Todo gestor sonha em ter uma equipe com profissionais talentosos, organizados, dedicados e produtivos. No entanto, para conquistar esses tipos de trabalhadores, é preciso realizar o Talent Acquisition.
O Talent Acquisition é uma estratégia bastante relevante para buscar candidatos indicados para uma vaga. Diferente do sistema de recrutamento, ele presa pela análise minuciosa de cada perfil profissional e atrai esses profissionais para sua empresa.
Ficou curioso sobre essa ferramenta? Aprenda tudo sobre esse assunto em nosso texto logo abaixo!
O que é Talent Acquisition?
Em português “aquisição de talento”, essa ferramenta presa por identificar e atrair profissionais talentosos e que se destacam para preencher uma vaga na empresa.
É uma estratégia baseada em uma série de estudos e planejamento pelo setor de Recursos Humanos (RH) para identificar qual perfil é buscado e qual será a abordagem usada para que esse profissional talentoso faça parte de seu quadro de funcionários.
Dessa maneira, com pessoas talentosas sua empresa se destaca frente a concorrência, possuindo equipes com diferentes competências profissionais e habilidades, elevando a produtividade e auxiliando no cumprimento de objetivos.
O que é o recrutamento?
Se tratando do recrutamento, ele é definido apenas como o preenchimento de vagas disponíveis. Durante esse processo, os candidatos para determinada vaga são avaliados e selecionados de acordo com o que a empresa busca.
O recrutamento só existe por que uma vaga foi criada ou alguém deixou a vaga anterior e a empresa necessita de um novo profissional para realizar a substituição. Ou seja, não há uma busca por talentos e sim por substitutos disponíveis.
Durante o recrutamento existem apenas 4 fases, a filtragem, entrevista, seleção e contratação. Diferentemente do Talent Acquisition, que possui em torno de 9 etapas.
Outra diferença marcante é que o Talent Acquisition pretende reter o talento, visando construir uma parceria a longo prazo entre empresa e empregado, reduzindo a taxa de turnover. Já o recrutamento, ele é feito para que seja rápido e direto, buscando apenas a pessoas mais qualificadas para a vaga.
Como o Talent Acquisition surgiu?
Primeiramente, é preciso entender como se dava a contratação e a busca por empregos antigamente.
Em períodos onde o desemprego era menor e havia muitas oportunidades de trabalho, os profissionais que estavam aptos e qualificados agarravam a primeira vaga oferecida e permaneciam nela por muitos anos ou até se aposentar.
O sucesso na vida profissional era baseado em um emprego fixo e duradouro, onde o profissional cumpria com sua jornada de trabalho diária, mantendo a mesma rotina e salário fixo.
No entanto, mudanças no contexto social e a presença marcante da tecnologia, levaram a diminuição da oferta de vagas, o que tornou o processo de seleção de profissionais mais direcionado e técnico.
Com essa quebra de paradigma e nova maneira de se contratar, as empresas tiveram que disputar os trabalhadores mais qualificados com os seus concorrentes, tornando a contratação estratégica e buscando a retenção de talentos, surgindo então o Talent Acquisition.
Seu principal objetivo
Como foi citado anteriormente, o objetivo principal do Talent Acquisition é atrair o melhor e mais qualificado profissional para uma empresa.
Essa estratégia parte de um grande planejamento a longo prazo de contratar profissionais duradouros, deixando de lado as contratações rápidas apenas para preencher uma vaga e que são facilmente substituídas.
Ademais, o objetivo do Talent Acquisition é também selecionar os perfis ideais para qualquer vaga que venha a surgir, elencando todos os requisitos necessários para uma contratação.
Por que essa estratégia é tão importante?
O Talent Acquisition promove uma série de benefícios para a empresa. Em primeiro momento, essa estratégia potencializa a diversidade de habilidades e perfis na empresa, com profissionais cada vez mais diferenciados e de acordo com a necessidade do seu negócio.
Junto a isso, o Talent Acquisition é importante para diminuir a rotatividade de profissionais. Essa rotatividade tem sido um sério problema para muitas empresas que demandam tempo e dinheiro em novos processos seletivos e contratações.
Portanto, o Talent Acquisition é responsável por identificar quais profissionais estarão alinhados a cultura, missão e valores da empresa, antes mesmo de ser concluída uma contratação.
Um outro ponto importante é que toda vaga estará preenchida com profissionais habilidosos, talentosos e com as características ideais. Por exemplo, se é pretendido um cargo de liderança, somente pessoas com habilidades de comunicação, poder de decisão e autoconhecimento serão indicadas para a vaga com o Talent Acquisition.
Ademais, confira abaixo outras séries de vantagens em se utilizar o Talent Acquisition
- Constrói o employee experience: Profissionais estarão sendo valorizados e terão o sentimento de pertencimento a empresa.
- Equipes mais eficientes: Ao encontrar profissionais talentosos, toda equipe se torna mais eficiente e engajada, sem “pesos mortos” e sem sobrecarregar ninguém.
- Melhora a imagem da empresa: Quando uma empresa possui profissionais valiosos, ela também conquista valor no mercado, ganhando fama e destaque por suas oportunidades de carreira.
- Solução de problemas: Com profissionais talentosos e técnicos, problemas são solucionados e a empresa dá um salto no desenvolvimento e empreendedorismo.
O que faz a equipe que realiza um Talent Acquisition?
Para se realizar o Talent Acquisition é possível contratar um profissional especialista ou construir uma equipe de RH voltada para essa especialidade.
Quem realiza o Talent Acquisition deve ser responsável por buscar, classificar e contratar apenas profissionais talentosos e que irão agregar para o negócio.
O objetivo da equipe é identificar os problemas internos e propor profissionais que poderão solucionar esse problema. Dessa forma, esse setor de RH vai buscar apenas os mais capacitados com base na necessidade atual da empresa.
Por esse motivo, o setor de Talent Acquisition muda bastante seu foco, estando de acordo com o desempenho atual da organização, e é função desse setor manter o desempenho alto com base em suas escolhas de profissionais.
Assim, buscando evitar a perda de produtividade e eficiência, a equipe de Talent Acquisition vai estar sempre com os olhos atentos para encontrar os profissionais em ascensão no mercado, e propor as estratégias ideias para atraí-lo.
Por fim, os profissionais que realizam o Talent Acquisition também têm por obrigação criar e alimentar um banco de dados com as características ideais para cada cargo e quais seriam os profissionais qualificados para isso.
Algumas características dessa equipe é:
- Criatividade;
- Boa comunicação;
- Realizar a análise minuciosa de curriculum;
- Ter domínio em plataformas profissionais, como o LinkedIn;
Passo a passo de um Talent Acquisition em ação
Não basta apenas ter uma equipe de Talent Acquisition se não houver a dedicação e o empenho em realizar essa estratégia cotidianamente.
Por esse motivo, chegou a hora de entender como se dá o processo de busca e aquisição de talentos em uma empresa. São 9 passos básicos que vão possibilitar a contratação de profissionais qualificados.
Lembre-se que o resultado de um Talent Acquisition nem sempre será a contratação efetiva de uma pessoa.
Realizar uma busca e manter o banco de dados atualizado também é considerado como um resultado positivo de um Talent Acquisition, visto que os profissionais talentosos são os mais disputados, e podem recusar a proposta oferecida. Confira:
1. Análise interna
O primeiro passo é fazer uma varredura das necessidades internas da empresa. Quais habilidades estão em falta? Quais cargos estão vagos? Quais competências profissionais são necessárias?
Essa análise deve ser bem minuciosa e passar por todos os setores da empresa. Junto a isso deve se avaliar qual é a missão da empresa, seus objetivos e valores, para identificar a cultura organizacional.
2. Elenque os requisitos buscados
Após isso, chegou a hora de elencar quais serão os requisitos procurados para preencher as lacunas da empresa. Para isso, realize um documento com tudo que é procurado em conjunto com os líderes e gestores de cada área.
Os líderes e gestores possui muito a agregar nesse momento através de sua visão crítica e cotidiana.
3. Formule a vaga
Com todos os dados em mãos, chegou o momento de formular a vaga da forma mais detalhada possível. Dê atenção especial para as habilidades que busca, qual o perfil profissional ideal e as competências que se destacaram dentro da empresa.
Além disso, não esqueça de incluir a jornada de trabalho, benefícios da empresa e diferenciais que a empresa pode oferecer.
4. Busque os talentos
Essa pode ser a parte mais difícil dessa estratégia. Encontrar os talentos escondidos não é uma tarefa fácil.
Para isso, além de anunciar a vaga é preciso ir atrás daqueles profissionais que não estão procurando emprego, mas que se encaixam perfeitamente nas qualidades buscadas.
Dessa forma, a equipe de Talent Acquisition também pode convidar profissionais já contratados para participar do processo de seleção.
