15 livros que todo gestor de sucesso já leu um dia - Blog Genyo
21 ago 2018

15 livros que todo gestor de sucesso já leu um dia

As prateleiras estão abarrotadas de excelentes livros, em todas as áreas. Mas existem obras que lideram a preferência dos gestores e empreendedores. Alguns deles têm cadeira cativa há anos, e nunca saem de moda.

Quer alguns belos exemplos? “A Arte da Guerra”, de Sun Tzu, “O Príncipe”, de Nicolau Maquiavel; “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, de Dale Carnegie, “O Gestor Eficaz”, de Peter Drucker… A lista é grande.

 

Os livros de ouro para gestores

Gestores de sucesso geralmente leem muito e têm algumas habilidades bem desenvolvidas. Entre elas, destacam-se o relacionamento interpessoal, persuasão, negociação, empatia, proatividade e muitas outras.

Se você também quer ser melhor que a média e se destacar, que tal seguir o exemplo desse time de sucesso e “marcar o seu ponto” na escola do conhecimento?

Nós selecionamos para você alguns dos títulos imperdíveis. Nossa lista inclui os clássicos e alguns best-sellers recentes. Todos eles com “selo de qualidade” garantido pelos leitores.

A lista está em ordem alfabética, simplesmente, porque é impossível dizer qual deles é o melhor para você. Deixamos esse julgamento em suas mãos. Vamos lá:

 

A Arte da Guerra – Sun Tzu

a arte da guerraEsse é um dos livros de não-ficção mais populares da história e de leitura obrigatória para todos os gestores, investidores e empreendedores. Escrito no século IV a.C. tornou-se um clássico no mundo dos negócios, independentemente do seu campo de “batalha”.

O estrategista e general chinês Sun Tzu, autor deste best-seller, afirma que aquele que desenha planos antes da luta sempre vence o adversário que não se planejou. Além disso, ele ressalta que é preciso conhecermos sobre nós mesmos e sobre o inimigo para sermos capazes de nos comparar.

 

A Quinta Disciplina – Peter Senge

a quinta disciplinaUm dos grandes pensadores do mundo corporativo contemporâneo, Senge, defende que o único diferencial de uma organização em longo prazo será a sua capacidade de fazer a equipe aprender mais rápido que a concorrência. Para ele, vencerão as “empresas que aprendem”, ou seja, aquelas que são capazes de explorar a experiência coletiva e a capacidade das pessoas para ter sucesso em equipe e onde existe aprimoramento contínuo. No entanto, a maioria das empresas falha ao criar um processo de aprendizado.

 

As 21 Leis Irrefutáveis ​​da Liderança – John C. Maxwell

as 21 leis irrefutaveis da liderancaPara liderar, você precisa muito mais que conhecimento teórico. E nesse livro, Maxwell dá a receita para associar teoria e prática no exercício da liderança, o que faz da pessoa um profissional diferenciado.

O autor oferece conselhos, relata histórias reais e disponibiliza ferramentas de avaliação. Tudo para que o leitor possa identificar os seus pontos fortes e as melhorias, além de exercícios para incrementar as habilidades de liderança.

 

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Dale Carnegie

como fazer amigos e influenciar pessoasEscrito há 82 anos, esse é um clássico na arte do relacionamento. Já vendeu mais de 50 milhões de cópias no mundo inteiro e está em sua 51ª edição. Carnegie garante que 85% do sucesso financeiro de uma empresa vêm da sua capacidade de comunicação, da liderança e da habilidade de promover o entusiasmo das pessoas que trabalham nela. Somente 25% dependem de know-how. Muitos empreendedores garantem que a leitura e o entendimento desse livro é mais valioso que um curso de MBA.

 

Criatividade S/A– Ed Catmull

livro criatividade saEsse é um livro para qualquer pessoa que busca alcançar novos patamares. Trata-se de um manual para desenvolver a criatividade e originalidade e um acesso à mente do criador dos Estúdios Pixar. É também uma coleção de ideias sobre como despertar e manter a própria criatividade e da equipe. Além, claro, de ensinar como vencer os problemas advindos da falta dela (a criatividade). Essa obra integra a lista de sugestões de leitura divulgada por Mark Zuckerberg, CEO do Facebook.

 

Estratégia Competitiva – Michael Porter

livro Estratégia CompetitivaEsse é mais um livro brilhante e extremamente simples. Nele, Porter analisa a complexidade do novo cenário competitivo em suas 5 forças principais. Além disso, ele introduz um modelo simples, com 3 estratégias genéricas (baixo custo, diferenciação e foco) que auxiliam líderes em todo o mundo a desenhar seu posicionamento estratégico.

Os modelos de Porter ajudam gestores de empresas de todos os tamanhos a preverem comportamento dos competidores e a dominar a arte a inteligência competitiva.

 

Meus Anos com a General MotorsAlfred P. Sloan Jr.

livro Meus Anos com a General MotorsA trajetória de Sloan na administração da GM foi fantástica e realmente vale o registro em livro. Ele conduziu a montadora de Detroit ao título de maior corporação no mundo.

