04 abr 2022

10 perguntas para avaliar um candidato durante o fit cultural

fit cultural

O fit cultural é uma etapa imprescindível para a realização de um processo seletivo de forma eficiente. Afinal, é neste momento que o recrutador consegue entender até que ponto há sintonia entre o candidato e a cultura organizacional da empresa.

Entre suas transformações mais recentes de maior impacto, o cenário corporativo passou a enxergar os processos seletivos com olhar mais estratégico. Nesse sentido, empregadores sérios não podem mais compactuar com nepotismo, por exemplo, e, de fato, realmente buscam o colaborador mais preparado para a vaga. Logo, as contratações priorizam os profissionais que estão mais alinhados aos valores, missões e cultura organizacional da empresa.

É chamado fit cultural o critério que ajuda os contratantes a encontrarem os contratados que mais se identifiquem com os caminhos que desejam seguir. Neste artigo, você confere o direcionamento para desenvolver esse processo de forma assertiva.

 

O que é fit cultural?

Antes de entender o que é fit cultural, precisamos lembrar que o ambiente de trabalho é composto por:

  • valores;
  • crenças;
  • atitudes;
  • expectativas;
  • comportamentos.

Os fundamentos acima são os alicerces da cultura organizacional, que são as coordenadas do GPS que direcionam os hábitos e os comportamentos de todos os membros da empresa. Logo, trata-se de um movimento que deve ser seguido desde a gerência até os estagiários.

Quando a empresa abre um processo seletivo, o objetivo é buscar um funcionário que construa uma carreira longeva, produtiva e de muita valia para a organização. Logo, espera-se que o novo colaborador fortaleça os colegas, entenda os anseios dos clientes e pratique os valores da corporação.

Mas como entender se há match de princípios entre candidato e empresa? É aí que a área de Recursos Humanos deve utilizar o fit cultural. Essa dinâmica envolve uma série de questionamentos que ajudam a conhecer as várias dimensões do perfil profissional de um candidato.

 

Perguntas para medir a aderência de um candidato durante o fit cultural

A questão conceitual em torno do fit cultural está clara, correto? Então, vamos refletir sobre as perguntas essenciais para conferir se deu match perfeito entre candidato e empresa.

 

Quais meios você utiliza para buscar conhecimento?

A ideia dessa pergunta é entender o grau de prioridade que o candidato concentra na busca por conhecimento, bem como suas fontes de pesquisa. Assim, fica mais fácil conhecer um pouco mais sobre a cultura do indivíduo.

 

Considerando seus objetivos, qual curso você faria hoje? Por quê?

Nesta resposta, o importante é focar no motivo expressado pelo candidato. Dessa forma, é possível entender as motivações do candidato, bem como os gostos particulares em relação ao conhecimento que adquire.

 

Por que você está buscando recolocação?

Eis uma pergunta cuja resposta é realmente esclarecedora, pois ajuda a entender os interesses do candidato para buscar aquela vaga. A resposta do indivíduo diz muito sobre a cultura, os valores e a motivação que ele preza. A partir do entendimento sobre essa trinca de informações, torna-se mais fácil os processos de avaliação para a vaga.

 

O que te levaria a pedir demissão?

Mais uma questão para avaliar o fit cultural do candidato. Conhecer os motivos que o faria pedir demissão ajuda a compreender quais são as prioridades profissionais do indivíduo numa empresa. Logo, é possível avaliar a aderência dele à cultura da organização de forma mais eficiente.

Você prefere trabalhar sozinho ou em grupo?

Muito cuidado com essa pergunta! Seja lá qual for a resposta, é importante refletir sobre os motivos apresentados pelo candidato. Há quem opte por trabalhar sozinho justamente por entender que assim é possível ter mais foco, atenção e produtividade.

 

Como você lida com prazos?

A resposta desta pergunta indica o senso de urgência, bem como o nível de auto exigência do candidato. Logo, torna-se possível entender as prioridades do indivíduo na realização do trabalho.

 

O que o trabalho representa para você?

Entender qual o significado do trabalho para o candidato é fundamental para avaliar seu fit cultural. Esta pergunta ajuda a compreender os níveis de importância que o indivíduo dedica aos seguintes aspectos:

  • financeiro;
  • intelectual;
  • desenvolvimento ou profissional;
  • fatores de sua vida pessoal.

Em suma, as respostas apresentadas terão bastante peso na hora de avaliar se o fit cultural do candidato está perto da match com a empresa.

 

Quem são as pessoas que te inspiram? Por quê?

De maneira geral, as respostas podem indicar inventores, empreendedores de sucesso, familiares, artistas e até atletas. A questão aqui, no entanto, é entender que conhecer quem inspira o candidato é fundamental para mensurar o seu grau de aderência à cultura da empresa.

 

De qual conquista você mais se orgulha em sua vida?

Esta pergunta é imprescindível para compreender quais são as motivações e prioridades do candidato. Afinal, a resposta indica o que a pessoa considera importante em sua vida, seja no campo profissional ou na esfera pessoal.

Seja o primeiro

Qual sua opinião sobre o assunto?

Seu email não será publicado ;)