Gestor de recursos humanos: Saiba qual seu papel dentro de uma empresa.

Saiba o que é um gestor de recursos humanos, qual suas atribuições dentro de uma empresa e entenda os principais desafios enfrentados. Veja mais neste artigo!
Sumário
Gestor de recursos humanos

Compreender o sucesso de uma corporação abrange diversos elementos, sendo inegável a relevância do rendimento da equipe de gestão de pessoas. A área de Gestão de Pessoas apresenta uma presença significativa, lidando diariamente com o capital humano da organização, responsável por toda dinâmica operacional. Sendo assim, o gestor de recursos humanos é um elemento essencial na empresa, pois ele é encarregado de diversas atribuições que coordenam os colaboradores.

Entretanto, a carreira de um gestor de recursos humanos é carregada de desafios, mas uma atuação adequada pode elevar o patamar de uma empresa.

Mas você sabe quais as principais atribuições que são de responsabilidade do gestor de recursos humanos? Sabe quais desafios encontramos nessa jornada? Para te auxiliar com isso, criamos um artigo que vai abordar tudo que você precisa saber sobre o papel do gestor de RH em uma empresa.

Ficou curioso para saber melhor sobre o assunto? Então fica de olho na matéria a seguir!

O que é recursos humanos?

Em primeiro lugar, é preciso abordar um pouco a definição do que de fato é o setor de recursos humanos. Desta maneira, setor de recursos humanos  se configura como uma divisão corporativa, incumbida da administração dos colaboradores.

Portanto, a área de Recursos Humanos é constituída por um time especializado em conduzir o capital humano da corporação, detendo uma variedade de responsabilidades.

Este setor teve origem pouco depois da revolução industrial, num contexto em que era denominado como Departamento de Relações Laborais. Sua principal tarefa nessa fase era intermediar a comunicação entre empregador e empregado.

Com o passar do tempo, novos cenários se delinearam e novos paradigmas foram implementados nas organizações, forçando a adaptação do setor. Nos dias atuais, o RH representa um setor crítico na empresa, sendo o responsável pela coordenação dos colaboradores e assegurando um fluxo de trabalho adequado.

O que é um gestor de recursos humanos?

Uma vez entendido o que é o setor de RH, fica fácil de entender o que significa um gestor de recursos humanos. Assim, o gestor de recursos humanos é um profissional habilitado para compor a equipe do setor de RH. Com isso, esse indivíduo deve possuir habilidades e competências que lhe permitam administrar o capital humano de uma organização.

Entretanto, o gestor de recursos humanos não é qualquer funcionário que faz parte da equipe de RH. O gestor de recursos humanos é o líder desse setor, ou seja, o especialista que está à frente da área de gestão de pessoas na corporação.

Por isso, o gestor de recursos humanos fomenta estratégias e monitora o desempenho dos colaboradores, com o intuito de manter sua motivação, capacitação e alinhamento aos propósitos empresariais.

Gestor de recursos humanos
Foto: kate_sept2004

Quem pode ocupar o cargo de gestor de recursos humanos?

Os profissionais que estão habilitados para atuar como líderes de um RH têm uma série de requisitos a serem atendidos. Em primeiro lugar,  é necessário possuir formação em recursos humanos ou administração, além de adquirir uma especialização específica na área de Gestão de Pessoas.

Além disso, algumas habilidades técnicas e comportamentais são fundamentais para atuar nesse cargo de grande responsabilidade. Assim, é preciso dominar ferramentas tecnológicas voltadas para administração de colaboradores, assim como ter proficiência em ao menos uma língua estrangeira.

De outra maneira, é preciso ter conhecimento em processos de recrutamento e seleção, e isso inclui uma experiência prévia. Da mesma maneira, é preciso ter experiência com as demais atribuições de uma equipe de RH, e por isso, é desejável uma atuação prévia no setor.

De outra forma,  o gestor de recursos humanos deve possuir uma postura de liderança, mentalidade empresarial e habilidade para trabalho colaborativo. Essas habilidades podem ser adquiridas ao longo do tempo, mas é essencial terem elas desenvolvidas ao assumir o cargo.

Quais as atribuições de um gestor de recursos humanos?

É muito importante fazer com que os colaboradores se sintam respeitados e valorizados pela empresa. Sendo assim, o pagamento de salários mais justos, a flexibilização da jornada de trabalho e a concessão de benefícios espontâneos são estratégias úteis para aumentar o engajamento.

1- Coordenar processos admissionais

Uma das atribuições mais importantes de um gestor de recursos humanos é o de organizar e coordenar os processos de recrutamento e seleção de novos colaboradores. Essa é uma função atribuída ao setor de RH, e por isso o gestor precisa desempenhar a administração desse processo.

Um processo de admissão é composto por todas as etapas que vão desde o processo seletivo, até a implementação do novo colaborador na empresa. Assim, o gestor de recursos humanos precisa, em primeiro lugar, organizar e gerenciar os processos de recrutamento, contribuindo para a seleção dos melhores candidatos para as vagas.

Além disso, outra etapa importante durante a admissão está no processo de contratação, em que alguns documentos precisam ser solicitados, e a assinatura de um acordo de trabalho firmada. O gestor de RH também é responsável por coordenar esse processo, garantindo que tudo seja realizado conforme consta nas normas da CLT.

2- Gerenciar o clima organizacional

Outra atribuição do gestor de recursos humanos é o de gerenciar o clima organizacional da empresa, ou seja, coordenar estratégias para proporcionar uma boa percepção sobre o ambiente interno.

Garantir um clima organizacional positivo é uma tarefa complexa, pois implica coordenar indivíduos com variados comportamentos e emoções. Contudo, é crucial estabelecer um clima saudável dentro da empresa, visando a promoção do bem-estar dos colaboradores, um aspecto mencionado anteriormente.

Assim, para superar esse obstáculo, é fundamental que o setor de Recursos Humanos desempenhe um papel ativo na gestão de conflitos, desenvolvendo estratégias para reduzir o estresse e aprimorar as relações entre os colaboradores.

3- Implementar treinamentos

De outra forma, é função também do gestor de recursos humanos o papel de viabilizar treinamentos para capacitar os colaboradores da empresa. É fundamental aprimorar as competências dos colaboradores, pois isso proporciona muitos benefícios tanto para a empresa quanto para o profissional.

Portanto, cabe ao RH fomentar eventos educativos, como workshops, palestras, cursos e outras iniciativas, para garantir um treinamento de maneira eficaz. Portanto, é papel do gestor de recursos humanos garantir que haja infraestrutura, logística e coordenação da implementação desses treinamentos.

4- Gerenciar o pagamento dos colaboradores

Outra atribuição do gestor de recursos humanos é garantir que o cálculo da folha de pagamento seja realizado de maneira correta. Mais especificamente, o setor de departamento pessoal, que faz parte do RH, é responsável pela execução dessas tarefas burocráticas.

Entretanto, é papel do gestor de RH garantir que o cálculo da folha de pagamento esteja dentro dos conformes. Para isso, o gestor pode implementar tecnologias para auxiliar a equipe nesse processo, e reduzir possíveis erros.

5- Garantir cumprimento dos direitos trabalhistas

É papel do RH garantir que os direitos trabalhistas preconizados pela legislação sejam cumpridos, e por isso, é papel do gestor atestar que isso aconteça.

Portanto, é preciso garantir ao trabalhador o direito às férias , descanso semanal remunerado, pagamento de horas extras, adicional de periculosidade e insalubridade, dentre outros benefícios.

O RH trabalha para viabilizar o cumprimento desses direitos, sendo que o gestor desse setor é o representante que precisa garantir que tudo seja realizado dentro dos conformes legais.

6- Gerenciar o controle da jornada de trabalho

É também função do RH realizar a administração da jornada de trabalho dos colaboradores, fazendo o controle de ponto desses profissionais.

Isso é muito importante para garantir que os colaboradores estão cumprindo o limite de horas diárias e semanais estabelecidos pela legislação. Além disso, é importante verificar se o trabalhador possui atrasos, faltas, ou se será preciso realizar o pagamento de horas extras.

Assim, o gestor de recursos humanos deve garantir que essas atribuições sejam cumpridas de maneira correta. Como mencionado anteriormente, implementar e utilizar a tecnologia de maneira correta pode auxiliar muito nesse processo.

7- Coordenar processos demissionais

Uma série de procedimentos precisam ser realizados após uma rescisão contratual, como por exemplo o cálculo das verbas rescisórias e a comunicação com os órgãos governamentais. Esse processo é de responsabilidade do RH, que precisa cumprir todas as normas preconizadas pela CLT para os casos de demissão.

Portanto, o gestor de recursos humanos precisa verificar se todas essas prerrogativas estão sendo cumpridas. Para isso é preciso ter conhecimento nos direitos trabalhistas, incluindo o as diretrizes para demissões por justa causa, sem justa causa, dentre outros tipos de rescisão contratual.

Quais os principais desafios para um gestor de recursos humanos?

Como você já deve ter percebido, existem inúmeras atribuições relacionadas ao cargo de gestor de recursos humanos. Com isso, grandes responsabilidades e desafios são encontrados no dia a dia. Por isso, é preciso esclarecer quais são os maiores desafios da atualidade enfrentados pelos gestores de recursos humanos.

1- Garantir a retenção de talentos

Para além de recrutar esses colaboradores, um grande desafio para o gestor de recursos humanos é o de criar estratégias com o intuito de conter a alta taxa de rotatividade de funcionários, conhecida como turnover.

Em outras palavras, o desafio consiste em atrair e manter talentos dentro da empresa . Assim, para alcançar tal objetivo, um gestor precisa investir em estratégias para proporcionar o bem-estar do colaborador, oferecendo-o benefícios e exercendo um tratamento respeitoso e empático.

2- Favorecer a diversidade nas empresas

Contar com uma equipe diversificada, isto é, composta por indivíduos de variadas características, ideias e vivências, proporciona uma série de vantagens para a empresa. Um dos principais benefícios reside na promoção da inovação e inclusão, tornando-se um dos desafios mais significativos na gestão de recursos humanos atualmente.

Assim, favorecer a diversidade nas empresas, através da inclusão de colaboradores com diferentes características e vivências é um grande desafio para o gestor de recursos humanos.

3- Promover melhores resultados

O desempenho produtivo de uma empresa é um dos indicadores cruciais que refletem a eficácia do RH no ambiente de trabalho. Portanto, um desafio significativo para o gestor de recursos humanos é alcançar resultados que levem ao aumento da produtividade dos colaboradores.

Com o intuito de alcançar esse objetivo, é crucial que o gestor de RH se concentre em fomentar uma adequada administração de processos, buscando incentivar a análise eficiente do fluxo de trabalho.

Além disso, é preciso estimular a equipe de RH e os a desenvolver iniciativas e estratégias para aprimorar a produtividade. Com isso, essa gestão, poderá contribuir para redução dos retrabalhos, resultando diretamente em um aumento da eficiência dos colaboradores.

4- Desenvolver líderes qualificados

Por último, representa também um desafio para o gestor de recursos humanos a identificação e aprimoramento de líderes e gestores competentes. Isso porque, essas figuras exercem um papel direto no desempenho e engajamento dos demais colaboradores.

Sendo assim, é fundamental que o gestor de recursos humanos promova treinamentos constantes para capacitar e identificar possíveis lideranças. Esse não é um processo simples de ser realizado, mas é de fundamental importância para a empresa.

Como a tecnologia pode auxiliar o RH?

Para facilitar todo esse trabalho, e aprimorar suas atribuições, o gestor de RH precisa utilizar a tecnologia ao seu favor. Para isso, é preciso implementar o que há de novo, de maneira que isso contribua para a empresa. Assim, é importante que o RH utilize as ferramentas tecnológicas de gestão mais eficientes disponíveis no mercado.

Sendo assim, para facilitar esses processos é preciso que o gestor de recursos humanos utilize um software de controle de ponto na sua gestão.  O sistema utilizado pelo  Genyo abrange várias funcionalidades, incluindo a automação do controle da jornada de trabalho.

O Genyo oferece várias funcionalidades, como a possibilidade de registrar o ponto com foto e localização definida, assegurando a autenticidade do colaborador ao bater o ponto. Isso simplifica as atividades do RH, que não precisa validar manualmente os registros, direcionando seu foco para outras tarefas.

Além disso, o sistema inclui ferramentas adicionais, como o calendário de férias, facilitando o planejamento do período de afastamento dos colaboradores. Com essa funcionalidade, é viável identificar os períodos em que os funcionários estarão presentes, simplificando o agendamento das férias.

Sendo assim, o Genyo oferece uma série de recursos como esses em sua plataforma, tornando-a uma opção tecnológica ideal para auxiliar sua empresa.

Outros artigos relacionados

Inscreva-se na
Genyo News

Toda semana na sua caixa de e-mail. É grátis!

Compartilhe este artigo

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog