Conheça o que é Profiler: a ferramenta ideal para mapear com precisão o perfil comportamental dos profissionais

Você conhece o que é profiler? Essa nova ferramenta tem 97% de precisão na hora de identificar e mapear todo o perfil dos trabalhadores! Veja mais neste artigo!
Sumário
o que é profiler

Quem faz parte do setor de Recursos Humanos (RH) sabe que é extremamente difícil realizar a gestão de pessoas e mediar as relações humanas dentro de uma empresa. Se você sempre buscou entender um pouco mais sobre as características comportamentais, descubra tudo sobre o que é Profiler!

Essa ferramenta nova no mercado tem apresentado resultados satisfatórios quando o assunto é mapear as características do comportamento humano no trabalho, visando atingir uma alta performance e desenvolver ações voltadas para as habilidades e necessidades individuais. Entenda mais sobre o assunto em nosso texto!

O que é Profiler?

Se você busca entender o que é Profiler, saiba que essa ferramenta de gestão de pessoas e comportamento utilizando a metodologia DISC (Dominance, Influence, Steadiness e Conscientiousness).

Aprovada pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a ferramenta Profiler possui cerca de 97% de precisão em seus resultados de mapeamento do perfil comportamental dos profissionais.

O Profiler é ainda mais completo e robusto do que outras ferramentas, apresentando diversas informações importantes que irão auxiliar na gestão de pessoas e também auxiliar no crescimento individual do profissional, visto que a através dela é possível saber quais são as habilidades, pontos de melhoria e características de cada um.

Teste grátis o controle de ponto Genyo que identifica padrões de engajamento comportamentais de colaboradores.

Como ela funciona?

Essa ferramenta é bastante simples de ser aplicada e dura apenas 5 minutos, bastando apenas de um computador.

Feito isso, é hora de começar a responder o questionário. São algumas perguntas simples onde na primeira etapa o usuário marca as principais características que ele consegue identificar em si.

Já na segunda etapa o papel se inverte, e ele dever marcar as características que ele percebe que são exigidas pelo seu trabalho.

Por fim, será gerado automaticamente um relatório com mais de 50 informações sobre o usuário, e basta enviar para a pessoa responsável por avaliar o perfil comportamental.

O que significa perfil comportamental?

O perfil comportamental pode ser definido como as principais características e habilidades humanas que determinam a forma de agir em alguma situação ou acontecimento. Assim como o Profiler, ele também é baseado na metodologia DISC.

Bastante utilizado no meio empresarial para antecipar as atitudes dos trabalhadores e poder organizar equipes com base no que necessitam. As combinações de perfis comportamentais diversos podem ser benéficos para a produtividade e bem-estar.

Os perfis comportamentais são divididos em 4 tipos, e cada pessoa pode possuir partes de cada um. No entanto, sempre algum perfil consegue estar em evidência e é ele que vai se destacar no momento de tomar alguma atitude ou decisão.

Planejador

Esse tipo de perfil define aquelas pessoas que adoram um ritmo constante, planejamento e rotina. Esse é o perfil mais calmo e paciente de todos, sendo o ponto de equilibro dentro das equipes e a voz da razão nos momentos de conflito.

As coisas devem permanecer estáveis e bem planejadas, odiando situações que fogem do controle ou são inesperadas. No entanto, mesmo às adversidades, esse perfil não perde o controle da situação.

Executor

São as pessoas que possuem a dominância e o destaque entre os demais. Geralmente essa pessoa sempre ocupa posições de liderança e são confiantes nos seus posicionamentos e decisões.

O executor se mantém focado nos seus resultados e demonstra proatividade, principalmente na hora de ter que ser o primeiro em alguma questão ou resolução de problemas.

Comunicador

É quem possui como destaque a habilidade de comunicação com todos os públicos, tendo boa oratória e poder de persuasão.

São aqueles com maior facilidade para se relacionar com outras pessoas, expressando suas ideias de forma clara e objetiva. Também conseguem participar e se adaptar a novos projetos com facilidade.

Analista

Quem possui esse perfil consegue analisar minuciosamente todos os detalhes, sendo meticuloso nas decisões. São excelentes em descobrir e mensurar os riscos e oportunidades no ambiente de trabalho.

É um perfil de organização e controle de processos, sabendo identificar com facilidade falhas e pontos a serem melhorados.

Vantagens em aplicar o Profiler

Agora que você já aprendeu o que é profiler chegou a hora de descobrir os seus benefícios. Quem utiliza dessa ferramenta para avaliar o perfil dos trabalhadores consegue transformar drasticamente a gestão de pessoas do seu negócio.

Os relatórios gerados pelo Profiler podem ser utilizados para diversas questões, principalmente para conseguir uma base robusta de informações sobre todos os profissionais, além de mensurar e acompanhar o desenvolvimento de cada um.

Vale lembrar que o Profiler pode ser aplicado em qualquer momento, desde a seleção até aqueles profissionais que já estão a muitos anos na empresa. Cada aplicação irá gerar um resultado diferente, permitindo um cruzamento de informações.

Confira abaixo os seus principais benefícios:

Autoconhecimento

O primeiro ponto é que o profissional que utiliza o Profiler consegue expandir o autoconhecimento. Muitas pessoas não conseguem descobrir suas habilidades, competências e dificuldades sozinhas.

Por esse motivo, através da análise do Profiler é que o profissional vai ler o relatório com tudo aquilo referente ao seu perfil profissional e pessoal, podendo então buscar melhorias para o que for possível, seja através de cursos, mudança de postura, terapia, etc.

Equipes de alta performance

Uma vantagem do Profiler é utilizar os resultados para montar equipes de alta performance. Através do conhecimento do perfil comportamental e das habilidades de cada profissional, o gestor consegue montar times com base na necessidade de cada setor.

Por exemplo, se um setor não anda cumprindo os prazos, tendo dificuldades em manter a rotina e planejar as atividades diárias, contar com profissionais com o perfil planejador é a melhor opção.

Equipes mais motivadas

Muitas empresas sofrem com a falta de motivação entre os colaboradores. No entanto, ao incluir ferramentas de análise de perfil comportamental como o Profiler o gestor passa a ter conhecimento do tipo de perfil de cada profissional.

Dessa forma, fica muito mais fácil saber a forma de motivar os trabalhadores. Por exemplo, uma pessoa com um perfil executor é motivada ao receber reconhecimento frente aos colegas ou quando é direcionado para alguma atividade de confiança.

Realiza gestão comportamental

Além da gestão de pessoas a gestão comportamental é outra atividade que deve fazer parte de todas as empresas, e ela só é possível a partir do momento em que se conhece quais os perfis comportamentais presente nos funcionários.

Essa gestão comportamental é justamente importante para poder mapear todas as habilidades presentes na empresa, propondo treinamentos direcionados, palestras relevantes, etc. auxiliando na tomada de decisões e na produtividade.

Reduz o turnover

O turnover é um sério problema de desperdício de dinheiro, tempo e mão de obra. O número elevado de demissões e contratações para poder substituir quem saiu é ruim para a empresa e prejudica o fluxo de trabalho.

Quando a empresa organiza as equipes com base nas habilidades de cada profissional ele se sente bem mais motivado e valorizado, deixando de lado o interesse em sair da empresa. Dessa forma, você consegue fortalecer a relação patrão x empregado, e reduzir drasticamente o número de demissões.

Facilita a contratação

Por fim, quando o profiler é aplicado durante o processo seletivo é possível fazer uma contratação bem mais assertiva e direcionada, identificando qual candidato melhor se adequa a vaga oferecida e as características buscadas.

Para isso, lembre-se de realizar o talent acquisition para saber quais talentos a sua empresa está buscando e como fazer a captação deles para seu negócio.

Genyo teste grátis

Quais indicadores precisam de atenção no relatório Profiler

Além de saber o que é profiler é também preciso saber interpretar o seu resultado e utilizar o relatório da melhor forma possível.

Como falamos anteriormente, são mais de 50 indicadores presentes no relatório, como por exemplo informações de: moral, flexibilidade, tempo de resposta, índice de aproveitamento, energia, e muitos outros. Veja abaixo os principais para utilizar o Profiler com sabedoria:

Energia

A energia diz respeito à disposição que o trabalhador terá para exercer sua função. Quanto menor for o valor de energia, vai significar que mais sobrecarregado o profissional é.

Essa sobrecarga pode vir por diversos pontos, como o excesso de estresse e a dificuldade de o profissional dissipá-lo, por um excesso de demandas que diminuem a sua energia, ou até por ele estar alocado em um setor que não utiliza de suas habilidades para facilitar seu trabalho, necessitando que mais energia seja gasta.

Esse indicador em conjunto com relatórios de controle de ponto, são ideais para poder fazer uma leitura aprofundada do trabalhador. Sistemas de ponto digital como o Genyo ainda fornecem a capacidade de fazer o registro de atividades, auxiliando no controle de sobrecarga.

Nível do perfil

Esse é um dos indicadores mais interessantes da ferramenta. O nível de perfil é um tipo de gráfico que apresenta em percentual a quantidade de cada um dos 4 tipos de perfil comportamental no trabalhador.

Valores positivos representam as qualidades do perfil que a pessoa mais apresenta, enquanto os valores negativos é o que ela precisa desenvolver.

Nesse indicador também é dito qual é o perfil principal do usuário e quais as características positivas e negativas desse perfil.

Energia do perfil

Diferente do tópico de “energia” a energia do perfil é a junção do nível de energia do trabalhador com o tipo de perfil comportamental.

Portanto, se cruza essas duas informações para saber qual é o nível de energia natural da pessoa, de acordo com o seu perfil. Um exemplo é que quem possui o perfil executor geralmente possui maior energia do que outras pessoas.

Moral

A moral diz respeito à autossatisfação do profissional. Quando a moral está alta o trabalhador sente que está fazendo um bom trabalho e que está no caminho certo dentro da empresa.

Seguindo a direção contrária, uma moral baixa é sinal de que o profissional não está satisfeito com seu trabalho, devendo, portanto, o avaliador propor mudanças para auxiliar no aumento da moral.

Índice de aproveitamento

Dentre os índices presentes no resultado do Profiler, o índice de aproveitamento demonstra o quanto as habilidades e competências identificadas no trabalhador estão sendo aproveitadas dentro da empresa.

Quanto maior for esse índice, mais efetiva foi a contratação do trabalhador, estando ele bem alocado dentro da empresa, executando tarefas com facilidade utilizando de suas habilidades.

Índice de flexibilidade

Trata-se do quão flexível é o profissional. Ter flexibilidade é um ponto positivo no ambiente de trabalho, visto que as equipes podem ser modificadas, procedimentos reavaliados e mudanças de cargos podem surgir.

Quando o trabalhador possui um índice de flexibilidade alto isso significa que ele tem facilidade em se adaptar a mudança, sem sofrer com isso. Esse índice sofre bastante influência do nível de satisfação e estado emocional do profissional no momento em que respondeu o questionário.

Índice de positividade

Outro índice muito importante é o de positividade, que reflete o quão feliz o profissional se encontra. Esse indicador é ótimo para avaliar a autoaprovação, se o profissional aprova as suas decisões, comportamento e forma de trabalhar dentro da empresa.

Amplitude

Por fim, a amplitude se refere ao impacto do ambiente da empresa sobre o trabalho do profissional. Por exemplo, algumas pessoas se sentem paralisadas na hora de trabalhar caso o ambiente de trabalho esteja tenso. Isso representa uma amplitude alta.

O contrário vale para aquelas pessoas que conseguem se manter focada mesmo com o escritório “pegando fogo”, essas pessoas têm amplitude baixa.

Como o Profiler pode ajudar algumas áreas de trabalho

o que é profiler

Com base em seus benefícios e facilidade de aplicação, a ferramenta Profiler pode ser utilizada em várias áreas de trabalho, apresentando vantagens em todas as formas de utilização, confira:

Recursos Humanos

O primeiro local em que o Profiler mais vai auxiliar com certeza é no setor de RH das empresas. Todas essas informações são excelentes para nortear o processo de recrutamento e seleção de novos funcionários, além de servir como indicador para promoções e demissões.

Quando utilizado em conjunto com outras ferramentas, como o controle de ponto do Genyo, o RH passa a ser um setor otimizado, eficiente e justo.

Gestores

Além do RH, gestores e diretores também podem se beneficiar com a aplicação do Profiler. Um bom gestor deve se preocupar com seus colaboradores e buscar conhecer suas competências. Por esse motivo, nada melhor do que receber um relatório com diversas informações sobre o tema.

Treinamentos

Para aplicar treinamentos e cursos profissionalizantes, é possível utilizar o profiler para identificar o perfil da turma e poder desenvolver melhor as ações e temas.

Além disso, para o desenvolvimento de talentos individuais, o profissional que conhecer o seu perfil minuciosamente consegue identificar quais treinamentos ele necessita para evoluir ainda mais!

Coaching

Quem realiza algum tipo de coaching nas empresas pode aplicar o Profiler para auxiliar um cliente a alcançar o resultado esperado. Ao identificar todos os problemas fica bem mais fácil direcionar o usuário, além de agregar valor para a consultoria.

Gostou desse conteúdo? Para ler mais sobre outros temas voltados para a gestão de pessoas e otimização de recursos no trabalho, visite nosso site.

Outros artigos relacionados

portal do empreendedor
Gestão de negócios

Portal do Empreendedor: Guia atualizado 2024

Descubra como o Portal do Empreendedor pode facilitar a formalização e o crescimento do seu negócio no guia atualizado de 2024. Veja mais neste artigo!

Inscreva-se na
Genyo News

Toda semana na sua caixa de e-mail. É grátis!

Compartilhe este artigo

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog

Consentimento de Cookies

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando, você declara ciência dos: Termos de Uso, Políticas de Privacidade e Cookies.