Benefícios da tecnologia para comunicação interna

A comunicação interna exerce um papel estratégico no clima organizacional e a tecnologia ajuda empresas e colaboradores. Veja exemplos!
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A comunicação interna exerce um papel estratégico no clima organizacional. Ferramentas modernas ajudam cada vez mais a aproximar empresa e colaboradores, reduzindo o turnover e melhorando a experiência dos funcionários. Confira os benefícios da tecnologia para a comunicação interna e as principais ferramentas para potencializar os resultados da área.

O que é comunicação interna?

A comunicação interna é uma área da comunicação organizacional voltada para o relacionamento do público interno. É um dos principais fatores para estabelecer uma cultura organizacional sólida e um clima organizacional favorável, já que melhora o relacionamento interpessoal entre os funcionários e o alinhamento com metas e valores da empresa.

Em outras palavras: consiste na transmissão e compartilhamento de informações relevantes e estratégicas em um ambiente corporativo.

As informações podem ser, de forma mais ampla, a propagação dos valores, missões, estratégias de negócios e objetivos organizacionais. Ou então algo mais segmentado e restrito a um grupo, como feedback e metas do departamento.

Em média 56% dos projetos de uma empresa fracassam em decorrência de problemas na comunicação entre os colaboradores, aponta um estudo do Project Management Institute (PMI).

Quais são os benefícios da comunicação interna?

Uma estratégia eficaz de comunicação interna pode proporcionar múltiplos benefícios para a organização e para a experiência do colaborador (employer branding), dentre eles:

  • Alinhar colaboradores com a missão, visão e valores da empresa;
  • Credibilidade e transparência corporativa;
  • Sentimento de pertencimento;
  • Retenção de talentos;
  • Aumentar a produtividade interna;
  • Reduzir os índices de turnover;
  • Motivar colaboradores;
  • Minimização dos efeitos de crise;
  • Clima organizacional positivo;
  • Melhorar o relacionamento interpessoal;
  • Fortalecer a marca empregadora (employer branding).

Como a tecnologia pode beneficiar a comunicação interna?

Tirar restrições geográficas

A tecnologia é fundamental para possibilitar o teletrabalho (home office), que ganha cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo. De novembro de 2021 a novembro de 2022, o número de profissionais brasileiros que recebem auxílio home office cresceu 169%. No ano passado, o benefício era concedido para 13 mil profissionais, agora, o número está em 35 mil.

Com auxílio dos chats, videochamadas e comunicados, a tecnologia auxiliou as empresas a extinguir as barreiras geográficas que existiam antes entre muitos profissionais e as organizações. O desafio dos gestores agora é promover uma comunicação aderente e eficaz mesmo no contexto digital.

Comunicação em tempo real

As redes sociais promoveram mudanças na comunicação, principalmente quando se trata do público mais jovem que está ingressando agora no mercado de trabalho.

Se antes colar um cartaz era suficiente para as empresas chegarem até o público interno, agora os gestores vivem o desafio de promover uma comunicação constante para conseguir se aproximar e ser lembrado pelo público.

Redução dos índices de turnover

O turnover consiste na taxa de rotatividade dos funcionários da empresa. Uma comunicação interna ineficaz promove desmotivação a longo prazo e pode impactar negativamente o desempenho individual e coletivo. Em contrapartida, o oposto alinha os objetivos da equipe e promove motivação para os colaboradores.

Métricas

As métricas consistem em dados para mensurar a efetividade de uma estratégia. Algumas ferramentas disponibilizam ao administrador métricas importantes para definir a eficácia da entrega de comunicados, como o índice de mensagens visualizadas pelos colaboradores, um recurso disponível no aplicativo de Comunicação Interna.

Embora a comunicação interna seja de grande impacto no sucesso da organização, ainda é difícil para muitos profissionais conseguir aprovar projetos e investimentos no setor. Dessa forma, os dados são importantes para evidenciar o impacto da área no dia a dia dos colaboradores e consequentemente na eficácia da estratégia da organização.

comunicação interna e corporativa Genyo

Tecnologia na comunicação interna

Definir quais ferramentas serão utilizadas no seu plano de ação é um dos pilares principais de uma estratégia de Comunicação Interna. Confira algumas soluções digitais que podem beneficiar o seu clima organizacional e promover uma experiência mais prática e dinâmica para os colaboradores:

TV Corporativa

A TV Corporativa (também conhecida como mural digital) é um eficiente canal de comunicação em tempo real. Para garantir a eficácia do projeto, é necessário instalar a tela em lugar estratégico de grande circulação de pessoas, como a copa ou hall de uma empresa, por exemplo.

O conteúdo da TV Corporativa pode incluir comunicados, notícias, vídeos e imagens. Além disso, alguns softwares ainda disponibilizam a funcionalidade de indicadores de mercado em tempo real, previsão do tempo e dashboard, que consiste em um painel visual com informações, métricas e indicadores relevantes da empresa.

Aplicativo de Comunicação Interna

Seja no contexto do trabalho remoto ou de atuação presencial, o aplicativo de comunicação interna é um canal dinâmico que pode oferecer múltiplas funcionalidades para os colaboradores em geral e para ajudar o dia a dia dos gestores de Recursos Humanos.

O aplicativo pode proporcionar um canal direto de comunicação com a empresa que estimula a interação entre colaboradores.

Rede social corporativa

A rede social corporativa é um canal digital de Comunicação Interna restrito para a empresa e seus funcionários. O objetivo dessa plataforma é conectar os colaboradores em um espaço interativo que pode ser acessado facilmente pelo celular.

Ter uma rede social corporativa é vantajoso porque estimula o relacionamento interpessoal do público interno e também pode servir como um canal para a organização reforçar sua missão, visão e valores. Além disso, é possível segmentar o conteúdo publicado na plataforma: ou seja, os comunicados podem ser direcionados para grupos específicos do público interno.

Pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta crucial para entender o ambiente de trabalho e seus efeitos nos colaboradores. Com ela é possível mensurar o nível de satisfação dos empregados em relação à empresa, assim como abrir um espaço interativo onde os empregados possam expressar sua opinião e as melhorias desejadas

Se antes era uma tarefa exaustiva e trabalhosa mapear os indicadores de clima organizacional, hoje é fácil realizar esse processo com o auxílio de uma pesquisa de clima organizacional digital. Ao optar por uma ferramenta específica para essa tarefa você aproveita a comodidade da organização de dados da plataforma para obter informações e gráficos interessantes.

Intranet

A intranet é uma rede corporativa restrita para colaboradores cujo acesso costuma acontecer via desktop. É um meio de interligar unidades e departamentos, publicar treinamentos e informativos, divulgar produtos, serviços, notícias, manuais e muito mais.

É um canal vantajoso para disparo de comunicados organizacionais e mensagens padronizadas, além de ser um importante banco de dados e arquivos que exigem fácil acesso nas organizações.

Autor: Drica Marcelino/Screencorp

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