Conheça a carta de apresentação: Um documento enviado junto ao currículo que pode mudar o jogo durante uma contratação!

Veja os pontos necessários em uma carta de apresentação e aprenda a importância desse documento na hora de conquistar uma vaga! Veja mais neste artigo!
Sumário
carta de apresentação

A carta de apresentação é um dos documentos essenciais de todo trabalhador ao se candidatar para um novo emprego. É neste documento que é possível apresentar todas suas competências profissionais que são importantes para a garantia da vaga.

Além do mais, a carta de apresentação é uma excelente forma de contar um pouco mais sobre você, algo que não está presente em seu currículo, como seus valores, interesse na vaga, pretensão de crescimento, etc.

Mesmo não sendo um documento obrigatório, ele pode ser um grande diferencial na hora de conquistar uma vaga. Veja todos os pontos importantes em sua construção!

O que é uma carta de apresentação?

A carta de apresentação também é conhecida como mensagem de apresentação. Ele é um documento a parte que acompanha e complementa o currículo. É utilizado para ganhar “mais pontos” no processo seletivo de uma vaga, e seu objetivo é de basicamente apresentar melhor o candidato ao avaliador.

Nela, pode-se conter quais foram as motivações para a vaga, o que você possui de diferencial e demonstrar parte de suas experiências profissionais que são voltadas para a vaga. Lembre-se de que a carta de apresentação deve ser sempre direcionada para a vaga e não de forma genérica.

Neste documento é preciso adotar sempre uma linguagem formal, ser bem objetivo e sucinto, além de se apresentar educadamente. A carta de apresentação é a principal forma de se fazer o marketing pessoal e demonstrar o porquê você deveria ser contratado em meio a tantos candidatos.

Qual a diferença entre currículo e carta de apresentação?

Em um currículo está exposto suas experiências profissionais, habilidades, competências, grau de ensino e todo o restante relativo ao seu histórico profissional e educacional.

Ele tem papel diferente da carta de apresentação, visto que a carta é um complemento do currículo, sendo uma importante maneira de acrescentar novas informações.

Atualmente há uma série de maneiras de se fazer uma boa apresentação, além de plataformas de currículo online.

Portanto, a carta não é um resumo do currículo, e sim um documento a mais, que deve ser enviado em conjunto.

Vantagens em se fazer uma carta de apresentação

A carta de apresentação não é um documento vazio, ele é responsável por destacar o currículo entre os profissionais, trazendo uma visibilidade positiva para o candidato (quando bem redigida).

Ademais, como já falamos anteriormente, a grande vantagem desse documento é a possibilidade de trazer mais informações suas antes mesmo de uma entrevista de emprego, ultrapassando as barreiras invisíveis existentes em um currículo.

Por fim, uma vantagem pouco conhecida é que a carta de apresentação, quando liberada em suas redes sociais profissionais, como o LinkedIn, ela é vital para o destaque e conhecimento do trabalhador.

Quando criar uma carta de apresentação?

Muitas vagas atualmente possuem no próprio anúncio a necessidade de se realizar uma carta de apresentação. Os empregadores solicitam que seja enviado junto ao currículo essa carta, para melhor avaliação do perfil profissional.

Dessa forma, sempre que for solicitado você deve redigir e enviar uma carta de apresentação, correndo o risco de não ser considerado para a contratação caso não a envie.

Além disso, mesmo sem a empresa solicitar você pode redigir esse documento para se destacar e impressionar os avaliadores. No entanto, lembre-se que a carta não substitui o currículo, devendo ser enviados em conjunto.

Tipos de carta de apresentação

A depender do intuito da carta de apresentação, ela pode ter diferentes tipos. Cada tipo irá possuir informações específicas para auxiliar o candidato e facilitar a leitura do avaliador. Conheça algumas delas:

Carta de apresentação para uma vaga/atividade específica

Alguns processos seletivos não determinam o tipo de atividade que será realizada após a contratação. Portanto, se quer ganhar destaque para uma atividade ou vaga específica em um anúncio, é possível redigir a carta indicando qual o seu interesse de vaga e atividade a ser realizada.

Carta de apresentação para um primeiro emprego

Mais para frente você irá compreender quais são os elementos necessários em uma carta de apresentação. Diante mão, um tópico presente na carta é um parágrafo sobre suas experiências passadas em outro emprego.

No entanto, quem está em busca do primeiro emprego não possui experiências, o que pode prejudicar a análise do seu currículo. Portanto a carta de apresentação é uma aliada para salientar outras experiências e conhecimentos.

Alguns exemplos de informações presentes na carta são conhecimentos acadêmicos, redigindo brevemente sobre trabalhos, prêmios e projetos feitos academicamente, também é possível falar sobre trabalhos voluntários, sua importância e impacto gerado.

Por fim, recomenda-se mencionar todos os idiomas falados, e qualquer outro conhecimento específico de tecnologia, sistemas, programas, etc.

Carta de apresentação para realizar networking

Nem todo profissional envia o currículo profissional para a contratação de uma vaga. As vezes o profissional presta serviços e o seu interesse é firmar parcerias com determinadas empresas, o conhecido networking.

O networking é uma espécie de rede de interação focada apenas no crescimento profissional e comercial. Profissionais com vasto networking consegue alavancar sua carreira devido a quantidade de contatos e troca de conhecimentos.

Por esse motivo, a carta de apresentação pode ser feita para ser adicionado ao banco de contatos de uma empresa, e servir como networking.

Carta de apresentação para estágio

Mesmo o estágio ser considerado por muitos um trabalho inferior e pouco valorizado, muitos estágios são a porta de entrada para o mercado profissional de jovens, tendo papel de grande importância no conhecimento pessoal, acadêmico e profissional.

Se você deseja ganhar maior destaque e se tornar um estagiário, a carta de apresentação deve conter todas suas habilidades, trabalhos e projetos acadêmicos voltados para a área, além de mencionar seus diferenciais, o que te faz ser o candidato perfeito para a vaga.

Por não criar vínculo com a empresa, o estagiário não é obrigado a bater ponto, no entanto quando incentivado a participar do controle de ponto da empresa, o estudante passa a se habituar com as obrigações de trabalho, prezando pela maior pontualidade e compromisso.

Nessas horas, o ideal é utilizar um controle de ponto digital, como o Genyo, visto que ele é o mais tecnológico e moderno dos pontos existentes, o que é ótimo para pessoas mais jovens. Seu registro pode ser feito através do próprio celular do estagiário, de um computador ou tablet. Clique aqui e confira todas as funcionalidades desse sistema!

Carta de apresentação voluntária

Em alguns casos, o profissional tem interesse em trabalhar para determinada empresa, porém ela não está anunciando nenhum tipo de vaga no momento. Dessa forma, é possível redigir uma carta de apresentação para detalhar por quê o interesse em ser contratado por esta organização, seus objetivos e suas habilidades profissionais.

Carte de apresentação para referência

Por fim, outro modelo de carta de apresentação é a carta de referência. Nesse caso, ela é escrita pelo último empregador do profissional, detalhando as atividades realizadas, competência e habilidades do profissional, e reforçar qualquer outro ponto positivo que ele possa ter.

Como escrever uma carta de apresentação

Assim como toda redação escrita, é preciso ter uma introdução, desenvolvimento e conclusão.

Se tratando da carta de apresentação, a introdução é onde o profissional se apresenta ao recrutador, se identificando e descrevendo os principais objetivos. Na etapa seguinte, de desenvolvimento, é onde se coloca todas as informações profissionais de competências, habilidades, experiências e histórico voltado para a vaga.

Por fim, na conclusão, é onde se despede educadamente do avaliador e se coloca à disposição para mais informações, juntamente com seus endereços de contato.

Dessa forma, se torna muito mais fácil realizar uma carta de apresentação e conquistar a tão sonhada vaga. Ademais, é preciso que toda carta de apresentação possua ao menos:

  • Nome da empresa destinatárias;
  • Nome do profissional candidato;
  • Saudação inicial (geralmente “Prezado (a)”);
  • Informações relevantes;
  • Informações de contato;
  • Despedida.

Alguns pontos importantes devem ser seguidos para ter sucesso no conteúdo da carta, veja quais são:

Seja sempre objetivo

Geralmente uma carta de apresentação é dividida em 3 a 5 parágrafos de aproximadamente 300 a 400 palavras. No entanto, todo o texto deve ser o mais objetivo, sem estender o assunto para tentar criar uma carta longa e impressionar. O mesmo vale para as palavras difíceis, busque sinônimos que sejam mais utilizados e fáceis de entender.

Se apresente corretamente

Um sério problema é quando o profissional não sabe se apresentar propriamente para uma empresa. Diga sempre seu nome completo e idade, além de poder incluir local de nascimento caso você seja de uma região distante da vaga.

Uma boa apresentação cria interesse do avaliador, levando-o a ler toda a carta de apresentação.

Escolha quais experiências quer destacar

Antes de começar a redigir sobre sua experiência profissional e seus conhecimentos, defina quais qualidades você quer ressaltar e quais experiências valem a pena ser mencionadas.

Um exemplo é mencionar uma experiência profissional em uma empresa que não possui boa popularidade, estando envolvidas em escândalos.

Portanto, opte por experiências que irão enriquecer o seu currículo, além de é claro, mencionar o maior número de habilidades importantes que você. Essas habilidades não devem ser destacadas em formato de lista, e sim utilizadas durante o texto.

Por exemplo, se você é um bom líder, mencione que durante sua experiência no setor de vendas, liderou a equipe com maior número de vendas, o que levou você e todos profissionais a ganhar prêmios e destaque na organização.

Ou então, caso você possua formação financeira, diga como você conseguiu economizar verbas de uma organização, e ao mesmo tempo alavancar as vendas, produtividade e lucratividade do negócio.

Caso você queira destacar a sua pontualidade, solicite a sua empresa anterior o seu histórico de ponto. Sistemas de ponto digital como o Genyo, possui armazenado em seu sistema todos os registros de ponto do profissional, além de ter ferramentas que demonstram quais são os profissionais mais pontuais.

Com isso, se torna muito mais fácil na hora de extrair essas informações e inclui-las em sua carta de apresentação. Veja em nosso site como utilizar esse sistema em sua empresa!

Demonstre quais serão as suas contribuições

carta de apresentação

Caso contratado, o que você fará de diferente para contribuir para a empresa? Essa pergunta é muito importante de ser respondida para destacar sua carta de apresentação e conquistar a vaga.

Uma maneira para demonstrar a sua contribuição, é escrever como você contribuiu com o crescimento de outras empresas e citar brevemente como poderá realizar papel semelhante na organização em que está pleiteando a vaga.

Suas principais motivações

Durante o texto da carta de apresentação, lembre-se de mencionar o que te motiva a conquistar essa vaga, seja o interesse pela área, crescimento financeiro, mudança de área de trabalho, etc. Explique o que motiva de forma sucinta e objetiva.

Como você descobriu essa vaga?

Essa pergunta é bastante comum durante processos seletivos. No entanto, você pode respondê-la logo em sua carta de apresentação. Isso pode não parecer importante, mas é um ótimo feedback para as empresas! Não tenha receio de informar que descobriu a vaga através das redes sociais, ou se foi indicativo de um funcionário do local (sem citar nomes).

Se interesse em manter contato

Sempre ao final de toda carta de apresentação você deve incluir os seus contatos. No entanto, não basta simplesmente mencionar o seu telefone e e-mail. Se coloque a disposição para esclarecer dúvidas, para uma entrevista, e se haver necessidade poder descrever mais detalhes sobre si e suas experiências profissionais.

Sempre revise

Um erro de escrita em uma carta de apresentação pode eliminar um candidato logo de cara. Muitos avaliadores consideram inaceitável qualquer palavra incorreta ou com a escrita ruim.

Por esse motivo, sempre revise a escrita, vejas e as palavras estão escritas corretamente de acordo com o novo acordo ortográfico da língua portuguesa, e se possível peça para outras pessoas também lerem a carta, para ter uma visão diferente do conteúdo.

Erros comuns na carta de apresentação

Além de saber o que colocar, é importante conhecer quais são os principais erros que os candidatos costumam realizar ao se fazer uma carta de apresentação. São eles:

Se demonstrar muito confiante

Excesso de confiança pode ser confundida com arrogância. Por esse motivo, mesmo demonstrando suas experiências e habilidades, a carta de apresentação não pode soar arrogante ou muito confiante. Não se coloque como a solução dos problemas e nem utilize frases como “se arrependerão em não me contratar”.

Escrever uma carta genérica

Ao começo deste texto, mencionamos a necessidade de escrever uma carta direcionada a cada vaga. Isso porque as empresas analisam diversos currículos e cartas de apresentação, e muitos deles se parecem iguais por utilizar a mesma estrutura. Por esse motivo, fuja de cartas prontas da internet e escreva com suas próprias palavras.

Exagerar no humor

Muitos profissionais utilizam do bom humor em uma carta de apresentação para poder se destacar, o que é ótimo e super indicado. No entanto, a carta não deve se tornar um show de stand-up. Por isso, saiba balancear o humor, para que ele não soe desrespeitoso e nada profissional!

Se você se interessou em nosso sistema de controle de ponto, que pode auxiliar na hora de escrever uma carta de apresentação. Clique aqui e visite nosso site!

Outros artigos relacionados

Inscreva-se na
Genyo News

Toda semana na sua caixa de e-mail. É grátis!

Compartilhe este artigo

Compartilhe este artigo

Consentimento de Cookies

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando, você declara ciência dos: Termos de Uso, Políticas de Privacidade e Cookies.

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog