Copa do Mundo na empresa: Conheça ações de endomarketing

Confira neste artigo algumas ideias de ações de endomarketing sobre a Copa do Mundo para você engajar a equipe na empresa. Veja mais neste artigo!
Sumário
Copa do Mundo na empresa

Que o Brasil é o país do futebol todo mundo sabe! Mesmo quem não gosta de esportes acaba aprendendo um pouco sobre a relação dele com o povo brasileiro porque ele faz parte da nossa cultura. Com a chegada da Copa do Mundo em novembro deste ano, a chave para não perder a produtividade da equipe é encontrar um equilíbrio que permita aumentar a diversidade do evento. Por isso, pensar em ações de endomarketing durante a copa do mundo na empresa é essencial.

Semelhante a um jogo, é importante saber trabalhar em equipe em um ambiente de escritório, pois isso promove o compartilhamento de conhecimento, um senso de camaradagem entre colegas de trabalho e sinergia no trabalho. E todas essas vantagens resultam em maior produção, satisfação e alto desempenho para a equipe como um todo. Veja neste artigo algumas ideias de ações de endomarketing para copa do mundo na empresa.

O que é endomarketing?

O termo “endomarketing” refere-se a um conjunto de ações com o objetivo de melhorar o ambiente de trabalho. Para valorizar, engajar e motivar as equipes de uma empresa, incentivos como recompensas podem ser dados aos colaboradores.

Esta é uma tática usada pelas empresas para elevar seu posicionamento no mercado, fazendo referência à seção operacional relevante. O endomarketing deve ser planejado pelo RH com base no perfil comportamental de cada colaborador. Com isso, será possível desenhar e realizar ações direcionadas e customizadas que ajudarão os colaboradores a ver mais valor nessas iniciativas.

Qual a importância de trazer a Copa do Mundo para a empresa?

A primeira Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930. Desde então, este se tornou um dos torneios mais assistidos e prestigiados do mundo. Por exemplo, em 2014, a Copa do Mundo realizada no Brasil teve uma das maiores audiências da história do evento com 3,2 milhões de espectadores, demonstrando a paixão nacional.

Para quem não sabe, a cada quatro anos, quando acontece a Copa do Mundo, as bandeiras verdes e âmbar invadem as casas, as escolas e as ruas do nosso país. E, obviamente, as empresas não devem ficar de fora. A competição afeta os horários de trabalho e é a causa de pausas, desprezos e conversas entre colegas de trabalho.

Por isso, se o assunto ainda não estiver na agenda da sua empresa, seria melhor incluí-lo. É praticamente impossível evitar um evento que atinge milhões de pessoas, ainda mais no Brasil, a casa do futebol, onde se espera que um dos times favoritos compita em busca do hexa no Catar.

A partir de agora, a Copa do Mundo será exibida em todos os ambientes, inclusive corporativos. O evento oferece espaço para que as empresas desenvolvam iniciativas relacionadas ao tema, incentivando a integração e variedade, o que contribui para a melhoria do ambiente de trabalho.

Como o RH pode incentivar isso?

Em um projeto de equipe, as funções de RH e liderança devem exercer flexibilidade acima de tudo para se encaixar em um dos eventos mais chamativos do mundo e manter as metas de crescimento da empresa à frente e no centro. O intrigante é que isso pode ser usado para promover diversas coisas, como por exemplo: motivação dos membros da equipe; aumento da qualidade do ambiente interno; melhoria da marca no mercado.

Para ficar ainda mais claro, podemos trazer o exemplo de 2014. Durante a Copa do Mundo, foram inúmeras as empresas que se destacaram por participar do clima festivo espalhado por todo o país, garantindo que as jornadas de trabalho fossem concluídas. Sem falar, obviamente, de ações que despertem o senso de competição nos departamentos.

Ideias de endomarketing para implementar ações durante a Copa do Mundo

Agora que você já entendeu melhor os efeitos da Copa do Mundo, veja algumas ações internas que você pode tomar para melhorar sua empresa.

Pausa para o jogo

Copa do Mundo na empresa

De forma geral, uma das principais preocupações de quem curte a Copa do Mundo é se haverá ou não uma folga nos dias de jogo, principalmente o do Brasil. Tem coisa melhor do que pausar a rotina durante o jogo do Brasil para reunir os colegas de trabalho, distribuir pipoquinhas com guaraná e prestigiar o campeonato.

