14 fev 2022

As melhores dicas para desenvolver aprimoramento profissional

aprimoramento profissional

Se você pretende elevar os patamares de sua carreira e ser destaque no mercado em geral, a sua busca por aprimoramento profissional deve ser incessante. É preciso, no entanto, ter cuidado com o material consumido. Afinal, a internet pode ser um manancial de informações equivocadas. Porém, aqui no Genyo também assumimos o compromisso com o desenvolvimento pleno de pessoas. Dessa forma, este artigo é uma compilação de dicas de conteúdo que nortearão a sua jornada rumo ao crescimento constante.

 

5 dicas para turbinar o seu aprimoramento profissional

Em primeiro lugar, você precisa ter a consciência de que não há receitas ou mágicas para conseguir desenvolver o aprimoramento profissional. Em outras palavras, trata-se de uma questão que envolve “mais transpiração e menos inspiração”. Mas não se aflija, pois, a seguir, você confere uma série de sugestões que te darão insights para nortear a sua busca pelo desenvolvimento.

Importante: procuramos indicar conteúdos acessíveis em todos os sentidos. Ou seja, os cursos e as atividades listados aqui “cabem no seu bolso”, bem como não demandam esforços hercúleos para serem colocados em prática.

 

Atividades internas para estimular o aprimoramento profissional

Se você lidera uma equipe, experimente entrar em contato com o pessoal do endomarketing e peça orientações para organizar seminários dentro da empresa. Caso não exerça cargo de liderança, que tal procurar o seu líder e sugerir a organização de atividades que promovam troca de conhecimentos?

Essa interdisciplinaridade é essencial para o aprimoramento profissional, pois, a experiência alheia está entre as melhores escolas. Durante essas atividades, o ideal é que cada colaborador fale sobre determinado assunto que domina, sempre apresentando cases de sucesso e materiais ilustrativos. Além de estreitar o relacionamento entre os colegas, essas atividades promovem trocas de conhecimento e de experiências que só fazem agregar valor.

 

Cursos de gestão de tempo

A sensação de que cada dia parece interminável é algo que atormenta você ou algum conhecido? Se a resposta for positiva, saiba que temos aí um forte indício de má gestão do tempo. Mas como resolver esse problema que tanto atrasa o aprimoramento profissional?

Além dos aplicativos que ajudam a gerenciar o tempo, procure experimentar cursos focados em fundamentos que ajudam a tirar melhor proveito de nossas preciosas horas. A seguir, você confere indicações de conteúdos que podem ajudar a mudar sua perspectiva sobre esse assunto.

 

Menos procrastinação, mais produtividade

A procrastinação é, sem dúvida, um dos ladrões de tempo mais bem sucedidos da história. Afinal, ao menos uma vez na vida, todo mundo já deixou para amanhã o que se pode fazer hoje. Acontece, que esse é um hábito bem ruim — péssimo, melhor dizendo.

Para ficar livre dessa “encrenca”, uma boa dica é o curso “Elimine A Procrastinação: Aumente Sua Produtividade”, disponível na plataforma Udemy. São cinco horas de aula sob demanda, ou seja, você assiste quando quiser e o acesso é vitalício. Em seu conteúdo programático, entre outros temas, o curso promete ajudar a:

  • Descobrir como simplificar seus objetivos;
  • Planejar seus projetos de forma mais inteligente;
  • Aumentar a sua capacidade de foco e concentração;
  • Produzir mais em menos tempo, com mais qualidade e felicidade.

Por fim, é necessário frisar que empresas do calibre de Eventribe, Nasdaq e Volkswagen oferecem esse curso para seus colaboradores.

 

Coloque o tempo a seu favor e seja mais produtivo

Mas se você precisa melhorar o gerenciamento de seu tempo e, consequentemente, ser um profissional mais produtivo, o curso Gestão de Tempo – como aumentar sua produtividade pode ser uma ótima alternativa. De acordo com seus idealizadores, as aulas ajudam a acabar com a correria, conquistar objetivos e ter mais tempo livre para desfrutar e colocar em prática interesses pessoais.

 

Desenvolva habilidades que geram aprimoramento profissional

Para desenvolver seu aprimoramento profissional de forma plena, consciente e leve, você precisa ter determinadas habilidades na ponta dos dedos.

 

Descubra os benefícios da inteligência emocional

A inteligência emocional (IE) é uma das habilidades essenciais para o aprimoramento profissional. Afinal, saber tomar decisões com mais doses de razão do que de emoção é imprescindível para o desenvolvimento de qualquer carreira. Ler livros sobre IE, bem como conhecer seus pilares, são conhecimentos que devem ser harmonizados com o curso “Inteligência Emocional No Ambiente Profissional”, disponível na plataforma hotmart.

O curso é ministrado por Flávio Lettieri, que há mais de 25 anos é especialista em comportamento humano no ambiente corporativo. Ao longo das oito aulas, Lettieri te orientará a trabalhar os seguintes fundamentos:

  • desenvolver 4’s que destacam os profissionais mais valorizados no mercado de trabalho: Autoconhecimento, Autoestima, Autoconfiança e Autodomínio;
  • Substituir relacionamentos complicados por empatia e conexão;
  • Transformar insegurança e medo do futuro em poder pessoal;
  • Substituir inibição e medo de se posicionar por assertividade.

Por fim, saiba que as avaliações desse curso na plataforma são 4.9 estrelas, de um total de 5. Ou seja, quase 100% das pessoas que fizeram agregaram conhecimentos preciosos.

 

Aprenda a lidar com pessoas difíceis

Cada pessoa tem sua história, seu repertório e sua bagagem de vida. Por isso, o convívio no ambiente de trabalho, ou fora dele, nem sempre é fácil. Se você precisa encarar esse tipo de desafio aí no seu trabalho, o curso sobre como lidar com pessoas difíceis pode ser interessante.

Antes de mais nada, é preciso entender que lidar com pessoas difíceis é uma habilidade social que requer muita empatia. Já pensou, por exemplo, na hipótese de que o outro também pode ter dificuldade em lidar com você?

Para superar esse e outros dilemas, esse curso disponível na Udemy te ajudará a melhorar o seu relacionamento com as pessoas no trabalho. O conteúdo programático prevê aulas que nos ajudam a aprender o que e como falar com as pessoas no trabalho, para melhorar o relacionamento interpessoal. Ademais, você desenvolverá habilidades que ajudarão a manter a motivação e a lidar com líderes, clientes e demais atores do ecossistema laboral.

Se você chegou até aqui, certamente compreendeu que os cursos e atividades sugeridos são peças chaves para fortalecer o aprimoramento profissional. Essa busca, no entanto, deve ser constante. Afinal, nunca saberemos tudo e a todo instante precisamos nos atualizar acerca de habilidades e conhecimentos.

Ah, e já que não esconder informações preciosas é uma boa prática, que tal compartilhar o link deste artigo com seus colegas? Aproveita, e conta pra gente nos comentários as suas experiências com o desenvolvimento profissional.

Seja o primeiro

Qual sua opinião sobre o assunto?

Seu email não será publicado ;)