Controle de ponto online: o que é, qual é o melhor e o que diz a lei

Descubra, neste artigo, o que é o controle de ponto online e quais são as suas vantagens para a empresa. Clique aqui para conferir! Veja mais neste artigo!
Sumário
controle-de-ponto-online

O controle de ponto online surgiu para facilitar o dia a dia das empresas, ao oferecer um acompanhamento da jornada de trabalho dos funcionários de forma mais ágil, prática e organizada.

No entanto, apesar dos seus inúmeros benefícios, muitos empregadores têm dúvidas sobre as funcionalidades do controle de ponto online e se ele é permitido pela legislação.

Pensando nisso, no artigo de hoje, o Genyo vai trazer todas as informações pertinentes sobre esse assunto e, assim, você saberá como utilizar o controle de ponto online em sua empresa com segurança. Confira a seguir!

O que é o controle de ponto?

O controle de ponto trata-se da gestão da jornada de trabalho dos funcionários, onde o objetivo é registrar o horário de entrada, saída, pausas e voltas das pausas para que, assim, a empresa realize o acompanhamento das suas jornadas.

Com isso, é possível controlar se o empregado está cumprindo, devidamente, com o seu horário de trabalho ou se houve horas extras, por exemplo.

Desse modo, o controle de ponto serve para garantir o bom funcionamento da empresa, bem como o seu cumprimento com as leis trabalhistas quanto à jornada de trabalho dos empregados.

Além disso, é importante destacar que o artigo 74, da CLT, estabelece que toda empresa com mais de 20 funcionários deve fazer o controle de ponto, em registro manual, mecânico ou eletrônico.

Logo, a falta de cumprimento dessa norma pode resultar em processos trabalhistas e penalidades para a organização.

Quais são os tipos de controle de ponto?

Separamos este tópico para te mostrar quais são os tipos de controle de ponto disponíveis e as diferenças entre eles. Desse modo, você saberá qual deles mais se encaixa com as necessidades da sua empresa. Confira!

Manual

O controle de ponto manual é um método mais econômico, onde é realizado, comumente, através do livro de ponto, mas também pode ser feito pelo cartão ponto.

Por ser mais barato, esse tipo de registro é, geralmente, utilizado por pequenas e médias empresas. Contudo, é bastante difícil fazer uma boa gestão das marcações com essa modalidade.

Sem contar que esse tipo de controle é mais suscetível a falhas e fraudes. Além de demandar muito trabalho para empresas com muitos funcionários.

Mecânico

No controle de ponto mecânico, o colaborador faz os registros através do relógio de ponto mecânico ou cartográfico, o qual se trata de um aparelho que fica instalado na parede das empresas, destinado ao registro de ponto.

Para isso, os funcionários inserem um cartão de papel no equipamento e, assim, registram os seus horários. Logo, ele é uma opção mais fidedigna e prática do que o manual, mas as anotações continuam sendo monitoradas manualmente, sendo nada prático para os gestores.

Eletrônico

O controle de ponto eletrônico é uma modalidade mais tecnológica, sendo realizado por meio do Registrador Eletrônico de Ponto (REP). Ele é um aparelho que permite que os funcionários registrem o ponto através da biometria, senha ou cartão.

Dessa maneira, o controle fica mais organizado, prático e eficaz. Todavia, a empresa precisa adotar um Sistema de Registro de Ponto (SREP) para ter acesso aos dados dos registros.

Alternativo

Por fim, o controle de ponto alternativo é a modalidade mais moderna e se trata da grande revolução para o registro de ponto. Ele é feito através de um sistema que opera de forma online e, por isso, não há a necessidade de um aparelho específico, como é o caso do controle de ponto online.

Como funciona o controle de ponto online?

O controle de ponto online se enquadra dentre as opções que compõem o controle de ponto alternativo. Ele se trata de uma tecnologia que possibilita que os funcionários façam os seus registros de forma digital, através do celular, tablet ou computador.

Além disso, a equipe de RH também pode fazer o acompanhamento dos registros através desses aparelhos. E o melhor: de forma menos burocrática, mais simples e com maior agilidade.

