade de inovar na carreira, já que acabam despertando o seu melhor quando são desafiadas e recompensadas.

Dicas de como lidar com a Geração Y

Os millennials são pessoas que possuem um grande conhecimento acerca das coisas do mundo, por conta disso, costumam ser grandes propulsores da visão sistêmica dentro das empresas. Visto isso, são pessoas que atuavam extremamente bem em áreas que envolvem:

  • Criatividade;
  • Dinamismo.

Hoje em dia, na maioria das empresas, a maior parte dos colaboradores fazem parte dessa geração, por isso, é necessário ter um olhar de atenção para esses jovens.

Geração Z

A geração Z é essa mais atual, formada por aqueles que nasceram do início dos anos 90 até o momento atual. É aquele grupo formado por jovens que não conseguem colocar em suas cabeças que um dia, já existiu um mundo sem internet e sem nenhuma dessas tecnologias existentes atualmente. As pessoas da geração Z já nasceram com tudo nas palmas das duas mãos, porém, uma grande parte delas ainda nem chegou ao mercado de trabalho.

As principais características da geração Z são a crença de que a permanência em um mesmo emprego por toda a vida não precisa ser uma realidade como nas gerações anteriores, abominam a burocracia, pois muitos indivíduos dessa época preferem o home office do que um emprego tradicional ou formal, não sabem trabalhar bem em grupo, não são bons ouvintes, etc.

gerações no mercado de trabalho

Dicas de como lidar com a geração Z

Primeiramente é bom entender que o movimento faz parte dessa geração. Pois, pessoas da geração Z, por estarem conectadas de forma intensa com o mundo virtual, pode ser que pareçam mais individualistas ou até mesmo isolados. Visto isso, as melhores tarefas que devem ser trabalhadas com pessoas dessa geração são:

  • Criação pela internet;
  • Tarefas de prospecção virtual.

A importância de entender as especificidades de cada geração

De forma bem clara, a maioria dos conflitos existentes atualmente surgem quando pessoas com perfis e ideias diferentes se juntam para solucionar o problema de alguma organização. Onde, por exemplo, um indivíduo X se junta com um Y para resolver algo, então o X busca o modo mais seguro e que já foi testado para resolver um problema, já o Y tenta inovar na solução e procurar formas não convencionais para tentar desenvolver seu próprio método.

Então, nesse caso, há um embate de ideias o qual não há um lado certo é um lado errado, há apenas formas totalmente distintas de enxergar o mundo e de tentar resolver algum problema.

Por conta disso é tão importante entender que cada geração possui suas particularidades, pois assim torna-se possível promover o bom convívio entre gerações no ambiente corporativo, com pontes que sustentam e auxiliam no desenvolvimento de uma organização. Ou seja, é algo fundamental para aqueles que querem saber mais sobre a gestão de pessoas.

Como lidar com as diferentes gerações no mercado de trabalho

Se uma empresa deseja minimizar as diferenças existentes entre as gerações no mercado de trabalho ela deve adotar algumas atitudes, algumas mais simples e outras mais complexas, veja abaixo algumas delas:

  • Estimular a comunicação interna e a transferência de conhecimentos;
  • Oferecer treinamentos comportamentais corporativos para melhoria dos relacionamentos organizacionais;
  • Estimular o compartilhamento de opiniões;
  • Identificar o que de melhor cada geração tem a oferecer para a empresa;
  • Saber valorizar e conciliar tanto as habilidades tradicionais quanto a capacidade de inovação;
  • Desenvolver planos de carreira com incentivos personalizados.

Conflitos entre as gerações no mercado de trabalho

Os conflitos são extremamente comuns em qualquer empresa, isso porque, dentro de uma organização você lida com diversas pessoas totalmente diferentes, tanto em relação a forma de pensar, como em relação aos seus comportamentos e formas de resolver problemas, por isso, principalmente em organizações que possuem em sua cultura, a integração de pessoas de diferentes gerações, os conflitos se tornam algo presente.

Porém, alguns conflitos como discussões, insubordinação ou falta de comprometimento com os prazos certamente podem acabar prejudicando bastante a produtividade do seu negócio. Por isso, é imprescindível que os gestores das empresas busquem sempre se atentar às características que foram apresentadas até aqui, acerca de cada geração, para que ele saiba como lidar de uma forma muito melhor com os conflitos entre as gerações no mercado de trabalho.

Prezar por um ambiente de trabalho mais tranquilo e harmonioso, com um melhor clima organizacional, é o melhor caminho para integrar times e deixar uma equipe motivada diante de suas atividades, fazendo com que os resultados obtidos sejam positivos.

Como lidar com o conflito de gerações na sua empresa

Para que uma empresa consiga evitar conflitos geracionais e oferecer ótimas condições de trabalho para todos os seus colaboradores de diferentes faixas etárias, é importante:

Personalizar para conquistar

Como foi visto ao longo desse artigo, cada geração possui as suas peculiaridades, por isso é interessante que a empresa busque personalizar as atividades de cada colaborador. Uma ótima alternativa é oferecer planos de carreira ajustados com a geração do colaborador.

Compartilhar vivências para unir

Uma equipe mais unida, tem mais chance de trazer sucesso para a empresa. Sendo assim, é imprescindível que haja um compartilhamento das vivências, pois quando os colaboradores trocam experiências e posicionamentos há um maior conhecimento mútuo. O que faz com que um colaborador complemente e ajude o outro.

Rastrear para entender

Outra coisa imprescindível é investir em recursos estatísticos para saber o contingente de cada geração em cada empresa. Ou seja, estratégias modernas podem ser usadas pela equipe de RH como, por exemplo, o people analytics. Com isso, é possível executar ações específicas de acordo com o cenário geracional da corporação.

Verifique a comunicação interna

A comunicação interna que existe dentro da sua empresa não pode beneficiar apenas uma geração. Sendo assim, tendo isso em mente, revisite a sua estratégia de comunicação interna e veja se as peças falam apenas com uma geração ou todas que existem na sua empresa.

Conclusão

Por fim, como você pôde perceber ao longo deste artigo, entender as relações entre as gerações no mercado de trabalho é um recurso imprescindível para que uma empresa consiga gerir melhor as equipes, realizar contratações mais assertivas, ter um clima organizacional melhor e serviços de melhor qualidade.

Entender as relações entre as gerações existentes é interessante tanto para treinar a equipe do RH, como para desenvolver as relações entre os colaboradores das mais diversas gerações ou até mesmo para capacitar as lideranças no que tange à melhor convivência com cada faixa etária. Com isso, há uma melhor gestão de pessoas e a organização consegue aproveitar de inúmeros benefícios.

Se você achou este conteúdo interessante, não deixe de conferir outras pautas no blog do Genyo. Saiba mais sobre as novas tecnologias presentes no mundo corporativo e sobre os nossos serviços de controle de ponto eletrônico para empresas de todos os tamanhos e setores.

Outros artigos relacionados

Inscreva-se na
Genyo News

Toda semana na sua caixa de e-mail. É grátis!

Compartilhe este artigo

Consentimento de Cookies

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando, você declara ciência dos: Termos de Uso, Políticas de Privacidade e Cookies.

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog