Livro de inteligência emocional: as melhores dicas de leitura
12 abr 2021

Livro de inteligência emocional: as melhores dicas de leitura

livro-de-inteligencia-emocional

Ter em mãos um livro de inteligência emocional (IE) é um hábito salutar. Afinal, essa habilidade é indispensável para os desenvolvimentos social e profissional do indivíduo. Nesse sentido, independente do seu papel no ecossistema corporativo, o domínio sobre esse tema é indispensável.

Portanto, desde já, que tal começar a cultivar o costume de praticar boas leituras?

Neste post, você confere as melhores dicas de livros sobre IE. Porém, lembre-se que só ler não é suficiente. Em outras palavras, tome nota de tudo que considerar interessante e, a partir daí, faça as devidas aplicações no seu dia a dia.

Vamos lá?

 

Livro de inteligência emocional para ler hoje: só os melhores

A inteligência emocional é a habilidade de equilibrar razão e emoção. Como não poderia ser diferente, dicas de leituras são mais preciosas do que qualquer conselho. Em primeiro lugar, lembre-se da inutilidade que há nas palavras escritas e não assimiladas. Portanto, se prepare para sugestões bibliográficas que darão upgrades em todos os campos de sua vida, sobretudo o profissional.

Antes de seguir com a nossa conversa, no entanto, é preciso esclarecer que o blog Genyo não compactua com quaisquer formas de violação de direitos autorais. Logo, não há motivos para indicarmos links para downloads piratas das obras citadas neste artigo.

Porém, você terá acesso para adquirir os formatos físico e digital dos livros, ou seja, exemplares originais das obras estarão na ponta de seus dedos. Assim sendo, não haverá distribuição ilegal de conteúdo. Para fazer a leitura dos eBooks, basta ter em mãos algum dispositivo eletrônico, como tablet, smartphone ou Kindle.

 

Inteligência Emocional – Daniel Goleman

Publicado pela primeira vez em 1995, nos Estados Unidos, Inteligência Emocional é considerada a magnum opus sobre o assunto. Com o providencial subtítulo “A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente”, esse livro redefiniu a maneira de pensar sobre a questão da inteligência.

Bebendo nas fontes da psicologia e da neurociência, Daniel Goleman arquitetou o conceito de “duas mentes” – a racional e a emocional. De acordo com Goleman, a atuação conjunta de ambas moldam o destino do ser humano. Ainda segundo o autor, o entendimento acerca das emoções é indispensável para o desenvolvimento da inteligência do indivíduo.

O texto utiliza de exemplos cotidianos para explicar como os fracassos e a vitória são provenientes do manejo correto dos circuitos cerebrais da mente humana. Nesse sentido, Goleman descreve como os cinco pilares da inteligência emocional determinam nosso sucesso nos relacionamentos e no trabalho, bem como nosso bem-estar físico. Logo, todos os membros de uma determinada equipe sentirão o valor desta visão arrebatadora do potencial humano.

Disponível em: versões impressa e eBook, no site de editora Companhia das Letras.

 

O Poder do Hábito – Charles Duhigg

Lançado em 2012, O Poder do Hábito foi escrito por Charles Duhigg, um ex-repórter do jornal The New York Times. Puxado pelo subtítulo “por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios”, o livro aborda a ciência com respaldo nas questões da criação e reforma de hábitos.

Duhigg investiu duas décadas nas pesquisas sobre como os hábitos funcionam e como podem ser transformados, bem como moldados. De acordo com a narrativa, para mudarmos o que não funciona na vida, é necessário compreender duas variáveis:

  1. os nossos hábitos;
  2. o que nos motiva a fazer determinadas escolhas.

Por consequência desse entendimento, identificamos nossos objetivos. A partir desse conhecimento, podemos conduzir nossa rotina de modo que ela resulte nas mesmas recompensas, porém, de forma saudável e agregadora. O controle sobre os hábitos, conforme você pode imaginar, é um perfeito exercício para a inteligência emocional.

Disponível em: até o fechamento deste artigo, a editora Companhia das Letras só oferecia a versão eletrônica do livro.

 

Mindset: a nova psicologia do sucesso – Carol S. Dweck

Publicada em 2017, essa obra propõe mudanças na forma como pensamos, ou seja, o nosso mindset. A autora é Carol S. Dweck, ph.D., professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação. Segundo Dweck, o nosso pensamento se divide nas duas variáveis abaixo:

  • Mindset fixo: é observado no indivíduo que teme o risco ou do novo. Esse medo todo se dá em razão da crença na existência de padrões de inteligência, entre outros fatores que provocam frustração.
  • Mindset de crescimento: é observado na pessoa que sempre mostra disposição para aprender, bem como para encarar os desafios. Além disso, o foco está na solução de problemas, alcançando o sucesso e a realização.

Pare uns segundos, faça uma análise e responda de forma sincera: com qual dos dois tipos de mindset você se identificou?

Seja lá qual for sua resposta, não se preocupe. De acordo com a autora, a forma como pensamos é maleável. Logo, se você se encaixou na segunda opção é possível mudar. Em outras palavras, o mindset é uma escolha pessoal.

Em suma, esse livro nos ensina que podemos utilizar os dois tipos de pensamento em situações distintas. Outra lição importantíssima é sobre a inexistência de fórmulas para o sucesso. Além disso, fica a reflexão sobre enxergamos as falhas como oportunidades de aprendizado.

Disponível em: versões impressa e livro digital, no site da editora Companhia das Letras.

 

Comunicação Não-violenta – Marshall Bertram Rosenberg

Um dos cinco pilares da IE diz respeito ao relacionamento interpessoal, também conhecido por sociabilidade. Esse fundamento está relacionado à questão da comunicação, ou seja, o tema desse livro de inteligência emocional é uma das bases dessa habilidade tão essencial.

Publicada em 2006, essa obra foi escrita por Marshall Bertram Rosemberg, doutor em Psicologia Clínica. Ao longo do texto, o autor apresenta uma metodologia voltada para aprimorar os relacionamentos interpessoais e diminuir a violência no mundo. Escrita no formato de manual prático, essa obra é aplicável em centenas de situações que exigem comunicação clara e assertiva.

Em suma, os ensinamentos do autor são úteis nas fábricas, empresas, escritórios, escolas, entre outros locais.

Ao longo das mais de 280 páginas, Rosenberg ensina ao leitor algumas formas de se libertar de condicionamentos limitantes. Logo, é possível aprender a mudar linhas de pensamento que levam a discussões, bem como a resolver conflitos de maneira justa e pacífica. Como resultado, torna-se mais fácil a criação de relacionamentos baseados em respeito, empatia e cooperação.

Disponível em: versões impressa e eBook, no site do grupo editorial Summus.

 

O Código da Mente Extraordinária – Vishen Lakhiani

Escrito pelo empresário e palestrante motivacional malaio Vishwn Lakhiane, O Código da Mente Extraordinária foi publicado em 2017. Apesar do subtítulo envolver termos que podem soar como autoajuda, esse livro de inteligência emocional tem um perfil mais, digamos, desafiador.

Ao invés de sugerir um amontoado de frases feitas sobre o desenvolvimento das mentes incomuns, o autor induz o leitor a pensar fora da caixa. Nesse sentido, o livro é um incentivo à autopermissão para questionar tudo o que sabe, bem como para quebrar as amarras. Assim sendo, o livro ensina como criar modelos de ação e comportamento em todos os campos da vida – incluindo o profissional.

Em tese, O Código da Mente Extraordinária nos mostra como buscar o que de fato nos faz feliz, de acordo com nossas crenças e convicções.

Disponível em: versões impressa e livro digital, no site do grupo editorial Novo Século.

 

Livro de inteligência emocional: desenvolva seu conhecimento

Se você chegou até aqui, certamente percebeu que nossas dicas de leituras oferecem variações de um mesmo tema. Logo, não falta material de qualidade para estabelecer os critérios de escolha e iniciar os seus estudos. Por consequência, sua biblioteca ficará mais completa e a IE será uma habilidade mais fácil de ser desenvolvida.

Por fim, mas não menos importante, a equipe do controle de ponto digital Genyo te deseja uma ótima jornada. Cada livro de inteligência emocional listado aqui, certamente, fará de você um profissional muito mais completo e engajado.

Boas leituras!

Seja o primeiro

Qual sua opinião sobre o assunto?

Seu email não será publicado ;)