No geral, esses registros são realizados mediante a uma medida de segurança para garantir a autenticidade das anotações, como a biometria ou o reconhecimento facial do colaborador.

Aqui no Genyo, além do reconhecimento facial por meio de fotos dos empregados, o nosso sistema também permite que os funcionários compartilhem a sua localização no momento dos registros, aumentando ainda mais a segurança e autenticidade das anotações.

Desse modo, é possível garantir que os registros foram feitos, de fato, pelo colaborador, evitando fraudes e falhas dentro da empresa. Sem contar que o Genyo também possibilita que as marcações sejam feitas com ou sem acesso à internet.

O controle de ponto online é permitido pela legislação?

Sim! O sistema de registros eletrônicos e digitais começou a ser regido pela Portaria 373/2011, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e, depois, passou a ser regulamentado pela Portaria 671/2021.

Logo, as empresas que optarem pela modalidade do controle de ponto online estão respaldadas pela legislação, desde que elas utilizem um sistema que esteja em conformidade com as regras previstas na portaria, tais como:

  • Não permitir a eliminação ou alteração dos registros feitos pelo colaborador;
  • Não permitir anotações de ponto automáticas;
  • Fazer a identificação do funcionário e do empregador.

Quais são as vantagens do controle de ponto online?

controle de ponto onlineAgora, veja a seguir quais são as principais vantagens do controle de ponto online para a empresa!

Menos custos para a empresa

Sem sombra de dúvidas, a economia é uma das maiores vantagens do controle de ponto online. Afinal, ele não exige o uso de aparelhos, como o REP, o qual tem um custo elevado para a instalação e manutenção

Com isso, é possível utilizar o próprio celular do empregado para a marcação de ponto, por exemplo. Assim, a empresa pode reduzir os seus custos com o controle de ponto, bem como direcioná-los para outros processos.

Maior segurança

Podemos dizer que o controle de ponto online é muito mais seguro em comparação aos registros manual e mecânico. Isso porque, com ele, o colaborador pode fazer as suas marcações por meio de um aplicativo instalado em seu smartphone.

Após isso, os registros ficam armazenados em nuvem e os dados são encaminhados para um sistema de gestão de pontos, podendo ser acessado com segurança pela equipe de RH.

Além do mais, o controle de ponto online conta com ferramentas de segurança e autenticidade bastante eficazes, como o reconhecimento de voz, facial, biométrico e autenticação de dois fatores.

Maior produtividade

Muitas empresas vivem atrás de ações para aumentar a produtividade dos seus colaboradores, sem nem imaginar que o tipo de controle de ponto oferecido já é um grande passo para isso.

Afinal, nenhum funcionário gosta de perder longas horas em uma fila para registrar o ponto. Logo, o controle de ponto online é eficaz para otimizar o tempo dos colaboradores e, assim, melhorar a sua produtividade e engajamento com o trabalho.

Além do mais, com o controle de ponto online, os empregados também não precisam ficar sempre preocupados com o horário para registrar o ponto, pois, o Genyo, por exemplo, envia lembretes para que eles façam as marcações sem atrasos, o que também contribui para o aumento da produtividade dos funcionários.

É possível utilizá-lo nas novas modalidades de trabalho

Com a pandemia causada pelo COVID-19, o trabalho home office ou híbrido se tornou ainda mais comum em muitas empresas. Onde aquelas que já utilizavam essa modalidade de trabalho, passou a expandir ainda mais, e aquelas que não utilizavam, passaram a utilizar.

Desse modo, estima-se que, no futuro, as novas modalidades de trabalho serão mais tecnológicas e o home office se tornará uma realidade comum para muitos negócios.

Sendo assim, o controle de ponto online é o método mais eficaz e apropriado para esse tipo de trabalho, uma vez que, os funcionários podem fazer as suas anotações de qualquer lugar que estiverem, sendo preciso apenas fazer alguns cliques em seu celular.

