Desde sempre, se destacar no trabalho é o principal objetivo de todos aqueles que desejam ter sucesso profissional. Afinal, esse é um grande diferencial na hora de subir de cargo e construir uma boa reputação, especialmente quando essas pessoas estão acima da média. Com isso em mente, preparamos um artigo especial sobre o que é outlier e como esses indivíduos se diferenciam dos outros dentro de uma empresa.
Em pouco tempo, poderá entender os motivos pelos quais todo gestor sonha em ter essas pessoas em sua equipe. Além disso, quais desafios podem ser encontrados ao adicioná-los a um time.
O que é um outlier?
Em geral, quando falamos sobre estatística, outlier é aquele tipo de dado que aparece de forma muito discrepante em relação a outros. No entanto, quando o tema é trabalho, que é o foco deste artigo, estamos nos referindo a uma pessoa que se destaca em relação aos demais.
Em alguns casos, é também referido a um evento em que um colaborador consegue resultados muito acima do que se esperava. Quando um vendedor é excelente e consegue muito mais clientes que os seus colegas, por exemplo, ele já pode fazer parte desse grupo.
Ao mesmo tempo, um funcionário que recebe um salário bem maior que os outros, também pode ser considerado um desses indivíduos. Ou seja, são aqueles indivíduos que estão acima da média, geralmente um status alcançado através de muito estudo e treinamento.
Alguns autores, como Malcolm Gladwell, também defendem que ser um outlier acaba combinando o esforço e estar em um lugar na hora certa, o que acaba aumentando as chances de sucesso.
Como identificar outliers?
Conseguir identificar um outlier pode ser uma tarefa muito difícil, especialmente para quem não tem tanto conhecimento em RH. Por esse motivo, profissionais mais experientes e com certa bagagem no recrutamento desses indivíduos são altamente procurados por empresas ao redor do mundo.
Além disso, é necessário saber como identificá-los já dentro do ambiente do trabalho. Para isso, basta seguir alguns passos: No primeiro, feito logo após entender seu conceito, deverá definir alguns critérios para o que seria um outlier na sua empresa. Afinal, dependendo do setor ou ramo, existem técnicas diferentes e maneiras de interpretar alguém como muito diferente.
Nesse sentido, a mais comum (e que deve ser suficiente) é a de observar o comportamento dos seus colaboradores, especialmente aqueles que apresentam ideais fora da caixa ou não se ajustam às normas do trabalho. Depois, pesquise por mecanismos e ferramentas que ajudem a analisar o desempenho desses indivíduos.
Softwares que avaliam os resultados dos seus funcionários, como aqueles que mapeiam o número de vendas ou até mesmo um controle de ponto online eficiente do Genyo, podem te ajudar a conhecer mais a fundo essas pessoas. Inclusive, é importante entender que nem sempre um outlier tem resultados melhores.
Além disso, verificar a motivação de uma pessoa pode ser um fator de grande ajuda. Ao entender o que o motiva e como isso pode afetar o trabalho da equipe, terá uma boa noção de como eles podem se destacar no dia a dia.
Como identificar outliers em um processo seletivo?
Todo profissional de RH sabe o quanto um processo seletivo pode ser trabalhoso, especialmente quando o objetivo é encontrar profissionais que estejam acima da média. Para isso, contam com diversas ferramentas, como currículos, entrevistas, testes de comunicação e avaliações de desempenho.
Nesses momentos, cada uma dessas etapas é importante e deve ser avaliada com bastante cuidado. Segundo especialistas, outliers, muitas vezes, podem se destacar em um exame específico, mas falhar em outro.
Por esse motivo, se o objetivo for recrutar um desses indivíduos para sua equipe, é necessário contar com um profissional extremamente qualificado. Assim, com o uso das ferramentas e tecnologias corretas, ele poderá analisar dados, entrevistas ou testes técnicos com muito mais precisão.
Para isso, até mesmo as perguntas corretas podem fazer diferença. Entre elas, as que mais se destacam entre os profissionais de RH são as seguintes:
- O que o motivou a tomar uma abordagem diferente para o trabalho?
- Em que áreas do trabalho você se sente mais confortável com suas abordagens diferentes?
- Como você lida com as expectativas de seus colegas de trabalho sobre o seu comportamento?
- Como você se mantém organizado?
- Qual o seu maior desafio ao trabalhar com métodos inovadores?
Quais os benefícios de um outlier para a empresa?
Gestores e líderes do mundo inteiro sempre esperam resultados positivos dos outliers e não é à toa. Afinal, eles podem oferecer muitos benefícios para um negócio, muitas vezes compensando falhas, salários mais elevados e alguns benefícios.
Para começar, essas pessoas possuem um papel importante ao estabelecer novas perspectivas para os problemas que um time pode enfrentar, especialmente na implementação de novos recursos ou produtos.
Por esse motivo, esses são os profissionais que se destacam especialmente em cargos mais técnicos, como de programadores. Muitas vezes, sua presença é o suficiente para reduzir custos a longo prazo, como o da refatoração de um código.
Ademais, são excelentes em enxergar padrões e tendências de mercado, então também acabam assumindo muitos cargos mais elevados, geralmente chefiando toda uma equipe. No final, é o tipo de indivíduo que toda organização procura, pois sua capacidade de oferecer insights e solucionar problemas não pode ser desperdiçada.
Como esses profissionais contribuem para a cultura empresarial?
Muitos não sabem, mas um outlier pode contribuir para a cultura empresarial de diversas maneiras, sendo essas:
Melhora a performance do time
Ao contratar uma pessoa considerada um outlier, uma das maiores expectativas é de que ela possa melhorar a performance de uma empresa. Isso porque sua experiência, capacidade de raciocínio e inclinação para uma tarefa são excelentes para encontrar soluções criativas para problemas mais complexos.
Logo, acabam reduzindo o tempo gasto com algumas dificuldades, o que pode ajudar a distribuir melhor o esforço de todos os colaboradores. Além disso, seu pensamento fora da caixa tende a elevar a moral daqueles ao seu redor, o que aumenta a colaboração e vontade de oferecer um bom serviço entre essas pessoas.
Estimula a colaboração
Não existe nada melhor do que alguém chegar com bagagem ou conhecimento útil para ajudar uma empresa. Na maioria dos casos, os outliers são essas pessoas que trazem novas perspectivas, o que pode melhorar alguns trabalhos já existentes.
Nesse tipo de ambiente, outros membros da equipe podem se sentir mais motivados e entusiasmados, o que faz com que também queiram mostrar suas habilidades. Assim, passam a contribuir para encontrar soluções para as tarefas de seus colegas, gerando mais colaboração e trabalho em equipe.
Traz mais diversidade
Basicamente, um outlier pode trazer bastante diversidade para a empresa, visto que é capaz de proporcionar uma visão diferente sobre muitos problemas. Além disso, na busca por esses indivíduos, muitas organizações acabam adotando um sistema de contratação mais inclusivo, o que possibilita pessoas com os mais diversos backgrounds integrando um time.
Inclusive, é comum que em empresas com uma cultura muito homogênea, esses indivíduos sugiram a entrada de pessoas com diferentes linhas de pensamento. Assim, podem enriquecer debates, busca por soluções para dificuldades e muito mais.
Torna a comunicação mais fácil
No geral, os outliers são excelentes comunicadores, sempre esperando suas ideias de forma clara e objetiva. Por esse motivo, acaba tornando a comunicação interna muito mais fácil, especialmente quando ele exerce o papel de fio condutor.
Ademais, isso também se aplica na relação com clientes, o que traz resultados muito positivos para retenção de público, atendimento, etc.
Facilita a tomada de decisão
Os outliers possuem uma certa tendência a identificar padrões e solucionar problemas, o que ajuda bastante na hora de tomar decisões. Esse perfil analítico é excelente na hora de reunir informações relevantes, o que contribui para a construção de cenários e lidar com riscos.
Todo outlier é um bom profissional?
Esse é um questionamento bem legal de ser debatido, mas é importante saber logo que a resposta para essa pergunta é não. Apesar de serem conhecidos por suas habilidades bem desenvolvidas, muitas realizações e capacidade de liderar, isso pode estar restrito apenas a sua área. Ou seja, no momento que precisam desenvolver outra função ou papel na organização, podem acabar não desempenhando tão bem.
Existem desvantagens em ter um outlier na equipe?
Apesar de trazerem muitos resultados positivos, acabam apresentando algumas desvantagens significativas. Por esse motivo, cabe a cada gestor avaliá-los e entender se podem se encaixar no dia a dia de seu time.
Como esses indivíduos possuem uma tendência a apresentar grandes habilidades, podem acabar intimidando outros membros da equipe, o que acaba deixando-os inseguros e afetando diretamente a produtividade dessas pessoas.
Além disso, alguns desses profissionais podem não ser tão bons em lidar com seus colegas, o que acaba gerando certo desconforto, especialmente entre aqueles que precisam se esforçar para se adequar ao outlier.
Assim, podem surgir alguns problemas de comunicação, falta de sinergia e desequilíbrio nas responsabilidades entre os membros da equipe. Por esse motivo, toda empresa deve criar planos para mitigar esses danos, a fim de garantir um ambiente mais seguro e produtivo para todos.
Como lidar com outliers no dia a dia?
Como foi visto, os outliers são profissionais que se destacam, independente do ambiente em que estejam. Por outro lado, também pode apresentar um comportamento problemático, muitas vezes afetando a produtividade de todos de uma empresa.
Caso ainda esteja disposto a lidar com esses problemas, existem alguns truques que podem tornar a convivência mais tranquila. Uma boa dica é reconhecer o lugar que eles ocupam em sua equipe, além de estabelecer limites e expectativas de forma mais realista.
Assim, poderá avaliar seu desempenho de maneira mais justa e fazer pequenas mudanças ao longo do tempo. Outra questão importante, mas muito negligenciada por alguns gestores, é de estabelecer um ambiente em que a comunicação seja importante, onde todos possam ser escutados e respeitados, não só aqueles que se destacam.
Como saber se você é uma dessas pessoas?
Por mais que não exista uma definição universal sobre o que é ser um outlier, alguns sinais podem te ajudar a entender se você é ou não um desses indivíduos. Na maioria dos casos, especialistas apontam que essas pessoas são bem diferentes daqueles ao seu redor.
Logo, se sente dessa maneira, esse já é um bom começo. Além disso, outro indicativo é ter habilidades muito procuradas no mercado de trabalho, como criatividade, ser um excelente comunicador ou um bom líder.
É possível se tornar um outlier?
Muitos acreditam que ser um outlier é uma característica inata, mas isso está longe de ser verdade. Como foi dito no primeiro tópico deste artigo, existem diversas maneiras de se tornar um, sendo a primeira através de treinamento e esforço.
Isso é ainda mais fácil para aqueles que possuem algum tipo de objetivo, como conseguir um emprego melhor, progredir de cargo na empresa, etc. Ademais, deve-se ter em mente a importância de estar sempre atualizado com a área de interesse.
Em alguns casos, muitos profissionais acabam estagnados em suas áreas, mas apenas por não se importarem em conhecer a fundo as novidades da sua área, como novas tecnologias e solucionar problemas.
Por mais que algumas pessoas não acreditem, até mesmo a criatividade pode ser trabalhada. No final, é algo que só exige um pouco de tempo e dedicação, pois quando trabalhadas suas soft e hard skills, é possível se destacar dessa forma no mercado de trabalho.
Conclusão sobre o que é outlier
Como foi visto, os outliers trazem muitos benefícios para qualquer tipo de negócio, pois ajudam a melhorar a produtividade entre seus colegas, tornam a comunicação mais clara e até mesmo o ambiente mais saudável. Dessa forma, profissionais de RH investem bastante tempo em técnicas e tecnologias que possam identificar esses indivíduos em processos seletivos.
No entanto, por mais que pareçam uma luz no fim do túnel para equipes com déficit de profissionais qualificados, é importante entender que eles apresentam alguns problemas. Esses desafios muitas vezes são ignorados, mas a verdade é que devem ser considerados com muito cuidado, visto que muitas vezes podem acabar trazendo mais dor de cabeça para algum negócio.
Além disso, ao contrário do que muitos pensam, ninguém nasce como um outlier. Na verdade, esse é um processo trabalhoso e que existe bastante esforço. Por esse motivo, aqueles que buscam se destacar no mercado de trabalho, com um pouco de dedicação, podem acabar se tornando indivíduos acima da média.