16 nov 2021

Ponto digital: por que sua empresa precisa tanto dessa tecnologia?

ponto digital

A resposta para perguntas sobre a necessidade de adotar sistema de controle de ponto digital é uma empresa só pode ser uma: “sim”. Porém, essa argumentação positiva, enfática e monossilábica pode soar vazia, insuficiente, rasa e nada convincente. Na realidade, há uma série de vantagens em digitalizar a forma de bater ponto e inovar a gestão de pessoas.

Aqui no Blog do Genyo, no entanto, nós temos total compromisso com a transparência, bem como com o desenvolvimento pleno do trabalho de um gestor. Dito isso, este artigo é um dossiê definitivo para que você compreenda as reais causas de adotar o ponto digital aí na sua empresa. Ademais, te indicaremos a melhor solução tecnológica para modernizar o controle de jornada de seus colaboradores.

Ficou a fim de entender mais sobre esse tema? Então, abra sua mente para doses de inovações, pois aqui vamos nós!

 

O que é e como funciona o sistema de ponto digital?

De acordo com o 2º parágrafo do artigo 74 da CLT, “estabelecimentos com mais de 20 trabalhadores” registrados devem fazer controle de ponto. Ou seja, é obrigatório a firma registrar cada uma das marcações de ponto dos colaboradores. Lembrando que estamos falando do ritual que começa na marcação de ponto [entrada, saída e intervalos] e termina nos trâmites de fechamento da folha de ponto.

O registro dessas marcações pode ser feito por meio de ponto manual, mecânico ou eletrônico. Porém, segundo a redação da Portaria 373 MTE,também é permitido o controle de ponto digital. Dessa forma, aqueles antigos relógios de ponto podem ser trocados por aplicativos e tecnologias mais modernas.

Mas, de fato, o que é ponto digital? Em síntese, trata-se de uma forma de controle de ponto moderna e de fácil gestão. Nesse sentido, o esqueminha abaixo explica como funciona esse tipo de registro:

  • o colaborador faz suas as marcações em dispositivo eletrônico ou no computador
  • as informações sobre essas marcações de ponto são automaticamente coletadas e armazenadas em nuvem
  • com poucos comandos, o gestor fecha todos [isso mesmo, você não errado] cálculos relacionados à folha de ponto

Viu só como é tecnicamente vantajoso contar com um sistema de controle de ponto digital? Afinal, essa tecnologia é moderna, segura, assertiva e lidera a contenção de gastos em uma empresa. Continue por aqui, pois, já já falaremos mais sobre os benefícios dessa forma de gestão de jornada.

 

As vantagens do controle de ponto digital

Antes de entrarmos nessa seara, vamos propor um exercício de memórias. Para, pense e responsa com sinceridade:

  • quantas vezes você já ouviu falar em adulteração em cartão de ponto? [essas fraudes vão desde usurpação na hora de marcar o ponto até alteração de dados]
  • já viu de perto ou ouviu sobre as famosas filas de colaboradores para bater ponto? [quanto tempo não é perdido aí, hein?]
  • e as longas horas necessárias para calcular e fechar uma folha de ponto? Lembrando que o menor erro pode gerar em pagamentos de horas extras indevidas. Logo, o gestor gasta muito tempo em uma atividade que causa muito stress.

Os gargalos supracitados são familiares, bem como te incentivaram a pensar em outros problemas associados à gestão de ponto analógica. Felizmente, o controle de ponto digital resolve essas questões e promove várias outras inovações. Como funciona em ambiente online, nunca mais você gastará com tinta de impressora e bobinas para imprimir comprovantes. Além disso, sua empresa ganha uma ferramenta poderosíssima para evitar ações trabalhistas relacionadas à horas extras, má gestão de férias, entre outras.

Por fim, a automatização dos processos de marcação de ponto gera economia, agiliza o trabalho do gestor, anula erros técnicos e elimina fraudes. Ademais, essa tecnologia é ecologicamente correta e sustentável, pois, não há consumo de papel e nem de energia elétrica. O futuro te dá as boas-vindas! Mas dentro do que o mercado brasileiro oferece, qual é a opção ideal de sistema de controle de ponto? A resposta, você encontra a seguir.

Vem comigo!

 

Genyo: o melhor controle de ponto digital para sua empresa

A praticidade, o custo-benefício e a tecnologia sempre atualizada são algumas das características que fazem do Genyo a melhor opção de controle de ponto digital para uma empresa. Para você ter uma ideia, não são necessários mais do que 10 minutos para começar a usar.

Além de não ter que gastar dinheiro para comprar/alugar e instalar um relógio na parede da sua empresa, a aplicação do ponto digital Genyo não demanda manutenções técnicas. Logo, seu departamento de TI não terá que investir esforços para resolver problemas relacionados ao sistema. Para melhorar tudo, o sistema funciona no computador e oferece aplicativo grátis para Android e iOS. Na prática, isso quer dizer que o seu colaborador pode bater ponto usando o próprio smartphone — sem necessariamente precisar de conexão com a internet.

Outro ponto notável desse serviço são as funcionalidades minuciosamente desenvolvidas para auxiliar os gestores na elaboração de métricas estratégicas para o desenvolvimento de qualquer ambiente profissional. Nesse sentido, ferramentas de geolocalização permitem acompanhar a batida de ponto em tempo real, o que é um plus para empresas que trabalham com funcionários externos.

O Genyo também possibilita calcular horas excedentes e noturnas de forma automática. O sistema também automatiza a criação de escalas de trabalho com diversas possibilidades possíveis, bem como fecha a folha de ponto em questão de poucos minutos! Dessa forma, o gestor ganha tempo para se ocupar de outras atividades que podem agregar valor à empresa.

Por fim, mas não menos importante, o sistema possui usabilidade intuitiva, design moderno e é 100% blindado contra invasão de hackers. Portanto, não perca mais tempo! Você está a um clique para testar ponto digital e inovar a gestão de pessoas de sua empresa. Venha experimentar essa plataforma que é inteligente até no nome!

2 Comentários
  1. Luiza Santos dia 25/02/2022 às 13:12 - Responder

    Gostei muito do seu conteúdo sobre viu? Parabéns!

    • Leopoldo Magnus dia 25/04/2022 às 12:15 - Responder

      Obrigada pelo comentário, Lu!

Qual sua opinião sobre o assunto?

Seu email não será publicado ;)