Qual é a importância do feedforward para o seu negócio?

Entenda como o feedforward se diferencia do feedback, quais os seus principais benefícios e como aplicá-lo em seu negócio. Veja mais neste artigo!
Sumário
Feedforward

No mundo corporativo, algumas estratégias são elaboradas para aumentar a produtividade, sensação de bem estar e comunicação entre colaboradores de um negócio. Nesse sentido, são utilizadas diversas ferramentas de gestão de pessoas, como um processo seletivo mais rigoroso, softwares de análise de desempenho e uma cultura de feedback. Cultura essa que pode contribuir para o crescimento profissional de muitos times e indivíduos, especialmente quando o feedforward é adotado em um negócio. Porém, apesar de cada vez mais popular entre CEOs do mundo inteiro, muitos gestores ainda possuem dúvidas sobre como ele funciona. Pensando nisso, definimos nesse artigo como ele funciona e quais os seus principais conceitos. Confira abaixo!

O que é a gestão de equipes?

Antes de entender o que é o “feedfoward”, é importante a definição de gestão de equipes para empresas e qual é a sua definição. Basicamente, esse é um conjunto de práticas e hábitos que buscam aumentar a produtividade de uma empresa ou negócio, mas sem perder a qualidade do tempo e trabalho dos seus colaboradores. Para isso, é necessário que uma liderança, geralmente um gestor, elabore essas estratégias e mantenha sua equipe engajada e motivada. É uma excelente forma de controlar demandas, acompanhar entregas e enfrentar muitas das dificuldades enfrentadas no dia a dia. É possível utilizar até mesmo algumas ferramentas, como um gerenciador de tarefas, sistemas de gestão de ponto e tudo mais. No final, a tecnologia acaba sendo a principal aliada daqueles que buscam mais produtividade e um ambiente de trabalho ainda saudável.

Como ter uma boa gestão de equipes?

Na teoria, o gestor deve estudar e adicionar pessoas à sua equipe de uma forma que consiga coordenar suas demandas, tempo, competência e capacidade de atingir os resultados esperados. Dessa forma, conseguirá otimizar os principais recursos da empresa, mas essa é uma tarefa que pode ser um pouco difícil. Logo, não é incomum surgirem dúvidas sobre como fazer uma boa gestão. Segundo especialistas, as seguintes práticas são determinantes em todo negócio:

Não ignore o processo seletivo

O processo seletivo de novos funcionários é levado a sério em muitas empresas, especialmente no RH. No entanto, muitos gestores acabam esquecendo da importância de acompanhá-lo de perto, o que acaba afastando potenciais talentos ou até mesmo os aloca em locais onde não podem ser bem aproveitados. Por conta disso, algumas questões, como fit cultural, são cada vez mais levadas a sério. Com isso em mente, deve-se ter claro quais são os valores e visão da empresa, o que permite encontrar profissionais com objetivos semelhantes.

Para que aumente suas chances de sucesso, um planejamento estratégico pode acabar trazendo excelentes resultados. Ter um funcionário preparado e com boas técnicas para detectar os melhores candidatos para uma vaga é indispensável, o que torna cada vez maior a demanda pelos famosos “headhunters”. Ademais, a vaga deve ser divulgada de forma transparente, onde os principais detalhes sobre o cargo, condições de trabalho e expectativas da empresa devem ser claros. Muitas vezes, testes de personalidade, comportamentais e até mesmo técnicos podem servir como filtros para destacar os melhores candidatos.

Estude o rendimento dos funcionários

Muito mais do que apenas analisar as metas batidas ou resultados, os indicadores de rendimento servem como verdadeiras fontes de estudo. Aliados com uma presença mais assertiva no comportamento desses indivíduos, eles podem trazer detalhes e dados importantes sobre a gestão do seu time. Por esse motivo, mesmo que os colaboradores sejam analisados de forma individual, é possível entender os principais motivos pelos quais alcançaram tais resultados e o que fazer para torná-los ainda melhores. É uma forma muito eficaz de encontrar ruído nos processos da empresa e elaborar planos mais específicos para o seu negócio.

Em alguns casos, um funcionário que geralmente é muito eficiente pode acabar se apresentando uma queda de desempenho, o que preocupa muitos gestores. Ao perceber esse declínio, é possível conversar com esse indivíduo para entender os motivos que levaram a isso, como questões pessoais, conflitos no ambiente de trabalho ou até mesmo baixa motivação.

Treinamento de gestão é indispensável

Além da escolha de uma equipe capacitada, o gestor também deve possuir as principais características e práticas para liderá-los. Inclusive, ao contrário do que muitos pensam, isso pode ser construído e despertado nos mais diferentes profissionais. Ainda assim, caso seja detectada uma inclinação para liderança em um colaborador, é importante que a empresa o incentive cada vez mais a aprimorar suas habilidades. Quando eles estão motivados e se sentem reconhecidos, podem demonstrar ainda mais produtividade, visto que a motivação passa a acompanhá-los no dia a dia. No final, a capacidade de se adaptar às mudanças no mercado e as diferentes visões dentro de uma equipe podem fazer muita diferença na forma como uma equipe trabalha e como ela enxerga seu gestor.

Além disso, equilíbrio emocional e resiliência são determinantes nos momentos mais tensos ou de crise. Para muitos, o líder também colabora para o desenvolvimento de pessoas ,o que acaba diferenciando-o de um indivíduo que é apenas um chefe.

Feedbacks são importantes

Basicamente, o feedback é uma forma de retornar uma informação ou processo passado em um negócio. Hoje em dia, é impossível falar sobre gestão de equipes sem falar sobre essa ferramenta, visto que ela se tornou muito importante para a avaliação de performance dos colaboradores. Ou seja, é um canal de comunicação entre gestores e funcionários, gerando benefícios para toda a cadeia produtiva de uma empresa, já que eles passam a ter ciência de suas atitudes e entendem o que está funcionando ou não no dia a dia. Inclusive, ele pode ser passado não só do líder para o time, mas também no caminho contrário.

O que é Feedforward?

Quando falamos de feedbacks, é comum que um conceito parecido, mas não tão popular, também apareça: o feedforward. Para muitos, ele é até mesmo considerado uma variação do próprio feedback, visto que é utilizado para reconhecer quais habilidades profissionais de um indivíduo precisam ser desenvolvidas para o futuro. É um processo que exige bastante observação, análise de comportamento e presença do gestor no dia a dia do time, mas que apresenta resultados muito positivos. Isso porque ele acaba acelerando a forma como os colaboradores evoluem e aprimoram suas principais habilidades, como criatividade, inteligência emocional, liderança e muitas outras. Por conta disso, o feedforward cresce cada vez mais no universo corporativo e já se mostrou útil para diversas empresas ao redor do mundo.

Ainda assim, esse conceito é algo relativamente recente, visto que foi criado por Marshall Goldsmith, um dos principais autores de desenvolvimento pessoal no mundo. Ele já conta com mais de 30 livros que contribuíram para o treinamento de milhares de executivos e profissionais em todo o planeta.

A diferença entre feedforward e feedback

Por possuírem definições bem semelhantes, esses dois conceitos ainda podem gerar muitas dúvidas. Para resumir, o feedback sugere a avaliação de um comportamento ou atitude que ocorre constantemente ou no passado. Assim, é estabelecida uma comunicação e um plano de ação para incentivar esses hábitos caso sejam benéficos ou impedir que eles ocorram novamente se forem prejudiciais. Por outro lado, o feedback é focado no futuro e estabelecimento de metas para os indivíduos. Além disso, ele funciona muito mais como um incentivo do que uma cobrança ou crítica. Ainda assim, são ferramentas que andam juntas e bebem da mesma fonte.

Como funciona o feedforward?

O feedforward funciona de maneira simples, onde contribui para a construção de um ambiente mais amigável entre os colaboradores, sempre estabelecendo um canal de comunicação aberto e positivo entre os times. Para isso, o gestor deve entender as principais características de sua equipe e estar presente para ajudá-los no que for necessário, sempre contribuindo com sugestões e estratégias para sua evolução. Em alguns casos, a famosa pergunta “como você se vê daqui há alguns anos” pode ser muito útil, já que ela ajuda a entender o que cada um espera de suas carreiras e como podem atingir suas metas.

Por que usar o feedforward?

Feedforward

Os principais benefícios do feedforward são autoconhecimento, foco no futuro e maior engajamento no ambiente de trabalho. Assim, essas análises e sugestões contribuem para que os colaboradores tenham uma experiência mais prazerosa na organização, sempre associada à mais motivação e valorização.

Além dessas vantagens, existem alguns motivos pelos quais os gestores gostam tanto do feedforward. Dessa forma, ele acaba unindo o útil ao agradável, trazendo um ambiente mais produtivo, mas também mais motivado.

Pode ser útil ao ser repassado para líderes

Independente da intenção, quando feito de maneira errada, o feedback pode estar associado a certo juízo de valor. Por conta disso, em alguns casos, leva a consequências relativamente negativas ou até mesmo limitantes quando são feitas aos gerentes e líderes. No caso do feedforward, a comunicação não carrega de maneira alguma superioridade de julgamento.

As pessoas não levam o feedforward de forma tão pessoal

No geral, o feedback construtivo tende a focar no desempenho, não no desenvolvimento da pessoa. No entanto, eles podem ser interpretados de forma pessoal, especialmente quando o gestor não sabe como repassá-los. Para muitos, a percepção de identidade também está associada com o seu trabalho, então podem acabar levando o feedback para o lado pessoal. Já as sugestões positivas do feedforward tendem a ser vistas como dicas ou conselhos muito mais pragmáticos.

É possível mudar o futuro, mas não o passado

Como o feedforward ajuda as pessoas a visualizar e elaborar um futuro mais produtivo, os resultados podem ser mais certos. Muitos atletas, por exemplo, são treinados com essa ferramenta. Ainda assim, é importante entender que os dois, quando utilizados da forma certa e em conjunto, podem trazer resultados excelentes.

No final, a boa comunicação de qualidade entre gestores, CEOs e colaboradores em todos os departamentos é sempre eficaz. Através dela é possível melhorar de forma considerável o desempenho da empresa, além de uma organização mais dinâmica e comunicação aberta, onde os funcionários podem trabalhar com seus erros e se concentrarem nas metas para o futuro.

Como implementar bem o feedforward

O feedforward, como ajuda as pessoas a enxergarem oportunidades de crescimento, deve ser feito de forma muito mais ampla do que só uma crítica positiva. Para os principais gestores ao redor do mundo, essa ferramenta deve ser utilizada de um jeito que faça os colaboradores refletirem sobre como aplicar seus talentos e de que forma levá-los para outras pessoas. Logo, quando um gestor perceber que um colega está possui alguma característica ou a está desenvolvendo, deve incentivá-lo a exercê-lo mais, como na criação de projetos.

Além disso, um dos motivos pelos quais muitas pessoas não acabam progredindo mesmo com o feedforward é que elas não sabem o que fazer com ele. Logo, se um líder quer que um colaborador cause impacto e utilize suas sugestões, deve repassá-lo de uma forma que as pessoas possam colocá-lo em prática. É por esse motivo que o “coaching” está tão ligado a essa ferramenta, visto que ele ajuda na elaboração de planos mais específicos para os indivíduos. Ainda assim, essa é uma prática que acaba trazendo resultados para o grupo como um todo, especialmente quando ele é repassado de forma colaborativa e compartilhada. Inclusive, não é incomum encontrar empresas que oferecem feedforward não só por uma cadeia hierárquica, mas também por funcionários com funções que podem ser bem diferentes.

No final, as principais ferramentas de gestão de equipes, quando combinadas da maneira correta, podem trazer resultados significativos para um negócio. Por conta disso, essas dicas, quando aplicadas de forma eficiente, produzem um ambiente de trabalho muito mais positivo e eficaz. Se você gostou delas, clique aqui para ter acesso a muitas outras.

Outros artigos relacionados

Inscreva-se na
Genyo News

Toda semana na sua caixa de e-mail. É grátis!

Compartilhe este artigo

Consentimento de Cookies

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando, você declara ciência dos: Termos de Uso, Políticas de Privacidade e Cookies.

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog