7 dicas rápidas de como se destacar na empresa

Confira imperdíveis dicas sobre postura profissional que te ajudarão a saber como se destacar na empresa. Vem com a gente! Veja mais neste artigo!
Sumário
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Não há receita, fórmula mágica ou qualquer forma de truques que façam um colaborador descobrir como se destacar na empresa. Porém, mudanças de posturas e atitudes podem ser caminhos que nos ajudam a sermos menos triviais e mais incisivos nos processos da empresa.

De antemão, saiba que você é o maior responsável por esse progresso. Neste artigo, no entanto, conversamos sobre algumas dicas rápidas para ser um diferencial na sua equipe.

Vamos lá?

Saiba como se destacar na equipe e surpreender o seu gestor

A seguir, você confere algumas dicas bem práticas para conseguir se destacar na empresa e, consequentemente, ser um colaborador essencial para o time.

1. Não cometa autossabotagem

Já teve a sensação de que, durante uma reunião, um colega apresentou ideias parecidas com algo que você pensou antes, mas descartou por considerar uma má sugestão? Essa situação prejudica a autoestima e requer atenção, pois,a autossabotagem e o medo de exposição são características da síndrome do impostor.

Convenhamos: o parágrafo acima é um verdadeiro pesadelo. Por essas e outras, não se furte de expor suas ideias e opiniões. Isso não quer dizer, no entanto, que é “melhor falar qualquer coisa do que ficar calado”. Nesse sentido, tenha bom senso, ponderação e convicção para arquitetar suas argumentações.

2. Seja visionário, “pense fora da caixa”

Pegando um gancho na dica anterior, reforçamos a ideia de saber como se posicionar. Logo, é importante desenvolver senso crítico, visão estratégia e postura propositiva. Dessa forma, suas colaborações serão inovadoras, criativas e eficientes. Mas como conseguir caminhar nessa direção?

Você pode começar aprendendo a analisar situações sob uma ótica de 270º. Em outras palavras, é necessário ficar atento para não perder insights ou oportunidades. Conhecer a concorrência, bem como as referências do setor de atuação da empresa, também é uma forma de entender os produtos com os quais você trabalha. A partir dessas observações, você terá uma melhor noção do que vem sendo feito e, consequentemente, conseguirá concatenar ideias visionárias e inovadoras.

3. Seja pontual e assíduo

Entre as dicas de como se destacar na empresa, esta é a mais básica. Afinal, é a única que não demanda esforços intelectuais, ou seja, só depende de nosso compromisso com os horários e calendários. Pode parecer exagero, mas pontualidade e assiduidade são importantes até mesmo para quem trabalha no sistema de banco de horas.

“Mas, por que tanto rigor?”, você sabiamente se pergunta. A resposta é bem simples: se cada dia você aparecer num horário diferente, ou mesmo não cumprir sua jornada, a confiança da empresa em você tende a diminuir. Afinal, seu líder pode acabar não entendendo quando poderá, de fato, contar com sua presença em tomadas de decisões ou nos demais processos. Portanto e para tanto, não brigue mais com o seu despertador!

4. Saiba lidar com feedbacks negativos

Os feedbacks negativos são inevitáveis. Afinal, não há ser humano capaz de ter um aproveitamento de 100% em todos os processos que participa. Logo, as críticas chegarão. Mas você sabe como recebê-las? O segredo aqui é bem simples:

  • não levar as críticas para o lado pessoal;
  • ter maturidade para absorver e converter em bons atos as lições presentes num feedback negativo.

Em contrapartida, caso não concorde com o contexto do feedback, você é livre para argumentar e levantar seus pontos. Porém, é necessário fazer uma comunicação assertiva, transparente e cirúrgica.

5. Busque a excelência

Ter conhecimento, agir com bom senso e beber água, nunca é além da conta. Portanto, esteja atento às demandas do mercado, ou seja, “tenha sede” de aprender. Em outras palavras, se atualize e procure investir em cursos. Se bem aplicado nos processos, esse aprendizado tende a melhorar a produtividade, os resultados e, consequentemente, o seu salário.

como se destacar na empresa

P.S.: conforme for sua área de atuação, há cursos gratuitos que são de muita qualidade.

6. Mantenha a discrição

A não boa vista, chamada também de “rádio corredor” depõe contra qualquer profissional que deseja saber como se destacar na empresa em que trabalha. Convenhamos: não há como tirar uma gota de proveito do conteúdo que alimenta as rodas de fofocas. Afinal, o contexto das conversas dificilmente foge da trinca “rumores, maledicências e críticas não embasadas”. Dessa forma, se você deseja crescer profissionalmente, escolha agir com discrição e não sintonize sua mente nessas frequências negativas.

7. Exale motivação

Quando uma pessoa motivada entra num ambiente, a atmosfera muda. É como se a preguiça, a má vontade, as incertezas e toda sorte de coisas ruins saíssem voando pela janela. Metáforas à parte, pense em como a motivação suaviza os processos de trabalho e ilumine o caminho até os melhores resultados.

Além disso, 11 em cada 10 gestores gostam de lidar com equipes motivadas e dispostas a lidarem com os desafios do dia a dia. Portanto, seja a porção diária do ânimo que seu time tanto precisa para caminhar de forma plena! Espalhe sorrisos, palavras amigas e bons conselhos aonde quer que esteja.

É difícil ser destaque no trabalho?

Você acabou de conhecer 7 dicas rápidas de como se destacar na empresa. Com uma rápida conta, conclui-se que com posturas e gestos que dependem somente do autoesforço, qualquer colaborador consegue ser essencial para o andamento da equipe. Agora, cabe a você se programar e buscar insights a partir do que conversamos neste artigo.

Desenvolver uma carreira longeva e de sucesso exige esforço e dedicação, de fato. Porém, tudo isso depende bem mais de nós do que de nossos colegas e líderes. Afinal, quem é a única pessoa do mundo que pode te impedir de agir de forma infantilizada, tacanha e preguiçosa? Basta olhar no espelho…e verá a resposta!

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