05 ago 2022

Softwares de integração com relógios de ponto: Por que ter?

integração com relógios de ponto

A sua empresa ainda não conta com um sistema de integração com relógios de ponto? Então saiba que o seu negócio pode estar perdendo muito tempo e dinheiro.

Quem trabalha no RH sabe muito bem como é complicado o fechamento de folha, são os piores dias do setor!

Isso porque o tratamento do ponto dos funcionários é uma etapa que requer bastante tempo e atenção, tendo em vista a quantidade de inconsistências que podem surgir.

Que maravilha seria se todos os colaboradores chegassem e saíssem no mesmo horário, não é mesmo?

O problema é que a realidade é totalmente oposta. Todos os meses existem inúmeros atrasos, esquecimentos de ponto, faltas e atestados…

Ufa! Dar conta de tudo é bastante trabalhoso e estressante.

Mas essa trabalheira não precisa estar presente no dia a dia da sua empresa. Tudo pode ser resolvido com a ajuda da tecnologia.

É aí que entram softwares e sistemas de integração com relógios de ponto entram.

Essas ferramentas são capazes de realizar o tratamento de ponto eletrônico para o controle da jornada dos colaboradores.

Dessa forma, as empresas podem economizar tempo, tendo uma gestão mais eficiente e ágil.

Você quer saber o que é possível fazer agregando um software de integração no processo de fechamento de ponto?

Veja só o que será abordado no texto de hoje:

  • O que é o relógio de ponto?
  • A legislação brasileira e os sistemas de ponto eletrônico
  • O que é o software de gerenciamento de ponto?
  • Para que serve um sistema integrado ao relógio de ponto?
  • Principais inconsistências no registro de ponto
  • Benefícios de um sistema integrado com relógio de ponto
  • Por que optar pelo sistema Genyo?

Continue a leitura desse artigo e fique por dentro do tema!

O que é o relógio de ponto?

Antes de entrarmos no tópico de integração, primeiro é interessante compreender em definição o que seria um relógio de ponto.

O relógio de ponto se trata de um dos equipamentos mais conhecidos e utilizados para a gestão de colaboradores dentro das empresas.

Esse equipamento de gestão pessoal permite o registro dos horários de entrada e saída do colaborador, horário de almoço, horas extras, intervalos, entre outros.

Ter um relógio de ponto na sua empresa é fundamental para a cobertura das questões trabalhistas.

De acordo com a CLT, qualquer estabelecimento comercial com mais de 20 funcionários deve controlar os horários de entrada e saída dos colaboradores.

Esse registro deve ser feito tanto de maneira manual e mecânica quanto eletrônico.

Nessa realidade, os relógios de ponto se tornam um equipamento imprescindível para os estabelecimentos que possuem estas características.

A legislação brasileira e os sistemas de ponto eletrônico

integração com relógios de pontoA regulamentação do uso de sistemas de ponto eletrônico foi realizada pela  portaria 671 Expedida pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) em 2021.

Anteriormente, os sistemas de ponto eram regulamentados pela portaria 1510, agora, a nova portaria unificou todas as regras existentes e acrescentou novas normas.

Na portaria 671 foram consolidadas todas as formas de registro eletrônico de ponto existentes em “REP” (Registrador Eletrônico de Ponto).

Dentro da REP três categorias foram criadas, sendo elas:

  • REP- C – Registro de ponto convencional;
  • REP-A – Equipamentos e programas de computador que tem sua utilização destinada ao registro da jornada de trabalho;
  • REP-P – Sistema de registro eletrônico de ponto via programa, que inclui os coletores de marcações, o armazenamento de registro de ponto e o programa de tratamento de ponto.

De acordo com a mesma legislação, os REPs não podem: impedir a marcação do ponto, fazer marcações automáticas do ponto, exigir a autorização para marcar horas extras ou alterar os dados registrados pelo funcionário.

Não somente, no artigo 74 da portaria está explícito que os estabelecimentos com mais de 20 trabalhadores devem anotar os horários de jornada dos funcionários.

Com a inserção dos relógios de ponto eletrônicos devidamente regulados pela legislação facilita a rotina das empresas, tendo em vista que as formas antigas de controle traziam riscos de fraudes e inconsistências.

O que é o software de gerenciamento de ponto?

Para realizar a administração dos dados gerados pelo relógio de ponto, a ferramenta mais indicada é justamente um software de gestão.

Um software de gerenciamento de ponto é uma ferramenta desenvolvida para simplificar as atividades de controle de jornada de trabalho através da integração com relógios de ponto.

Geralmente, essa atividade de gerenciamento é realizada pelo corpo de RH das empresas, tomando um valioso tempo dos analistas que precisam analisar ponto por ponto dos funcionários.

Ao ter a tecnologia ao seu lado, o gestor pode contar com funcionalidades para a gestão de ponto, com o completo controle de jornada de trabalho, horas extras, banco de horas, faltas, justificativas e muito mais.

Softwares que se integram aos relógios de ponto permitem mais segurança e controle de acesso às informações.

Com isso, os gestores podem tomar decisões com mais embasamento, reduzindo as chances de erros.

Outro ponto interessante é que a automatização das atividades otimiza o tempo dos colaboradores, reduzindo retrabalho e custos.

Para que serve um sistema integrado ao relógio de ponto?

Segundo a portaria 671, a principal função do tratamento do ponto é cuidar dos dados originados da marcação de ponto.

Através de um sistema integrado a empresa poderá realizar um melhor gerenciamento, com o acréscimo, alteração ou complementar informações faltantes.

Desta forma, um sistema integrado serve justamente para gerenciar as informações do ponto, corrigindo inconsistências e gerando arquivos importantes para a folha de pagamento.

Para ilustrar, vamos a um exemplo que ocorre em toda empresa.

Ao final do mês é necessário realizar o fechamento da folha de ponto e essa tarefa geralmente é feita manualmente, tornando a tarefa morosa, tendo em vista a necessidade de calcular todos os apontamentos.

Horas extras, faltas, folgas, atestados, trabalhos em feriados, finais de semana… Errar esses valores é sinônimo de problema!

Ao realizar a integração com relógios de ponto para o tratamento dos dados a sua rotina pode mudar para melhor.

Através de um software próprio para essa atividade a sua empresa pode gerenciar com mais assertividade a frequência dos funcionários.

Isso porque os dados processados pelos sistemas de ponto eletrônico podem passar por um tratamento e em seguida serem unificados em um novo documento com os registros dos pontos.

Lembrando que com a vigência da LGPD, o tratamento de ponto se tornou ainda mais importante de ser administrado corretamente.

Quer conhecer o melhor sistema de gerenciamento de ponto do mercado, com funcionalidades que trazem benefícios tanto para o funcionário quanto para o empregador?

Conheça a solução do Genyo clicando aqui!

Principais inconsistências no registro de ponto

Não podemos falar em integração com relógios de ponto sem conhecer quais são os principais problemas que são enfrentados no dia a dia do fechamento da folha de ponto.

Entre as irregularidades mais comuns podemos citar o esquecimento, ausência ou excesso de marcação de ponto.

Essas situações são ainda mais graves quando os funcionários registram o ponto em relógios convencionais, que não diferenciam a marcações efetuadas pelo colaborador.

Além disso, mesmo que o relógio seja eletrônico, ele pode falhar na entrada dos colaboradores ou os funcionários podem esquecer de bater o ponto.

Assim, sem a devida integração, a jornada do colaborador aparecerá de maneira incorreta na folha de ponto.

O horário de almoço é campeão quando o assunto é o esquecimento na hora de bater o ponto, então vamos pensar no exemplo de um funcionário que bateu o ponto de entrada e pausa para almoço.

Caso ele se esqueça de bater o ponto na volta e só bata na hora da saída, o sistema entenderá  que nesse dia o colaborador saiu para almoçar e voltou somente horas mais tarde.

Como o funcionário do RH poderá dar conta de situações como essa, tentando resolver o problema de cada colaborador?

Para facilitar a tarefa de visualização de inconsistências, a integração com relógios de ponto é o ideal.

Com o uso do software, ao verificar as folhas, todos os pontos inconsistentes aparecerão para você.

Então, caso o relógio falhe ou o funcionário se esqueça de bater o ponto, a análise de inconsistências da Genyo junto com a sua inteligência artificial agiliza o fechamento de folha de ponto para você.

Conheça a nossa solução clicando aqui!

Benefícios de um sistema integrado com relógios de ponto

Vejamos quais são os benefícios de contar com um sistema integrado com relógios de ponto na sua empresa.

Acesso mais seguro e prático

Infelizmente, um dos principais problemas enfrentados pelas empresas quando o assunto são relógios de ponto é justamente a proteção contra fraudes.

Principalmente quando falamos em relógios convencionais.

Existem diversas formas de burlar esses sistemas, inclusive na verificação manual interna, realizada por colaboradores da empresa.

Ao optar por um sistema de gerenciamento somente pessoas que têm acesso ao sistema podem fornecer as informações necessárias.

Dessa forma, pessoas sem autorização não podem modificar as informações.

Além disso, os softwares geralmente contam com registro de histórico, permitindo a identificação da pessoa responsável.

Softwares integrados são seguros e anti-fraudes, com isso, é mais difícil que hackers tenham acesso aos dados contidos no sistema.

Equipe mais comprometida e integrada

A pontualidade vai além da entrada e da saída na empresa. Quando pensamos na rotina corporativa, chegar atrasado para uma reunião ou não fazer uma entrega no tempo pode ser uma grande perda de oportunidade.

Com um sistema integrado como o Genyo, você como gestor pode  ter acesso a data, hora e o local que seus funcionários registraram ponto para você acompanhar tudo em tempo real.

Através de uma gestão mais acertada, com uma equipe comprometida, fica fácil alcançar os objetivos da sua empresa.

Conheça a nossa solução agora mesmo clicando aqui!

Simplificação do cálculo da Hora Extra ou Banco de Horas

Para facilitar sua vida, a integração do seu relógio de ponto com o Genyo calcula as horas excedentes trabalhadas pelos seus funcionários, automaticamente!

Basicamente, você insere no sistema quanto vale a hora excedente do seu funcionário, exemplo, 50% a mais em relação à hora normal e o sistema calcula automaticamente.

O mesmo vale para hora noturna e os cálculos são aplicados diretamente no relatório de hora extra.

Com relação ao banco de horas, a compensação é feita diretamente no saldo dos seus colaboradores.

Montagem facilitada da escala ou jornada de trabalho

Um sistema integrado de última geração como o Genyo permite que você possa realizar a montagem da escala ou jornada de trabalho dos seus colaboradores de acordo com a sua necessidade.

Então, por exemplo, é possível criar escalas 12×36 e 24×72, escala livre e escala por dia, por exemplo.

Além disso, o sistema permite cadastrar feriados locais ao calendário para prever os recessos do ano todo.

No sistema do Genyo os feriados nacionais já estão no sistema e pré-vinculados aos colaboradores.

Conferência e impressão Rápida e descomplicada

A validação do controle de ponto não precisa consumir muitas horas do seu dia! Com a integração com relógios de ponto você faz o fechamento de folha de ponto em poucos minutos!

De maneira fácil e intuitiva é possível exportar documentos de folha de ponto, banco de horas e horas extras em diversos formatos para imprimir do jeito que achar melhor.

Por que optar pelo sistema integrado da Genyo?

A resposta é simples: Porque a Genyo é uma solução completa, com tudo o que a sua empresa precisa!

Veja só algumas funcionalidades da nossa solução:

Funcionalidades para o colaborador

  • Registro de ponto pelo computador, celular ou tablet;
  • Funciona online e offline: com ou sem internet;
  • Lembrete de ponto via aplicativo que ajuda o funcionário a registrar ponto na hora certa;
  • Foto do colaborador no momento do ponto
  • Localização de onde o colaborador estava no momento do registro de ponto;
  • Funcionários podem consultar o próprio histórico de pontos e lhe sugerir correções para agilizar o fechamento de folha;

Funcionalidades para o empregador

  • Suporte omnichannel 24 horas via chat online, whatsapp, além de email e telefone
  • Lembrete de registro de ponto inteligente
  • Localização do colaborador no momento do ponto
  • Personalização de adicionais de Banco de Horas, Extras e Noturna
  • Integração oficial e legal de AFD, AFDT e ACJEF
  • Análise de inconsistências através da inteligência artificial;
  • Relatórios de Banco de Horas, Horas Extras, Horas Noturnas e dezenas de outros
  • Registro de ponto somente em dispositivos autorizados;
  • E muito mais!

O que você está esperando para ter o melhor da gestão de pontos na sua empresa?

O Genyo é um sistema e aplicativo de controle de ponto eletrônico digital para todos os tipos de negócios.

Comece agora mesmo a testar a nossa plataforma gratuitamente com suporte dedicado!

Seja o primeiro

Qual sua opinião sobre o assunto?

Seu email não será publicado ;)