05 jan 2022

7 dicas rápidas de como se destacar na empresa

como se destacar na empresa

Não há receita, fórmula mágica ou qualquer forma de truques que façam um colaborador descobrir como se destacar na empresa. Porém, mudanças de posturas e atitudes podem ser caminhos que nos ajudam a sermos menos triviais e mais incisivos nos processos da empresa.

De antemão, saiba que você é o maior responsável por esse progresso. Neste artigo, no entanto, conversamos sobre algumas dicas rápidas para ser um diferencial na sua equipe.

Vamos lá?

 

Saiba como se destacar na equipe e surpreender o seu gestor

A seguir, você confere algumas dicas bem práticas para conseguir se destacar na empresa e, consequentemente, ser um colaborador essencial para o time.

 

1. Não cometa autossabotagem

Já teve a sensação de que, durante uma reunião, um colega apresentou ideias parecidas com algo que você pensou antes, mas descartou por considerar uma má sugestão? Essa situação prejudica a autoestima e requer atenção, pois,a autossabotagem e o medo de exposição são características da síndrome do impostor.

Convenhamos: o parágrafo acima é um verdadeiro pesadelo. Por essas e outras, não se furte de expor suas ideias e opiniões. Isso não quer dizer, no entanto, que é “melhor falar qualquer coisa do que ficar calado”. Nesse sentido, tenha bom senso, ponderação e convicção para arquitetar suas argumentações.

 

2. Seja visionário, “pense fora da caixa”

Pegando um gancho na dica anterior, reforçamos a ideia de saber como se posicionar. Logo, é importante desenvolver senso crítico, visão estratégia e postura propositiva. Dessa forma, suas colaborações serão inovadoras, criativas e eficientes. Mas como conseguir caminhar nessa direção?

Você pode começar aprendendo a analisar situações sob uma ótica de 270º. Em outras palavras, é necessário ficar atento para não perder insights ou oportunidades. Conhecer a concorrência, bem como as referências do setor de atuação da empresa, também é uma forma de entender os produtos com os quais você trabalha. A partir dessas observações, você terá uma melhor noção do que vem sendo feito e, consequentemente, conseguirá concatenar ideias visionárias e inovadoras.

 

3. Seja pontual e assíduo

Entre as dicas de como se destacar na empresa, esta é a mais básica. Afinal, é a única que não demanda esforços intelectuais, ou seja, só depende de nosso compromisso com os horários e calendários. Pode parecer exagero, mas pontualidade e assiduidade são importantes até mesmo para quem trabalha no sistema de banco de horas.

“Mas, por que tanto rigor?”, você sabiamente se pergunta. A resposta é bem simples: se cada dia você aparecer num horário diferente, ou mesmo não cumprir sua jornada, a confiança da empresa em você tende a diminuir. Afinal, seu líder pode acabar não entendendo quando poderá, de fato, contar com sua presença em tomadas de decisões ou nos demais processos. Portanto e para tanto, não brigue mais com o seu despertador!

 

4. Saiba lidar com feedbacks negativos

Os feedbacks negativos são inevitáveis. Afinal, não há ser humano capaz de ter um aproveitamento de 100% em todos os processos que participa. Logo, as críticas chegarão. Mas você sabe como recebê-las? O segredo aqui é bem simples:

  • não levar as críticas para o lado pessoal;
  • ter maturidade para absorver e converter em bons atos as lições presentes num feedback negativo.

Em contrapartida, caso não concorde com o contexto do feedback, você é livre para argumentar e levantar seus pontos. Porém, é necessário fazer uma comunicação assertiva, transparente e cirúrgica.

 

5. Busque a excelência

Ter conhecimento, agir com bom senso e beber água, nunca é além da conta. Portanto, esteja atento às demandas do mercado, ou seja, “tenha sede” de aprender. Em outras palavras, se atualize e procure investir em cursos. Se bem aplicado nos processos, esse aprendizado tende a melhorar a produtividade, os resultados e, consequentemente, o seu salário.

P.S.: conforme for sua área de atuação, há cursos gratuitos que são de muita qualidade.

 

6. Mantenha a discrição

A não boa vista, chamada também de “rádio corredor” depõe contra qualquer profissional que deseja saber como se destacar na empresa em que trabalha. Convenhamos: não há como tirar uma gota de proveito do conteúdo que alimenta as rodas de fofocas. Afinal, o contexto das conversas dificilmente foge da trinca “rumores, maledicências e críticas não embasadas”. Dessa forma, se você deseja crescer profissionalmente, escolha agir com discrição e não sintonize sua mente nessas frequências negativas.

 

7. Exale motivação

Quando uma pessoa motivada entra num ambiente, a atmosfera muda. É como se a preguiça, a má vontade, as incertezas e toda sorte de coisas ruins saíssem voando pela janela. Metáforas à parte, pense em como a motivação suaviza os processos de trabalho e ilumine o caminho até os melhores resultados.

Além disso, 11 em cada 10 gestores gostam de lidar com equipes motivadas e dispostas a lidarem com os desafios do dia a dia. Portanto, seja a porção diária do ânimo que seu time tanto precisa para caminhar de forma plena! Espalhe sorrisos, palavras amigas e bons conselhos aonde quer que esteja.

 

É difícil ser destaque no trabalho?

Você acabou de conhecer 7 dicas rápidas de como se destacar na empresa. Com uma rápida conta, conclui-se que com posturas e gestos que dependem somente do autoesforço, qualquer colaborador consegue ser essencial para o andamento da equipe. Agora, cabe a você se programar e buscar insights a partir do que conversamos neste artigo.

Desenvolver uma carreira longeva e de sucesso exige esforço e dedicação, de fato. Porém, tudo isso depende bem mais de nós do que de nossos colegas e líderes. Afinal, quem é a única pessoa do mundo que pode te impedir de agir de forma infantilizada, tacanha e preguiçosa? Basta olhar no espelho…e verá a resposta!

Gostou das dicas? Então, que tal compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e grupos de WhatsApp? Aproveite para deixar seu comentário aí embaixo, bem como para seguir o controle de ponto digital Genyo nas redes sociais.

Seja o primeiro

Qual sua opinião sobre o assunto?

Seu email não será publicado ;)