Integração entre RH e TI: Conheça os benefícios

Nunca antes a integração entre RH e TI andaram tão juntos na evolução dos processos de gestão de pessoas de uma empresa. Veja mais! Veja mais neste artigo!
Sumário
integração entre RH e TI

Nos últimos anos a integração entre RH e TI tem proporcionado cada vez mais modernidade para a gestão de pessoas. Os processos seletivos agora contam com a ajuda de softwares, o controle de ponto é feito por aplicativos e tarefas operacionais que antes eram manuais, são facilitadas pelo uso de softwares. Os benefícios da integração entre as áreas de RH e TI são vários.

Continue a leitura para descobrir mais sobre essas vantagens!

Por que integrar RH e TI?

Quando falamos dos benefícios da integração entre RH e TI, a maioria das pessoas se lembra apenas de softwares e hardwares, e como a TI, pode facilitar o dia a dia do setor de RH por meio desse suporte técnico.

Porém, essa integração deve começar muito antes. Ao realizar uma nova contratação, o RH precisa ter certeza de que o novo colaborador terá todos os equipamentos e softwares que precisa para começar a trabalhar. Dessa forma, deve existir uma comunicação direta entre RH e TI, informando sobre a nova contratação. Assim, a empresa responsável pelos serviços de TI, pode se encarregar de providenciar tudo para o novo colaborador.

Nesse sentido, o mesmo se aplica em casos de desligamentos, o RH deve avisar o Prestador de Serviços de TI, para que ele possa revogar todos os acessos necessários e cuidar de toda a burocracia que envolve softwares e hardwares para que o desligamento ocorra da forma mais segura possível. Afinal, ainda é comum que colaboradores mesmo após o desligamento continuem com acesso aos sistemas da empresa, ao e-mail corporativo, etc.

Por isso, a integração traz como benefício mais segurança e produtividade para todos os colaboradores da empresa. Veja abaixo mais alguns dos benefícios que sua empresa pode alcançar ao integrar os setores!

Benefícios da integração entre RH e TI

Flexibilização da jornada de trabalho

A pandemia acelerou a transformação digital e muitas empresas que antes operavam apenas no modelo presencial, já contam com profissionais híbridos, sem contar as empresas que se tornaram totalmente remotas.

integração entre RH e TI

Enquanto o RH cuida dos processos burocráticos para a flexibilização do modelo de trabalho do colaborador, o Prestador de Serviços de TI, garante que os equipamentos que serão utilizados estão protegidos e estão aptos para uma rotina produtiva de trabalho. Dessa forma, seus colaboradores podem trabalhar de qualquer lugar, garantindo maior flexibilidade. E, claro, as informações, dados e infraestrutura de TI, estarão seguras e protegidas. Assim, é possível evitar vazamentos e até problemas maiores, simplesmente porque um colaborador usou um Wi-Fi público ou o computador pessoal que divide com outras pessoas.

Modernização do setor

O papel do departamento de RH vai além de contratar novos profissionais. Da mesma forma que o papel dos Prestadores de Serviços de TI não é mais simplesmente consertar computadores. Ambas as áreas se modernizaram e agora, precisam estar alinhadas com o objetivo do negócio.

A partir da integração das duas áreas, a empresa de TI, pode dar suporte ao RH, modernizando processos através do uso de softwares, prevendo possíveis paradas e instabilidades antes que elas ocorram. Dessa forma, o departamento de RH consegue ter o foco na gestão de pessoas. Enquanto isso, o Prestador de Serviços de Tecnologia da Informação cuida da infraestrutura técnica, garantindo que tudo estará funcionando na integração entre RH e TI.

Proteção de dados

O departamento de RH armazena informações, muitas vezes pessoais, sobre os colaboradores e até mesmo, informações sigilosas sobre a empresa. É necessário garantir que todos esses dados estão protegidos e no caso de qualquer desastre, humano ou natural, possam ser recuperados.

Por isso, contar com um Prestador de Serviços Gerenciados de TI para apoiar o departamento de RH é essencial. O prestador, será o responsável por, através de seus serviços e softwares que utiliza, realizar backups corretamente e testes de recuperação, garantindo que os dados podem ser restituídos em caso de perdas.

Essa integração de áreas pode parecer desafiadora no começo, mas os benefícios são mútuos e o departamento de RH poderá ser muito mais produtivo, possibilitar jornadas flexíveis e até mesmo reduzir custos e problemas com hardwares e softwares ao contar com um parceiro estratégico de TI. Se a sua empresa ainda não tem um Prestador de Serviços Gerenciados de TI, encontre o parceiro ideal na plataforma gratuita Localize MSP.

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