Treinamento Online: Como realizar na sua empresa e vantagens

Já pensou em adotar o treinamento online na sua empresa? Entenda como implementar esse método lendo o artigo! Veja mais neste artigo!
Sumário
Treinamento Online

A sua empresa ainda não realiza treinamento online? Saiba que esse modelo de capacitação veio para ficar!

Como sabemos, a pandemia de Covid-19 atingiu as relações sociais como nunca antes e muitas atividades passaram a ser prestadas à distância, incluindo aquelas relacionadas ao trabalho.

Mesmo com a superação da pandemia, empresas que utilizam o método do treinamento online estão saindo na frente no mercado.

Isso porque essa modalidade de ensino democratiza o conhecimento para todos os colaboradores.

Seja utilizando a prestação de serviços de terceiros ou desenvolvendo o seu próprio curso, o treinamento online tem como objetivo a melhoria das atividades e da produtividade da empresa.

Quer saber direitinho sobre esse tema e como realizar um bom treinamento online na sua organização?

Então, fica aqui com a gente! Acompanhe a leitura

O que é treinamento online?

O treinamento online se trata de um modelo de ensino que se baseia no uso de ferramentas digitais, como plataformas de educação.

Para consumir os conteúdos do treinamento, basta que o aluno tenha acesso a um aparelho eletrônico conectado a internet , como um computador, um celular ou um tablet.

Esse modelo de ensino ocorre principalmente de duas formas: síncrona e assíncrona.

O treinamento online síncrono é aquele que conhecemos como as aulas ao vivo, em tempo real.

Por outro lado, os momentos assíncronos são aqueles em que as aulas são gravadas e disponibilizadas para serem assistidas a qualquer momento.

Nessa segunda possibilidade, o aluno pode assistir o conteúdo no momento que achar mais oportuno.

Tendo em vista o crescimento do mercado digital, os treinamentos online são uma tendência que se manterá em alta por um bom tempo.

Por isso, podemos afirmar que esse modelo de capacitação é bastante promissor tanto para as empresas quanto para os trabalhadores.

Vantagens do treinamento Online

Quer saber porque é interessante que a sua empresa opte pelos treinamentos online?

Então veja aqui 5 motivos para aderir ao treinamento online:

1. Capacitação dos seus colaboradores

O treinamento online é uma importante ferramenta de capacitação dos seus colaboradores, sendo uma via prática para a qualificação dessas pessoas.

Através do treinamento online os seus funcionários podem acrescentar bagagem de conhecimento novas habilidades que podem ser utilizadas na rotina de trabalho.

Mesmo que a capacitação tenha voltado a ocorrer presencialmente, em muitos casos, é mais interessante que o treinamento seja via internet a fim de democratizar o acesso.

2. Menos custoso e mais simples

Outra vantagem do treinamento a distância é que o mesmo exige menores gastos quando comparado aos treinamentos presenciais.

Geralmente, a contratação de empresas de ensino costumam ser mais caras e exigir uma logística mais complexa para realizar as aulas.

Por outro lado, os treinamentos online são mais simples e democráticos, além disso, a efetividade das aulas não é alterada.

Isso porque, quando bem planejado, o treinamento online possui as mesmas vantagens de engajamento e produtividade.

3. Maior aderência ao treinamento

Como citamos anteriormente, os cursos online permitem uma maior democratização do conhecimento tendo em vista que colaboradores que não teriam condições de comparecer ao curso presencial podem participar.

Dessa forma, é evidenciado uma maior aderência aos treinamentos, já que um dos principais motivos da ausência no trabalho é a impossibilidade de comparecimento.

Os problemas pessoais mais comuns que levam a essa ausência são o cuidado com os  filhos e compromissos relacionados a eles e dificuldade de locomoção, por exemplo.

Então, quando a sua empresa concede a esses colaboradores a oportunidade de realizar o curso online,  esses funcionários poderão aprender mesmo dentro de suas casas.

Com relação aos horários, mesmo que exista a incompatibilidade, a maior parte dos treinamentos são gravados, podendo ser assistido em um momento mais oportuno.

4. Aumento no engajamento

Ao oferecer cursos gratuitos e de fácil acesso para os colaboradores, a empresa pode desfrutar de colaboradores mais engajados.

Isso acontece tendo em vista que é demonstrado que a empresa se importa com a equipe e investe no conhecimento.

E, de fato, ao incluir treinamentos online que chamam a atenção do seu público, isso ilustra que a organização acredita no potencial do profissional e busca auxiliá-lo a crescer.

Como sabemos, colaboradores engajados reduzem as taxas de rotatividade na empresa e aumentam as chances de retenção de talentos.

Esse engajamento pode ser feito através de cursos interativos e úteis para o dia a dia do time, oferecendo a facilidade de aprender através dos seus próprios dispositivos eletrônicos.

5. Aumento na produtividade

Funcionários mais engajados refletem em um aumento de produtividade, sabe porque?

Quando o profissional se sente valorizado, ele procura entregar melhores resultados em toda a sua jornada de trabalho, pois é de seu desejo crescer junto com a instituição.

Por isso, constantemente são buscadas formas de realizar as atividades de maneira mais produtiva e novas soluções para antigos problemas.

Além disso, o treinamento online específico para as atividades que o colaborador exerce geram uma maior qualidade no serviço, devido a aplicação dos conhecimentos na prática do dia a dia.

Existem desvantagens em realizar um treinamento Online?

Esse é um questionamento muito comum, especialmente para aqueles que já vem de uma geração que está acostumada com o aprendizado presencial, frente a frente com o professor ou tutor.

Assim como no ensino “cara a cara”, o treinamento online possui diversas vantagens mas possui algumas desvantagens também.

O primeiro ponto que deve ser destacado como limitação é que o aprendizado a distância requer um certo grau de organização e autodisciplina por parte do funcionário.

Então, se o mesmo possuir dificuldades para se organizar e se manter motivado, é possível que ele não absorva tão bem os conteúdos do curso.

Além disso, o colaborador também precisará se ater a gestão de tempo para conseguir participar do treinamento online acompanhando os demais colegas de turma.

Quando o colaborador não se sente envolvido com a tecnologia da plataforma e com o modelo de ensino, isso pode gerar um certo atraso no aprendizado até que o mesmo se familiarize.

Uma outra limitação é que nem tudo pode ser ministrado em cursos online! Existem determinados treinamentos que devem ser realizados presencialmente, para ocorrer a prática.

Se o caso da sua empresa é esse, você pode optar pela hibridização, oferecendo os assuntos teóricos online e os práticos presencial.

Nessa situação, conte com o apoio do Genyo para contabilizar a presença dos seus colaboradores no treinamento! Conheça a nossa solução de sistema de controle de ponto.

Como realizar um treinamento online na minha empresa?

Treinamento Online

Agora que você já conhece as vantagens do treinamento online, vejamos como colocar a mão na massa e criar um na sua empresa.

Abaixo, acompanhe o passo a passo para implementar o treinamento online de forma eficiente para os seus colaboradores:

1. Faça o levantamento de necessidade

Em primeiro lugar, é necessário realizar o levantamento da necessidade de treinamentos da sua empresa.

Cada organização possui a sua demanda própria de treinamento para os colaboradores, logo, os programas não podem ser aleatórios.

Ao lançar treinamentos online sem fazer o mapeamento, é muito difícil que exista a adesão por parte dos colaboradores, já que o conhecimento pode não atender ao perfil dos colaboradores.

Essas necessidades podem ser identificadas por meio das avaliações de desempenho ou mesmo levantadas pelos gestores e colaboradores.

Geralmente, o time de RH já possui Planos de Desenvolvimento de carreira e esses documentos podem ser um grande insights para que você possa começar a estruturar os treinamentos.

Nessa primeira etapa também é interessante identificar exatamente qual o público que necessita de treinamento.

Afinal, nem todos os colaboradores precisam saber de tudo de todos os segmentos. Cada grupo deve receber o treinamento adequado às suas tarefas.

2. Faça o planejamento do treinamento

Após descobrir quais são as necessidades de treinamento da sua empresa, é chegada a hora de realizar o planejamento.

Uma das primeiras perguntas a ser feita é se existe a necessidade de contratar terceiros ou a própria empresa montar o curso online.

Nessa fase também é necessário pensar no conteúdo, meio que será entregue, cronograma e se o curso será disponibilizado gravado ou ao vivo.

Aqui, é interessante que várias cabeças pensam nesse planejamento, a fim de oferecer uma abordagem realmente inovadora, que engaje os funcionários.

Afinal, ninguém merece ficar sentado por horas ouvindo o professor depois de um longo e exaustivo dia de trabalho, não é mesmo?

3. Definição do formato dos conteúdos

Ao decidir quais serão os conteúdos abordados, é a hora de começar a materializar o curso, definindo o formato que o conteúdo será apresentado.

Não é muito difícil fugir do padrão normal de educação, especialmente com tantas metodologias ativas que você pode aplicar.

Entre elas, podemos citar a tutoria, aulas ao vivo, sala de aula invertida, trajetórias de aprendizado, tutorias e até mesmo a gamificação dos conteúdos.

Para inovar, o seu treinamento pode utilizar uma plataforma de treinamento online, elas são bastante indicadas para empresas que querem disponibilizar diversas opções de treinamentos.

Ao final do artigo você encontra algumas dicas de plataforma para utilizar na sua estratégia!

4. Produção dos conteúdos

Com a definição dos formatos que serão adotados no seu treinamento, é chegado o momento de partir para a produção desses conteúdos.

Caso a sua empresa opte por realizar por si só as aulas, é essencial providenciar equipamentos de qualidade para gravar os treinamentos, como uma boa câmera e um microfone.

Além disso, uma dica especial é investir no cenário para que as suas gravações sejam mais profissionais e atrativas para quem está assistindo.

De preferência, as aulas devem ser gravadas em um ambiente silencioso e bem iluminado, para oferecer uma melhor experiência aos seus ouvintes.

Existem diversas ferramentas gratuitas na internet para fazer a edição do conteúdo, você pode utilizá-las para dar aquele upgrade nos vídeos, trazendo efeitos especiais e transições profissionais.

5. Incentive o Mindset de aprendizado contínuo

O aprendizado não pode parar quando o treinamento encerrar! É muito importante que os seus colaboradores estejam inseridos em uma cultura de busca contínua pelo conhecimento.

Nessa realidade, o time de RH deve trabalhar incessantemente para demonstrar as vantagens profissionais que os colaboradores terão ao aderir aos treinamentos online disponibilizados.

Para isso, é importante que você como empregador seja bastante transparente com as motivações, além de deixar claro os objetivos que se busca alcançar com os treinamentos online.

A dica aqui para difundir o mindset do aprendizado contínuo é investir no endomarketing, uma  ferramenta primordial para divulgar o treinamento e interagir com os colaboradores.

O uso de plataformas de aprendizagem para treinamento online

As plataformas de aprendizado são eficientes para você realizar o treinamento online da sua empresa.

Isso porque essas tecnologias possuem diversos recursos e fornecem conteúdo em uma variedade de formatos.

Vejamos aqui 3 exemplos de plataformas de aprendizagem que você pode utilizar na sua organização:

1. Twygo

O Twygo é uma plataforma EAD especializada em treinamento corporativo que possui diversas ferramentas essenciais para você montar o curso para os seus colaboradores.

O Twygo possui recursos de gravação de aulas, manual de instruções, mapa de treinamento realizados, acompanhamento de participantes, medidor de engajamento e performance, por exemplo.

2. Hotmart Club

Muito conhecido no que diz respeito a cursos online, o Hotmart Club é uma plataforma especialmente voltada à área de educação.

O Hotmart Club funciona como um “mercado de conteúdo” para treinamento corporativo, oferecendo cursos sobre incontáveis assuntos e segmentos.

3. Ead Plataforma

Se a ideia é promover um maior engajamento entre os seus colaboradores, você pode encontrar o lugar perfeito para isso no Ead Plataforma.

Essa plataforma de aprendizado oferece uma maior interação e engajamento entre os participantes, com a presença de chat e fórum exclusivos.

Com isso, as dúvidas e sugestões podem ser comentadas durante o treinamento, com melhor comunicação entre os participantes.

Conclusão

Viu como pode ser fácil implementar treinamento online na sua empresa?

Se você deseja dar um passo em direção à modernização da sua empresa com a adoção do ensino a distância, o seu momento é agora!

Seja montando um curso com a sua equipe ou através da adoção de plataformas, é possível oferecer treinamentos com alta qualidade e mais assertividade para a equipe quando as necessidades do time são mapeadas.

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