Autoconhecimento: saiba como exercitá-lo no dia a dia!

Saiba como aprimorar seu autoconhecimento, descubra quais são seus pontos fortes e fracos e conquiste o sucesso empresarial! Veja mais neste artigo!
Sumário
autoconhecimento

Ter conhecimento sobre si próprio é uma habilidade fundamental para escolher sempre as melhores decisões, mesmo que elas não sejam as ideais naquele momento. O autoconhecimento é justamente essa tarefa de estar sempre buscando entender e compreender os elementos que rodeiam a vida, extraindo o melhor de suas experiências.

Ao tomarmos uma decisão de maneira tranquila e consciente, estamos nos valendo do autoconhecimento. No entanto, mesmo nos conhecendo bem, ainda sim existem momentos onde a insegurança e o medo vão aparecer.

Por esse motivo, mesmo o autoconhecimento ser um processo natural, ele também pode ser trabalhado e melhorado através de dedicação, utilizando ferramentas adequadas e obtendo maior controle de nossas emoções. Aprenda abaixo como fazer tudo isso e conquiste o autoconhecimento!

O que é autoconhecimento?

A psicologia define o autoconhecimento como as informações necessárias que uma pessoa utiliza para responder a simples pergunta (e ao mesmo tempo complexa) pergunta “Quem sou eu?”

Basicamente, se autoconhecer é tomar consciência de si próprio, observando e reconhecendo suas potencialidades, fraquezas, medos, inseguranças, alegrias e todos outras experiências de vida.

Objetivos do autoconhecimento

Somente através do autoconhecimento que é possível avaliarmos com delicadeza todas as oportunidades da vida, sem deixar passar por medo e insegurança, também passamos a entender como as pessoas realmente nos enxergam e conseguimos ouvir nossas vontades e desejos que estão silenciados dentro de nossa mente.

Através do exercício de autoconhecimento nos tornamos mais abertos para aceitar as diferenças, sem criarmos expectativas sobre outras pessoas, recuperamos a força para ir atrás de nossos objetivos e conquistamos a paz interior, sem precisarmos fingir algo que não somos ou agir de forma desonesta conosco.

Por fim, outro objetivo do autoconhecimento é a identificação dos principais traços de sua personalidade, percebendo se você constantemente adota uma postura que afasta as pessoas, se é muito manipulável ou se te falta personalidade própria.

Tipos de autoconhecimento

Dentre os tipos de autoconhecimento dois deles se destacam. Esses dois tipos são os mais importantes a serem trabalhados na atualidade, visto que são os que mais auxiliam no crescimento individual. Conheça:

Autoconhecimento pessoal

O autoconhecimento que auxilia a entender os comportamentos que adotamos, nossas emoções, habilidades e individualidade é justamente o do tipo pessoal.

É através desse tipo que passamos a melhorar nossas ações, fortalecendo nossos pontos positivos que irão auxiliar na conquista de um objetivo pessoal, assim como reconhecer quais são nossas fraquezas para que possam ser trabalhadas e transformadas.

Algumas perguntas que perpassam o autoconhecimento pessoal são aquelas voltadas aos projetos de vida, como: Onde quero morar? Vou querer casar? Quero ter filhos? Pretendo aprender um novo hobby? Quero falar mais deu m idioma? Quero viajar todos os anos? Quero me mudar de casa? Gostaria de ter mais ou menos amigos?

Autoconhecimento profissional

Como o nome já diz, é o tipo de autoconhecimento voltado para a nossa vida profissional e carreira. É a forma com qual buscamos alcançar a tão sonhada posição/cargo/emprego dos sonhos.

Realizando o autoconhecimento profissional, buscamos avaliar nossas habilidades, eficiência, foco e perseverança. Um bom profissional, consciente de suas competências profissionais é valorizado em qualquer espaço.

Durante o processo desse tipo de autoconhecimento, é necessário respondermos algumas perguntas cruciais como: Estou satisfeito com o cargo que ocupo? Gosto de estar nessa empresa? É essa a profissão que sempre desejei? Como me vejo daqui a 5 anos? Estou em busca de um cargo maior? Me sinto satisfeito com o salário que recebo?

Como o autoconhecimento pode te ajudar a crescer profissionalmente

O autoconhecimento profissional é o ponto de partida para o alcance das suas metas e objetivos que estão estagnados.

Imagine saber o que de fato está comprometendo o seu avanço profissional e o que você fazer para melhora-lo? Esse é exatamente o ponto principal quando se conquista o autoconhecimento profissional.

Como falamos anteriormente, ao analisar internamente os problemas que estão interferindo em seu avanço, você também estará fazendo uma análise de suas potencialidades e competências escondidas.

Para ajudar no avanço profissional, primeiramente é preciso determina bem onde você pretende chegar e quais são as suas metas profissionais (lembre-se das perguntas de partida, explicadas no tópico anterior).

Assim, você conseguirá entender o que te impede e o que pode ser feito para ultrapassar essas barreiras que estão te segurando no crescimento profissional. Ao se conhecer bem, você perceberá o quão simples e fácil pode ser conquistar os seus sonhos!

Benefícios no autoconhecimento

Agora que você já entendeu o que é o autoconhecimento e os principais tipos existentes, chegou a hora de conhecer os benefícios dessa prática. Como falamos ao início desse texto, através do autoconhecimento conseguimos extrair benefícios pessoais e profissionais. Confira os principais deles:

Compreender as forças e fraquezas

Todo mundo possui forças e fraqueza. O problema é que nem sempre descobrimos a tempos quais são nossos pontos fortes e fracos para poder se destacar e melhorar o que for preciso.

Dessa forma, exercendo o autoconhecimento é possível captar quais são nossas verdadeiras aptidões, o que nos difere das outras pessoas, e usar isso ao nosso favor. Ao mesmo tempo, o autoconhecimento vai permitir amenizar e controlar as fraquezas, trabalhando constantemente para que ela se torne algo positivo.

Aumento da autoestima

Se você constantemente se sente triste e um pouco para baixo, isso pode ser uma consequência do descontrole emocional. Trabalhar o autoconhecimento é o ponto principal para que você consiga entender quem você realmente é, obtendo maior controle emocional.

Com isso, você já não irá mais se sentir desolado, sozinho ou triste, pois com o autoconhecimento também vêm a capacidade de afastar reações e emoções negativas quando necessário, podendo se focar em si próprio e melhorar a autoestima.

Ajuda na hora de definir seus objetivos

Seja ele um objetivo pessoal ou profissional, o autoconhecimento é quem irá guiar a delimitação dos próximos passos. Somente se conhecendo é que conseguiremos ter clareza para determinarmos o que queremos e quando queremos.

Além disso, ter autoconhecimento também irá ajudar a combater a frustração e a ansiedade quando levarmos um longo tempo até os nossos objetivos ou simplesmente não alcançarmos. Nessas horas, será preciso equilíbrio e resiliência para poder determinar novos objetivos.

Determina os passos de sua carreira

Como falamos anteriormente durante o tópico do autoconhecimento profissional, essa habilidade é fundamental para determinar os passos de sua carreira. Seja uma pessoa recém chegada ao mercado de trabalho ou um profissional de longa data.

Ambos irão se beneficiar com o autoconhecimento, já que o exercitando poderemos entender nossos verdadeiros interesses, fragilidades, sonhos, habilidades, etc. Na hora de escolher um curso a ser feito, uma especialização ou uma vaga de emprego, conte com o autoconhecimento.

Uma forma de compreender melhor a sua satisfação em uma empresa e assim determinar os próximos passos, é avaliar como anda o seu controle de ponto. Geralmente, profissionais desmotivados e insatisfeitos com o trabalho possuem altas taxas de atrasos.

Por esse motivo, ter em mãos um controle de ponto digital como o Genyo é ideal, visto que esse sistema possui as Métricas Gerenciais. Elas são importantes na hora de avaliar o cenário completo de frequência, assiduidade e pontualidade de um profissional, e auxiliar no entendimento sobre satisfação. Confira aqui em nosso site todas as suas funções!

Decisões mais conscientes

Se você tem medo de sempre estar sendo levado pela maré e que outras pessoas decidam as coisas por você, chegou a hora de dar fim nisso através do autoconhecimento. Um grande benefício dessa prática é saber quem você verdadeiramente é, evitando sofrer manipulação e que outros dominem as suas escolhas.

Quem tem consciência de si, possuindo personalidade própria, estará sempre analisando racionalmente todas as opções, e escolhendo aquela que mais se adequa aos seus princípios, mesmo que seja contrária a maioria das pessoas.

Mente aberta

Seguindo a mesma linha de raciocínio do tópico anterior, quem exerce o autoconhecimento também conquista uma mente livre, mais aberta a entender e enxergar as pessoas a sua volta. A empatia no trabalho é fundamental para a melhora do ambiente organizacional e produtividade, e para conquista-la é preciso se conhecer bem.

Como realizar o autoconhecimento

autoconhecimento

Por fim, chegamos ao tópico de como pôr em prática algumas estratégias que promovem o autoconhecimento. Podemos dividi-las em 3 tipos de ferramentas, cada uma delas irá trabalhar de forma diferente, conquistando resultados que se complementam.

Pensamento: São os exercícios de autoconhecimento que utilizam apenas a mente para progredir;

Implementação: Atividades práticas, aplicadas ao seu redor para poder conquistar o autoconhecimento e seus objetivos pessoais/profissionais;

Expressão: Para trabalhar a maneira como nos expressamos, reavaliando nossas atitudes, princípios, convicções, conceitos, crenças, etc.

Saiba dizer não para si próprio

Nós constantemente somos automotivados as tentações que acabam por prejudicar nossos objetivos, alguns exemplos são: o uso excessivo de redes sociais, fast-food, consumo de séries e filmes em excesso, etc. São diversas atitudes que podem tomar a frente do que queremos realmente.

Por esse motivo, exercite dizer “não” para si próprio quando for necessário. Assim como qualquer outra habilidade ou parte do corpo, saber dizer não também é um exercício diário. Devemos começar com pequenas coisas, e aos poucos ir evoluindo para desafios maiores, que quase não suportamos a tentação.

Escute outras opiniões, mas não perca a sua

Quando falamos em ter decisões mais conscientes, não estamos dizendo que você não deve nunca mais ouvir uma opinião contrária à sua. As opiniões de outras pessoas são excelentes para auxiliar e reconsiderar conceitos, pois outras pessoas podem enxergar uma situação de forma que você não estava conseguindo enxergar sozinho.

No entanto, as opiniões alheias devem ser ouvidas com cautela, e servir apenas para contribuir de forma positiva com a sua própria decisão. Não deixe que as opiniões de outras pessoas tomem o controle da sua própria.

Aprenda a falhar

Desde crianças somos condicionados a não aceitar as falhas. Falhar é sempre algo ruim, que deve ser evitado. Você não deve cair da bicicleta, você não deve tropeçar na rua, não pode perder um brinquedo, e muitas outras questões.

No entanto, nenhum de nós é perfeito, e ter consciência de que as falhas sempre estarão presentes, é uma excelente forma de amadurecer e crescer. Reconhecer a falha e utiliza-la como forma de repensar o que deu de errado é uma atividade de autoconhecimento e crescimento individual.

Trabalhe seus objetivos

Lembre-se daquelas perguntas que ensinamos anteriormente sobre o que queremos, onde nos imaginamos daqui a alguns anos, se estamos felizes, etc. Essas questões são imprescindíveis na hora de traçar os objetivos.

Lembre-se de sempre saber priorizar objetivos mais simples primeiro, aqueles que será possível alcançar mais rapidamente. Esse caminho é fundamental para alcançar o sucesso do autoconhecimento, além de ser necessário entender que caso algo dê errado, existirão outros caminhos a se seguir.

Busque feedbacks

É natural termos pontos a serem melhorados que não conseguimos enxergar. Saber pedir ajuda e ouvir feedbacks é preciso durante a construção do autoconhecimento. Geralmente a visão que outras pessoas tem de nós, de nosso comportamento e forma de agir, é bastante útil para o crescimento profissional e pessoal.

Portanto, sempre que possível, busque feedbacks de pessoas próximas, seja colegas de trabalho, superiores e até clientes.

Uma boa forma de ter acesso a um feedback nas empresas é através do controle de ponto, visto que, essa ferramenta possui a capacidade de demonstrar uma característica principal de todo trabalhador que é a sua pontualidade.

Graças ao controle de ponto digital Genyo, é possível ter acesso ao histórico de registro de ponto, avaliando os atrasos, faltas e horas extras. Dessa forma, se torna muito mais fácil avaliar como está a própria pontualidade. Confira aqui em nosso site todas as demais funcionalidades desse sistema!

Descubra sua personalidade

Falamos sobre a importância de se ter opinião própria. Nesse mesmo sentido, compreender a sua personalidade produz grande diferença na hora de se posicionar.

Saber se você possui uma personalidade mais ou menos extrovertida, se você é mais animador, otimista ou uma pessoa mais lógica, é a chave para se conhecer bem. As empresas estão sempre e busca de uma diversidade cognitiva, portanto saiba na ponta da língua quem é você

Se você quer ter acesso a um sistema que auxilia no autoconhecimento, clique aqui e descubra o Genyo!

Outros artigos relacionados

Inscreva-se na
Genyo News

Toda semana na sua caixa de e-mail. É grátis!

Compartilhe este artigo

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog

Consentimento de Cookies

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando, você declara ciência dos: Termos de Uso, Políticas de Privacidade e Cookies.