Veja como um sistema de gerenciamento de pontos pode otimizar o Inside Sales da sua empresa

Precisando entender como funcionam as inside sales ou como utilizá-la em seu negócio? Veja a importância de um sistema de controle de ponto.. Veja mais neste artigo!
Sumário
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No geral, sistemas informatizados são excelentes para registrar pagamentos, monitorar estoques e até mesmo otimizar as famosas inside sales. Além disso, um controle de ponto eletrônico digital pode contribuir ainda mais para otimizar a organização e os resultados de uma empresa.

Afinal, apesar de não existir mais planilhas de papel, é ainda necessário monitorar as horas de trabalho dos funcionários. Por conta disso, existem milhares de softwares que oferecem este serviço, mas muitos deles possuem certas deficiências ou preços bem acima do mercado.

Felizmente, algumas plataformas, funcionalidades como a da Genyo, oferecem um produto de excelente qualidade e por um preço que se encaixa no orçamento de empresas de todos os tamanhos, pois existem diferentes planos com funcionalidades que podem se adaptar ao dia a dia de cada negócio. Isso tudo de acordo com a lei e de acordo com a Portaria 671 do MTP.

Quer saber mais? Veja mais abaixo!

Home office e vendas internas

Durante a pandemia da Covid-19, na qual as pessoas foram obrigadas a trabalhar home office, a questão de inside sales passou a ocupar o centro do palco de preocupações entre as empresas. Isso porque esta é uma modalidade que se preocupa justamente com as reuniões à distância, com o objetivo de reduzir custos de deslocamento e aumentar a produtividade dentro de uma empresa. Ao adotá-la da maneira correta e organizada, muitos negócios passaram a enxergar um aumento no setor de vendas e redução do ruído entre cliente e empresa.

Uma operação Inside Sales, na qual a tecnologia, telefonemas e videoconferência fazem parte do dia a dia e contato entre funcionários e clientes, é muito mais eficiente no campo financeiro, já que reuniões presenciais e viagens, que normalmente não levam muito tempo, são bem caras.

Segundo pesquisadores e conteúdo disponibilizado na Harvard Business Review, esse é um mercado que tende a crescer cada vez mais, pois é o modelo de vendas com menor custo e maior potencial de retorno sobre investimento. Logo, por que não adotá-lo? Não fique para trás e veja como isso é possível.

Para implementá-lo, é preciso ter certeza que a sua equipe apoia o seu projeto e explicar como ela pode facilitar o dia a dia de todos. Além disso, é essencial deixar claro em quais etapas e áreas elas serão aplicadas, tal como os cargos e funções que cada um dos colaboradores deverá desempenhar.

Ademais, como é um processo que é feito online na maioria das vezes, também é importante se preocupar com outros meios para conseguir informações, como postagens em blog, e-books e vídeos para instruir os clientes. É uma excelente forma de atrair mais pessoas para o seu produto.

Por fim, elaborar uma estratégia para equipe também não deve ser deixado de lado, um chat online em que possa haver uma comunicação clara, por exemplo, é um investimento que pode tornar o seu produto mais atrativo, além do atendimento por redes sociais, como WhatsApp e E-mail.

Diferença entre Inside Sales e Telemarketing

Apesar de ser uma estratégia bastante popular, o inside sales ainda é bastante associado ao telemarketing, mas se diferencia bastante. Isso porque, em geral, ela não segue uma lista de contatos aleatórios para vender um produto, não utiliza horários inconvenientes para fazer ligações e nem mesmo empurra soluções que não passaram por uma verificação antes.

Pelo contrário, o inside sales é capaz de captar uma base fiel de clientes especialmente pela sua alta produtividade, colaboradores motivados e em constante processo de aprendizado e taxa de conversão e comissão maior.

Todo mundo pode adotar a modalidade?

Para começar, é importante entender que a eficácia das vendas internas pode variar bastante dependendo do tipo de operação de cada empresa, mesmo que o processo de transição seja descomplicado. Algumas tecnologias, como o CRM, são realmente indispensáveis, pois ele é que vai definir a gestão de vendas, marketing e todos os pontos de contato do negócio.

Além disso, outras ferramentas podem ajudar bastante a conseguir ótimos resultados, como uma plataforma de Marketing Digital, um sistema para realização e gravação de ligações, um software focado em prospecção e, claro, um programa que possa registrar e acompanhar a produtividade dos funcionários.

Benefícios do gerenciamento de horas

Apesar da confiança ser essencial no ambiente de trabalho, nem sempre os funcionários são honestos em relação a quando entram ou saem da empresa, o que se torna uma preocupação recorrente no modelo de inside sales.

Segundo especialistas, o software utilizado para gerenciar esse tempo pode ter uma influência direto sobre isso, especialmente quando não transmitem segurança ou são muito difíceis de serem utilizados.

Neste caso, para os colaboradores, algumas funcionalidades presentes na gestão inteligente podem ser ótimas soluções para esses problemas: São elas:

  • Registro de ponto pelo computador, celular ou tablet;
  • Foto do funcionário do momento do ponto, o que entrega mais segurança e legitimidade às validações;
  • Funcionários podem consultar o histórico de pontos e sugerir correções para agilizar o fechamento da folha de pagamentos;
  • Lembrete de ponto através do aplicativo, possibilitando o colaborador de registrar o ponta na hora correta;
  • Localização de onde o colaborador estava no momento em que registrou o ponto;
  • Assinatura eletrônica com relatórios;
  • Chat com o gestor.

Além disso, ele também facilita bastante a vida do empregador, especialmente por conter também gestor de férias, calendário de feriados pré vinculado, logotipo para relatórios personalizados, painel de métricas gerenciais da empresa e muitos outros.

Para efeito de comparação, é importante entender o que é necessário para que cada serviço de gerenciamento de ponto seja eficaz e aumente a produtividade:

Os funcionários devem ser capazes de marcar facilmente seus horários, seja através de um desktop ou dispositivo móvel;
Ao final de cada nova informação inserida, os dados devem ser calculados de forma automática e ficar disponível.

Na maioria dos casos, você pode até encontrar outros programas que cumpram esses requisitos mínimos, mas que carecem desses outros recursos que podem tornar a vida do empresário e do trabalhador ainda mais fácil.

O controle de horas para evitar desgaste entre empregador e funcionário

Até então, já deve ter entendido o quão benefício esses produtos podem ser para o seu dia a dia. Ainda assim, é importante ter em mente alguns exemplos práticos de como eles são excelentes para qualquer gestor, como no caso do gerenciamento de horas extras.

Fraudes na plataforma

Após a portaria 671 do Ministério Público do Trabalho, os funcionários que estão longe do ambiente da empresa podem registrar seu ponto através de dispositivos móveis, então o controle de ponto eletrônico se tornou ainda mais viável.

Portanto, este é um exemplo prático e real de como pode ser vantajoso usar a plataforma é a funcionalidade da cerca virtual. No caso dela, é essencial evitar fraudes e que os colaboradores mintam sobre os lugares onde registraram o ponto.

Ela funciona como uma camada de segurança no registro de ponto do aplicativo e, através de uma inteligência artificial, consegue validar a presença do funcionário nos locais permitidos para registrar ponto. Inclusive, mesmo que esse registro seja feito com o GPS do aparelho desativado, só é computado com a aprovação da empresa, pois pode ser uma tentativa de fraude.

Já a funcionalidade de Ponto com Foto, por exemplo, é um excelente acréscimo quando falamos de segurança e evitar fraudes. Ela garante que quem registrou o ponto foi realmente o colaborador em questão, sendo que este processo pode ser feito de duas maneiras:

1) Na primeira, o funcionário precisa acessar o endereço app.genyo.com.br, e após preenchê-lo com seu número de acesso e código da empresa, insere uma entrada ou saída e envia a sua foto para que o processo seja concluído;
2) Já na segunda, o processo é o mesmo, mas se diferencia por ser feito através do aplicativo.
Para a empresa ter acesso a essas fotos, em seu painel administrativo, é só procurar pela seção de “Históricos” no menu lateral e depois em “Pontos”.

Em seguida, deverá buscar pelo colaborador em questão e a data que deseja consultar. No final, manter transparência entre funcionários e empregadores é indispensável para garantir uma boa base para a inside sales da empresa.

Horas extras

Um outro ponto sensível de se tratar, visto que existem leis específicas sobre a distribuição de horas extras e um cálculo mal feito pode trazer grandes perdas para qualquer negócio.

Nesses casos, qualquer conflito entre informações fornecidas pelos colaboradores e empregadores pode acarretar em pagamentos desnecessários, resultando em um desperdício enorme de recursos financeiros e humanos.

Logo, como o Controle de Ponto Eletrônico Genyo é uma ferramenta capaz de esse cálculo, pode reduzir muita dor de cabeça e possíveis atritos que qualquer choque de informações possa causar.

A importância das reuniões e funcionários engajados

Com a verificação de funcionários que estão cumprindo suas metas e trabalhando nos horários corretos e sem fraudes, as reuniões podem ser implementadas para garantir que as metas sejam batidas.

Para isso, deve-se avaliar a estrutura interna de cada empresa, onde os funcionários podem ser separados por grupos, como o time de marketing, vendas e principais gestores. Através disso, podem trabalhar com o objetivo de garantir a qualidade dos projetos, previsão de entrega de cada demanda e até mesmo possíveis mudanças em algumas estratégias.

Também é importante manter reuniões entre representantes desses times, visto que isso pode ajudar no processo de transparência e sentimento de progresso entre os colaboradores. Com uma boa gestão empresarial baseada em incentivo aos profissionais, é possível alavancar o seu negócio!

Dessa maneira, torna-se muito mais fácil ter equipes de alta performance que estejam focadas em otimizar os processos internos e aumentar a própria produtividade.

Dados e métricas em inside sales

Como já deve ter percebido, o inside sales é um modelo que depende bastante de dados precisos e métricas essenciais para um bom funcionamento, sendo esses:

  • Ciclo de vendas – responsável por definir o tempo que uma empresa leva para fechar uma venda em cada período;
  • Taxas de passagem – como o processo de vendas é feito através de algumas etapas, deve-se medir a produtividade em cada um deles e verificar qual precisa de alguma intervenção da empresa;
  • Taxa de conversão geral do processo – um cálculo para medir quando negócios colocados no pipeline é possível ganhar, onde é dividido o número de propostas feitas pela quantidade de ganhos ao mesmo tempo;
  • Ticket médio – é medido o valor de cada venda, onde é dividido o faturamento em vendas pelo número total de negócios. É indispensável no caso de empresas menores;
  • Motivo de perdas dos negócios – utiliza uma base mais qualitativa do que números em si, mas extremamente importante. É através dela que são checados outros motivos pelos quais você pode estar perdendo outros clientes, como preços muito acima do mercado, funcionários insatisfeitos ou falta de produtividade;
  • Produtividade em venda – é a análise daqueles que mais movimento acordos em direção à vendas, seja através do levantamento de horas trabalhadas, ligações diárias ou demonstração do produto.

Além disso, o inside sales estabelece metas, com objetivo final das vendas, taxas de conversão e tamanho do ciclo de vendas é essencial para longevidade.

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Suporte ao cliente

Um dos grandes motivos pelo qual alguns empregadores não adotam os sistemas de gestão de ponto é pela falta de experiência. Afinal, pode não ser tão fácil implementá-los na cultura da empresa e tornar os funcionários engajados em utilizá-los.

É justamente neste ponto que o Genyo se destaca dos demais, visto que é a única plataforma de Controle de Ponto full time no mundo inteiro. Ou seja, conta com atendimento dedicado 24 horas por dia, seja através de um chat humanizado, chatbot ou E-mail.

Além disso, ao contratá-lo, são oferecidos treinamentos personalizados através de videoconferência, sem custo adicional. Inclusive, antes mesmo de se tornar cliente é possível fazer testes sem burocracia, tendo acesso às funcionalidades em apenas 10 minutos.

Inside sales combinado a um bom sistema de gerenciamento de horas

Quando feito da maneira correta e contando com a ajuda da tecnologia, as vendas internas (inside sales) reduzem o custo em até 90% em relação às vendas em campo. Logo, ao conseguir administrar o banco de horas dos funcionários com um software fácil de ser utilizado e amigável ao cliente, qualquer negócio pode sentir grandes impactos, como:

  • Aumento das receitas em contas que não tinham tanta prioridade para vendas em campo;
  • Maior acesso e tempo de resposta entre colaboradores e os clientes;
  • Redução do custo de contato entre as pessoas envolvidas na operação;
  • Flexibilidade para aumentar ou reduzir o tamanho das equipes internas, além de transferência de membros para resolver qualquer problema;
  • Aumento do alcance dos vendedores, sem a limitação dos recursos investidos em acomodação e transporte para venda de algum produto;
  • Aumento no número de oportunidades abordadas;
  • Potencial para escalar a operação.

Caso sejam utilizadas no segmento correto, se mostram ainda mais efetivas, tornando os clientes e funcionários cada vez mais confortáveis com a modalidade. Visite o site e teste a plataforma no seu negócio em menos de 10 minutos. Para fazer toda essa soma de horas, descontos, etc, o sistema controle de ponto eletrônico é a ferramenta indicada. Nesse sentido, um serviço igual ao Genyo atende empresas de todos os portes. Afinal, a plataforma foi desenvolvida para automatizar toda sorte de cálculos necessários para chegar no valor exato do salário.

Por isso, não perca mais tempo e inove o fechamento de folha, cálculos de horas extras. Chegou a hora de contar com essa ferramenta, que é inteligente até no nome, aí na gestão de sua empresa? Fale conosco!

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