20 set 2021

Como fazer o headcount de forma inteligente?

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Saber como fazer o headcount é uma das habilidades que colaboram para a formação de equipes qualificadas em uma empresa. Apesar da total relevância, no entanto, essa palavrinha diferente ainda não é devidamente popular nas empresas. Mas, se você precisa saber mais sobre esse assunto, saiba que está no post correto.

Antes de compreender como fazer o headcount, precisamos reforçar um pouco da parte conceitual do termo. Afinal, qual é o seu significado?

De antemão, compreenda que headcount é um termo em inglês, cuja tradução literal é “contagem de cabeças”. Todavia, no contexto corporativo, esse conceito objetiva saber o número de colaboradores que trabalham em uma empresa. Esse tipo de informação é imprescindível para a elaboração de estratégias dos processos desenvolvidos pelo RH, sobretudo contratação, bem como de desligamentos.

Você tem essa espécie de mapeamento de pessoal na palma da mão? Se a sua resposta for “não”, continue por aqui. No final desta nossa conversa, você terá consciência de como fazer o headcount com eficiência e destreza.

Vamos lá?

 

6 dicas para fazer o headcount inteligente na empresa

Toda estratégia é feita de forma lenta, segura e gradual. Dessa forma, saber como fazer o headcount de forma eficiente é um processo que envolve várias etapas. A seguir, você confere os 6 passos que te ajudarão com essa seara.

 

1. Crie um organograma

Para que o headcount seja um indicador eficiente para a tomada de decisões no departamento de RH, é necessário saber a quantidade exata de colaboradores necessários na empresa. Nesse sentido, é preciso ter um organograma em mãos. Afinal, essa é a ferramenta que visa entender a questão da quantidade, bem como os cargos a serem preenchidos.

A montagem do organograma, bem como o mapeamento de cargos, se dá por entrevistas com todos os gestores. Essas conversas são indispensáveis para traçar um panorama completo da empresa e um cálculo de headcount mais preciso.

 

2. Revise as job descriptions

Com o organograma pronto, ou seja, os números e cargos bem esclarecidos, é necessário conhecer bem de perto as funções desempenhadas por cada cargo. Dessa forma, entra em cena as job descriptions, isto é, as descrições do trabalho.

Essa etapa é o termômetro do headcount. Em outras palavras, é o momento de analisar se os funcionários não estão sobrecarregados ou exercendo funções que não sejam deveras produtivas.

Por fim, é necessário esclarecer que a eficiência das revisões das job descriptions tem dois alicerces, a conversa sincera com seus colaboradores e pesquisas de mercado. A partir daí, já dá para nortear esses processos.

 

3. Avalie a demanda atual de cada cargo

Outra análise essencial para saber como fazer o headcount de forma inteligente diz respeito às demandas de cada cargo de trabalho. A premissa aqui é conhecer a rotina das tarefas. Dessa forma, é possível melhorar as job descriptions, bem como analisar se a quantidade de funcionários supre as necessidades atuais de um determinado setor da empresa.

O importante aqui é entender que os resultados dessas avaliações induzem medidas diretamente proporcionais. Ou seja, se a demanda for superior à quantidade de funcionários, é recomendável abrir processo seletivo ou treinar os atuais colaboradores. Caso seja o contrário, pode ser a hora de remanejar ou demitir funcionários.

 

4. Verifique os objetivos – passo essencial sobre como fazer o headcount

Por mais que pareça redundante, nunca é demais reforçar que os objetivos da organização devem ser vistos como prioridade em quaisquer processos. No caso do headcount, inclusive, essa advertência é válida porque é comum observar, por exemplo, duplicidades de cargos ou de tarefas.

Essa situação, inevitavelmente, pode impactar na eficiência dos resultados gerados pelas equipes. A partir desses impactos, é possível traçar as estratégias para resolver os problemas encontrados.

 

5. Avalie o desempenho

O headcount também é uma ótima oportunidade para avaliar o desempenho dos colaboradores. A ideia aqui é usar essa ferramenta para comparar o quão produtivo são os funcionários nas tarefas que executam. É importante, no entanto, conversar com cada trabalhador para entender os motivos do desempenho apresentado.

 

6. Defina os próximos passos

Após colher todo esse conhecimento, chegou a hora de começar a desenhar o planejamento de como fazer o headcount de forma inteligente. É tempo de projetar cenários com o contingente ideal de gestores, bem como pensar nas hierarquias de cada área da empresa.

Dessa forma, o próximo passo é organizar reuniões com as lideranças da empresa e, em harmonia, definir quais ações deverão ser tomadas. É hora de contratar, de treinar ou de fazer corte nas equipes? Vale frisar que o processo de otimização do headcount não termina aqui! Nesse sentido, é necessário elaborar estratégias para acompanhar a eficácia do trabalho. Por isso, também é importante pensar nos processos de avaliação de resultados.

 

Conclusão sobre headcount

Se você chegou até aqui, certamente entendeu pontos importantes que envolvem todo o processo de como fazer o headcount. Em primeiro lugar, entende-se que estamos falando de um recurso que ajuda a compreender as dinâmicas do quadro de funcionários. Em outras palavras, cria-se uma relação entre a quantidade de colaboradores e a qualidade do trabalho desenvolvido.

Além de toda a questão conceitual, também conversamos sobre como fazer o headcount acontecer. Conforme você observou, há uma série de etapas que precisam ser levadas a sério. Afinal, esse processo ajuda a enxergar a necessidade de contratações, bem como a presença de mão de obra que agrega aquém do esperado. A partir daí, certamente, a empresa terá mais segurança para tomar decisões.

Por fim, mas não menos importante, headcount é um processo que fornece dados. Por sua vez, um dado só passa a ser importante quando deixa de ser um mero número e passa a ser usado como informação para tomadas de decisões.

E aí? Está na hora de colocar headcount em prática aí na empresa? Desde já, a equipe do Controle de Ponto Digital Genyo deseja sucesso pleno em seus processos.

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