Assessment: o que é e como aplicar na sua empresa

Você sabe o que é assessment? Vem com a gente para conferir um pouco mais sobre este recurso! Clique aqui!
Sumário
assessment

Você sabe o que é assessment? Se traduzirmos para o português, significa avaliação. Este é um recurso muito utilizado pelo RH das empresas, porque trata-se de um conjunto de ferramentas e metodologias que tornam a gestão de pessoas mais eficiente e estratégica para a empresa.

Geralmente, ele é usado para fazer a análise de perfil comportamental dos candidatos. Ele é aplicado por meio de um questionário, baseado em várias técnicas de avaliação. Com ele é possível identificar as características de cada candidato, facilitando a descoberta do que ele precisa melhorar.

Essas são algumas das características que o recurso assessment utiliza, mas não se preocupe, neste artigo, que o Genyo preparou para você, vamos abordar o que é, para que serve e como aplicar este recurso na sua empresa. Então, acompanhe a leitura até o final, para não perder nenhuma informação!

O que é assessment?

No mundo corporativo, principalmente no departamento de Recursos Humanos das empresas, o assessment tem se destacado por ser um recurso que permite explorar ao máximo o potencial produtivo de cada profissional, direcionando-o para que realize as funções de seu cargo com maestria.

Como já mencionamos acima, assessment é um termo que vem do inglês e que ao traduzirmos literalmente, significa: avaliação. Mas, se forma a fundo nas funcionalidades deste recurso, percebemos que seu diferencial é o fato de focar nas tendências comportamentais e no desempenho de cada integrante da equipe de profissionais, procurando aspectos mais difíceis de serem descobertos por meio de ferramentas específicas, como dinâmicas em grupo, testes de perfil e outras metodologias.

Quando se fala em um processo seletivo, vale ressaltar que avaliar um candidato apenas pelo seu currículo pode ser uma maneira um tanto rasa, visto que o que consta no papel não contribuirá positivamente com sua performance durante a execução do trabalho.

E é exatamente neste momento que o assessment entra e mostra a sua capacidade de ir além do que o histórico curricular mostra, por exemplo. Além disso, através desse recurso o RH da empresa pode fazer uma avaliação mais precisa a respeito do profissional, como por exemplo, verificar se ele será capaz de cumprir com as responsabilidades e exigências do cargo que pretende ocupar.

Sem contar que essa é uma ótima forma de otimizar o processo de gestão de pessoas e ajudar a empresa a compreender melhor quais são as habilidades e aptidões de cada um de seus colaboradores e identificar quais são as características e expertises que podem ser usadas para potencializar sua performance.

Como o assessment pode ajudar a sua empresa?

O assessment tem um papel muito importante em uma empresa, afinal de contas ele é utilizado para auxiliar líderes e gestores a avaliar o potencial de cada candidato e decidir qual o que melhor se encaixa na vaga.

Por isso, ele é um excelente recurso e pode auxiliar a alinhar as expectativas da gestão e dos colaboradores, diminuindo o índice de turnover e aumentando a produtividade. Abaixo listamos algumas facilidades que o assessment pode proporcionar para uma empresa. Veja!

  • criar planos de carreira;
  • medir o clima organizacional;
  • avaliar o desempenho dos colaboradores;
  • ajudar a estabelecer metas para futuras contratações;
  • fazer com que o próprio colaborador conheça seus pontos fortes e suas fraquezas.

Benefícios do assessment

Direta ou indiretamente o assessment possui muitos benefícios quando usado em uma empresa, por isso, a seguir destacamos os principais para que você avalie qual seria o melhor para sua empresa.

1.   Colaboradores e equipes mais motivados

Não existe melhor forma de manter os seus colaboradores e equipe motivados e engajados do que deixá-los plenamente satisfeitos com a função que desempenham. Essa satisfação só acontece quando a empresa oferece um ambiente propício ao seu desenvolvimento profissional e a pessoa sabe muito bem o que quer e onde pretende chegar.

O assessment permite uma análise mais profunda desses elementos e, com isso, o direcionamento mais preciso de ações. Nesse sentido, o RH consegue identificar todos os aspectos e atender às necessidades de seus colaboradores. Assim, a organização conta com profissionais em sua plenitude, motivados e engajados diariamente.

