O que são competências socioemocionais? Entenda tudo sobre o tema

Saiba neste artigo o que são competências socioemocionais e como aplicá-las dentro do ambiente de trabalho. Veja mais neste artigo!
Sumário
O que são competências socioemocionais

As habilidades técnicas não são as únicas competências que afetam o desempenho no local de trabalho. O sucesso profissional também depende de uma série de habilidades sociais e emocionais que podem ajudá-lo a se relacionar com os outros. Se você deseja melhorar sua eficácia no trabalho, pode ser útil aprender mais sobre o que são competências socioemocionais e como melhorá-las.

As habilidades sociais certas podem ajudar os gestores a se tornarem líderes melhores. Desde captar sinais sociais até ter empatia com seus funcionários, os gerentes devem desenvolver essas habilidades para acomodar melhor sua equipe.

Neste artigo que o Genyo preparou para vocês, discutimos o que são as competências socioemocionais, explicamos por que são importantes e descrevemos como você pode praticá-las no local de trabalho. Fique atento às nossas dicas!

O que são as competências socioemocionais?

As habilidades socioemocionais são competências que permitem às pessoas realizar determinadas atividades, como identificar e controlar suas emoções e lidar com conflitos de maneira eficaz. Não importa o seu setor, é fundamental entender seus sentimentos e como eles afetam você e seus colegas de equipe. Compreender e aprimorar suas habilidades socioemocionais pode ajudá-lo em muitos aspectos de sua vida.

As competências socioemocionais estão relacionadas com a capacidade de reconhecer e controlar suas próprias emoções e as emoções dos outros com quem você se envolve no trabalho. Compreender como as emoções influenciam o comportamento é uma dessas características.

Uma pessoa que tem competências socioemocionais está ciente de seus sentimentos e de como eles influenciam suas interações com outras pessoas. Ter boas habilidades socioemocionais também auxiliam na formação de relacionamentos de longo prazo e deixam impressões favoráveis, principalmente no atendimento ao cliente e na gestão de equipe.

Quais as vantagens de se aprimorar as competências socioemocionais?

Agora que já sabemos o que são competências socioemocionais, vamos tratar um pouco dos principais benefícios que você pode colher ao aperfeiçoar as suas competências socioemocionais. Vamos tratar delas nesse momento:

Desenvolve os relacionamentos profissionais

O mundo dos negócios é único em como as pessoas se relacionam umas com as outras. Construir confiança é sempre essencial. No entanto, os objetivos, ações e eventos que impulsionam fortes conexões profissionais não são necessariamente os mesmos em que você confia para forjar e aprofundar relacionamentos pessoais.

Compreender como seus colegas e supervisores se sentem pode ser útil para ajudá-los nos mais diversos aspectos e, por consequência disso, estabelecer laços mais fortes. Quando você desenvolve competências socioemocionais, todas essas tarefas ficam mais fácil.

Ajuda você a se tornar um líder melhor

Bons líderes na empresa inspiram a inovação motivando seus funcionários a atingir seu potencial máximo de desempenho. Na maioria das vezes, isso é feito por meio da criação de uma visão compartilhada para unificar uma equipe, fomentando a colaboração e identificando os pontos fortes únicos de cada indivíduo.

Ter boas competências socioemocionais também são importantes para isso. Compreender as necessidades emocionais de seus colaboradores e responder a elas pode ajudá-lo a prosperar como um grande líder.

Resolve conflitos

O conflito no local de trabalho nem sempre é uma coisa ruim. O conflito saudável leva a perguntas e discussões, abrindo novas formas de pensar e soluções mais inovadoras para os problemas. Já o conflito negativo afeta o desempenho e o engajamento dos funcionários e leva a quedas na produtividade.

Conflitos podem surgir no local de trabalho ocasionalmente. Compreender como os membros da equipe reagem em várias circunstâncias pode ajudar na resolução de disputas, o que somente acontece com boas competências socioemocionais.

Ajuda a se adaptar às mudanças rapidamente

As habilidades de se adaptar são muito importantes, pois ajudam você a lidar com novos cenários e situações, aumentando sua resiliência e confiança. A inteligência emocional também é uma habilidade interpessoal valiosa a ser desenvolvida, pois permite que você entenda melhor as outras pessoas e melhore seu relacionamento com os outros.

Essas habilidades podem ajudá-lo a aceitar suas emoções e a se adaptar às mudanças no trabalho. Por exemplo, se no seu local de trabalho ocorrer a mudança de uma política que afete sua agenda, a inteligência emocional pode ajudá-lo a gerenciar sua reação a esse novo cenário de mudança.

Melhora o ambiente de trabalho

Trabalhar em um ambiente saudável e positivo pode torná-lo mais motivado e encorajado a vir ao escritório todos os dias e produzir um trabalho de qualidade. É importante reservar um tempo para criar um ambiente organizacional no qual você se sinta confiante para concluir o trabalho. Ao organizar seu local de trabalho, gerenciar tarefas adequadamente e manter a comunicação com os membros de sua equipe, você pode criar um ambiente de trabalho produtivo.

Contudo, aumentar sua consciência emocional e social pode ajudar seus colegas de trabalho a melhorar sua capacidade de regular emoções e comportamentos, resultando também em uma cultura corporativa agradável.

Aumenta sua autoconfiança

Ter confiança em suas habilidades pode beneficiar sua vida pessoal e profissional. Sua atitude positiva pode capacitá-lo a produzir um trabalho de maior qualidade como funcionário. O objetivo de desenvolver sua autoconfiança no local de trabalho pode ajudá-lo a melhorar sua reputação em seu setor e atingir seus objetivos de carreira.

Desenvolver competências socioemocionais são essenciais para desenvolver sua autoconfiança. Compreender suas emoções pode ajudá-lo a se tornar mais confiante para se expressar no trabalho.

Quais são as competências socioemocionais?

O que são competências socioemocionais

Agora que já sabemos o que são competências socioemocionais e quais os benefícios que elas podem trazer, vamos finalmente trazer exemplos das principais competências socioemocionais. Fique esperto!

Inteligência emocional

A inteligência emocional é a capacidade de entender, usar e gerenciar suas próprias emoções de maneira positiva para aliviar o estresse, comunicar-se de maneira eficaz, ter empatia com os outros, superar desafios e neutralizar conflitos. A inteligência emocional ajuda você a construir relacionamentos mais fortes, ter sucesso no trabalho e alcançar sua carreira e objetivos pessoais. Também pode ajudá-lo a se conectar com seus sentimentos, transformar intenção em ação e tomar decisões.

Para lidar efetivamente com as complexidades atuais em nível pessoal e profissional, todo funcionário, seja gestor, seja colaborador precisa demonstrar respostas emocionais positivas. Ofereça apoio e um porto seguro para os outros por meio de uma capacidade emocional e social ampliada. Isso ajudará a fortalecer os relacionamentos, bem como a criar uma cultura e uma organização prósperas.

Empatia

Empatia é a capacidade de compreender os sentimentos, experiências e emoções de outras pessoas. Implica ouvir atentamente as circunstâncias de uma pessoa e cuidar de seus sentimentos. Embora empatia e compaixão sejam semelhantes, suas definições variam. Em contraste com a simpatia, a empatia no trabalho reconhece os sentimentos de outra pessoa sem compartilhá-los.

Ser empático permite que você entenda a perspectiva de outra pessoa, fortaleça sua capacidade de se conectar com outras pessoas e desenvolva uma melhor visão de mundo. Você pode entender melhor que suas ações impactam outras pessoas, o que pode levar a conversas mais produtivas, especialmente ao interagir com pessoas com experiências e perspectivas diferentes. Cada pessoa tem seus próprios valores, entendimentos culturais, experiências e perspectivas que as tornam únicas. Você pode usar sua capacidade de ter empatia e compreender os outros ao trabalhar nesses tipos de equipes.

Resolução de conflitos

Desentendimentos e discussões podem ocorrer em qualquer circunstância. A resolução de conflitos é a capacidade de encontrar a causa de um problema e encontrar uma solução viável. Boas habilidades de resolução de conflitos são necessárias para qualquer carreira, mas podem ser especialmente úteis para o setor de recursos humanos, onde muitas vezes você pode lidar com problemas de funcionários, ou no atendimento ao cliente, onde você pode resolver conflitos para clientes em relação a bens, serviços ou as regras.

As estratégias de resolução de conflitos permitem aumentar a produtividade no local de trabalho, atenuando o conflito quando ele ocorre desde o primeiro momento. Eles também permitem que você melhore a moral e o trabalho em equipe no local de trabalho. Desenvolver essa competência socioemocional e dominar o processo de resolução de conflitos leva tempo e prática.

Colaboração

A colaboração é a principal competência socioemocional que os colaboradores e gestores devem desenvolver. A colaboração é um aspecto essencial de qualquer local de trabalho e é vital que as empresas incentivem e promovam a colaboração para alcançar o sucesso.

É o processo de trabalhar em conjunto com outras pessoas para atingir uma meta ou objetivo comum e é um aspecto crítico de qualquer equipe ou organização. Seja você uma pequena startup ou uma grande corporação, a colaboração é essencial para impulsionar a inovação, melhorar a produtividade e atingir suas metas de negócios.

Como utilizar suas competências socioemocionais no trabalho?

Veja abaixo como as competências socioemocionais podem te ajudar no trabalho!

Ouça seus colegas de trabalho

Quando um colega de trabalho te procurar para desabafar sobre um problema, seja você um gestor ou um colaborador, ouça-o atentamente e tente avaliar suas emoções. Isso pode ajudá-lo a fortalecer sua consciência emocional e permitir que você responda às necessidades deles de forma mais direta.

Por exemplo, se seu colega de trabalho está falando sobre um dia difícil, ouça com atenção e considere oferecer ajuda, se possível. Isso pode mostrar a eles que você tem a capacidade de ouvir e compreender suas emoções. Também demonstra que você também sabe como responder a eles de maneira profissional e madura.

Verbalize como você se sente

Se você está tendo problemas para entender seus sentimentos ou emoções durante um dia de trabalho, considere falar sobre eles em voz alta. Esteja você contando a outra pessoa ou apenas a si mesmo, descrever suas emoções verbalmente pode ajudá-lo a processá-las e gerenciá-las.

Por exemplo, se seu dia de trabalho parece normal, mas você se sente ansioso ou estressado, considere conversar com um colega sobre essas emoções. Processar esses sentimentos verbalmente pode permitir que você entenda melhor por que está se sentindo dessa maneira.

Aceite suas emoções

Antes de mais nada, você deve primeiro aceitar e entender as emoções por trás de um comportamento ou ação que você teve e, em seguida, verificar se o comportamento que você apresentou foi uma resposta aceitável à situação. Esse processo pode ser uma ótima maneira de gerenciar suas emoções no trabalho se estiver estressado ou ansioso.

Você pode também praticar isso com seus outros colegas. Se você está analisando a resposta de um colega de trabalho a uma situação, aceitar suas emoções pode ser um primeiro passo importante antes de abordá-lo de maneira respeitosa.

Por exemplo, digamos que você responda ao e-mail de um colega de trabalho aceitando fazer um trabalho extra, mesmo se sentindo estressado. Primeiro, procure aceitar suas emoções. Não há problema em se sentir estressado. Em seguida, analise seu comportamento e escolhas. Mesmo se sentindo estressado, você ainda tomou a decisão profissional de responder ao e-mail de seu colega de trabalho em vez de ignorá-lo.

Defina metas

Se você estiver tendo problemas para concluir seu trabalho ao longo do dia, considere estabelecer pequenas metas para si mesmo. Atingir metas pode ajudá-lo a entender melhor como as emoções afetam diretamente a produtividade e a eficiência do seu local de trabalho.

Se você tiver um grande projeto para concluir até o final do dia, defina metas pequenas e facilmente alcançáveis ​​ao longo do dia para concluir o projeto em seções gerenciáveis. Depois de atingir cada um desses pequenos objetivos, reserve um momento para analisar como você se sente. É possível alcançar o primeiro objetivo com uma sensação boa e fazer com que o próximo objetivo pareça mais fácil de ser concluído.

Conclusão

Neste artigo aprendemos o que são competências socioemocionais, que é o processo de desenvolvimento da autoconsciência, do autocontrole e de habilidades interpessoais vitais para o sucesso na escola, no trabalho e na vida. Pessoas com fortes competências socioemocionais são mais capazes de lidar com os desafios do dia a dia e se beneficiam academicamente, profissionalmente e socialmente.

Funcionários e equipes de gerenciamento têm maior probabilidade de permanecer em uma posição de trabalho onde se sintam ouvidos e valorizados. Isto porque, ao trabalhar essas competências, você acaba garantindo um ambiente de trabalho seguro e emocionalmente saudável. Para mais artigos como esse, não deixe de conferir o Genyo, com seu sistema de controle de ponto digital, que ajudará a melhorar mais ainda a sua empresa.

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