A importância das dinâmicas de integração nas empresas

Você sabe o que são as dinâmicas de integração em uma empresa? Se você está em busca desse conhecimento, confira o artigo! Veja mais neste artigo!
Sumário
Dinâmica de integração

Em algum momento da sua vida você já deve ter ouvido falar que uma das melhores formas de aprender é brincando, principalmente na infância. Na vida adulta isso não muda muito, as dinâmicas de integração nas empresas são uma ótima forma de aprender sobre o funcionamento da corporação e integrar os novos funcionários no ambiente de trabalho.

Quando você é novo em algum local, seja na escola ou no trabalho, é normal que nos primeiros dias se sinta um pouco retraído e tenha dificuldade em fazer novas amizades. Assim, essas dinâmicas são uma ótima oportunidade para ajudar a quebrar o gelo, aproximar os funcionários e melhorar o clima entre eles.

Desse modo, essa ferramenta é muito útil para criar um ambiente laboral mais harmonioso e saudável e reflete em inúmeros benefícios à empresa e ao desenvolvimento das suas atividades.

Essas dinâmicas podem se apresentar em vários momentos. Podem ser inseridas quando uma nova equipe é formada ou quando um novo membro entra para o grupo, por exemplo. O importante é que sempre tenham o objetivo final de integrar os participantes e fazer com que aprendam algo novo ao final.

Porém, apesar de ser algo que é beneficial tanto para os líderes quanto para os liderados, muitas empresas ainda não tem conhecimento da importância de começar a aplicar essas dinâmicas e nem por onde começar.

Acontece que fazer com que os trabalhadores se sintam parte da corporação e estejam em harmonia com os demais membros do grupo, é um trabalho constante que não deve ser deixado de lado e merece uma atenção a mais.

Visto isso, nós da equipe Genyo elaboramos esse artigo com todas as informações que você precisa saber sobre as dinâmicas de integração. Durante a leitura você vai entender o que são, qual a importância, como começar a aplicar em sua empresa e muito mais!

Portanto, continue lendo atentamente o texto para não deixar nenhuma informação relevante passar. Ao final você já poderá levar todo o conhecimento adquirido para a sua equipe de trabalho e se for caso, começar a aplicar.

O que é a dinâmica de integração?

Uma empresa com um bom relacionamento entre as pessoas de uma equipe é um dos fatores cruciais para o sucesso da corporação, afinal, as empresas são compostas em sua grande parte por funcionários e dependem deles para que as funções sejam executadas corretamente e para que os objetivos sejam alcançados.

Em vista disso, é possível afirmar que a colaboração e a integração são um dos principais pilares que caracterizam uma equipe de alta performance. Desse modo, voltar esforços para manter a equipe sempre operando em harmonia é fundamental para que as metas sejam alcançadas, apesar de ser uma tarefa desafiadora.

Assim, uma ótima oportunidade é investir em dinâmicas de integração. As dinâmicas em grupo ou dinâmicas de integração são uma atividade realizada visando proporcionar uma troca de interações entre membros de uma equipe. Assim, é uma ótima oportunidade dos novos funcionários se conhecerem e se enturmarem com os demais.

Além disso, essas atividades também podem ser utilizadas como um objeto de estudo da gestão de recursos humanos, pois podem servir para identificar habilidades e perfis dos candidatos para algum processo seletivo ou para possíveis promoções para cargos mais elevados da empresa.

Dessa forma, por meio de atividades simples de cunho integrativo de educativo, é possível desenvolver na equipe um sentimento de confiança, segurança e pertencimento, o que, consequentemente, aumenta a harmonia e melhora a comunicação no grupo.

Importância das dinâmicas de integração

Agora que já entendemos o que são as dinâmicas de integração, é importante entender qual a sua importância dentro das corporações antes de vermos alguns exemplos desse tipo de dinâmica.

Por ser um tipo de brincadeira, muitas pessoas tem o pensamento que esse tipo de dinâmica é algo infantil e que não tem o mesmo efeito em adultos do que tem nas crianças.

Afinal, é normal que elas tenham como base jogos infantis, desenhos e adivinhações. Todavia, é justamente por ter esse caráter mais infantil que elas se tornam taos interessantes.

Essas dinâmicas são uma ferramenta corporativa capaz de descontrair e tirar um pouco a seriedade do ambiente de trabalho. Elas oferecem aos colaboradores uma oportunidade de serem mais espontâneos, darem risadas e fazer outras atividades que não sejam as suas obrigatórias do dia a dia.

Além disso, elas conseguem trazer muitas informações sobre os membros de uma equipe. Isso é algo muito importante para eles, por conta da identificação, assim como para a corporação, que pode analisar a composição dos setores.

Ademais, como já dito anteriormente, essas atividades também podem ser utilizadas como um objeto de estudo da gestão de recursos humanos, pois também servem justamente para identificar novos perfis  dos candidatos para algum processo seletivo.

Isso ajuda também no direcionamento de promoções para cargos superiores da empresa e no desenvolvimento de uma cultura organizacional da organização. Desse modo, fica claro que essa ferramenta é importante e pode ser usado por todos os departamentos, trazendo benefícios tanto para os líderes quanto para os liderados.

Visto isso, veja algumas das principais vantagens ao se implantar a dinâmica de integração em uma corporação a seguir:

Melhora a comunicação interna

As dinâmicas de integração também são uma ótima oportunidade de promover uma melhor comunicação entre todos os membros de uma equipe. Assim, quando uma empresa começa a investir nessas dinâmicas e, consequentemente, na comunicação interna, é certo que a sua produtividade irá aumentar gradativamente.

Isso acontece pelo fato de que quando os funcionários percebem que a organização se preocupa em investir em meios para torna os processos e mudanças ocorridas em algo compartilhado, eles se sentem mais valorizados e enxergados.

É criado um sentimento de pertencimento a empresa. Assim, com o conhecimento de tudo o que está se passando no ambiente de trabalho, a produtividade da equipe será afetada positivamente.

Com essas mudanças, os colaboradores se sentem mais motivados em se dedicar mais nas suas tarefas laborais e buscar meios de aprimorar as suas funções. Consequentemente, esse engajamento influencia diretamente  nos resultado da empresa, a qual atinge as principais metas mais rápido.

Promoção da imagem da empresa

Dentro do universo empresarial, é normal que o maior objetivo de qualquer empresa é crescer do mercado de trabalho e ganhar mais visibilidade do público.

Logo, fica claro que se aquela corporação vira um lugar em que muitas pessoas almejam trabalhar, por ter um processo de comunicação claro e inclusivo, e atividades que visam a integração dos funcionários, possivelmente, é porque já alcançou um patamar elevado no mercado.

Dessa forma, quando os funcionários criam uma identidade e uma sensação de pertencimento com a empresa, é normal que contribua para construiu uma imagem positiva sobre ela dentro e fora do ambiente de trabalho.

Afinal, o trabalhador é a ferramenta chave na construção de uma organização de qualidade. Ele é o principal fator capaz de fazer o nível da empresa subir ou diminuir.

Por isso, é muito importante que a empresa volte investimentos e atenção para que os meios de integração de seus colaboradores dentro do ambiente de trabalho estejam sempre incluindo a todos e estreitando os laços entre eles.

Melhora o clima organizacional

Outro benefício perceptível em uma empresa que se preocupa em fornecer um meio de integração de qualidade, é a criação de um clima organizacional agradável.

Com essa implantação, os trabalhadores se sentem mais confiantes, valorizados e seguros dentro de seu cargo. As oportunidades oferecidas para os funcionários expressarem suas ideias e interesses crescem, contribuindo para amenizar o clima de tensão e competição na organização.

Como implantar uma dinâmica de grupo?

Dinâmica de integração

A dinâmica de integração pode ser aplicada com diversos objetivos e em vários processos em uma empresa, em uma linha do tempo do funcionário desde o momento em que ele ingressa na corporação. Veja a seguir algumas dessas etapas e como introduzir essas atividades em cada uma:

Durante o processo seletivo

A primeira etapa que um funcionário passa antes de ser efetivamente contratado, é o processo seletivo. Coincidentemente essa é a etapa em que é mais comum recorrer a alguma dinâmica de integração.

Isso porque, essas atividades podem ser utilizadas para observar como aquele candidato se comporta em equipe, se sabe lidar com outras pessoas, qual o seu perfil e suas maiores habilidades.

Desse modo, essa é uma ótima oportunidade de definir se o participante daquele processo seletivo preenche os requisitos da vaga ou não. Por exemplo, para uma vaga comercial é preciso que o candidato seja muito comunicativo, assim, uma dinâmica na qual ele precise interagir e se comunicar com outras pessoas é ótimo para identificar se ele tem ou não essa habilidade.

Após a contratação

Digamos que esse candidato tenha sido efetivamente contratado. O próximo passo é integrá-lo em uma ambiente totalmente novo com pessoas desconhecidas. Assim, as dinâmicas de grupo também são uma ótima ferramenta para ser aplicada nesse cenário de pós-contratação.

Isso porque, a adaptação de novos membros à equipe e ao novo ambiente profissional é essencial para que eles se mantenham motivados e consigam trazer os melhores resultados possíveis para a corporação.

Desse modo, nessa etapa as dinâmicas são inseridas com a proposta de proporcionar uma troca de comunicação e interação entre os novos membros e os que já estão na casa a mais tempo. Assim, é possível que aconteça uma identificação entre eles, contribuindo para uma convivência mais harmoniosa no ambiente de trabalho.

Na integração de funcionários antigos da equipe

Por fim, em equipes que já trabalham há muito tempo juntas, é natural que o desgaste e pressão da rotina interfira nos relacionamento e acabe por afastar algumas pessoas, mesmo que não perceba. Portanto, é preciso sempre operar para que esses laços não se desfaçam e a relação entre os funcionários se reestabeleça.

Desse modo, diante desse cenário, é importante que as dinâmicas empregadas sejam as que se encaixem melhor nas necessidades daquela equipe, ou seja, é preciso escolher uma atividade que trabalhe exatamente aquilo que aquele grupo está em defasagem. Como, por exemplo, dinâmicas que:

  • identifique perfis de liderança;
  • trabalhem práticas de diálogo e estimulem a comunicação interna;
  • estimulem a criatividade;
  • ofereça um sentimento de pertencimento e motivação para os funcionários que já foram tomados pela rotina;
  • estimulem a colaboração e o trabalho e grupo.

Dinâmicas para integração em equipe

Após o esclarecimento de todas essas informações, chegamos a parte mais prática desse artigo. Agora vamos te dar alguns exemplos de dinâmicas para que você posa aplica em sua empresa e observar os melhores resultados.

Caça ao tesouro

O objetivo dessa primeira dinâmica é mostrar como o trabalho em equipe é importante para que todos vençam no final. Para essa dinâmica, primeiramente é preciso dividir a equipe em duplas. Depois, cada dupla deve ganhar uma folha de jornal, abri-la no chão e se postar sobre ela. Ambas as pessoas da dupla devem estar com os pés em cima do jornal.

Assim, todas as duplas devem estar alinhas no ponto de partida e do outro lado da sala é necessário colocar outra folha de jornal com o tesouro. Ele pode ser algum vale presente, chocolates, doces, algum lanche, entre outros.

Dessa forma, é dada a largada e o objetivo das duplas é alcançar a linha de chegada antes das demais e para isso, é preciso fazer o jornal deslizar sem que ninguém tire os pés de cima dele. Assim, cada dupla precisa traçar uma estratégia sobre qual a melhor forma de se locomover, se atentando para que os movimentos sejam feitos em conjunto.

Verdade ou mentira

Essa próxima dinâmica tem como foco quebrar o gelo, principalmente entre os novos membros da equipe. Para fazer essa atividade, todos os participantes devem receber uma folha de papel e listar 3 características ou histórias, pessoas, 2 verdades e uma mentira.

Assim, o objetivo do jogo é que os outros colaboradores descubram quais são as verdades e qual é a mentira, promovendo um maior conhecimento e integração entre todos os participantes.

E aí, após a leitura de todas essas informações, esse artigo foi útil para você? Para ficar por dentro desse e de outros textos incríveis sobre assuntos do ramo profissional, não deixe de conferir tudo o que a Genyo tem para te oferecer!

Além disso, contratando a Genyo você terá acesso a muitos outros artigos que envolvem os integração e gestão profissional. Contrate agora e ainda ganhe 15 dias grátis!

Outros artigos relacionados

Inscreva-se na
Genyo News

Toda semana na sua caixa de e-mail. É grátis!

Compartilhe este artigo

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog

Consentimento de Cookies

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando, você declara ciência dos: Termos de Uso, Políticas de Privacidade e Cookies.