09 abr 2019

O que é 5W2H e como pode funcionar em sua empresa?

Em alguma de suas leituras sobre gestão de negócios, você certamente já deu de frente com a sigla 5W2H. Por mais que a união desses quatro caracteres te tragam lembranças da tabela periódica, não estamos falando sobre alguma equação química. Também precisamos revelar que não se trata de códigos promocionais que geram aqueles descontinhos especiais em nas compras online.

 

Neste artigo você vai aprender:

→ 5W2H, controle de ponto e gestão de pessoas

→ Solução inteligente, já!

→ Qual é o próximo passo?

Na real, esse cocktail de letrinhas é o nome de uma ferramenta que vai otimizar o desenvolvimento de seu plano gerência. Trata-se de um checklist de atividades específicas que devem ser cumpridas de maneira precisa, clara e eficiente por todos os envolvidos em um determinado projeto.

Dito isso, informamos que 5W2H é o termo que corresponde às iniciais (em inglês) das sete diretrizes que são estabelecidas para esclarecer quaisquer dúvidas que eventualmente possam surgir ao longo de um processo ou de uma atividade.

Confira quais são essas diretrizes abaixo:

Com uma análise preliminar, não é difícil concluir que a tabelinha acima representa uma ferramenta organizacional ideal para dar aquela turbinada nos processos gerenciais de qualquer modelo de negócio. As perguntas devem ser respondidas com os devidos cuidados para que a aplicação da metodologia aconteça de forma certeira, segura e gradual.

Ficou afim de saber como implantar essa ferramenta aí na sua empresa? Então, acompanhe este post até o final e descobrirá como economizar tempo e recursos com a aplicação da metodologia 5W2H.

 

5W2H, controle de ponto e gestão de pessoas

Seja lá qual for o tamanho do seu negócio, a sobrevivência dele no mercado é um reflexo das maneiras que você usa para coordenar seu time de colaboradores. Consequentemente, está nas mãos do RH a responsabilidade sobre um dos fatores determinantes para que uma empresa colha sempre os melhores resultados possíveis, pois, afinal, gestão de pessoas também é cuidar do seu capital humano.

Talvez possa te interessar:

Desta forma, entende-se que o 5W2H é uma ferramenta que pode fazer parte do planejamento estratégico que seu RH deve desenvolver para tirar o melhor proveito com a gerência de pessoas.

Vamos ver uma aplicação prática dessa metodologia tão eficiente?

Entre seus vários desafios diários, a equipe de Recursos Humanos de uma empresa lida com a gestão de funcionários internos e externos. Uma das dores mais constantes do departamento é a questão do fechamento de folha de ponto, pois, o final do mês é o momento de calcular jornadas extras, lançar faltas e contabilizar horas trabalhadas.

Já que não há motivos para que um profissional dedique tempo na realização de tarefas que podem ser automatizadas e executadas de forma segura e legal, a queixa dos recursos humanos é mais do que justa.

Com base no case descrito acima, o RH pode usar a metodologia 5W2H como ferramenta de gestão do controle de ponto da empresa. Observe na tabela a seguir um exemplo de aplicação prática dessa estratégia na gestão de pessoas de um negócio.

Viu só como não tem mistério?! Lembre-se que que a metodologia pode ser adequada às necessidades dos departamentos de uma organização. Funciona bem para RH, financeiro, comercial, gerência, produção, marketing, entre outros.

 

Solução inteligente, já!

Se você chegou até aqui, certamente entendeu que a técnica 5W2H é ideal para a gestão de pessoas. E já que percebeu a importância de ter as praticidades dessa ferramenta no planejamento do RH, não pode se esquecer, conforme visto na tabela acima, que o controle de ponto é um dos “2Hs”. Para conseguir extrair o melhor dessa metodologia, no entanto, é preciso optar por uma solução digital.

Com a adoção dessa plataforma 100% online e de funcionamento em tempo real, o RH reduz as burocracias que dificultam o acompanhamento do desempenho dos colaboradores internos e externos. Além do mais, a empresa se livra dos processos burocráticos que envolvem o uso dos relógios de ponto analógicos e eletrônicos, e gera economia de tempo e de dinheiro gastos com instalação e manutenção desses equipamentos obsoletos.

Outro fundamento que agrega valor é o fato de que o controle de ponto eletrônico dispensa os comprovantes impressos de batidas de entradas e saídas. O sistema é preparado para armazenar em nuvem todos os dados referentes à jornada de trabalho do colaborador e possibilita consultar as informações e estatísticas a qualquer momento. Veja que sensacional: você economiza tempo, dinheiro, otimiza processos gerenciais e ainda adota uma atitude ecologicamente correta. O RH e o meio ambiente agradecem 😉

 

Qual é o próximo passo?

Muito interessante, não é mesmo? A nível nacional o mercado te oferece o controle de ponto da Genyo, que já vem com aplicativo para Android e iOS. O serviço conta com usabilidade intuitiva, design confortável e um suporte técnico pronto para esclarecer quaisquer dúvidas. Já que na era da internet das coisas a praticidade é um termo fundamental, não são necessários mais do que 10 minutos para começar a usar. Ah, e se a sua empresa tiver até três funcionários, você pode usar o sistema e aplicativo de forma gratuita! Não perca tempo: crie sua conta, e comece a otimizar seus processos com a solução que já começa genial pelo no nome!

Seja o primeiro

Qual sua opinião sobre o assunto?

Seu email não será publicado ;)