O que é scrum, como funciona e as suas vantagens

Você sabe o que é scrum? Nesse artigo que preparamos para você te explicamos o que ele é, para que serve e como aplicar em sua empresa! Veja mais neste artigo!
Sumário
o que é scrum

Quando perguntam o que é Scrum, podemos dizer que ela é uma metodologia que foi proposta para executar projetos complexos em menor tempo e com o uso de menos recursos.

Surgiu com o uso em desenvolvimento de softwares, mas sua dinâmica permite a aplicação em diferentes organizações que desejem aprimorar os processos de gestão de projetos.

O Scrum é uma metodologia que foi projetada para equipes que criarem e alterarem com rapidez. Ela pode ajudar sua equipe de colaboradores a trabalhar em conjunto para resolver problemas complexos.

Então, se você quiser saber mais sobre o que é scrum, como funciona e as suas vantagens, é só acompanhar a leitura deste artigo até o final e conferir todas as informações que o Genyo preparou para você!

O que é Scrum?

O Scrum é uma metodologia ágil que permite às equipes a colaborar e realizar trabalhos de alto impacto. Em sua metodologia existem valores, funções e diretrizes para ajudar a sua equipe a se concentrar na iteração e na melhoria constante.

Como seu objetivo é otimizar a execução de projetos, através dessa estratégia fica mais fácil organizar melhor as equipes e fragmentar as tarefas em demandas menores para tornar o processo mais eficiente.

De maneira geral, sevocê ainda tem dúvidas sobre o que é o Scrum, podemos dizer que basicamente ele é um conjunto de boas práticas empregado no gerenciamento de projetos complexos, em que não se conhece todas as etapas ou necessidades.

Seu foco está nos membros da equipe, por isso ele facilita e clareia os processos, mantendo os registros sobre o andamento de todas as etapas visíveis. Dessa forma, torna-se possível que os participantes saibam em que fase o projeto está, o que já foi concluído e o que falta ser feito para a sua entrega.

Com a metodologia do Scrum, também é possível que produtos sejam apresentados em menor tempo, sem perder a qualidade. Além disso, ela é aplicada a partir de ciclos rápidos, chamados sprints, onde existe um tempo determinado para que as atividades sejam concluídas, que, geralmente, é de duas a quatro semanas.

Priorizando a criatividade e fluidez nos processos, o Scrum segue seis princípios:

  • Colaboração;
  • Times pequenos;
  • Revisões constantes;
  • Orientação a objetos;
  • Flexibilidade dos prazos;
  • Flexibilidade dos resultados.

O que é Metodologia ágil?

Metodologia ágil é uma ferramenta que permite a aplicação do desenvolvimento ágil em um processo. Ou seja, uma abordagem focada na construção de produtos de modo colaborativo, através do trabalho de equipes multidisciplinares que possuem autonomia em suas ações.

A principal diferença do desenvolvimento ágil para o desenvolvimento tradicional de softwares, é que o segundo ocorre em formato de cascata. Ou seja, uma etapa deve ser concluída antes que outra comece, o que pede grande rigidez quanto ao papel desempenhado por cada membro da equipe e os prazos definidos.

A perceber que o formato cascata resultava em desperdício de tempo e esforço, criou-se o desenvolvimento ágil que valoriza quatro pilares:

  • Responder a mudanças mais que seguir um plano;
  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas;
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente.

Como funciona o Scrum?

Agora que você já entendeu o que é o scrum, vamos entender como ele funciona.

Bom, o principal objetivo do scrum é aumentar a produtividade das equipes. E isso só é possível pois, a metodologia acolhe a incerteza e a criatividade inerentes ao trabalho dos times.

Então, basicamente a estrutura do Scrum funciona como um sistema de melhoria contínua. Nele, você reconhece que talvez não saiba muita coisa no início de um sprint, mas pode ajustar os seus processos e necessidades com base nas informações obtidas durante o seu desenvolvimento.

Além disso, com o scrum sua equipe vai ganhar agilidade para desenvolver produtos com um valor agregado cada vez maior para os clientes e resolver problemas complexos com mais facilidade, o que otimiza processos.

Outro ponto importante que pode ser desenvolvido a partir do scrum é que as equipes podem desenvolver a cooperação e aprender com as experiências do dia a dia, lidando com mais agilidade com as mudanças.

Quando falamos em tempo em um ambiente organizacional, uma das primeiras coisas que vem à mente são as horas extras. Muitas empresas enfrentam dificuldades com esse tema, isso porque elas ainda não conhecem o Genyo, que é um sistema de controle de ponto eletrônico digital, que está entre os melhores do mercado. Clique aqui e conheça suas funcionalidades!

Vantagens do Scrum

Qual é a empresa que não quer tornar os processos mais eficientes? Pois é, essa é uma das principais vantagens que o Scrum oferece. A seguir você encontra uma lista com mais vantagens. Confira!

  • Estimula a criatividade;
  • Reduz custos de produção;
  • Foco na satisfação do cliente;
  • Eleva a produtividade do time;
  • Proporciona melhoria contínua;
  • Aumenta o ROI (Retorno sobre Investimento);
  • Cria um ambiente que favorece a colaboração;
  • Simplifica o desenvolvimento de produtos complexos;
  • Diminui a quantidade de reclamações por parte do cliente;
  • Reduz riscos comuns em projetos de desenvolvimento de novos produtos;
  • Oferece motivação para o time, que acompanha o andamento do projeto todos os dias;
  • Proporciona integração e comprometimento de cada membro da equipe junto ao projeto;
  • Fornece condições para o planejamento constante, corrigindo pequenas falhas rapidamente;
  • Valoriza cada membro dentro da equipe, aumentando sua autoestima, confiança e autonomia.

Com o scrum o desenvolvimento de equipes ágeis, criativas e multifuncionais, capacitadas para lidar com mudanças e colocar planos em ação com eficiência fica mais fácil.

Além disso, a metodologia scrum também possibilita que os times se tornem mais colaborativos, o que aumenta a confiança da equipe. Dessa forma, os processos de trabalho ficam mais organizados, o dia a dia se torna mais produtivo e todos passam a ter mais clareza sobre quais são seus respectivos papéis e responsabilidades dentro da organização.

Desafios do Scrum

o que é scrum

Assim como qualquer outra metodologia, o scrum também pode trazer alguns desafios. Mas fique tranquilo que vamos te mostrar como resolvê-los. Confira a seguir!

Problema: Geralmente, os projetos do Scrum passam por desvios de escopo, porque a própria natureza deles envolve e encoraja a mudança. Caso sejam feitas muitas alterações, ou recebam mais comentários desaprovadores dos clientes do que o normal, talvez a sua equipe esteja fazendo repetidas interações sem obter resultados reais.

Resolução: Passe a definir quais serão os objetivos e o incremento de cada sprint. Outro ponto de atenção, é que sua equipe tenha clareza quando o projeto estiver concluído, para que ela não continue trabalhando quando ele já estiver finalizado. Se for necessário, implemente um processo de controle de mudança para evitar esses problemas.

Problema: Em alguns casos, as equipes do Scrum fazem muitas reuniões, que talvez não fossem necessárias. Além dos agendamentos recorrentes de planejamento e revisão de sprint, as equipes de Scrum também fazem encontros diários.

Resolução: caso as reuniões diárias da sua equipe de Scrum não pareçam úteis, encontre um jeito de torná-las mais produtivas. Fazer o acompanhamento dos resultados das reuniões em um projeto pode ajudar.

Problema: Em alguns casos, o Scrum pode ser difícil de implementar se você não fizer parte de uma equipe de produto, engenharia ou desenvolvimento de software.

Resolução: Se a sua equipe decidir usar o Scrum, ela precisa ter clareza sobre como os processos do Scrum poderão ajudar. Então, você vai precisar identificar os pontos a melhorar e montar momentos e encontros do Scrum que possam ser úteis. Além disso, é importante planejar sessões de treinamento durante os primeiros sprints do Scrum para ajudar a sua equipe a obter êxito.

Pilares do Scrum

Adaptação

Como já mencionamos acima, é importante que as equipes desenvolvam a capacidade de serem resilientes, afinal terão que lidar melhor com os cenários de mudança. A análise constante do scrum permitirá encontrar oportunidades de ajustes que devem ser feitos rapidamente, o que irá exigir um alto potencial de adaptação.

Inspeção

É importante inspecionar todos os detalhes referentes ao processo do scrum com frequência para identificar possíveis problemas e corrigi-los em tempo hábil. Por isso é tão importante ter a capacidade de se adaptar às mudanças que ocorrem ao longo do processo. Isso está diretamente relacionado ao terceiro ponto, a transparência, afinal, a inspeção apenas é eficiente quando feita com transparência.

Transparência

Pouca transparência pode levar a decisões equivocadas e trazer riscos para os processos. Por isso, tanto quem estiver fazendo quanto quem estiver recebendo o trabalho deve ter uma visão clara sobre todo o processo.

Como fazer um Scrum?

Se você acompanhou a leitura do texto até aqui, já sabe o que é scrum, como funciona, suas vantagens e desafios e os pilares do scrum. Agora vamos te mostrar como fazer um scrum. Confira a seguir!

Para que a metodologia scrum funcione, existem quatro eventos fundamentais. São eles:

  • Reunião diária;
  • Revisão do sprint;
  • Retrospectiva do sprint;
  • Planejamento do sprint.

Para colocar esse eventos em prática, existem 3 funções básicas na metodologia scrum, que são:

Product Owner

Ele é orientado ao negócio, sendo o principal responsável por direcionar o rumo do produto a ser construído. Esse profissional deve compreender muito bem o mercado no qual está inserido, as necessidades e prioridades da empresa, dos clientes e dos usuários do produto, comunicando claramente o objetivo do produto.

O Product Owner toma ações baseadas em análises de custo-benefício envolvendo escopo, datas, orçamento e critérios de qualidade, benefícios gerados para o usuário, entre outros. Além disso, é ele quem define, em última instância, as prioridades do time a cada Sprint.

Um bom PO é aquele que gerencia o dinheiro destinado ao projeto como se fosse dele, priorizando sempre aquilo que pode gerar valor para os clientes e retorno sobre o investimento.

Scrum Master

A principal missão de um Scrum Master é ajudar todos da equipe Scrum a compreenderem e adotarem os valores e práticas do Scrum da melhor maneira possível é o que chamamos de facilitador. Ele é orientado às pessoas e ao processo, ajudando o time a implementá-lo.

Podemos dizer que ele é um líder-servidor, afinal está a todo momento verificando como servir melhor ao time, ao mesmo tempo que fornece coach, treinamento e mentoria para sempre manter o desempenho de toda a equipe em alta performance.

Uma das responsabilidades mais importantes de um Scrum Master é fomentar comportamentos de agilidade em toda a empresa. Quando um time tem sucesso usando o Scrum, é possível que outros times da empresa queiram utilizar o mesmo processo, e é o Scrum Master que vai fazer esse compartilhamento de informações.

Desenvolvedores

Os desenvolvedores são pessoas que constroem o produto. O Scrum define o time de desenvolvimento como as pessoas que efetivamente realizarão as atividades de construção do produto.

Geralmente, as equipes de desenvolvedores são mais eficientes quando são pequenas, em geral compostas por 3 a 9 pessoas. Isso facilita a comunicação entre todos os membros da equipe, ajudando a manter o foco e estreitando o relacionamento.

Por que investir em um sistema de controle de ponto eletrônico digital?

Se você é um gestor ou profissional de RH deve saber que toda empresa com mais de 20 funcionários tem obrigação de fazer o controle da jornada de trabalho dos seus funcionários. Por isso, poder contar com uma solução prática que permite o acesso diretamente do smartphone ou tablet do trabalhador otimiza o processo e dá segurança.

Fazer uso de um sistema de controle de ponto eletrônico digital é a melhor escolha para quem quer gerir o seu negócio com segurança e qualidade, além de diminuir as muitas demandas que fazem parte do dia a dia de uma empresa. O Genyo está entre os melhores sistemas de controle de ponto do mercado.

Com ele é possível fazer o registro de ponto pelo computador, celular ou tablet, seu funcionamento é online e offline, ou seja com ou sem internet. Além disso, através do aplicativo o funcionário consegue ser notificado na hora que deve fazer o registro do ponto, evitando esquecimento e gastos com horas extras que não eram necessárias.

São muitas as funcionalidades e vantagens que este sistema oferece. Inclusive, é possível fazer um teste grátis. Ou seja, você não paga nada para experimentar e ver se realmente funciona. Bom, o difícil é não se apaixonar pelo sistema que é inteligente até no nome.

Ficou interessado? Clique aqui e conheça o Genyo!

Outros artigos relacionados

Inscreva-se na
Genyo News

Toda semana na sua caixa de e-mail. É grátis!

Compartilhe este artigo

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog

Consentimento de Cookies

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando, você declara ciência dos: Termos de Uso, Políticas de Privacidade e Cookies.