09 ago 2021

Quais são os melhores aplicativos de gestão de tempo?

gestao do tempo 1

Um dos segredos do sucesso profissional é a produtividade. Para desenvolvermos esse fundamento, nada melhor do que utilizarmos aplicativos de gestão de tempo no dia a dia. Afinal, a forma como organizamos a nossa jornada de trabalho diz muito sobre nosso grau de profissionalismo.

Neste artigo, você terá acesso a uma lista com os melhores apps de gestão do tempo. A ideia é te apresentar ferramentas que te ajudarão a eliminar a sensação de que “o dia trabalhado foi mais um dia interminável”. Antes de tudo, no entanto, é preciso compreender que sem disciplina, iniciativa e dedicação, qualquer tecnologia se torna inútil. Em outras palavras, o melhor aproveitamento de cada minuto da jornada de trabalho depende muito de você do que de qualquer recurso.

Agora, se ajeite por aí e se prepare para aumentar a sua lista de aplicativos. Vamos lá?

 

7 melhores aplicativos de gestão de tempo

A seguir, você confere uma lista que reúne os melhores aplicativos de gestão de tempo. Antes de tudo, saiba que eles não são excludentes, ou seja, você pode utilizar mais de um em seu dia a dia. Alguns são gratuitos, outros possuem versões pagas. O importante aqui, entretanto, é você mensurar suas necessidades e, consequentemente, fazer suas escolhas.

1. Pomodoro Timer

Para começar nossa lista de aplicativos de gestão de tempo, nada pode ser mais indicado do que um recurso que envolva o Método Pomodoro. Afinal, apesar de ter sido inventada há mais de 30 anos, essa é técnica de gerenciamento de tempo continua relevante e bem requisitada.

Há incontáveis ferramentas digitais para usar o Método Pomodoro. Para este artigo, no entanto, selecionamos o Pomodoro Timer. Trata-se de um serviço intuitivo e que funciona em uma única tela. Dessa forma, você não gasta muito tempo para manusear a sua ferramenta de gestão de tempo. Esse mesmo app tem todas as funcionalidades necessárias para utilizarmos o método Pomodoro.

Disponível para Android, o download do Pomodoro Timer é gratuito. Porém, você pode fazer compras no aplicativo. O mesmo desenvolvedor oferece uma versão para iOS relativamente limitada, quando comparada ao sistema concorrente.

2. Trello

Numa lista de aplicativos de gestão de tempo, jamais poderia faltar uma ferramenta de organização de rotina. Nesse sentido, nada mais justo do que indicarmos o Trello, que é baseado no método Kanban, uma das principais metodologias para aumentar a produtividade.

Em suma, o Trello é basicamente um quadro com colunas e cartões que o usuário pode montar de acordo com suas preferências. Trata-se de uma ferramenta ideal para times que estão desenvolvendo um trabalho colaborativo, com prazos bem definidos. Entre outros recursos, a versão gratuita possibilita links com o Google Docs, checklists para acompanhar a evolução da tarefa e interação com os envolvidos.

Por fim, mas não menos importante, o Trello está disponível para Android e iOS.

3. RescueTime

Dentre os aplicativos de gestão de tempo, o RescueTime é o mais indicado para quem realmente precisa ter mais disciplina. Para começar, ele ajuda o usuário a observar o comportamento em um dispositivo, seja celular ou computador. Nesse sentido, o app indica onde há maior gasto de tempo.

Além disso, os relatórios mostram quais sites estão atrapalhando a produtividade, e quanto tempo está ficando nas redes sociais, por exemplo. Dessa forma, é possível bloquear sites ou redes sociais que atrapalham o seu foco e, com isso, conseguir manter a concentração nas tarefas.

Curtiu a ideia? Então, saiba que para usar o RescueTime, você pode fazer o download do programa no computador ou baixar o aplicativo para Android ou iOS. O ponto ruim é que apesar de existir uma versão gratuita para teste, o app é pago.

4. Toggl

O Toggl é um aplicativo que monitora quanto tempo é gasto nas tarefas cotidianas, seja na execução dos projetos ou nas tarefas mais triviais. A dinâmica é simples intuitiva, conforme mostra o passo a passo abaixo:

  • crie to do list diárias;
  • comece uma tarefa e ative o cronômetro;
  • ao terminar ou pausar, basta desativar a contagem de tempo;
  • por fim, a ferramenta mostrará quanto tempo foi empregado em cada atividade.

O aplicativo pode ser usado no computador e extensão para navegadores, incluindo o Google Chrome, bem como também está disponível para os sistemas iOS e Android.

Outra vantagem do Toggl é possibilidade de integração com outras ferramentas de gestão, incluindo Trello e Asana, caso suas tarefas já estejam cadastradas lá. Além disso, é possível cadastrar projetos e clientes. Para melhorar, você pode reunir os dados ao final de cada dia e fazer um controle de como todos da equipe estão utilizando o tempo.

5. Harvest

Com proposta parecida a do Toggl, o Harvest tem como diferencial a possibilidade de criar faturas pelo tempo trabalhado. Dessa forma, o usuário tem uma forma de enxergar o tempo como dinheiro, literalmente.

Diferentemente dos outros itens desta lista de aplicativos de gestão de tempo, o Harvest é ideal para freelancers e pequenas empresas. Para quem aderiu ao home office, esse serviço é ideal para monitorar o tempo trabalhado da equipe. O serviço também oferece relatórios essenciais para quem gerencia o time.

Além de tudo isso, o app também possibilita a integração com outras ferramentas de produtividade e organização.

O Harvest está disponível para desktop, bem como para smartphones com sistema Android ou iOS. O ponto fraco, entretanto, é que a versão grátis é um teste que dura 30 dias.

6. My Minutes

Se você tem sérios problemas com procrastinação, o My Minutes é o app de gerenciamento de tempo que precisa estar instalado aí no seu celular. Esse mérito todo é justificado por uma funcionalidade espetacular: o aplicativo determina a duração de cada tarefa. Em outras palavras, é possível estabelecer um deadline para cada atividade e, dessa forma, conseguir driblar as procrastinações com mais facilidade.

Interessante demais, concorda? Mas não se desespere, pois você tem total autonomia para gerenciar os prazos atribuídos às suas tarefas! Dessa forma, o usuário pode, por exemplo, determinar que precisará de 45 minutos para responder a caixa de e-mails que esteja lotada.

gestao do tempo 6

Quando o prazo está chegando ao fim, o sistema envia um alerta. Por fim, quando a tarefa é concluída antes do tempo estabelecido, rola aquele elogio.

O My Minutes está disponível para desktop, bem como para smartphones com sistema iOS.

7. Free Time – o mais diferente dos aplicativos de gerência de tempo

Para finalizar esta conversa sobre aplicativos de gestão tempo, indicamos uma opção relativamente fora da curva. Nesse sentido, apresentamos o Free Time, um app que ajuda o usuário a encontrar tempo livre.

Não é magia, mas sim tecnologia!

Nesse aplicativo, você pode inserir seus intervalos, incluindo o intervalo interjornada, e encaixar alguma tarefa produtiva nele. A partir daí, o app te ajuda a administrar o tempo gasto nas atividades. Disponível apenas para o sistema iOS, o Free Time é indicado para quem quer cumprir suas tarefas com leveza e, naturalmente, aproveitar melhor um tempinho só para si.

Se você chegou até aqui, certamente percebeu que a organização de tempo é essencial para desenvolver um cotidiano profissional mais produtivo. Com essa KPI, você terá argumentos para justificar aumento de salário e mudança de cargo, por exemplo. Logo, gerenciar sua jornada de trabalho é um gesto que vai reverberar em todos os campos de sua vida.

Seja o primeiro

Qual sua opinião sobre o assunto?

Seu email não será publicado ;)