Esse tipo de atitude forçará mesmo aqueles que não gostam de futebol a ter a chance de interagir com seus companheiros de equipe. Dessa forma, a empresa pode fazer um pequeno evento para que a equipe assista aos jogos do Brasil durante a copa.

Bolão da Copa do Mundo

Uma das práticas mais comuns de acontecer é o bolão da Copa do Mundo. Isso além de despertar o interesse das pessoas, também incentiva a participação da equipe, sejam eles fãs de futebol ou não.

Sendo assim, a facilidade de participação incentiva a ampla participação dos colaboradores. Além disso, há expectativas quanto aos resultados e potenciais ganhos, o que torna o clima ainda mais divertido.

Com a premiação para os vencedores, o bolão é uma ótima forma de gerar inclusão e entretenimento para todos durante a Copa. Uma dica para fazer isso sem preocupações é através do Aplicativo Palpiteiros que está disponível da Play Store e Apple Store.

Recursos com alta tecnologia, como sites e aplicativos, possibilitam a realização de palpitações a qualquer hora e local. Dessa forma, até familiares e amigos podem se divertir ajudando o colaborador a participar do bolão da Copa do Mundo. Ou seja, o engajamento vai além do local de trabalho disponível na Apple Store e Play Store.

Decoração do ambiente interno

Muitas empresas acreditam que não podem criar estratégias de endomarketing durante a Copa por ter pouco recurso. Mas a verdade é que é possível engajar a equipe durante esse período sem precisar despender de muito dinheiro para isso. Sendo assim, uma excelente forma para incentivar esse clima é fazendo uma decoração no ambiente empresarial.

Para isso, a gestão pode enfeitar o ambiente com bandeiras verdes e amarelas. Pendurá-las nas paredes pode ser uma ótima ideia. Além disso, colocar bandeiras nacionais ou internacionais penduradas, assim como enfeites de bolas de futebol espalhadas por departamentos em dias de jogos ou uma decoração com tema de futebol, também pode tornar o local de trabalho mais dentro do clima da copa. O importante aqui é deixar a criatividade fluir e fazer com que tudo isso se encaixe no orçamento da organização.

Por fim, uma outra ideia para promover a decoração no ambiente de trabalho é organizar um concurso de decoração entre as áreas. A categoria que criar a decoração mais bonita ganha o prêmio! Isso contribui tanto para a economia quanto para o engajamento da força de trabalho, colocando as melhores decorações para a ocasião em competição.

Uniforme personalizado

Se sua empresa possui algum tipo de uniforme, é fundamental ter um que seja personalizado durante essa época do ano. Se sua empresa não é um negócio, você ainda pode fazer um uniforme exclusivo para seu time usar em dias de jogo.  Nesse sentido, é legal pensar em usar as cores do Brasil, com frases motivacionais ligadas ao futebol. Dessa forma, além de criar um uniforme que poderá ser usado em outras ocasiões, é muito provável que sua equipe ache super divertido a ideia de vestir essa camisa personalizada.

Evento copa do mundo da sua empresa

Outra ideia para incentivar a sua equipe durante o período dos jogos é fazer um evento na sua empresa parecido com a Copa do Mundo. Esse estilo envolve literalmente tirar a equipe do escritório e trazê-la para o campo, aumentando a conexão entre os membros e tornando o ambiente mais divertido e leve.

Nesse caso, sugere-se que o torneio siga o formato da Copa do Mundo, dividindo os participantes em equipes que podem ser masculinas, femininas ou até mistas.  Além das equipes, toda a experiência deve ser tão completa quanto uma partida da Copa, incluindo o uso de uniformes oficiais, hino de cada time, transmissão e relato do jogo, classificação das equipes, premiação e, claro, pressão da torcida. Com isso, é possível garantir que todos os participantes estão envolvidos dentro e fora das quatro linhas.

Preparar brindes

Assim como é interessante manter o ambiente interno da empresa com decorações e fazer uniformes personalizados, comprar cornetas, apitos, confetes e uma variedade de outros detalhes e acessórios que são usados ​​durante a Copa do Mundo é uma ótima forma de tornar o ambiente mais parecido com a copa.

