Proatividade no ambiente de trabalho: melhores estratégias para ter colaboradores mais proativos

A proatividade faz toda diferença para o andamento da empresa. Por isso, saiba como estimular seus colaboradores a serem mais proativos. Veja mais neste artigo!
Sumário
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A proatividade é uma competência muito valorizada no mercado de trabalho. Afinal, qual empresa não quer ter profissionais que tomam a iniciativa para solucionar qualquer tipo de questão em suas equipes? Porém, nem sempre os colaboradores possuem essa habilidade, o que não os impede de desenvolvê-la caso tenham os estímulos corretos.

Tendo em vista os benefícios da proatividade nas organizações, nós do Genyo preparamos este artigo para você entender melhor o que é essa característica, qual seu impacto na produtividade, os maiores desafios para ter funcionários mais proativos e as principais estratégias para fazê-los desenvolver essa competência.

Afinal, o que é proatividade no ambiente de trabalho?

De forma resumida, a proatividade no ambiente corporativo pode ser definida como a habilidade de identificar um problema e solucioná-lo, sem que para isso seja necessário esperar a ordem ou a autorização de outra pessoa. Ou seja, significa atuar de forma ativa, indo além do que é esperado para a função.

Isso significa mais do que sugerir novas ideias nas reuniões, mas sim participar ativamente dos processos, amenizar desafios e evitar problemas. Isso engloba aprender novas habilidades e saber como é o funcionamento do em sua totalidade, bem como as atividades de cada setor.

Um exemplo clássico de proatividade no ambiente de trabalho é quando um colaborador percebe um erro operacional, como o atraso na entrega de um material, e entra em contato com a empresa transportadora para entender o motivo da demora, sem que um superior tenha que pedir para ele fazer isso.

Diferenças entre profissionais reativos e proativos

O prefixo “pró” transmite a ideia de avanço, enquanto o prefixo “re” remete à repetição e retrocesso. Apenas com essa breve análise já podemos ter uma noção do que cada termo significa, não é mesmo? Agora vamos à explicação do que diferencia um profissional proativo de um reativo.

Proativo é aquele profissional que está sempre na frente, antecipando os problemas e as soluções. O reativo, por sua vez, espera acontecer e às vezes ainda coloca a culpa em terceiros. Indivíduos reativos são meros receptores de informações, já os proativos questionam e têm suas próprias interpretações sobre os fatos.

Proatividade é um dom natural?

É importante desmistificar a ideia de que a proatividade é um dom natural da pessoa, isso porque enquanto alguns podem ter maior facilidade em demonstrar esta característica, isso não quer dizer que ela não possa ser trabalhada e desenvolvida em todos os perfis de profissionais.

Portanto, é importante que em processos seletivos seja dada preferência às pessoas que se mostram mais proativas, no entanto, isso não impede que outros candidatos possam adquirir essa competência a partir dos devidos estímulos.

É claro que existem pessoas mais retraídas e inseguras, que dificilmente mostram esforços além do esperado, e isso é um grande desafio, mas com o devido investimento, todo profissional pode se tornar mais proativo e a empresa pode se beneficiar muito disso.

Estimular a proatividade também deve fazer parte de uma boa gestão de pessoas, uma vez que essa competência beneficia não apenas o funcionário, que irá se destacar e conseguir possíveis promoções, mas também é ótimo para a empresa porque aumenta a produtividade.

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Como a proatividade impacta na produtividade

A proatividade tem relação direta com a produtividade porque permite antecipar eventos e problemas, dessa forma, o andamento das atividades não precisa ser interrompido e, caso seja, será por um tempo muito menor. Portanto, a proatividade aumenta a eficiência operacional.

Além disso, ao criar relações com outros membros da equipe, estabelecer boas estratégias e agir de maneira coordenada, um funcionário proativo é capaz de desenvolver um plano ou um projeto sem precisar de estímulos externos, o que é ótimo para a equipe e, consequentemente, para a empresa.

Vantagens de estimular a proatividade dos colaboradores

Funcionários proativos contribuem muito para a produtividade, como vimos anteriormente. Também são importantes para a redução de custos, uma vez que podem perceber falhas e problemas com antecedência.

Uma outra vantagem muito importante é em relação à convivência no ambiente de trabalho. Pessoas interessadas e esforçadas são muito importantes para a criação de uma cultura colaborativa dentro da empresa e a promoção de um bom clima organizacional.

Em uma organização que estimula a proatividade, os funcionários são incentivados ao aprimoramento pessoal e profissional. Dessa forma, eles estarão mais atentos às tendências e mudanças do mercado, antecipando crises e oportunidades e auxiliando a marca a estar sempre na frente dos concorrentes.

Estratégias para incentivar a proatividade no trabalho

ProatividadeTendo em vista a importância de investir em profissionais com mais iniciativa, algumas estratégias são bastante válidas para fomentar a proatividade e aproveitar seus benefícios. Listamos as principais formas de ter colaboradores mais proativos. Acompanhe a leitura e coloque essas dicas em prática na sua empresa.

1.    Entenda a equipe

Antes de mais nada, é necessário tirar um tempo para conhecer a fundo cada trabalhador e o padrão de comportamento da sua equipe. Pode parecer algo complexo, porém não é. Para isso, pense nas respostas para as perguntas a seguir:

Quais funcionários têm mais iniciativa no decorrer das atividades cotidianas? Quais são mais participativos durante as reuniões? Quais costumam propor novas ideias e formas de trabalhar? E quais costumam agir de maneira mais reativa, esperando por direcionamentos externos antes de se posicionar?

Após observar estes aspectos você poderá fazer uma gestão por competência e pensar com mais clareza no que pode ser feito para melhorar o desempenho dos seus colaboradores, em vez de gastar tempo e investimentos em alternativas que não serão efetivas.

2.    Respeite o perfil dos seus funcionários

É normal que haja um trabalhador mais proativo que outro, haja vista que os seres humanos são naturalmente diferentes. Por isso, é preciso respeitar o perfil e as limitações de cada indivíduo, sem esperar que todos tenham a mesma postura frente a um problema, nem fazer comparações.

Agir com comparações, cobranças excessivas e imposições pode desmotivar os funcionários que não se consideram proativos, e até mesmo causar uma certa antipatia por quem sempre toma a iniciativa para resolver as demandas. Portanto, mantenha o respeito e a compreensão sempre.

3.    Deixe claro para os funcionários os benefícios de serem pessoas proativas

Muita gente infelizmente executa suas tarefas sem pensar em uma perspectiva de crescimento, por isso, algumas pessoas se tornam profissionais engessados e não se importam em ir além nas suas funções. Por isso, é importante que os trabalhadores tomem conhecimento dos benefícios que a proatividade pode gerar para eles.

A grande maioria das empresas oferece oportunidades de crescimento, como promoções para cargos e salários melhores; evidentemente, pessoas proativas se destacam na hora desse tipo de seleção. Esta é, sem dúvidas, a maior vantagem de ser um profissional que toma a iniciativa para as coisas.

A credibilidade é outro aspecto muito importante, afinal, ser um funcionário respeitado e conhecido como alguém responsável e habilidoso é ótimo para a autoestima e pode gerar boas recomendações em empregos futuros. Ou seja, a proatividade também influencia no networking.

4.    Tenha líderes exemplares

Bons líderes fazem toda a diferença no desempenho das equipes. Nesse sentido, o exemplo é sempre uma das melhores maneiras de ensino. Você pode treinar seus líderes e eles com certeza irão inspirar os demais funcionários.

Um tipo de liderança que está em alta ultimamente é o E-leadership, uma forma de liderança na qual são utilizados recursos tecnológicos para manter contato com os funcionários e também serve para exercer um certo controle sobre eles.

O Genyo oferece recursos excelentes para uma gestão baseada no E-leadership, que podem ser utilizadas tanto pelos gestores quanto pelos funcionários, como controle de ponto eletrônico, chat com o gestor, advertência eletrônica, entre outras funcionalidades. Confira os planos do Genyo agora mesmo!

5.    Invista em capacitações

Geralmente os funcionários que mais tomam iniciativa são aqueles que se sentem seguros para isso. Sendo assim, se você quiser ter muitos colaboradores com essa postura no seu time, invista em bons treinamentos e capacitações para eles. Desse modo, eles naturalmente serão pessoas mais seguras.