2.   Autonomia nos processos da empresa

Outro grande benefício do assessment, é a possibilidade dos colaboradores terem mais autonomia e liberdade para tentar novos métodos de trabalho e testar melhorias em processos e atividades cotidianas. O que torna a organização um ambiente altamente favorável para a inovação e busca constante de um diferencial de mercado.

Esse processo também pode ser entendido como investimento em evolução para suas carreiras, o que pode acelerar algumas conquistas e promover um ciclo virtuoso de ascensão profissional.

3.   Escolher a pessoa certa para o cargo

Esse talvez seja o principal objetivo do assessment, facilitar a escolha da pessoa certa para o cargo em questão. Por meio de diferentes tipos de ferramentas, a metodologia busca compreender melhor tanto as exigências de cada função quanto às habilidades e competências apresentadas por cada profissional.

Dessa forma, torna-se mais fácil chegar ao par perfeito para cada vaga, seja para novos colaboradores, seja para a promoção de quem já está na empresa. Além disso, também se leva em conta o alinhamento entre os objetivos do negócio e de cada profissional, isso gera ainda mais benefícios para ambos os lados.

Falando em facilidades para líderes e profissionais de RH, podemos destacar também o investimento em um sistema de controle de ponto eletrônico digital, como o Genyo. Clique aqui e conheça as suas funcionalidades!

Principais usos do assessment

Agora que você já sabe quais são os principais benefícios do assessment, vamos te mostrar sua usabilidade. Confira!

Geralmente as empresas costumam usar o assessment de forma pontual, não aproveitando todo os benefícios que este recurso possibilita. Mas, em organizações em que o departamento de RH entende o importante papel dessa metodologia, o procedimento é usado de diversas formas.

Abaixo listamos algumas das possibilidades de uso do assessment, como:

  • planejamento de carreira — o empregado tem a liberdade para conversar diretamente com um profissional que poderá ajudá-lo a aprimorar suas expertises para que ele possa alcançar as metas que têm para sua carreira;
  • retenção de talentos — ter um planejamento de sucessão de cargos ou de carreira é fundamental não somente para o clima organizacional, mas também para manter os talentos do mercado que já integram a equipe;
  • sucessões de cargo — a maioria das organizações prefere buscar novos gestores no mercado de trabalho;
  • diagnóstico e acompanhamento – uma das finalidades do Assessment é captar talentos e lideranças que já estão na empresa.

Com o passar do tempo as gerações vão mudando e junto com isso as suas aspirações profissionais também. Enquanto a geração passada buscava por estabilidade, a atual prefere qualidade de vida e praticidade.

O que compõe o assessment?

Como já mencionamos anteriormente, o assessment é um recurso que serve para avaliar e traçar os perfis comportamentais dos candidatos e/ou colaboradores. Ele é composto por:

  1. formulário de resultados almejados pela organização: a ideia aqui é descrever as intenções sobre o que se espera que os profissionais saibam, como eles devem agir (perfil comportamental) e como eles podem aplicar as informações relevadas pelo Assessment;
  2. desenvolvimento do processo de avaliação: os parâmetros utilizados para coletar informações são definidos, assim como a maneira como elas serão analisadas conforme os resultados pretendidos pela empresa;
  3. criação de experiências (e treinamentos): para capacitar e desenvolver os profissionais em termos emocionais, comportamentais e de performance;
  4. apresentação dos relatórios de Assessment: para que os aspectos mais relevantes e pontos de melhoria sejam discutidos e de que forma eles podem ser relacionados à gestão estratégica de pessoas adotada pela organização.

Tipos de assessment

assessment

Existem 4 tipos de assessment e é importante conhecer mais sobre cada um e entender qual é a melhor alternativa para cada caso.

1.   Coaching Assessment

O coaching Assessment tem relação direta com o treinamento dos colaboradores. Isso porque ele é usado para determinar se os profissionais precisam ser treinados em certos aspectos para aumentar a produtividade e melhorar o desempenho em relação às atividades.

Por meio dos resultados, o RH pode determinar o que precisa ser feito em relação à capacitação dos colaboradores e qual é o investimento necessário para esse treinamento. Isso pode ser aplicado tanto para novas contratações quanto para profissionais que já integram o quadro da empresa.