Dessa forma, a empresa pode utilizar esses itens para incentivar os colaboradores a mantê-los engajados, permitindo-o desde que seja controlado e não prejudique a produtividade da empresa. Além disso, o RH da empresa pode oferecer cartelas com todos os jogos do campeonato ou até mesmo o conhecido álbum de figurinhas, incentivando até mesmo reuniões internas para troca de figurinhas para que todos possam finalizar seu álbum.

Campeonato de futebol de botão

Para muitas empresas às vezes fazer um campeonato imitando a Copa do Mundo pode ser inviável no momento, mas não tem problema, pois existem outras formas de trazer toda a diversão da Copa do Mundo para dentro da empresa. Essa solução super fácil é feita com o futebol do botão. Basta convidar as equipes para a Copa do Mundo de Botão de Football da sua empresa e decorar o espaço para ficar ainda mais parecido com o clima da copa do mundo.

Os botões podem ser personalizados com produtos ou nomes dos colaboradores para aumentar a diversão e a conexão com as pessoas. E como qualquer outra atividade, é vital estabelecer as regras, os rankings e os prêmios.

Atividades dinâmicas

Investir em atividades dinâmicas ligadas ao futebol durante essa época do ano é uma forma super legal de trazer o clima da copa para dentro do ambiente empresarial! Colocar o número da camisa e o nome de um jogador que já jogou pelo time do Brasil em alguma Copa em um envelope completamente fechado é uma interessante ideia de negócio relacionada à Copa do Mundo.

Peça aos seus colegas para adivinhar qual número está dentro do envelope. Depois disso, revele o número no final da competição e recompense os companheiros de equipe que tiverem sucesso.

Não perca a produtividade durante a Copa

Procurar formas de incentivar os funcionários durante a Copa do Mundo é muito importante. Mas além disso, é necessário também preparar todo o seu time para não perder a produtividade durante esse período. Para isso, você deve se preocupar com os seguintes tópicos.

Antecipação de atividades importantes

Incentive sua equipe a priorizar e concluir as tarefas mais importantes no dia anterior ao início dos jogos para garantir que o maior número de funcionários possam assistir aos jogos. Dessa forma, será possível aproveitar todo o momento dos jogos sem ficar se preocupando se determinado problema já foi sanado.

Incentive o uso de lembretes para os funcionários

Muitas vezes, após as partidas do Brasil na Copa, os funcionários podem ficar extasiados com as emoções e acabar esquecendo de fazer atividades importantes. Com isso, é interessante incentivar que os seus funcionários adicionem lembretes com alarmes para voltar a produzir assim que a partida chegar ao fim.

Avise fornecedores e clientes

Se for o caso da sua empresa atender um grande número de clientes e fornecedores durante o dia, seja pessoalmente ou por telefone, uma boa ideia é avisar que durante o período dos jogos do Brasil na Copa do Mundo a sua escala de funcionários irá funcionar de forma reduzida.

Isso porque em algumas circunstâncias, não será possível ignorá-los, principalmente se você trabalha em um estabelecimento comercial. Por isso, é sempre aconselhável avisar aos seus clientes, fornecedores e demais interessados ​​que o seu negócio terá suas operações durante os horários dos jogos reduzidas.

Aproveite os intervalos dos jogos

Uma forma de não parar a produtividade durante a Copa do Mundo é usando os intervalos dos jogos para retomar aquela tarefa importante. Assim, não são só os jogadores que podem usufruir desses 15 minutos para retomarem a partida, os funcionários da sua empresa também podem se beneficiar com esse tempo.

Se você gostou desse artigo, não deixe de continuar acompanhando o nosso site para ter acesso a muito mais conteúdos sobre atividades para a equipe de Recursos Humanos. Além disso, se a sua empresa está interessada em aumentar a eficácia do sistema de controle de ponto, não pode deixar de contratar os produtos da Genyo.

Outros artigos relacionados

Inscreva-se na
Genyo News

Toda semana na sua caixa de e-mail. É grátis!

Compartilhe este artigo

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog

Consentimento de Cookies

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando, você declara ciência dos: Termos de Uso, Políticas de Privacidade e Cookies.