Podem ser realizados treinamentos em grupo periodicamente, desde que os temas tenham relação com a função desempenhada por eles, assim os colaboradores ficarão mais interessados e será uma atividade que realmente vai agregar conhecimento. Com isso, eles vão poder colocar o aprendizado em prática, beneficiando a si próprios e a empresa.

Uma outra alternativa é promover a capacitação através de parcerias com instituições de ensino para que os colaboradores tenham descontos em cursos técnicos, de graduação ou até mesmo de pós-graduação. Diversas instituições privadas de ensino são adeptas dessas parcerias.

6.    Não esqueça de dar feedbacks

O feedback é uma forma de avaliação de desempenho no qual o gestor deve expor tanto os elogios quanto as críticas ao trabalho desenvolvido e também precisa estar aberto para ouvir as avaliações e expectativas dos colaboradores. Os feedbacks podem ser dados individualmente ou em reuniões de grupo.

Este tipo de retorno é importante para apontar e alinhar o que precisa ser melhorado e o que deve ser mantido na forma de operacionalizar as demandas dentro da organização. Afinal, a comunicação é fundamental para uma boa convivência e também exerce influência na produtividade.

Nos momentos de feedback, não esqueça de ressaltar o quanto a atitude do funcionário contribui para a instituição e para o trabalho dos outros profissionais. Mesmo que seja um progresso pequeno, você deve evidenciá-lo, porque é uma forma de motivar o colaborador a agir assim mais vezes.

7.    Avaliação de desempenho

Similar ao feedback, a avaliação de desempenho visa realizar um apanhado do que está funcionando e o que precisa ser melhorado na empresa. Contudo, há diversas formas de se realizar a avaliação de desempenho, entre elas: autoavaliação, avaliação por competências, por metas, por equipe, entre outras.

8.    Brainstorming

O brainstorming ou tempestade de ideias, é uma técnica de dinâmica de grupo, desenvolvida no intuito de explorar a potencialidade criativa de uma pessoa ou de um grupo. E como isso pode influenciar na proatividade? É simples, se você estimula os funcionários a exporem suas ideias, eles vão perceber que podem fazer isso sempre.

Você pode organizar reuniões com situações problemáticas nas quais os profissionais deverão encontrar uma solução. Eles podem trabalhar de forma individual ou em grupo – o que é melhor, pois estimula também a integração entre eles.

Com o passar do tempo não será tão necessário organizar reuniões e dinâmicas para que eles exponham o que pensam sobre como solucionar determinadas situações, pois eles mesmos irão começar a caminhar sozinhos nessa direção. Será um processo, mas com certeza valerá a pena.

9.    Estimule a cooperação

Um dos objetivos da proatividade no meio corporativo é gerar resultados. Entretanto, isso só é possível de ser atingido se várias pessoas tiverem o mesmo pensamento. Sendo assim, seu papel enquanto gestor é promover a ajuda mútua, destacando que a cooperação de todos é fundamental nesse processo.

Estimule a comunicação entre os funcionários, mesmo se a empresa estiver funcionando em regime de home office você pode organizar reuniões online para promover a interação entre eles. O importante é fazê-los entender que podem contar uns com os outros.

10. Conceda recompensas

Oferecer recompensas pode ser uma ótima forma de motivar os funcionários e estimular sua proatividade. Como? A fisiologia explica! Existe um sistema de recompensa no cérebro, que é responsável pela motivação, pela aprendizagem e pela validação positiva das emoções, sobretudo aquelas relacionadas ao prazer.

Quem não quer se sentir valorizado e recompensado pelos esforços realizados, não é mesmo? Então invista na gratificação para mostrar que a excelência dos serviços prestados está sendo reconhecida e valorizada.

Além da gratificação em dinheiro, também podem ser estabelecidas outras formas de recompensar os trabalhadores, como folgas, jantares, almoços, brindes, entre outras alternativas.

Conclusão

Finalmente, você viu como a proatividade é importante, quais são os benefícios e desafios para ter funcionários proativos e quais são as principais estratégias para ter pessoas com maior prontidão na sua instituição.

 

Aproveite e coloque as sugestões em prática, você com certeza notará ganhos na eficiência no seu time. Para mais conteúdos sobre como melhorar o desempenho da sua empresa, confira os outros conteúdos do blog do Genyo.

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