Por que Gestão de Pessoas é a Chave do Planejamento Estratégico?
27 mar 2018

Por que Gestão de Pessoas é a Chave do Planejamento Estratégico?

planejamento estrategico no brasil

Esse moço da foto é o André. Chefiando esta reunião, ele está tentando resolver um impasse. Se você avançar no texto, saberá do que estamos falando e o porquê ele é um exemplo de Planejamento Estratégico aliado à Gestão de pessoas.

E saberá mais!

Crescer sem Planejamento Estratégico é inimaginável. Agora, adotar o Planejamento Estratégico esperando prosperar sem fazer uma adequada gestão de pessoas é ainda mais.

Se isso acontecer, você vai falhar. Toda vez que houver reuniões para avaliar o trabalho, como essa da foto, seus colaboradores vão querer desaparecer. Exatamente assim:

Primeiro, por que eu deveria planejar?

O Planejamento Estratégico é um aliado de toda a empresa que quer crescer de forma constante, organizada e assertiva. Ao analisar o cenário, a força de trabalho, quais são as metas a serem alcançadas e como fazer isso, as chances de algo dar errado são quase inexistentes.

Caso aconteça, você saberá exatamente onde está errando e terá respostas imediatas sobre quais providências tomar para contornar a situação.

Já se você não planejar, você erra e não sabe onde está errando ou o porquê. Portanto, não saberá como resolver.

Gestão de pessoas é cuidar do seu capital humano

Houve um tempo em que os trabalhadores eram tratados como mais um elemento braçal dentro da empresa. Hoje, todos nós sabemos que são as pessoas que movem a empresa pelo caminho do crescimento, elas são o seu capital humano. Trazem os bons resultados, executam o trabalho para atingir os objetivos.

Portanto, para que o trabalho seja produtivo, eles precisam sentir que estão sendo reconhecidos e não subestimados.

 

Como fazer isso?

Oferecer boa remuneração, bons benefícios e um bom ambiente de trabalho é um começo. Mas, você pode mais: você pode fazer com que seus funcionários sintam que são importantes. De que forma? Utilizando todo o potencial deles, de maneira estratégica, para alcançar resultados espetaculares.

Qual a relação do Planejamento Estratégico e da gestão do capital humano?

A Gestão de pessoas é a chave do Planejamento Estratégico porque, simplesmente, é impossível manter um crescimento constante, assertivo e organizado sem fazer um correto gerenciamento do capital humano. Sem gestão de pessoas, você não saberá, por exemplo, a melhor forma de empregar os seus talentos para o alcance de suas metas.

Se você tiver um Planejamento Estratégico, souber exatamente onde quer chegar e como vai fazer isso, você precisa saber – de forma precisa – qual força de trabalho vai precisar e em qual tarefa.

Reconhecendo as características mais marcantes de cada um dos seus talentos, será muito fácil decidir quem você vai promover. Ou então, quando surgir aquele projeto bacana, quem você vai realocar para outra função no intuito de tocar o projeto. Ou ainda, qual o perfil do profissional que você vai precisar contratar.

No Planejamento Estratégico, cada colaborador está desempenhando a sua função porque é o melhor para si, para a empresa e seus resultados. Se você se planeja, sabe quem fará x trabalho e quem fará y trabalho e o porquê. Cada um sendo direcionado para o que faz melhor e tem mais conhecimento.

 

  1. O colaborador ganha.
  2. A empresa ganha.
  3. O clima organizacional ganha.
  4. A equipe ganha.

 

Todos são beneficiados!

Peraí, o clima organizacional ganha?

Exatamente. A partir do momento em que o colaborador sente que faz parte de um projeto maior e que ele é uma parte indispensável para alcançar o êxito neste projeto, surge o melhor sentimento profissional: motivação.

Ao aliar Gestão de pessoas e Planejamento Estratégico, você permite que sua equipe dê o melhor de si naquilo que faz. Quem faz o que gosta trabalha engajado, apaixonado, que pega junto com o trabalho e… faz tudo pela empresa! Essa, por sua vez, terá bons resultados.

Trabalhar com uma equipe motivada, você sabe… É o melhor impulsionador da produtividade e dos bons resultados!

Para ilustrar melhor, vamos contar a história do moço da foto, o André…

André é moço da foto que você viu no começo do post. Ele é dono de uma agência de Comunicação. Seu sócio, Marcos, está sentado ao seu lado. Eles dispõe de uma equipe multidisciplinar de trabalho, que está junto deles na mesa de reuniões.

Eles decidiram expandir seu setor de Comunicação Corporativa e querem investir em Assessoria de Imprensa. Querem vender este serviço para grandes grupos empresariais. André abriu processo seletivo para dois jornalistas que deverão trabalhar no setor.

Mas seu sócio, Marcos, disse que dois profissionais das Relações Públicas deveriam ser contratados em vez dos jornalistas.

 

Por que contratar jornalistas, André?

André explicou que um jornalista conhece pessoas dentro dos veículos de notícias. Além disso, faz parte dos ensinamentos da Escola de Jornalismo aprender qual é a forma correta de se comunicar em cada meio de comunicação.

Apesar do pouco conhecimento em Comunicação Corporativa, seria mais eficaz e certeiro recrutar dois jornalistas para esta missão. Contando com profissionais do jornalismo, com certeza, qualquer mensagem que eles enviassem teria uma aceitação muito maior por parte dos veículos de mídia.

 

Este é um exemplo de Gestão de pessoas aliado ao Planejamento Estratégico:

  • pensar em qual é a sua meta
  • avaliar como, exatamente, alcançá-la
  • distribuir sua força de trabalho (seus colaboradores) para ajudar a chegar lá

 

Para visualizar melhor, veja o box rápido que montamos abaixo:

 

 

QUICKBOARD

Saiba rapidamente do que estamos falando

 

O QUE É: Gestão de pessoas no trabalho estrategicamente planejado

COMO SE FAZ: analisando a força de trabalho e o cenário para traçar metas alcançáveis e positivas

PARA QUE SERVE: para que você saiba com quais elementos do capital humano conta para obter os resultados que deseja

 

 

Você sabe quem é a sua equipe e também sabe onde ela pode chegar

A Gestão de pessoas é indispensável para o Planejamento Estratégico porque garante que você conhece os seus talentos e os emprega da melhor forma. Só assim você vai garantir que terá os melhores resultados.

Logo, se você não sabe quem são as pessoas que integram seu time, não sabe quais são os talentos delas e anseios profissionais. Então, nunca saberá como elas poderão ajudar a empresa a alcançar as metas pretendidas e alcançar realização profissional.

 

Tirania, não!

Não se esqueça de que este processo não se trata de “usar” o profissional, já que ele não é apenas uma peça na sua engrenagem comercial. Ele é um ser humano. Tenha a preocupação de que, ao empregá-lo em qualquer função, ele deve ter tido seu perfil profissional mapeado e foi reconhecido como um bom resolvedor de problemas na área para a qual você o direcionará.

Caso contrário, ele será um profissional frustrado, de baixa produtividade. Você não alcançou seus resultados e falhou na gestão de pessoas.

Quer compartilhar alguma experiência em que o Planejamento Estratégico aliado à Gestão de pessoas fez diferença na sua empresa? Conversa com a gente nos comentários e vamos todos crescer juntos.

 

Um abraço e até breve!

 

Sobre o autor

Este artigo foi escrito pelo time da Scopi: o software número 1 do planejamento estratégico no Brasil. Ele descomplica a criação e agiliza a execução do seu planejamento estratégico. Integra num só lugar canvas, swot, mapa estratégico, indicadores, metas, projetos e processos. Não deixe de conhecer. Acesse o site.

Seja o primeiro

Qual sua opinião sobre o assunto?

Seu email não será publicado ;)