5. Escolha qual tipo de seleção será feita
Existem diversos métodos de seleção, e o RH deve escolher qual será mais indicada para cada tipo de vaga. É possível realizar dinâmicas em grupo, apresentações, jogos, eventos, atividades interativas e muitas outras.
6. Aplique a seleção
Após escolher o tipo de seleção e receber os profissionais, é hora realizar o processo seletivo. Nesse momento é necessário atenção redobrada no desempenho dos participantes. Tenha certeza de que nenhuma informação será perdida para não dificultar a contratação.
7. Contratação
O resultado do processo seletivo é a contratação. Nessas horas todas as informações restantes da vaga são compartilhadas, inclusive o salário e o plano de carreira.
É importante também deixar claro se a empresa fornece a possibilidade do profissional fazer a sua própria jornada de trabalho. Para esse tipo de benefício, é necessário ter em mãos um sistema de controle de ponto digital, com o Genyo.
Somente com ele é possível alterar com facilidade a escala dos profissionais e registrar o ponto de onde estiver, seja em casa ou em trabalho externo. Confira mais sobre esse sistema de ponto em nosso site!
8. Inserção e adaptação
A contratação não é o processo final do Talent Acquisition. É preciso que o profissional seja bem inserido e que seja feita sua adaptação de maneira positiva, para que ele se integre rapidamente a equipe e saiba as suas atribuições dentro da empresa.
9. Análise
Por fim, todo profissional contratado deve passar pela análise. Essa avaliação deve ocorrer preferencialmente logo após os 3 primeiros meses.
Nesse momento a empresa realiza um feedback para o profissional e dá espaço para que ele também realize um feedback para a empresa, relatando suas dificuldades, o que pode ser melhorado e como ele enxerga o seu futuro na equipe.
Obrigações de todo Talent Acquisition
Por fim, é preciso entender quais são as obrigações de toda empresa que realiza o Talent Acquisition. Após a contratação de um profissional talentoso, é preciso adotar algumas práticas que vão garantir a solidificação da contratação. Confira abaixo algumas delas:
Benefícios além do salário
Para não perder um profissional é necessário oferecer benefícios além do salário. Nesse caso, estamos falando do nomeado “salário emocional” que são aqueles benefícios que vão impactar a vida pessoal de um trabalhador.
Já é conhecimento de todos que trabalhos exaustivos, com extensas jornadas de trabalho, prazos irreais e cobranças excessivas prejudicam o bem-estar do trabalhador e sua permanência na empresa.
Por esse motivo, ser mais flexível é a resposta para boa parte dos problemas. Um exemplo disso é a possibilidade de o próprio trabalhador definir a sua jornada de trabalho, possibilitando que ele concilie suas obrigações na empresa com o seu tempo para família e descanso.
Além disso, possibilitar a realização e home office para quem deseja é outra estratégia de flexibilização que fideliza o trabalhador.
Para isso, ter um sistema de ponto eletrônico digital como o Genyo é o mais ideal, visto que o ponto pode ser registrado de qualquer local com facilidade, através de um computador, smartphone ou tablet. Conheça todas as funcionalidades desse sistema visitando nosso site!
Manter a boa imagem da empresa
Profissionais talentosos só se interessaram pela sua empresa se ela estiver uma boa imagem, principalmente nas redes sociais.
Dessa forma, a contratação de uma equipe de marketing é essencial. Assim, é possível que a empresa exponha parte de sua rotina, benefícios e seu ambiente nas redes sociais, deixando claro as vantagens dos trabalhadores que escolheram essa empresa.
O employer branding é um termo que tem estado em alto e significa saber construir uma imagem positiva de uma empresa na internet.
Por esse motivo, mantenha sempre suas redes sociais atualizadas e com conteúdo que atraiam a atenção de possíveis trabalhadores.
Possibilite cargos de liderança
Muitos profissionais talentosos deixam empresas por não enxergar a possibilidade de crescimento, e principalmente por não enxergar a possibilidade de atingir a liderança da equipe.
Dessa forma, o ideal é criar um plano de carreira, no qual estabelece a possibilidade de desenvolvimento e crescimento.
Deve ser política da empresa fazer com que os cargos de liderança e de gestores não sejam totalmente fixos, e que podem ser substituídos.
Por fim, não esqueça de fornecer os recursos necessários para que o trabalhador possa crescer dentro da empresa! Assim, busque palestras, workshops e cursos que possibilitem o desenvolvimento individual dos trabalhadores.
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