Maior praticidade para o RH

Por fim, no controle de ponto online, o registro de ponto e o sistema de gestão são sincronizados de forma automática e simultânea. Logo, com essa modalidade, a equipe de RH não precisa esperar chegar o final do expediente dos colaboradores para dar baixa do ponto, pois isso é feito, automaticamente, pelo próprio sistema

Desse modo, os gestores podem agir com mais assertividade e agilidade em casos de faltas, excessos nos intervalos e atrasos frequentes. Sem contar na maior praticidade e eficácia na hora de fechar a folha de pagamento.

Qual é o melhor controle de ponto online disponível no mercado?

Como vimos até aqui, o controle de ponto online oferece diversas vantagens tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

Pensando nisso, o sistema do Genyo foi criado para ser uma ferramenta completa e com todas as funcionalidades necessárias para que o controle de ponto online da sua empresa seja prático, seguro, eficaz, ágil e organizado.

Assim, o nosso sistema foi elaborado e se mantém atualizado conforme as normas previstas na Portaria 671/2011 e, por isso, você não precisa se preocupar quanto ao cumprimento das regras estabelecidas em legislação.

E o melhor: os seus funcionários podem registrar o ponto não só pelo celular, como também através do tablet ou computador, de forma online ou offline.

Além disso, o Genyo faz cálculos automáticos, garantindo zero esforço ao RH na hora de fechar a folha de pagamento. Tudo isso sem fidelidade (você pode cancelar quando quiser), sem taxa de implantação e com treinamento grátis para os gestores e os funcionários.

E aí, ficou curioso e deseja saber mais? Então, conheça abaixo algumas das incríveis funcionalidades do nosso sistema e se surpreenda ainda mais!

Lembrete de ponto

Sabemos que o terror de todo RH é quando os colaboradores esquecem de registrar os pontos na hora certa e forma aquela bagunça no momento de fazer a gestão das marcações.

Portanto, com o Genyo, você pode dizer adeus aos esquecimentos dos funcionários, pois nós oferecemos um recurso que envia lembretes para que eles não deixem de fazer as marcações no horário exato de entrada, saída, pausas e volta das pausas!

Chat online

Através do chat online do Genyo, os gestores podem se comunicar com os empregados de forma mais facilitada e rápida. Assim, é possível consertar possíveis falhas nos registros com muito mais agilidade e exatidão.

Foto do funcionário no momento do registro

Na hora de bater o ponto, os funcionários podem tirar uma foto para dar mais segurança e autenticação às suas anotações. Desse modo, é possível certificar que, realmente, foi o colaborador que fez o registro e, assim, evitar fraudes.

Calendário de feriados

Com o calendário de feriados, o RH pode ficar sempre atento aos feriados e recessos dos funcionários. Desse modo, é possível ter uma maior organização das folgas e férias, por exemplo.

Os colaboradores podem consultar o seu histórico

Além dos gestores, os empregados também podem ter acesso ao seu histórico de pontos, bem como sugerir correções, quando necessário. O que garante ainda mais agilidade ao RH no momento de fechar a folha de pagamento.

Localização do colaborador

Assim como a foto do funcionário, também é possível ter acesso a sua localização no momento em que ele fez o registro. O que aumenta ainda mais a sua segurança e validação das anotações.

Logo, podemos dizer que com o Genyo você tem tudo que precisa em um só lugar. E, claro, com o melhor custo-benefício do mercado, podendo contratar planos a partir de R$: 5,90 por funcionário.

Sendo assim, agora que você já conhece tudo sobre o controle de ponto online, chegou a hora de contratar um sistema de gestão e registro de ponto que supra todas as necessidades do dia a dia da sua empresa.

Conheça todos os detalhes sobre os nossos planos e veja qual deles é a melhor opção para o seu negócio!

Lembrando que você também pode testar sem compromisso por 15 dias para conhecer como funciona o nosso sistema. E então, você não vai ficar dessa, né? Esperamos por você!

Outros artigos relacionados

Inscreva-se na
Genyo News

Toda semana na sua caixa de e-mail. É grátis!

Compartilhe este artigo

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog

Consentimento de Cookies

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando, você declara ciência dos: Termos de Uso, Políticas de Privacidade e Cookies.