2.   Assessment de desempenho

O Assessment de desempenho está intimamente ligado às métricas de produtividade, como número de vendas realizadas ou ligações efetuadas durante um certo período.

Ele vem sendo cada vez menos utilizado por deixar de lado os fatores comportamentais que interferem no desempenho do colaborador, algo que é essencial para a gestão de pessoas.

3.   Assessment cultural

A cultura organizacional de uma empresa envolve todos valores, objetivos e formas como a liderança quer que o trabalho seja conduzido. Por isso, é importante garantir que os colaboradores e as novas contratações se identifiquem com essa cultura para se sentirem bem com o ambiente, os colegas de time e o ritmo das tarefas.

O Assessment cultural é uma ferramenta importante para esse processo. Por meio dele, o RH define se o candidato ou o colaborador combina com a cultura organizacional, ou seja, se ele tem o fit cultural condizente com a organização.

Assessment pessoal

Esse é o tipo mais utilizado nas empresas. Por meio das ferramentas de Assessment, o RH mapeia as principais características de um profissional de maneira mais assertiva, além de avaliar se ele tem hard e soft skills necessárias em relação ao cargo.

Esse tipo de Assessment é muito importante para o RH fazer uma boa gestão de talentos. Isso porque pode ser utilizado tanto para promoções internas quanto para novas contratações. Por meio dele, é possível fazer a construção de equipes de alta performance, segundo o alinhamento de uma diversidade de perfis com objetivos em comum.

Quais são as principais ferramentas usadas como assessment?

Agora que você já entendeu o que é assessment, para que serve, seus benefícios, seu uso e os tipos, vamos te mostrar algumas ferramentas que podem ser usadas como assessment. Veja!

DISC

DISC é uma das ferramentas que podem ser usadas no Assessment e tem como propósito ajudar a identificar as tendências comportamentais mais marcantes de um indivíduo.

Seu objetivo é descobrir onde cada profissional se enquadra melhor e mostrar se seu perfil tem a ver com as funções do cargo que ele ocupa.

DISC é composto por quatro conceitos:

D – Dominância;

I – Influência;

E – Estabilidade;

C – Cautela.

Avaliação de inteligência emocional

A inteligência emocional é uma das qualidades que o mercado de trabalho contemporâneo busca em seus colaboradores e a sua avaliação é uma das ferramentas que integra o processo de Assessment.

Pessoas que têm esse tipo de inteligência conseguem identificar seus próprios traços de personalidade positivos para a execução do trabalho, como também para lidar com conflitos e situações adversas do dia a dia corporativo.

Avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho pode ser realizada de diferentes formas. Por isso, existem diversas metodologias, como a avaliação 180 graus, avaliação 360 graus, matriz 9 box e muitas outras, que, inclusive, podem ser utilizadas em conjunto.

O ponto principal é entender quais serão mais efetivas em relação ao que a empresa precisa avaliar e, acima de tudo, como os resultados obtidos serão utilizados para proporcionar melhorias.

Conheça o Genyo

Ele é um sistema de controle de ponto eletrônico digital e a melhor escolha para quem quer gerir o seu negócio com segurança e qualidade, além de diminuir as muitas demandas que fazem parte do dia a dia de uma empresa. O Genyo está entre os melhores sistemas de controle de ponto do mercado.

Com ele é possível fazer o registro de ponto pelo computador, celular ou tablet, seu funcionamento é online e offline, ou seja com ou sem internet. Além disso, através do aplicativo o funcionário consegue ser notificado na hora que deve fazer o registro do ponto, evitando esquecimento e gastos com horas extras que não eram necessárias.

São muitas as funcionalidades e vantagens que este sistema oferece. Inclusive, é possível fazer um teste grátis. Ou seja, você não paga nada para experimentar e ver se realmente funciona. Bom, o difícil é não se apaixonar pelo sistema que é inteligente até no nome.

Ficou interessado? Clique aqui e conheça o Genyo!

Outros artigos relacionados

Inscreva-se na
Genyo News

Toda semana na sua caixa de e-mail. É grátis!

Compartilhe este artigo

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog