O que é Eneagrama: Entenda sua aplicabilidade no mundo corporativo

Já fez o teste ou ouviu falar em Eneagrama? Confira o que é eneagrama e qual sua aplicabilidade no mundo corporativo. Veja mais neste artigo!
Sumário
o que é eneagrama

Você sabe o que é eneagrama? Trata-se de um sistema de padrões de caráter que descreve nove tipos de personalidades por meio de um mapeamento de como os indivíduos de cada uma delas interpretam o mundo, se relacionam com as outras pessoas e gerenciam suas emoções.

Atualmente o Eneagrama possui aplicações no mundo corporativo, por isso, nós do Genyo preparamos este artigo para você entender o que é o eneagrama, qual sua origem, objetivo, bem como os nove tipos de personalidades e qual a relação dessa ferramenta com a gestão de pessoas em uma organização.

Origem do eneagrama

O Eneagrama foi criado há mais de cinco mil anos e é uma ferramenta de autoconhecimento e consciência na qual são identificadas as características mais marcantes de cada pessoa.

O modelo já foi atribuído a diferentes origens, como à Cabala, ao sufismo, ao misticismo cristão, entre outros. Contudo, o Eneagrama, do modo como é aplicado hoje, foi desenvolvido por alguns autores contemporâneos.

Entre os nomes que trabalharam no desenvolvimento dessa ferramenta, estão: Georg Ivanovich Gurdjief, um espiritualista, Oscar Ichazo, que foi um filósofo, e Claudio Naranjo, um psicoterapeuta, que descobriu o diagrama por meio dos trabalhos de Ichazo.

Objetivo da utilização do Eneagrama nos negócios

Primeiro, é importante destacar que o objetivo do Eneagrama em si é mostrar as características e crenças particulares de cada tipo de personalidade, pois elas norteiam os medos, motivações e visão de mundo de cada indivíduo.

No mundo dos negócios, o objetivo da utilização do Eneagrama é fazer com o líder possa compreender diferenças entre as características e aptidões dos colaboradores, o que é especialmente importante para identificar a origem de certos conflitos e as possibilidades de colaboração na equipe.

O teste também é uma forma de auxiliar os colaboradores a se conhecerem melhor, seus pontos mais fortes, que contribuem para a produtividade e, em seus pontos fracos, o que precisam melhorar, além de fornecer uma melhor compreensão sobre as dificuldades encontradas no dia a dia.

O que é Eneagrama? Veja o significado

A palavra Eneagrama possui origem grega. O termo “ennea” significa “nove”, enquanto “grammos” quer dizer “pontos”. A palavra corresponde a uma figura geométrica em forma de estrela com nove pontas, referentes aos nove tipos de personalidade.

A figura possui três centros, que retratam as três leis divinas. A primeira é representada pelo círculo e tem como base o Cristianismo. Assim, corresponde à integridade e identidade, fazendo uma alusão a Deus.

O triângulo, por sua vez, simboliza a Santíssima Trindade do Pai, Filho e Espírito Santo. A terceira e última figura é composta pelo hexágono e indica que nada estático, pois tudo se encontra em constante movimento e desenvolvimento.

Como é realizado o teste do Eneagrama

O teste do Eneagrama funciona da seguinte maneira: profissionais especialistas em saúde mental, como psicólogos, fazem uma série de perguntas para os indivíduos. A partir das respostas eles conseguem identificar qual é o tipo de personalidade da pessoa.

Hoje em dia existem diversos sites na internet onde é possível fazer testes de Eneagrama online, no entanto, eles não são muito indicados, pois são apenas um resumo do exame real. Sendo assim, o ideal é que o teste seja feito com um profissional capacitado para aplicar e analisar o resultado.

Como o Eneagrama funciona

O Eneagrama utiliza um número para denominar cada personalidade. Assim, cada uma das pontas da figura representa um número, em ordem crescente e em sentido horário, com o mesmo espaçamento. O triângulo da parte interna conecta os pontos 3, 6 e 9 e o hexágono irregular conecta os números 1, 2, 4, 5, 7 e 8.

Os números posicionados ao lado de cada ponta, na parte do círculo externo, são denominados asas e representam as personalidades pelas quais é possível transitar. Afinal, ninguém possui apenas um tipo de personalidade.

Nove tipos de personalidade

A figura do Eneagrama é subdividida em três centros, sendo eles: Físico (também chamado de Motor), Emocional e Mental. Cada um desses centros inclui três personalidades que possuem características em comum.

No centro Físico, a emoção principal é a raiva. Enquanto no Emocional é vergonha e no centro Mental predomina o medo. É importante destacar que todos os nove tipos incluem todas as três emoções, no entanto, as personalidades de cada centro são especialmente influenciadas pela emoção central.

Confira abaixo quais são as nove personalidades contidas no Eneagrama.

1. Perfeccionista

As pessoas que possuem esse tipo de personalidade são muito trabalhadoras, esforçadas e exigentes. Geralmente são metódicas e são muito boas em planejar e organizar suas atividades para colherem os melhores frutos possíveis.

Em contrapartida, as características negativas dessa personalidade são rigidez, tensão, intransigência, e uma intolerância exagerada. Por isso, podem ser pessoas críticas, individualistas, inflexíveis e centralizadoras.

Nas empresas, pessoas da personalidade Tipo 1 geralmente estão ligadas às áreas onde seu esforço pode ser mensurado. Desse modo, estão muito presentes nos setores de contabilidade, organização e financeiro. Seu senso prático é bastante útil nas situações onde as pautas principais são a organização e a realização.

2. Doador

As pessoas que do Tipo 2 são muito centradas na emoção e têm uma percepção aguda dos outros, por isso tornam-se conquistadoras, uma vez que sabem como conseguir o que querem das pessoas. Como possuem bastante habilidade de se comunicar, geralmente são pessoas queridas por todos.

Nas organizações, pessoas com do tipo Doador normalmente estão ligadas a áreas nas quais é necessário manter algum tipo de relação com outras pessoas, por exemplo em vendas, RH, áreas assistenciais e secretariado.

Seu elevado nível de entusiasmo e envolvimento com as pessoas é capaz de criar movimento onde havia marasmo e despertar nas pessoas a vontade de se envolver em uma cultura colaborativa.

Porém, a principal característica negativa dessa personalidade é que quando se sentem contrariados, pessoas do Tipo 2 podem se tornar agressivas e manipuladoras, consequentemente, são capazes de colocar pessoas umas contra as outras.

3. Bem-sucedido

As principais características do Tipo 3, ou bem-sucedido, são a dedicação, eficiência e capacidade de negociação. Por esse motivo, são ótimos em cargos de liderança. Essa personalidade também é conhecida como a do “Realizador”, pois seus representantes são muito admirados pela capacidade de realização.

As características negativas desse tipo de personalidade se devem ao fato dos indivíduos desse Eneatipo serem calculistas, dissimulados e manipuladores.  São pessoas centradas no planejamento e na ação, visando sempre o reconhecimento.

Por estar sempre fugindo do fracasso e buscando a aprovação dos outros, o Bem-sucedido pode acabar se tornando muito ambicioso, competitivo, impaciente e workaholic. Alguns exemplos de pessoas com esse tipo de personalidade são Roberto Justus e Silvio Santos.

4. Romântico

As pessoas do Tipo 4 são centradas na emoção, sensíveis ao ambiente onde estão e podem ser emocionalmente instáveis. Todavia, como possuem uma sensibilidade aguçada, são pessoas que muitas vezes enxergam o que a maioria não vê.

Como focam muito no que falta e costumam fazer comparações constantemente, tornam-se pessoas críticas, um pouco invejosas e muitas vezes irônicas. Nas empresas as pessoas desse tipo de personalidade geralmente ocupam cargos relacionados à psicologia, jornalismo e estilismo.

O nome Romântico tem origem na comparação de sua vida real com uma outra vida idealizada, na qual as coisas poderiam ser melhores. Todavia, a criticidade e a busca pela originalidade fazem as pessoas do Tipo 4 serem conhecidas como autênticas.

5. Observador

O observador muitas vezes substitui as experiências reais por uma vida mental, armazenando seu conhecimento e preferindo observar o mundo à distância. Por isso, seu grande desafio é manter a conexão com as pessoas e permanecer envolvido com a vida.

Para os indivíduos com esse tipo de personalidade, a busca pela compreensão sobre o funcionamento das coisas e das pessoas é o objetivo prioritário. Além disso, são pessoas dotadas de um importante senso crítico e estão sempre estudando.

Como características positivas, o tipo observador é organizado, racional e objetivo. Por outro lado, pode ser frio, apático e até um pouco arrogante. Tais características o direcionam ao distanciamento e à introspecção.

6. Questionador

Indivíduos do tipo de personalidade 6 são conhecidos como “Questionadores”, por acreditarem que todas as ideias, assim como as autoridades, devem ser contestadas. Ademais, têm convicções rebeldes e até revolucionárias.

Cauteloso, cooperativo e fiel, o questionador está sempre teorizando o pior e imaginando tudo o que pode dar errado em sua vida. Consequentemente, este indivíduo geralmente evita correr riscos e torna-se ansioso e vigilante, apresentando dificuldade para confiar nas pessoas.

Nas empresas, os questionadores normalmente estão ligados às gerências de pessoas e procedimentos. Algumas áreas comuns nas quais estão inseridos são produção, financeiro e RH. Sua habilidade de perceber riscos faz deles bons críticos de processos, apresentando um leque de possibilidades de falhas.

7. Entusiasta

Também conhecido como sonhador, o entusiasta são indivíduos que se mostram como pessoas ágeis, estimulantes, efervescentes e versáteis, que procuram conquistar, de forma incansável, um grande número de metas e projetos, através de sua dotada agilidade mental e capacidade de improvisação.

Geralmente pessoas do tipo 7 trabalham em setores onde não há uma rotina engessada e a inovação seja necessária. Por isso, atuam normalmente em marketing, planejamento e negociação. Sua criatividade e otimismo são especialmente úteis quando o tema principal é a busca por novas soluções.

Cabe destacar que pessoas do tipo de personalidade entusiasta podem ser indisciplinadas e irresponsáveis, fugindo da rotina através de argumentos manipuladores. Desse modo, podem ter atritos com aqueles que são mais rígidos e querem seguir sempre os passos previstos.

8. Confrontador

O tipo confrontador é marcado pela assertividade e objetividade nas ações. São pessoas que buscam a independência e podem agir com certa combatividade. Nesse sentido, mostram-se fortes, seguras, carismáticas e persistentes.

A principal característica negativa deste tipo de personalidade é a dificuldade em ceder. São dominadores agressivos e podem se tornar conhecidos como verdadeiros rolos-compressores. Um outro aspecto negativo é que os confrontadores tendem ao exagero e podem agir sem considerar a opinião alheia.

É muito comum encontrar pessoas do Tipo 8 em cargos de chefia. Este é o perfil característico do empresário megalômano, que cresce de forma rápida. Sua autoconfiança e seu feeling para os negócios podem transformar organizações rapidamente, mas geralmente não são tão bons na comunicação interpessoal.

9. Preservacionista

São pessoas calmas, compreensivas, cordiais, bondosas e pacientes, que convivem muito bem com os demais tipos de personalidades. O nome “preservacionista” tem origem na busca por preservar seu status, evitando possíveis conflitos em prol da tranquilidade e da paz.

Como possuem grande capacidade de adaptação, os preservacionistas são ótimos em dinâmicas de grupo e, nas empresas, se dão bem em diferentes cargos. Sua capacidade mediadora é bastante útil nas situações em que é preciso desenvolver tarefas de longo prazo.

Contudo, pessoas com esse tipo de personalidade apresentam uma tendência a abrir mão das próprias necessidades tendo em vista o bem geral. Consequentemente, podem adquirir o hábito de se anular para dar espaço aos outros.

Finalmente, estes são os nove tipos de personalidades segundo o Eneagrama. Cada tipo possui pontos positivos e negativos, portanto, cabe ao gestor explorar as características mais benéficas para a empresa e saber lidar com os aspectos mais difíceis dos seus colaboradores.

O Genyo possui um sistema de controle de ponto, entre outras funcionalidades, como um chat que permite ao gestor entrar em contato com os funcionários de forma mais rápida e prática, e pode te ajudar a ter maior controle e uma relação melhor com os colaboradores. Confira nossos planos e recursos.

Relação com o gerenciamento de Recursos Humanos

o que é eneagrama
o que é eneagrama

O Eneagrama é uma excelente forma de melhorar o gerenciamento por parte da equipe de Recursos Humanos (RH), pois proporciona aos gestores um maior conhecimento quanto às características pessoais   de   seus   funcionários e, consequentemente, contribui para a identificação de competências e potencialidades de cada um deles.

A partir do mapeamento dessas características, é possível definir quais colaboradores terão um melhor desempenho em determinados departamentos, com isso, poderão exercer maior desempenho profissional conforme suas afinidades. Tudo isso é importante para uma gestão por competência.

Cabe destacar que o uso do Eneagrama no ambiente organizacional possui grande respaldo científico, sendo que grandes companhias nacionais e internacionais (Fundação Getúlio Vargas, USP, Stanford e Loyola, etc.) já utilizaram essa estratégia como ferramenta para desenvolvimento das suas equipes.

Conclusão

Agora você já conhece o Eneagrama, sua origem, objetivos, os nove tipos de personalidade e a importância dessa ferramenta para uma boa gestão de pessoas. Este método, aliado a boas práticas na cultura organizacional, pode trazer retornos muito positivos para os seus negócios.

Gostou do conteúdo? Saiba que o Genyo, além de contar com um sistema super moderno e prático de controle de ponto, também possui um blog educativo onde você pode encontrar diversos conteúdos úteis para melhorar a eficiência na sua empresa. Por isso, não deixe de conferir os recursos do site.

 

Outros artigos relacionados

Inscreva-se na
Genyo News

Toda semana na sua caixa de e-mail. É grátis!

Compartilhe este artigo

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog

Consentimento de Cookies

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando, você declara ciência dos: Termos de Uso, Políticas de Privacidade e Cookies.