Infelizmente, quando as pessoas começam a ter responsabilidades mais sérias, é mais difícil ter tempo para a leitura. Além disso, é muito difícil que as empresas incentivem seus funcionários a ler mais. Entretanto, a leitura é extremamente importante para manter uma boa saúde mental e uma boa produção no trabalho. É por isso que decidimos trazer dicas de leitura que vão te ajudar a manter uma boa relação com a sua saúde mental. Confira na íntegra!
Por que é importante manter a leitura?
Muitas pessoas têm o costume de ler quando estão na escola ou na faculdade, mas perdem o hábito quando começam a trabalhar. Ter leitura ativa é super importante para que o cérebro permaneça ativo e se sinta desafiado. Ademais, o momento da leitura também pode servir para relaxar e até adquirir novos conhecimentos.
Como a leitura afeta a saúde mental?
Muitas pessoas leem para desestressar e algumas até utilizam essa ferramenta para fugir um pouco da realidade. Por isso, é preciso um certo cuidado ao escolher aquilo em que você focará a sua atenção durante a leitura. Por exemplo, para alguém que trabalha com gestão de equipes, o dia a dia já é muito estressante. Então, por que essa pessoa passaria o seu tempo livre lendo algo pesado ou complicado?
Nesse caso, o mais indicado seria fazer uma leitura leve como uma ficção, ou até um livro de auto-ajuda que tenha dicas de como ter uma vida mais tranquila.
Dicas de leitura de ficção para melhorar a saúde mental
Está procurando por dicas de leitura que te ajudem a relaxar e imaginar novos ambientes? Veja abaixo uma lista com livros de ficção para levar dias mais leves.
Séries de livros antiga
Nada melhor do que a nostalgia da infância para trazer um pouco de paz e tranquilidade diante do estresse no trabalho. Quem disse que adultos não podem reler os seus livros de infância preferidos? Se você era fã de alguma série de livros quando mais novo(a), que tal voltar para essas séries e aproveitar um pouco daquela magia? Se quiser trazer essa ideia para o trabalho, convide alguns colegas para que vocês façam uma leitura conjunta.
Livros de romance
Outras pessoas preferem ler algo que entretenha, como os romances? Mas, como isso ajuda na saúde mental?
Simples: além de ajudar a desestressar, os romances ensinam muito sobre como se relacionar com pessoas e criar sentimentos profundos. Eles também ensinam a escutar, a conversar abertamente e a resolver problemas pacificamente. Isso é muito bom para quem está tentando desenvolver uma relação boa dentro do ambiente de trabalho, basta saber usar esse aprendizado.
Livros de poemas
Se você procura por uma leitura rápida e leve durante pequenos intervalos, os livros de poemas são essenciais. Algumas pessoas até preferem lidar com os poemas para entender sentimentos de si mesmos. Isso é uma grande ajuda para quem busca maior inteligência emocional. Abaixo você encontra algumas das melhores coletâneas de poemas, confira!
- Antologia poética de Drummond;
- A teus pés;
- O que o Sol faz com as flores;
- A rosa do povo;
- A criança em ruínas.
Dicas de leitura sobre saúde mental
Agora, se você está se sentindo pressionado(a) no trabalho e procura por uma leitura que te ajudará a entender mais sobre questões da saúde mental. Existem alguns livros que te ajudam a lidar com isso e outros que fazem você se sentir acolhido quanto a esse assunto. Independentemente do que você deseja, existe um livro para isso. Veja abaixo alguns exemplos!
A redoma de vidro
Este livro lida com temas como a ansiedade e depressão na vida de mulheres que não conseguem fazer tudo aquilo que sonharam para suas vidas. Durante a leitura, você acompanhará a melancolia e as tentativas de ser uma pessoa melhor da personagem principal, enquanto ela tenta equilibrar outras áreas de sua vida.
Meus tempos de ansiedade
A ansiedade é um dos maiores problemas enfrentados no mercado de trabalho atual e muitas pessoas sentem a pressão de crescer rapidamente em seus cargos. Algumas empresas já tentaram reduzir esse problema com soluções como planos de carreira. Porém, a cobrança pessoal ainda é muito grande, e é preciso de uma certa cautela para enfrentar essa situação.
O livro “Meus tempos de ansiedade” ensina maneiras de lidar com esse problema e como se autorregular. Isso é essencial para quem ainda quer crescer no mercado e precisa de um empurrão para isso.
Talvez você deva conversar com alguém
Esse livro é aquele que toda pessoa que sente medo constante e culpa esmagadora precisa ler. Produzido por um terapeuta com experiência na área, ele discorre sobre diversas áreas da saúde mental, como ela sugere, quais os sinais de problemas e as melhores formas de lidar com ela.
Como o título do livro já sugere, a obra fala sobre a importância da terapia e de desabafar com alguém de confiança. Isso vale para todas as áreas da vida, seja ela pessoal, profissional ou de relacionamento.
A coragem de ser imperfeito
Esse é o livro para quem procura ajuda para aceitar que nem sempre daremos 100% de nosso potencial em todas as áreas. Pois para quem lida com o perfeccionismo sabe como pode ser difícil aceitar que algumas coisas estão fora de nosso alcance. É preciso perceber que em algum momento você precisará fazer escolhas sobre o que focar, e que, por causa disso, outras áreas serão prejudicadas. Porém, isso não é o fim do mundo, você ainda poderá melhorar nessas áreas em outra época.
Dicas de leitura de auto-ajuda
Muitas pessoas enxergam nos livros de auto-ajuda uma oportunidade de crescer e se tornarem profissionais mais completos. Realmente, conhecer e cuidar da saúde mental é essencial para realizar um bom trabalho. Então, veja as dicas de leitura abaixo para conhecer os melhores livros de autoajuda que possibilitam esse crescimento:
Descubra seus pontos fortes
O que seria melhor do que um livro que te ajuda a entender o tema e ainda possibilita que você faça um teste para descobrir seus pontos fortes? Essa obra é muito utilizada por equipes de RH que trabalham com talent acquisition. A ideia é que os profissionais conheçam seus pontos fortes e demonstrem isso durante o trabalho ou recrutamento. Ao fim do livro está um teste com questões fechadas que te mostram qual área a sua maior força e como você deve utilizá-la.
O poder do hábito
O poder do hábito é um título que ensina os leitores a criarem uma forma de alcançar os seus objetivos por meio da repetição. Esse livro é super recomendado por profissionais responsáveis pela área de recursos humanos das maiores empresas. Muitos deles afirmam que o livro é muito bom para ajudar aqueles funcionários que não conseguem entrar no horário, mesmo com o uso de ferramentas como o controle de ponto eletrônico.
O controle de ponto eletrônico, como o oferecido pelo Genyo, é super importante para manter uma avaliação sobre a entrada e saída dos funcionários. Contudo, isso não significa que eles vão seguir esses horários de maneira correta. É aí que entra o livro, que mostrará como é importante estar sempre no horário de trabalho, independentemente da empresa fazer o controle ou não.
Para saber mais sobre esse tópico ou sobre o controle de ponto, confira mais postagens no site do Genyo.
Como aumentar a leitura no local de trabalho?
Está preocupado com a saúde mental dos seus colaboradores e quer ajudá-los com isso a partir da leitura? Saiba que além de ser possível, essa atitude é ótima para melhorar o rendimento dos funcionários e também minimizar problemas relacionados ao estresse e ansiedade no trabalho.Veja abaixo algumas das melhores ideias para isso.
Biblioteca comunitária
Você já viu aquelas bibliotecas onde é preciso levar um livro para trocar caso deseje pedir algum emprestado? Essa é uma ótima forma de ajudar os colaboradores a interagirem e dividirem conhecimentos. Para isso, não é preciso um espaço muito amplo, apenas algumas prateleiras são necessárias para que os livros fiquem armazenados.
Faça competições amigáveis
Sabe aquela confraternização que tem a cada seis meses na empresa em algum restaurante legal? Então, você pode combinar com os seus funcionários que aquele que tiver lido mais livros ao final do semestre será presenteado com algum tipo de “vale” durante a confraternização.
Palestras com autores
Se a sua ideia é estimular os funcionários a engajar mais com textos sérios e informativos, uma boa forma de fazer isso é convidar os autores para palestras. Assim, eles podem passar esse conhecimento para os colaboradores de forma mais dinâmica, o que faz com que eles tenham motivação para terminar a leitura.
Invista em tecnologia
Hoje em dia, é muito fácil ter qualquer tipo de livro na palma das mãos por conta dos e-books. Inclusive, é possível encontrar alguns títulos gratuitamente na internet, basta procurar. Uma ideia legal é enviar alguns livros digitais para a equipe que os ajudem a desenvolver habilidades novas, ou até mesmo para curtir um tempo de relaxamento.
Amigo secreto de livros
Se você quiser incentivar a leitura no fim de ano, fazer um amigo secreto de livros é uma super ideia. Além de ganhar novos livros, os colaboradores poderão trocar conhecimento sobre aquilo que aprenderam durante a leitura.
Como usar as dicas de livros para a saúde mental?
A maioria dos livros que ajudam a melhorar a saúde mental possui dicas de como ter atitudes no dia a dia que funcionam como complemento. Se você busca dicas de como fazer isso no local de trabalho, confira abaixo algumas ideias.
Implementar exercícios ergométricos
Uma das dicas mais comentadas sobre a melhora da saúde mental é a prática de exercícios. Entretanto, muitas pessoas comentam como não conseguem manter essa rotina devido ao cotidiano cheio de responsabilidades do trabalho. Então, a empresa pode ajudar os colaboradores ao montar um plano de exercícios leves no próprio local de trabalho. Os exercícios ergométricos são ótimo para isso, pois ajudam a tirar o estresse e a fazer com que o corpo não fique dolorido depois de horas de trabalho.
Inclusive, alguns exercícios podem ser feitos dentro do escritório ou até sentado na cadeira de trabalho. Para isso, basta que um funcionário fique responsável por aprender os movimentos e alongamentos e passe para os outros trabalhadores esse conhecimento.
Disponibilizar psicólogos no RH
Infelizmente, nem todas as empresas se preocupam com o bem estar mental de seus colaboradores. Mas, quem disse que o RH só é responsável por recrutamento e controle de hora extra? É uma boa ideia contratar funcionários de RH formados em psicologia para dar suporte à empresa.
Então, para oferecer uma experiência de trabalho mais assertiva, é interessante contratar um psicólogo especializado em atendimento para que os funcionários possam fazer algumas sessões. Isso é muito importante para quem trabalha com atendimento direto ao público e lida com muitas tensões durante o dia. Não é necessário fazer um super controle de horas para definir quem vai fazer a consulta no dia, às vezes, tudo o que a pessoa precisa é de um desabafo.
Fazer workshops
Para garantir a eficiência do aprendizado de livros mais sérios e com bastante conteúdo, é legal trabalhar com alguns workshops. Com eles, os colaboradores poderão discutir mais sobre os ensinamentos e terão exemplos na prática de como ter atitudes que ajudem a melhorar a saúde mental. Os workshops podem ser feitos tanto dentro da empresa, quanto fora em alguma ação de aproximação e treinamento da equipe.
Conclusão
Os livros são uma fonte infinita de conhecimento e podem ser de grande ajuda para quem busca melhorar a saúde mental. Utilizar conhecimentos sobre os livros e incentivar a leitura dentro do ambiente de trabalho é uma estratégia que pode ajudar, inclusive, na produtividade dos colaboradores. Então, seguir as dicas de leitura para cuidar da saúde mental se mostra como uma das melhores formas de investir na sua empresa neste ano.
Se você achou este conteúdo interessante, não deixe de conferir outras pautas no blog do Genyo. Saiba mais sobre as tecnologias presentes no mundo corporativo e sobre os serviços de controle de ponto eletrônico para empresas de todos os tamanhos.