Nessa obra, ele detalha o percurso para se tornar uma empresa global, incluindo a agilidade para se adaptar ao pós-guerra e, também, os esforços para deixar pra trás um mito do segmento – a Ford Motors. As suas lições sobre gestão automotiva, desde estrutura corporativa a desenvolvimento de produtos para financiamento, ainda inspiram profissionais ao redor do mundo.

 

Líderes se Servem por Último – Simon Sinek

livro Líderes se Servem por ÚltimoPara quem sempre quis se tornar um líder e não sabe por onde começar, aqui está a resposta.

Esse livro de Sinek é um prato cheio para se alcançar o sucesso na carreira de gestão. Ele explora temas como a origem da hierarquia, seu papel na sociedade contemporânea e como se tornar um líder realmente admirado, entendendo o que motiva as pessoas e criando um ambiente de trabalho melhor, com mais confiança e produtivo.

 

O Cérebro e a Inteligência Emocional – Daniel Goleman

livro O Cérebro e a Inteligência EmocionalImagine um funcionário inteligentíssimo. Do ponto de vista acadêmico, brilhante. Mas com um problema: motivação zero. Nunca ia às aulas, dormia até o meio-dia, nunca terminava os trabalhos. Não é um executor notável, não é o chefe de uma grande organização, não é um líder desta­cado. Nesse caso, faltam a ele algumas capacidades cruciais de inteligência emocional.

 

O Gerente – Minuto – Ken Blanchard e Spencer Johnson

livro O Gerente - MinutoOs autores descrevem uma parábola de negócios focada em três pilares de sucesso: os objetivos-minuto, os elogios-minuto e as repreensões-minuto. Suas “abordagens de um minuto” são simples, de fácil compreensão e, segundo os autores, eficientes. Aumentam a produtividade e a satisfação da equipe. Essa obra manteve-se por mais de dois anos na lista de best-sellers do the New York Times.

 

O Gestor Eficaz – Peter Drucker

O Gestor EficazNesta obra, Drucker sintetiza décadas de pensamentos e experiências num manual prático para gestores que querem atingir desempenhos acima da média.

O livro parte de dois pressupostos: que o principal objetivo do gerente é ser eficaz e que eficácia é algo que pode e deve ser aprendido e aperfeiçoado. Para o autor, ser eficaz é a função primordial do gerente. Inteligência, criatividade e conhecimento são muito importantes, mas apenas a eficácia pode converter tudo isso em resultados.

 

O Príncipe – Nicolau Maquiavel

livro O PríncipeFalou em maquiavelismo, todo mundo sempre pensa em maldade. Ocorre que Maquiavel era experiente na política e atuou como diplomata nas cortes europeias por décadas. Viu de perto queda e ascensão das realezas. E ele acreditava que as pessoas são ingratas, mentirosas, covardes e mercenárias. Então, esse livro ensina a prever com precisão as decisões de um sociopata em um papel de gerenciamento e defender-se dos concorrentes predatórios, mantendo-se um passo à frente deles.

 

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Stephen R. Covey

livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente EficazesUma mudança real está diretamente relacionada à criação de novos hábitos e assimilação de novas crenças sobre o mundo. Ou seja, uma transformação de dentro para fora. Covey acredita que para mudar o mundo ao redor, a pessoa deve começar com ela mesma, gerenciando o próprio bem-estar interior. Criando, assim, uma visão pessoal e cultivando o autocontrole. Esse é o caminho que leva ao sucesso e, segundo Covey, o crescimento pessoal não pode ser feito por atalhos.

 

Quem mexeu no meu queijo? – Spencer Johnson

livro Quem mexeu no meu queijoEssa é outra parábola. Dessa vez, sobre ratos e duendes em um labirinto em busca de queijo. O autor leva a uma reflexão sobre a capacidade das pessoas de reagirem às mudanças inesperadas. No labirinto, que representa a vida, estão os personagens que têm reações e visões diferentes sobre os objetivos. A reflexão central é: se o seu queijo for movido, qual seria a sua reação? No labirinto de Spencer Johnson, ratos e duendes seguiram caminhos diferentes.

 

Receita Previsível – Aaron Ross

livro Receita PrevisívelChamado de “a bíblia de vendas do Vale do Silício”, esse livro revela uma estratégia da Salesforce, para tornar as equipes de vendas capazes de gerar mais leads e atingir suas metas. Nesse processo, uma equipe diferente focava em atrair empresas que previamente não tinham interesse nos produtos da Salesforce, sem usar cold calls.

Uma vez que as empresas tornavam-se potenciais clientes, aí sim elas eram repassadas para os vendedores responsáveis pelo fechamento e pelas metas financeiras.

 

Como você pode comprovar, as opções disponíveis no mercado são de altíssima qualidade. Você certamente tem algum título para acrescentar à nossa lista. Compartilhe-o conosco! E, claro, boa leitura!

Esse artigo foi escrito pela equipe de conteúdo do 12Min, a plataforma que seleciona, lê e resume os mais importantes livros de não ficção, transformando-os em microbooks e audiobooks. Baixe agora o app na Play Store ou na App Store e bons aprendizados!

Seja o primeiro

Qual sua opinião sobre o assunto?

Seu email não será publicado ;)